CG125 FAN EX 2011 sem Piscar e sem Buzinar como Fazer Solda e Isolamento no Fio Dica - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: CG125 FAN EX 2011 sem Piscar e sem Buzinar como Fazer Solda e Isolamento no Fio Dica (/showthread.php?tid=4472) |
CG125 FAN EX 2011 sem Piscar e sem Buzinar como Fazer Solda e Isolamento no Fio Dica - Sr.Big - 19-01-2022 E aí galera que é uma CG 125 Fan é esse
2011 um colega nosso parceiro nosso da mecânica nas coisas uma das coisas que a gente analisar que tá acontecendo ela não tá piscando certo e Nem use não vou ligar que ignição ó ela não pisca certa não tá piscando e nem buzinando Ó mas ela da partida OK ela funciona motocicleta só que não acende nada certo uma buzina nem e nem pisca certo Qual o procedimento a fazer como ela tá dando a partida Então vamos verificar o exclusivos certo e se está chegando a alimentação positivo nos fio pós chave que é o fio preto certo e o fio preto com listra Azul Ok então vamos fazer o teste aqui de alimentação positiva o eu tô aqui na parte da frente iremos verificar aqui no conector da buzina certo aqui ó nos terminais e tá chegando a mutação positiva e negativa perto a positiva tem que só chegar quando você apertar o botão de buzina e o a negativo já tem constante certo vamos aqui fazer o teste de continuidade do fio de aterramento da buzina vamos lá ó o progresso múltiplo aqui na escala de continuidade ponta de prova preta e já está no aterramento do motor para a gente saber se realmente está continuidade iremos colocar aqui ó no aterramento no conector do Farol no fio Vert aonde bota aqui no fio verde ó Ok então o aterramento lá está OK beleza aí agora aqui no conector do da buzina nos terminais vamos ver se vai dar terramento nesse não deu então para aumente isso aqui hoje está rompido ou é o fio positivo que sai lá do conector da buzina vamos voltar no outro fio mais galera eu continuidade certo nesse aqui ó Então esse aqui fio preto aqui ó esse fio preto é aterramento esse fio preto ele faz a junção no meu do chicote no fio verde certo esse outro fio preto vendo aqui ó e isso aqui ó O que faz um são confio verde claro aqui vai entrar alimentação positivo para esse fio preto passa para o um tratorzinho de buzina e ao você apertar faça do fio preto para o fio verde claro e do fio verde claro para fio preto que justamente vem para cá certo então vamos fazer o teste agora de alimentação positiva aqui nesse conector da buzina da chave de buzina certo então vamos lá botar o motivo aqui na escala de a 20 volts continuo ponta de prova preta permanece no aterramento certo e a comprou vermelha aqui ó no aqui vamos ligar a ignição ignição ligada e olha a voltagem que chegou 11 1,1 volte dois da subindo o segurar aqui mais ó ele foi baixar mais ainda agora certo ó Isso quer dizer que tem fio rompido quando apresentar essas leituras assim variável só direito de voltagem Então quer dizer que tem fio rompido certo e eu vou colocar em outro fio preto aqui ok alimentação no painel olha aqui ó olha aí ó 12.8 volts que é o mesmo fio preto é o mesmo então esse fio preto aqui está rompido no chicote elétrico certo aqui ó Ok Isso aqui é a parte de buzina que é o fio preto na parte de alimentação positivo do relé do pisca e o fio preto com listra Azul tá certo aqui já foi feito uma reparação Observe já foi feito uma reparação Ok então provavelmente o defeito pode vir estar aqui beleza então já identificamos que tem aterramento na buzina e não tá chegando na alimentação positiva aqui no conector de buzina certo então esse fio preto já sabemos que estavam Pires que não tá chegando alimentação correta vamos reconectar aqui a usina e vamos fazer o teste lá no conector do relé mas antes chegar lá no canto do relé vamos fazer o quê e aqui nesse conector que é da chave de buzina chave de luz chave de pisca tem aqui o fio cinza que vem lá do relé do pisca Então nesse fio cinza tem que dar voltagem da bateria com a ignição ligada certa em média de 11 a 12 volts por causa que chegando lá no Releia o fio preto com azul ao que você conectado nele automaticamente ele já foram já pimento confio cinza Ok então multímetro na escala de 20v e vamos ver aqui no fio cinza você tem a voltagem de 11 a 12 volts ó sem voltagem certo no fio cinza não tem vontade nenhuma então o esse fio cinza está rompido achei que saindo lá do relé dedo pisca até chegar aqui ou não tá chegando alimentação positiva lá no relé Então vamos fazer a verificação lá no fusível do secundário certo e depois fazer a educação lá e do relé vamos lá pro galera aqui é o exclusivo secundário certo aqui ó esse aqui está errado eu sei que tem que ser de 5 a pé e se está certo dessa pé aqui ó ajusta bem encher Onde tem um fio ó é preto com listra Azul certo então quando eu colocar a comprar o vermelha é de um lado e do outro vai ter que dá vontade dá bateria aqui em torno de um só duas vezes a invenção está ligada coloquei aqui nesse lado olha aí 12,8 Volts no outro lado agora OK então o fusível aqui está inteira está OK tá chegando alimentação no fio vermelho com listra preta que tem nada ignição e passando para o fio preto com listra Azul certo agora aqui vamos verificar alimentação aqui no fio e é preto com azul no conector do relé certo vamos lá vamos desconecte para ele aqui eu vou recolher vou faz tá aqui para poder fazer a leitura vamos lá tá pronta coloquei um alfinete aqui no fio preto no fio preto com a lixa azul e no fio cinza certo multímetro na escala de 20 volts e agora com a ignição ligada no fio a comprar o vermelho no fio preto quando Jesus olha aí então tá chegando à vontade aqui certo agora no fio cinza e olha aí em média quase 11 volts em certo ok ó Então tá chegando a voltagem no fio cinza Então se tá saindo aqui então provavelmente o fio cinza vai estar rompido no meu do chicote elétrico certo como eu fiz o teste lá no conector da chave de buzina na chave do pisca lá não deu a voltagem de 11 a 12 Volts no frio cinza Então se aqui tá saindo então não tá chegando lá então esse fio 15 vai estar confido em algum canto certo como já tem uma reparação aqui então provavelmente vai ser aqui então vamos retirar o tanque combustível e fazer uma análise aqui nesse chicote elétrico nessa parte aqui OK vamos lá para te dei aqui o tanque agora vamos partir para tirar de para cá e tirar essa isolante e fazer a verificação da Fiação vamos lá ó galera tirei aqui a fita o lanche Fala galera nunca um faça isso de tirar essa capa de proteção de isolamento Não façam isso certo quando for fazer uma reparação aqui no chicote elétrico e vocês só vem aqui ó Tire Essa proteção certo tira fita isolante aqui embaixo acaba Total alface ela total para cá ou então daqui para cá certo não corte essa isolação essa acaba de proteção porque quando a gente passar pessoalmente aqui ó vão ficar tudo junto do outro certo quando a corrente lá e começa a circular no condutor que é o fio irá superaquecer mais ainda todos os fios juntos e ficará fácil de romper o fio certo ó visualmente aqui ó ela dá para ver que esse fio cinza ó ó tá rompido ó olha aqui ó tá certo o fio preto para homens também o Extra rompido então vou fazer a verificação aqui e vou retirar aqui esses isolante para mim ver como está para mim fazer esse procedimento eu tenho que desligar o negativo da bateria ou o positivo certo mas sempre desliga o negativo certo para fazer uma reparação aqui como eu vou ter eu vou tirar esse fita isolante eu tenho que desligar tanto para procurar que o defeito se tem algum fio rompido ou quando for retirar essas Reparações aqui vamos ver analisar se realmente estão corretos Tá certo desligar o negativo bateria Como está o e pronto já desliguei agora vamos fazer a verificação da Fiação o galera que eu não vou fazer a verificação você pega na intimidade o máximo para cá e o máximo para cá certo vou verificar aqui o cinza que eu já sei que ele está corrompido aí ó quando eu segurar aqui certo e aqui quando eu puxar aonde ele estiver rompido essa parte isolante vai ficar fino vai afinar certo Observe aqui aqui já está afinando que eu tô puxando ó e aqui ó já está ficando mais fina e uma hora ele vai ser rompeu o um OK aí eu vou verificar daqui para cá certo para ver se nessa parte também está se rompendo pronto não está OK agora vamos aqui no fio preto a música de ficar aqui segurar o máximo nas extremidades puxar puxar sem muita força mais um forçar que não faça a quebrar o fio Ó o cheiro mas não se rompeu ok aqui ó o outro agora e olha aí já começou a esticar o fio certo aqui ó então quer dizer a coisa que você colocasse realmente tivesse rompendo ele vai já mostrar aqui ó ó vem aqui assim ó olha aí ó Beleza então todos como aqui já tem dois filho quebrado eu vou verificar todos os fios certo o que o fio verde ou faço a verificação ok e no outro fio verde mais ou menos aqui nesse ponto que um tá se quebrando se foi quebrado os dois segura aqui também olha aí ó e esse aqui ó eu da partida elétrica certo tá dando partida mas só quando eu puxo aqui ó olha aí ó vem aqui ó passei uma perna já tá vendo aí aqui ó ficou bem fininho ó olha aí certo então quando tiver fazer essa reparação eu tenho que verificar todos os fios mesmo que ele mostre que esteja funcionando corretamente aquele dispositivo olha aqui o Nildo também ó a Deus não tava acendendo se você rompeu também fio positivo ok e o amarelo aí galera Ó em praticamente todos os fios Está ok pós chave o vermelho com listra preta ok o verde com Alexandre vermelha é oque é e pronto que é esses vou vai fazer a verificação aqui e depois dessa verificação irei fazer a verificação aqui também Que em todos eles vamos lá E aí galera já verifiquei aqui todos os fios perto já tirei o isolante e agora todos que estão assim ó é o tamanho de foi desencapado vou deixar dessa maneira Tá certo e vou soldar os fios um no outro e fazer o isolamento aqui com a fita isolante tanto você pode usar o termo Resgate vamos ajudar a fita isolante da maneira correta vamos limpar todos os fios certo fazer a limpeza de todos os fios com gasolina ela sente pano ou Estopa fazer a limpeza e deixar todos assim é de um lado e do outro observe a diferença aqui ó o tanto que esse que tá esse capazes e o tanto que isso aqui está desencapado certo então vamos deixar todos com como esse aqui está OK aí certo como a gente vai deixar é só puxar aqui ó essa capa para cá certo vou mostrar aqui agora vou fazer a limpeza e mostrar como a gente irá fazer e observe como esse fio Amarelo aqui ele está sujo certo de fita isolante do adesivo uma estou sozinha com gasolina é só fazer a limpeza que tirar toda a sujeira do isolantes para receber a nova adesivo que a fita isolante certo iremos fazer sim todos Esse é o primeiro passo Fala galera fiação já está toda limpa certo já limpei todo também temos que limpar as mãos nova desse processo agora o que iremos fazer iremos segurar aqui ó aí puxar a capa do Fio certo rapozinha veja poder até chegar o máximo de isolamento aqui para gente não perder muito frio Então segura aqui ó e vem puxando ó ó e olha aí quase a metade já Então segura novamente vem puxando acaba certo dessa maneira deixar o menino impossível desfazer em todos certo deixar o mínimo possível depois disso que queremos fazer a gente vai pegar aqui o estilete certo e raspar aqui ó aponta para tirar o esmalte do Fio verniz o fio certa para poder justamente pegar a solda bem firme certo iremos raspar que tanto de lado como do outro agora vamos parar fazer a solta tem que fazer isso e todos os fios certo depois as para todas as pontas dos fios o milho que você deixar aqui ao mínimo possível o tamanho mínimo aqui para poder pegar só certo quanto menor melhor Vamos agora para solta e E aí galera e quando tiver nessa dessa maneira aqui certo aí iremos desencapar o mínimo possível nós temos aqui ó o alicate desencapador perto de fio colocamos aqui ó lumina possível certo E aí e olha aí esse tamanho aqui ó já está somente aqui pegamos o estilete raspamos e agora iremos fazer a solda vamos lá não grave agora fazer a solda com ferro já quente encostamos a ponta do ferro aqui no fio de cobre certo e colocamos a o estranho e isso vamos fazer nos dois lados poder completar todo o fio certo para poder preencher todo o fio de estanho tanto de um lado como do outro E aí Tá pronta já tiramos fazer esse aqui nos dois lados Ok coloca o ferro no frio e coloco estranho e olha aqui ó preenche todas as partes do Fio distante pronto depois que preenchido todo estranho a ponta do Fio encostamos uma ponta do lado da outra certa e colocamos aqui ó o ferro e tá pronta ok iremos fazer isso aqui em todos os fios certo tem que vir aqui para poder ver se realmente pegou a solda por completo no fio aqui você pode puxar aqui ó ó não venha certo vou puxar menos para tentar quebrar não vem certo então aqui tá seguro e agora vem aqui e passa a ser isolante se você for usar é terno Resgate você coloca corta um pedaço termográfico coloca dentro do fio e faz a sogra depois puxa com esfriar depois puxa o termo retrátil e coloca aqui e aquece o termo atrás que ele vai fazer o isolamento Beleza o menor possível do da emenda de junção de um fio para o outro beleza agora agora agora eu vou colocar a fita isolante vamos lá E aí galera agora vamo fazer o isolamento pegamos aqui a fita isolante ó puxamos sem pegar no adesivo é desse Colombo que você pegar no adesivo nós colocamos aqui ó e colocamos colocamos as pontas do isolante primeiro no fio ó sem pegar no adesivos da fixa lanche pronto coloque a ponta e agora faz só um giro aqui ó sem pegar no adesivo a fazer aqui ó e vai só fazendo um giro ó [Música] e pronto OK agora vamos cortar sem pegar também não adesivo e agora é só colar o restante sem pegar na adesivo Pronto Olha aí galera beleza então que fica show de bola então fazer isso em todos os filhos Vamos lá olha galera a diferença de antes para depois choro não é então vamos agora fazer o teste realmente vai voltar a funcionar o PIS que é buzina irei arranjar uma capa isolante que vai colocar aqui certo para ficar OK agora fazer o teste fazer a conexão dos conectores para ver se vai voltar a piscar e buzinar certo iria arranjar uma capa poder fazer esse isolamento corretamente vamos lá conectar pra galera Ó tudo conectado já se ação certa E aí agora vamos ligar a ignição a acender o neutro Nacional pisca show tá piscando ali o outro lado também agora use show de bola galera e a partida Beleza então é isso galera tem feito a moto somente fio rompido Ok então quando fazer vou fazer emenda faço dessa maneira o isolamento se não tiver material de falta dessa maneira com uma fita isolante certo e sempre quando for fazer essa reparação não corte o isolante certo acaba Protetora da Fiação ok aqui eu vou arranjar uma capa para cá e fazer os alimentos corretamente então defeito da moto somente fio rompido show |