YBR 125 ED 2002 sem Centelha Elétrica, Passo a Passo - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: YBR 125 ED 2002 sem Centelha Elétrica, Passo a Passo (/showthread.php?tid=4492) |
YBR 125 ED 2002 sem Centelha Elétrica, Passo a Passo - Sr.Big - 19-01-2022 e o galera que é uma YBR 125e de 2002
ela não tem centelha elétrica certo pegar que ignição falam tá não tá funcionando que a bateria está descarregada ser a primeira coisa fazer vamos tirar aqui a bateria e colocar na carga colocar a bateria de testes certo da máquina cão para a gente começar a fazer os testes vamos lá aonde aqui Tirei que a tampa lateral agora vamos colocar minha bateria de teste aqui da magnetron para a gente começar a fazer os testes Fala galera já coloquei a bateria agora vamos lá dar partida da motocicleta e verificar se tem corrente elétrica lá na novela vamos lá pro galera já retirei aqui a vela certo Retirei o cachimbo de vela supressor de ruído e agora vamos dar partida para ver se realmente tem centelha ou não a falar agora é E ai galera não tem centelha elétrica certo então vamos começar executar os testes primeiramente vamos fazer o teste lá na bobina de pulso peço tá mandando a resistência eo tipo de voltar as corretas depois iremos verificar lá no conector do CD está chegando A Alimentações correta no conector do CDI vamos lá agora desse conectamos aqui conector da bobina de pulso aqui do lado do estator aquela da relação elétrica colocamos um alfinete aqui no fio azul com alergia amarela certa e um alfinete no fio verde a ponta de prova preta no cio verde e comprar o vermelha no fio azul com amarelo mas como estamos medindo resistência não importa a polaridade Ok multímetro na escala de dois mil anos EA resistência 243 ohms então está dentro do papel agora vamos fazer o teste de pico de voltagem certa a bobina de pulso vamos lá e pronto a fazer o teste que voltasses colocamos agora do dia voltares ao multímetro certo me responda de prova permanece nos mesmos fios só mudamos Aqui a escala colocar em 20 vou continuar por causa que a gente tá fazendo um teste de voltagem e o para o bem de voltar de estar ao multímetro certo ou está conectado a um multímetro aqui certo vamos verificar aqui agora o pico de voltagem e como é bobina de pulso tem dar acima de 0,7 millivolt se der 0,6 então a bobina de pulso está defeituosa perto vamos dar partida agora vamos observar Qual o pico de voltagem que vai dar e olha aí eu quase 5 volts então tipo de voltagem está correta agora vamos reconectar e fazer o teste de alimentação lá no conector do CDI vamos lá galera já tirei aqui o tanque agora vamos fazer o teste aqui no conector do CDI certo vamos lá e agora já desconectei aqui virei o CDI que ele tava colocado da posição errada certo a porção certa nessa posição aqui tava só virado com a estética mesmo certo agora que vamos lá fazer o teste como é que iríamos fazer primeiro teste vamos fazer aqui o teste de resistência da bobina de pulso no conector do CDI entre o fio branco com a legenda a zul e branco flecha vermelha Tá certo branco com deixar vermelha eu aterramento a guria de pulso e azul e branco com listra azul é o positivo da bobina de pulso certo vamos fazer o teste de resistência entre os dois fios aqui vamos colocar o multímetro na escala de a resistência em dois mil anos certo pô eu já fiz o teste aqui na saída da bobina de pulso Deus estator eu tenho que saber se realmente está chegando aqui essa resistência certo vamos lá pra galera Ó coloquei os alfinete as pontas de prova nos dois fios a vermelha no fio branco com listra azul e a preta no fio branco com listra vermelha EA resistência 250 é isso como então está OK agora vamos retirar aqui as pontas de prova Vamos colocar ponta de prova preta no negativo da bateria certo vamos agora e colocar ponta de prova vermelha no fio preto vamos colocar o multímetro na escala de continuidade Vamos colocar agora aqui ó no fio preto certo ponto prova o meu fio preto e olha aí deu continuidade fala o aterramento OK agora vamos ligar a ignição é perto e aqui ó no fio azul com a lhe chamar ela no conector do CDI certo tem que dar continuidade para o Terra a ponta ao vermelha aqui no fio azul com listra amarela e e olha aí não tá dá porque eu vou pedir isso aqui no aterramento e com a ignição ligada no fio azul quando chamar ela aqui ó e com a ignição ligada não tá dando continuidade para o Terra Observe que no fio preto e aqui ó dá continuidade e agora no fio azul com a chamar ela não dá continuidade ó Tá certo então esse fio azul com a se chamar ela vem lá da ignição isso é da ignição quando se liga a ignição ele fala o grampeamento confio azul com listra preta que esse filhote roxa preta ele está jampeado no chicote elétrico para o aterramento para o fio preto certo então pro aumente esse fio azul quando chamar ela está rompido no chicote elétrico ou ele está rompido aqui na ignição ou a ignição está defeituosa mas como ignição já foi trocada certo defeito pode estar em algum fio aqui no chicote elétrico ou no fio azul o amarelo compido ou no fio azul com chupeta corrompido ou então o fio alguns Tia Preta o vampiro antes de chegar ao aterramento certo uma dessas coisas já sabemos que não tá chegando certo continuidade no fio azul para chamar ela então esse aqui já é o primeiro defeito o único defeito certo agora vamos fazer o teste aqui no fio marrom aí Vinícius já está ligada ou a cama do multímetro na escala de 20 volts continuar ponta de prova vermelha no fio marrom tem que dar a voltagem da bateria é certa Olha aí 12.1 volte Ok quando eu desligar a ignição e não pode dar mais essa voltagem e no fio marrom não dá mais vontade que eu desliguei missão ao eu ligar novamente e vai dar a voltagem Ok então alimentação positiva OK agora vamos fazer o teste de continuidade do fio a laranja mas também podemos fazer o teste de resistência coloca aqui na escala de 200 homus a ponta de prova vermelha aqui no fio laranja no conector do CDI II e vamos lá e olha aí 0.7 vamos 0.6 Ok dentro do vagão Então tudo ok somente o fio azul com amarelo não está chegando o aterramento certo e quando se liga a ignição venho aterramento para o fio azul com a lixa Amarelo Então vamos verificar esse fio saiu na ignição para carro vamos lá pro galera tirei aqui o farol certo e observe ó o fio o azul com amarela isolar esse fila até por isso que não tá funcionando não tá chegando aterramento por ele certo lá no CDI foi feito uma ligação aqui tá ignição já foi trocada certo foi feita uma ligação aqui para o guiness top eu chamei para poder dar partida lá isolaram o relé auxiliar de partida e ligaram fizer uma ligação meia que direto aqui certo então vamos fazer essa reparação como só colocar esse fio aqui ó só com amarelo no Terra no fio preto para a gente ver que ela vai funcionar depois iremos fazer essa reparação aqui beleza aí vamos fazer esse jamp aqui ó do fio azul com amarelo para o fio preto Beleza depois iremos Ligar corretamente no seu devido ocslogon beleza vamos lá a Google já fiz o janta aqui ó do fio azul com amarelo não foi o preço somente para a gente fazer o teste lá agora vamos lá para verificar se tem centelha elétrica em Jaconé que é aquilo 40 do CDI e agora vamos verificar se lá voltou a centelha elétrica vamos lá a galera certo então agora tá conceito elétrico agora vamos conectar a vela e ver se ela vai funcionar pro Vera já montei aqui coloquei a vela coloquei os produtos Luiz acham de vela agora vamos a partida E aí galera é o show de bola agora então eu já funcionou Ok então defeito a moto somente o fio azul com alergia amarela perto que não tava chegando aterramento aqui no conector do CDI pelo fio azul quando chamar ela então é deixar o fio desligado numa ligações que foram fazer certo então por isso que é uma moto não estava funcionando então sempre muita atenção e quando for fazer uma reparação tem que conhecer o sistema elétrico como funciona aquela motocicleta por isso que sempre eu falo vamos estudar os manuais de serviço certo você tiver acesso aos manuais serviços você vai ter acesso ao diagrama elétrico de cada motocicleta Tá certo com os melhores serviços você tem acesso o esquema é da onde quieta e vai saber de onde começa o fio para onde ele vai certo e a função daqueles eu só precisa ler os manuais de serviço Ok então de feita motocicleta o fio azul com a lixa amarela rompido no meio do chicote elétrico né cortar o fio beleza e para vocês ter acesso aos bons serviços é no site MS Big certo Lar vocês vão ter acesso a diversos manuais de serviços beleza show |