CG150 FAN Esi 2012 Não Aciona o Sistema de Injeção Eletrônicapasso a Passo - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: CG150 FAN Esi 2012 Não Aciona o Sistema de Injeção Eletrônicapasso a Passo (/showthread.php?tid=4487) |
CG150 FAN Esi 2012 Não Aciona o Sistema de Injeção Eletrônicapasso a Passo - Sr.Big - 19-01-2022 e o galera aqui é uma CG 150 Fan s2012
que tá acontecendo em direção aqui ó não tá ligando o sistema de injeção eletrônica está ligando sistema elétrico a Ok da partida Ok mas o sistema de injeção eletrônica não está funcionando ao você ligar a ignição não está acionando a bomba de combustível certo não aciona o sistema de injeção Então quer que iremos analisar temos que analisar o que analisar a ignição certo o conector do retificador analisar alimentação negativa e positiva do módulo é da SM certo e verificar as conexões elétricas em relação ao sistema de injeção eletrônica agora onde começa o sistema de assinatura única lá no retificador nesse sistema aqui vai sair vai chegar um fio vermelho com a lista branca no conector do retificador certo do vermelho com branco sai o fio vermelho que vem para ignição da ignição ao você ligar a ignição ele faz um jumpeamento com fio preto com a lista Azul justamente para poder ligar o sistema de injeção eletrônica certo é assim que funciona a injeção eletrônica certo e como podemos fazer um teste rápido para saber se realmente se é alimentação positiva ou negativa certo no conector do módulo que não está sendo alimentado corretamente vamos tirar aqui a tampa lateral e fazer um teste rápido isso é que somente para fazer um teste rápido Lembrando que temos que analisar o sistema da injeção eletrônica O começo do funcionamento até chegar nos conectores do módulo e da bomba de combustível Ok vamos fazer alguns teste aqui mostra para vocês como fazer os testes vamos lá Pronto já tirei aqui a tampa lateral e aqui é o seguinte aqui ó no conector do deve ser vai existir um fio aqui ó preto com a lista azul tá certo esse é um fio positivo do sistema de injeção eletrônica esse fio é encontrado em vários cantos perto do sistema de injeção no conector da bomba e no conector do módulo de injeção na bobina de ignição no bico injetor certo é encontrado em vários Campos então seguinte e vamos analisar se tem tensão no Brasil a alimentação positiva nesse fio mas como o que não está funcionando é a bomba de combustível vamos retirar que o conector da bomba e fazer o teste diretamente no conecta da bomba Lembrando que isso aqui é uns testes rápido para identificar se está chegando ao tração positiva certo de alimentação no conector da bomba Ok Lembrando que um defeito assim temos que começar pelo sistema de injeção pelo começo do sistema que aqui ó no conector do retificador certo preste anunciar tudo sistemas começa aqui vai para a ignição da ignição passa para o chicote elétrico na parte de injeção eletrônica certo e aqui para fazer um teste rápido para gente tentar identificar Onde está o defeito certo Quer queremos fazer iremos pegar o multímetro colocar na escala de 20 volts continuam a ponta de prova Preta vai ao terramento da bateria ou mesmo a carcaça do motor e a ponta de prova vermelha vai no fio preto com Jesus aqui no conector Tá bom vamos desconectar e fazer esse teste Pronto já desconectando tá bom porque coloquei um alfinete e no pino aqui ó do fio preto com listra Azul a ponta vou positivo a ponto negativo só no aterramento da bateria multímetro na escala de 20 volts certo agora vou ligar a ignição direção e aqui nada de voltagem certo não chegou nenhuma aqui no fio preto com azul agora vamos verificar se realmente o aterramento Tá ok vamos tirar daqui e colocar aqui também nada de voltagem Vamos colocar diretamente no negativo da bateria lá e olha aí ó 10. 6 volts Tá certo 0.6 volts vou novamente conectar aqui no cabo negativo e baixando atenção certo agora eu vou olha que tá voltando voltou já certo agora eu vou reapertar um pouco aqui o parafuso certo apertado o e continua dando tensão baixa certo então quer dizer que realmente esse fio não tá chegando mutação positivo agora vamos ver se conectar aqui o Ok vamos tirar daqui e vamos ver se realmente é em todo o sistema que está faltando habitação positiva vamos colocar aqui no fio preto com listra azul o pino É esse aqui conectado E olha aí ó 10. a quinta millivolt perto então realmente e esse fio certo não tá chegando a mutação positiva onde pode ser o defeito Pode ser aqui no conector do retificador que o fio vermelho pode estar rompido certo pode ser aqui na ignição pode ser no meu do chicote pode ser o fio vermelho rompido pode ser o fio preto quando esse azul rompido antes de chegar no sistema elétrico da injeção certo pode ser em vários cantos é onde eu falo tem que analisar o sistema passo a passo isso aqui é um teste de reparadores já com experiência analisando diretamente conector por isso que eu faço vídeos mostrando os testes pé de aterramento de alimentação positiva nos conectores de CDI de bomba certo e assim em vários outros cantos pra você e diretamente lá e analisar está chegando atenção ou não se tivesse chegando atenção Oi para outro item de testes Beleza então ok então vamos reconectar aqui desligar a ignição é conectar com dentro da bomba e vamos fazer um teste rápido é conectado Então vamos puxar um fio certo do Positivo da bateria para o fio preto com listra Azul isso aqui são testes rápidos se ela der a voltar ela volta a funcionar Seat iremos procurar onde esse fio preto com azul está rompido ou a peça defeituosa ou retificador ou a ignição Ok ou fio vermelho Beleza então vamos lá Pronto já peguei um agarradinho aqui coloquei no postinho da bateria coloquei alfinete aqui no fio preto com a listra Azul certo vou ligar a ignição ligação ligada e vou pegar a garrafinha aqui tá no puxa bateria e colocar no fio preto com a lixa azul E aí galera funcionando a bomba de combustível vou desconectar certo vou conectar novamente Olha aí certo só que vou mostrar para vocês aqui ó se eu deixar ligado esse fio aqui que eu não posso fazer isso eu vou funcionar motocicleta aqui ó ó um ok já funcionou só Que observo quando eu desligar a ignição desliguei Desligou o sistema elétrico mas sistema de injeção costuma ligado É por isso que eu não posso fazer essa ligação aqui vou desligar agora certo é por isso que eu não posso deixar essa ligação aqui bom Então temos que procurar Onde está o defeito esse teste é para você identificar se realmente só tá faltando alimentação positiva no sistema de injeção eletrônica certo agora vamos identificar Onde está o defeito o Ok então vamos lá Primeiro passo é verificar aqui no conector do retificador certo está chegando a mutação no fio vermelho qual com branco no conector do retificador esse tá saindo alimentação no fio vermelho de 11 a 12 volts e depois se tá chegando na ignição habitação de 11 a 12 Volts no fio vermelho certo e se ao ligar a ignição está passando para o fio preto com alergia Azul como fazer tudo no passo a passo para ter um bom aprendizado vamos lá e Pronto já tirei aqui o tanque certo e aqui o retificador vou fazer uma assepsia aqui o limpeza para gente verificar aqui esse conector e pronto já desconectei aqui já limpei pra gente usar a cor dos fios agora o multímetro na escala de 20 volts ponta de prova preta no aterramento EA vermelha eu vou colocar aqui ó no fio vermelho com listra branca certo para vocês verem que antes de conectar o cone é todo vai ficar dor no retificador vai existir somente voltagem no fio vermelho com listra branca certo ó a carga da bateria Ok o desconectar aqui e colocar no fio vermelho mostrando para vocês que não vai ter voltagem nenhuma ó ó uma pequena voltagem aí uma florzinha de corrente pequena certo é isso porque por causa que esse fio está o indo pelo chicote elétrico instalar na ignição certo e também ao mesmo tempo aqui no fio do relé de instrução de carga por isso que deu essa pequena voltagem Ok quando eu conectar aqui na nuca vai ficar dor ele vai ter que me dar uma voltagem de 11 a 12 Volts no fio vermelho e pronto está conectado ignição desligada certo por prova vermelha no fio vermelho 12.9 volts então está OK vou ligar a ignição o mesmo voltagem certo aí eu ligo a ignição e essa tensão baixasse para 9:00 ou 5 volts então estaria com defeito ou retificador Ok saída de voltagem do fio vermelho do retificador está correcto agora vamos até a ignição verificar se está chegando essa mesma voltagem lá no conector da ignição vamos lá o frango ela já tirei aquilo o farol e aqui o conector da ignição e se do lado chicote aberto certo vamos fazer o teste o multímetro na escala de 20v ponta de prova preta no negativo aterramento e vamos fazer o teste aqui da ignição no fio vermelho quando chegar em casa tem que dar a voltagem da bateria Olha aí OK e agora fio vermelho esse fio tudo vermelho aqui ó ele sai aqui do retificador Então vamos colocar nele a ignição está ligada como desligar a ignição nesse fio vermelho com branco a ignição desligada tem que dar a voltar a bateria Ok com a ignição desligada no fio vermelho 12.6 ver ok a beleza com a ignição desligada agora vou colocar ponto de prova vermelha no fio preto com a lista Azul certo e vou ligar a ignição Observe que não da voltagem nenhuma quando alegar Nissan ignição tem que dar voltagem de 11 a 12 volts se liga a ignição ó liguei ignição ou desligada ligada e não chega voltage AC certo então quer dizer que o fio vermelho do lado da ignição pode estar rompida ou fio preto com a listra Azul pode estar rompido do lado da ignição ou mesmo aqui ó embaixo na ignição deve estar com Pedro é bom fio Então vamos retirar a ignição fora e fazer o teste nela vamos lá André tirei aqui a caixa do farol e quando eu tirei aqui a capa de proteção da ignição Observe ali ó o fio vermelho um Vampiro É certo que o vermelho rompido está justamente próximo ao fio preto com listra Azul quando se liga a ignição falou já pagamento desse fio que eu fui vermelho para o fio preto com azul Observe que o fio vermelho está rompido aí não passa a corrente elétrica do fio vermelho para o fio preto com a lixa Azul então defeito da moto somente fio vermelho rompido na ignição certo agora vamos tirar a ignição fora e fazer a reparação fazer a solda não somente desse fio do fio vermelho como de todos os fios Vamos fazer uma limpeza e refazer todas as soldas para não vir a acontecer com os outros fios que está acontecendo com esse fio aqui ó se rompendo e vamos lá e e pra galera depois da reparação na ignição Olha aí sistema de injeção correto assinou a plantação a bomba agora a funcionar o show de bola galera então aí galera é de fita moto somente que o vermelho lá na ignição com o fio rompido certo então você sabendo como funciona o sistema né ou elétrico ou de sistema de injeção eletrônica fica fácil de vocês executar os testes identifica Onde está o defeito é só seguir o sistema passo a passo que vocês vão identificar o defeito show |