NXR 150 Bros EX 2011 sem Dá Partida, sem Gerar e Luz Diagnóstico sem Acender - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: NXR 150 Bros EX 2011 sem Dá Partida, sem Gerar e Luz Diagnóstico sem Acender (/showthread.php?tid=4473) |
NXR 150 Bros EX 2011 sem Dá Partida, sem Gerar e Luz Diagnóstico sem Acender - Sr.Big - 19-01-2022 o horário que uma NXR 150 Bros KS 2011
tenta acontecendo olhos liga aqui em São nossa centraliza que dá esse tipo de injeção ela também não tá cheirando as vezes que tá com a partida pesada e às vezes não dá para digestivo e não estão ligadas e vinishow obrigado a partir de agora ó apenas faz o barulho do Rei Leão e não da partida certo é queremos fazer em verificar lá no ponto de partida está chegando a voltagem do da bateria lá no cabo positivo do motor de partida vamos lá analisar e Primeiro passo é esse depois iremos ajudar a sistema de carga e depois das lâmpadas vim aqui vamos lá pronto ó garra do múltiplo agarra preta no aterramento e agarra positiva lá no cabo positivo do motor de partida multi a 22 curtindo e agora eu vou apertar o botão de partida e segurei ó 12.5 volts Então quer dizer que tá chegando a voltagem aqui então depende está aqui no motor de partida vamos desmontar analisar perto vamos lá pro galera já tirei naquele local agora vamos desmontar para poder analisar vamos lá na hora de tirar aqui a O Ima A4 cima certo visualmente Tá ok vamos retirar aqui E aí galera tenho mais povo aqui ó presa é o do aterramento certo Observe que esse que saiu faço ó é isso aqui tá presa ó ó o Ok Então dependendo de não tá dando partida É esse aqui e às vezes de ficar pesado a partida também é isso aqui certo e não está sendo acionada Então vamos tirar aqui e faz uma limpeza vamos lá a galera tirei a basezinha aqui ó e mesmo assim ainda Precisa ficou aqui ó escova e tirar ela aqui realmente está presa viu a e tirar e fazer uma limpeza vamos lá oi galera é isso que estou aqui gravando aqui ó por algum motivo esquentou certo e tem que ter um pouco aqui ar aparente dá certo ou não tem um outro aqui já dei substituir certo então vamos lá para a montagem Bora lá já estava lubrificada ali colocar aqui agora a base a nova sete Vamos colocar os parafusos e da Silva no campo programa Vai coloquei aqui é base certo já coloquei as gaze sem precisar desculpa no local já não peguei o induzido e colocar aqui no certo no canal aí tem é como montar e desmontar e montar motor de partida certo ok ó beleza agora vamos fazer a montagem Tira aqui as garras foi a montagem dele Colocar no canto beleza vamos lá continuar a montagem a instalação agora eu vou chamar escova para trás ela vem livre el certo tanto de um lado o comando outra perto está livre agora OK sempre fazer esse teste também na hora da Montagem Pronto já feita vontade aqui agora vamos colocar no canto programa parte já está no canto agora vamos dar partida e o show de bola então primeiro defeito selecionado certo agora vamos fazer o teste de carga para a bateria vamos lá garra preta do motivo no negativo da bateria garra vermelha no posto da bateria multímetro na escala de 20v vamos ligar amor você vai ficar agora você vai gerar o extrato de Deus Ah tá bom E aí E aí E aí E aí E aí o remédio 13.377 volte aí certo tem que chegar os 14,2 14.2 não deixa ela corretamente perto então vamos vai ficar um sistema de casa não depois da verificar é aqui o estatuto Está correto Vamos lá por favor primeiro teste aqui atrás de resistência avistador vez conectamos boneca do estator e fazer uma medição de resistência do fio branco para o fio verde certo aqui e vai existir outro fio branco quando eu chamar ela não é esse filho que é o negativo alguém de pulso certo então eu fico totalmente branco e o fio verde colocamos o motivo daqui ó na escala de 200 anos certo a compra ou vermelha no fio branco e a prova preta no fio verde mas eu posso inverter as pontas de prova e vai dar o mesmo resultado certo ó como prova preta no fio verde e a vermelho no fio branco então uma resistência de a Vila um 1,2 ônibus espera dez segundos para poder ver a riqueza real pronto 1,1 ok certo então tá dentro do padrão agora faz o teste de voltagem Vamos conectar aqui conector do estator um e agora por favor vermelha permanece aqui no vermelho ou no pro vermelha permanece no fio branco do estator e a comprova preta colocamos aqui no negativo da bateria ou aqui no aterramento do motor perto o OK agora o mudinho tu vai parar a escala de 200 volte alternar certo agora vamos funcionar Nossa secreta e ela tentar voltagem aí na acima de 100 boot e média 140 vezes é e o meu celular e E aí e pronto 58 gols então show de bom então teste do estator de Resistir de voltar às Está ok beleza agora vamos para outros testes galera tirei aqui o farol né carenagem frontal e olha aqui o que eu encontrei aqui ó fio branco com leite Azul cortado alguém cortou a fiação Zinho aqui pro mente a lâmpada que estava acendendo dando algum código ou mesmo acesso direto e cortaram ou realmente cortou aqui por estar dessa maneira aqui em algum motivo cortou certo se rompeu Então vamos lá e é aqui ó está o relé estão de carga vamos fazer os testes alimentação Nele até para verificar se ele está Armando Ok vou ligar que a ignição e ele tá armando ó pegar aqui de novo ó ele tá amando Agora ele pode estar com defeito ou criação né rompida no fio vermelho amarelo ou verde ele comprar corrompido vamos fazer o teste habilitação nele certo vamos tirar aqui e fazer o teste depois iremos passar para essa configuração aqui das lâmpadas de e já sei lá Pergunta no painel vamos lá a droga soltei aqui já fiz a limpeza aqui no círculo poderão identificar as cores corretas certo vou tirar o relé e fazer o teste de alimentação aqui no conector do relevo estão de carro vamos lá Fala galera aqui é o conector certo ó com ignição desligada tem que dar voltagem aqui ó no fio vermelho com a lista branca somente nele certo no fio preto aqui só pode dar voltagem depois que ligar a ignição Então vamos lá vamos colocar aqui o multímetro na escala de ir 20-volt continuar ponta de prova preta no negativo da bateria lá ou mesmo quadro no motor aqui ó certo e é por vermelha no fio vermelho coxa-branca E aí com 12.9 ver ok aí agora com a ignição ligada no fio preto em torno de 11 a 12 volts Ó 12 volts Observe está ligado aqui certo vou desligar a ignição ó desliguei Ok liga a ignição Ok então Tá certo estar funcionando correto tanto no fio vermelho com branco como no fio preto Beleza agora vamos fazer o teste aqui de continuidade com a ignição ligada no fio Amarelo e no fio Amarelo com a lixa verde para o aterramento certo ignição já está ligada multímetro na escala de continuidade certo ia comprar o vermelha no fio amarelo com deixa Verde Oi galera foi fui apagar aqui ó e ó certo ou tá em curto esse fio amarelo com deixa Verde certo no meu do chicote ou moro tá em curto certo ou tem um curto Alex grande aqui no meu do chicote elétrico e tá fazendo junção com ele certo porque quando eu fizesse colocasse a prova vermelha no fio amarelo quando chá verde aponta para o apertando ali no aterramento certo tinha que dar continuidade é igual aqui ó Foi ignição ligado eu tinha que dar esse aqui eu vou colocar aqui ó ela tá é apagando ali no tinto indicando o que esse fio amarelo com cerveja estar em curto com algum positivo certo sempre foi até quantidade era dar e acontecer isso certo de apagar aqui o motivo eu então esse frio para o homem está em Porto confio positivo Beleza então vamos verificar essa linha Então vamos ficar lá no conector do E se ele tá mandando pulso negativo lá no conector vamos lá o ok galera Ah tá rompido o fio aqui ó cortaram pior que o amarelo com a lixa Verde ó e observe que os fizeram aqui ó colocar o amarelo com deixa Verde junto com fio marrom que justamente é o aterramento do da bomba de combustível certo colocaram o fio amarelo polition verde no fio marrom para quando ligasse para quando ligasse o fio marrom aí quando eu já sei ignição né o pulso negativo que tá tava indo para a bomba de combustível né também e fosse para a o relé auxiliar de carga então provavelmente aqui não tá saindo o pulso negativo mas vou fazer o teste certo mas não se deve fazer essa transformação aqui certo agora vamos fazer o teste aqui do posto negativo programa protesta ó a ignição está ligada ognet-shop está ligado certo e Minnie o Guina está ligado para você pensa no negativo da bateria motivo nas que ela te continuidade EA comprovar vermelho eu vou colocar aqui ó e na saída do módulo de ignição lugar eu tinha que dar a ferramenta Vip né tinha que dar continuidade para o aterramento e não tá dando ó então foi por isso que colocaram aqui ó o fio amarelo com verde no fio marrom certo então Não façam isso certo não pode fazer essa ligação tá ok então quer querer fazer por isso que tá dando lá para o teste de continuidade para o aterramento no fio amarelo com lista ver tá dando uma carga positiva porque tá dando carta positiva por causa que esse fio aqui é o marrom e vai para a bomba aí alimentação que chega no fio preto com a deixado lá no conector da bomba Nelson positiva passa pela bobina do induzido e passa para o fio marrom por está dando essa voltagem tá dando essa essa perda de continuidade lá no frio Amarelo o verde certo vou fazer o teste novamente lá no fio amarelo com chá verde na escala de voltagem e vai dar uma voltagem lá em torno de 11 a 12 volts por esse essa ligação que fizeram certo aqui ó amarelo com deixa Verde olha aí ó 12 volt ó porque por causa que tá o jampeado com fio marrom e o marrom lá no coletor bomba Ele tá é interligado pelo induzido pelo enrolamento do induzido da bomba para o fio preto com lente azul e vou desligar aqui ignição ele vai desligar Olha aí certo então nunca eu faço isso ok não pode fazer esse tipo de ligação Então vamos fazer essas Reparações como desligar esse fio amarelo com deixar Verde lá do Baixão ação elétrico e vamos fazer uma ligação lá no relé auxiliar a beleza vamos fazer uma transformação Zinha lá vamos lá desligar aqui ó E ai galera é o problema é como isolar se frio aqui ok e vamos deixar desligar de ser fio agora vamos fazer uma ligação lá no conector do relé de instrução de carga vamos lá aí galera o seguinte é esse fio aqui ó amarelo com listras Verde ele que manda o curso negativo para o relé gente vai poder lhe armar juntamente com fio preto 7 Chega a uma alimentação positiva lá e aqui é o negativo Para que serve esse fio aqui ó Tá certo Ju espera aí que eu vou derramar só que esse relaxar de carga serve para quê para poder jampear o fio vermelho quando eu chamar ela para o fio vermelho com branco e mandar voltagem para bateria pelo fio vermelho com branco e esse fio aqui ele controla essa e se armar e desarmar o relé certo quando chega uma voltagem aí a cima né de 16 Volts 17 18 volts aí o modo controla para não certo para não mandar mais pulso negativo para armar a bomba desculpe para não armar o relê display de carga deixa muito poder evitar de queimar ele só que nesse caso aqui certo O módulo já está com defeito já não tá mandando esse aterramento e se fosse negativo né para arrumar o relé não tá mandando então ele já está com defeito para não trocar o módulo Como fazer uma ligação lá no conector do relevantes Carga tanto podemos observem tanto podemos jampear o fio vermelho com listra branca para o fio vermelho quando eu chamar ela certo como podemos modificar essa ligação lá no conector do relevo para poder arrumar o relé sem usar esse poço negativo esse aterramento do módulo Ok para vocês entenderem que esse modo tá com defeito mas não iremos colocar ele somente por esse motivo Tá certo podemos fazer o jateamento Lá como ele já está com defeito mesmo que essa moto venha a o regulador de voltagem não controle mais a voltagem e venha a danificar ele ele já está com defeito mesmo certo então vamos fazer essa modificação vamos lá então galera que é o seguinte que querer fazer irei colocar esse fio amarelo e com deixa Verde certo no aterramento da motocicleta e ele já tem no aterramento aqui nesse fio quando eu ligar a ignição vai vir alimentação positiva pelo fio preto e vai armar o relé quando desligar a ignição certo ele já vai desligar o relé não vai ficar armado certo jampeando o fio vermelho com amarelo para o vermelho com branco Ok eu não vou cortar essa fiação aqui como já está cortado Aqui irei fazer um julgamento do Fio Amarelo caixa verde para o fio verde aqui mesmo aqui OK vamos lá pro galera que quer querer fazer irei desligar para aqui esse fio certo já vou cortar aqui ó só uma pontinha aqui deixar só isso aqui perto de ataque e agora vou desligar para aqui ó sem cortar o fio com que a esse alicate desencapador e observe aqui eu vou colocar aqui e olha aí agora vou desencapar estou pronto aí agora vou só raspar aqui e só dar esse fio aqui perto vamos lá pro galera já tá aqui feita a junção dos dois fio certo agora vamos fazer o isolamento aqui e aqui beleza e vamos fazer o teste agora de voltagem para bateria já com relé lá no canto vamos lá para agradar já tudo feito já colocados ele sim auxiliar no canto parou no Santo OK ponta de prova preta no aterramento da bateria para provar vermelho no posto da bateria multímetro na escala de o 20-volt edição ligadas da partida da motocicleta E aí e vai gerar 14.000 nunca 9 vamos entrar em E aí é bobagem E aí Fala galera show de bola galera então bem feita a nossa oferta em relação a voltagem é justamente era o tio Amarelo com a lixa Verde perto que estava em uma Ligação Errada perto e o defeito total da moto em relação a não gerar é o módulo que não tava mandando esse aterramento para o relé armar corretamente certo galera ter feito da motocicleta o módulo mesmo tava mandando um curso negativo mas fizeram a junção do fio Amarelo curte a page e para o marrom não pode fazer essa junção certo Então nesse caso aqui pode fazer dessa maneira e o amarelo com a deixa verde para o Terra por motivo que o relé certo nesse sistema dá da Bros né daí NXR Bros da NXR 150 Bros pode fazer por causa que o fio preto ela é um pós chave só vai receber alimentação quando você liga a ignição e nas CG ela a minha alimentação pelo fio vermelho mesmo sem a ignição está ligada se você fizer isso na CG 150 Então já vai ficar mais direto e ali mesmo com a ignição desligada Então vai descarregar a bateria você teria que modificar e sistema para dar seja 150 para esse sistema da Bros Ok nesse caso aqui pode mas pode porque por causa que o modo já está defeituoso em relação ao aterramento certo do relé deixam de carga somente nesse caso podemos fazer essa modificação observação somente nesse caso quando o módulo não está mandando o pulso negativo porque ele já está defeituoso em relação a amar o relé de discussão de carga Ok repetindo eu fico aqui para controlar as mais desarmar em alta voltagem para não a beleza pronto então vamos agora fazer a verificação das lâmpadas aqui ó no painel e não Tá acendendo as lâmpadas e já tem que eu rompido aqui vamos analisar galera já fiz a junção aqui do cio do PLC e da sistema de injeção diagnóstico aqui existe uma conexão mais só que foi retirada vou colocar uma conexão aqui para receber essa fiação certo então seguir já fiz a junção aqui da Fiação OK agora vamos ligar a ignição e visualizar aqui vai acontecer pegou ó e permanece acesa certo agora o seguinte quando acontece isso pode ser o que pode ser o que eu rosa ou fio branco com a lixar Azul encostando no aterramento um curto elétrico ou pode ser o modo vamos fazer o teste vamos e desligar a ignição certo e vamos desconectar que eu moro vamos lá vamos desconectar e agradeço Connect aqui sempre não foi de se conectar a invenção tem que tá desligado certo desconectei e vamos observar ó agora vamos fazer o teste agora multímetro na escala de continuidade ponta de prova no aterramento aqui ó ou mesmo negativo da bateria É certo que a comprar o vermelha Vamos colocar aqui ó no fio rosa e depois no frio azul com listra branca colocar aqui pronto conectei e não deu continuidade Observe Agora tu viu o branco com a lixa azul também não deu continuidade ok certo se tivessem curto um desses dois fio com terra iria dar continuidade certo se tivessem curto o módulo está desconectado agora querem fazer com ignição desligada colocamos um módulo módulo certo colocamos aqui o modo no canto aí temos que vir aqui desconectar alimentação positiva no painel certo desconecta aqui ó ok certo e observem com ignição desligada certo para ignição desligada e já tá dando uma resistência e não pode dar resistência nenhuma certo como aqui tá desligado ó não tá passando ligação positiva retornando para os fios Rosa o azul com branco só coloquei o módulo já deu uma resistência Então já tem algo de errado no móvel Ok quando eu ligasse ignição ela tinha que dar um bip e desligasse certo nessa hora aqui ó liguei Olha aí deu o bipp ó e observe que ela deu o bipp e parou Só que ainda permanece a resistência é isso que está causando a ficar acesa que as lâmpadas no painel apagou agora por causa que está desconectado aqui ó eu vou conectar e observe que as luzes vão ficar acesa Ok então isso já está errado isso indica que o módulo está com defeito por causa que eu já fiz o teste sem o módulo no local e ele não deu oportunidade para o terra para o aterramento do da motocicleta então o modo vai estar com defeito Então vamos conseguir outro modo Colocar no canto e repetir o teste vamos lá então galera aqui é o módulo dela certo agora vamos colocar outro modo na mesma referência observe a mesmo referência ó ó beleza aí vamos colocar aqui no canto vamos ligar a ignição e vamos ver o que acontece ligou olha que já pagou certo ou lhe desliga alguém na stop e ligar novamente ignistop Observe Ok então de feito as plantas lá no painel era a fiação desligada e o modo com defeito Deixando as lâmpadas ligadas certo então esse galera bem feito dessa motocicleta era a desculpa do motor de partida Em Curto suja lá só frente uma empresa resolveu trocar a basinha defeito de não gerar era a fiação Zinho aqui do fio o amarelo mancha verde com a ligação errada e também o módulo e o defeito das lâmpadas é acesa direto lá a fiação rompida E também o módulo defeituoso OK É isso aí galera tem que fazer o passo a passo nos diagnósticos nos testes e a gente encontramos o defeito certo esses esses defeitos não é tão fácil encontrar mas estudando nos manuais de serviço e tendo treinamento nas motocicleta fica mais fácil de um bom aprendizado Ok siga sempre o manual de serviço da motocicleta que você está fazendo as Reparações beleza show |