Reparadores de Estatores dica Sobre Estator da Factor YBR 125 2011 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Reparadores de Estatores dica Sobre Estator da Factor YBR 125 2011 (/showthread.php?tid=4532) |
Reparadores de Estatores dica Sobre Estator da Factor YBR 125 2011 - Sr.Big - 19-01-2022 e o galera aqui é uma dica para os
reparadores de estatores sempre quando for fazer o o enrolamento do estator da Factor 125 2011em diante certo que é esse modelo aqui com 12 bobinas sempre quando for fazer rolamento e quando você for fazer o enrolamento aqui ó aqui é o começo do enrolamento certo aqui e o seguinte se você vai fazer a só daqui do fio e vai começar a fazer um rolamento aqui ó ó o Ok vai fazer aqui ó o enrolamento vai organizar Aqui o fio só que quando você tiver fazendo esse movimento Observe que aqui ó é ferro certo não tem a capa de proteção entre os dois ferros Se você passar assim ó certo ou assim ele vai fazer a marcação aqui vai tirar o verniz do teu Observe ó tirou o verniz do Fio a Ok olha aqui ó tirou o verniz do fio Tá certo então Tirou vernizes eu vou se você fazer o enrolamento aqui ó deixar e nessa parte para cima que está sem o verniz de proteção do fio de cobre certo você vai organizar que o fio certo e quando for passando novamente aqui ó e ele raspar aqui do outro lado ó esse esses dois fios se encostar em um no outro certo então essa volta que você fez ela vai ser isolada certo mas vamos Porque Você enrolou por completo certo e esse fio aqui esteja raspado e tá para cima Quando você começar a enrolar enrolar e nesse movimento que você fizer aqui ó ele raspa novamente esse fio encostar no começo da bobina aqui então todo esse rolamento aqui que você já fez está perdido vai ficar somente isso é somente essa volta esse enrolamento que você fez vai perder não vai é registrado na hora que o o magnésio começar a girar aqui não vai induzir nem uma corrente elétrica certo somente essa volta que esse fio e esse fez a junção deles dois certo somente uma volta então muito cuidado na hora de fazer o enrolamento por causa que essa base aqui é ferro ao você passar o fio ele pode raspar e acontecer justamente isso então sempre que não for fazer o enrolamento de se estator Olha o movimento você encostou aqui e faz isso e é dessa forma que você vai fazer é perto olha aqui ó vai demorar só que vai ficar garantindo o enrolamento final Tá certo e tem que ser nessa velocidade mesmo ó ó qui ó e observem e vai organizando o fio aqui certo depois ele mostrar um vídeo mostrando como organizar Mas quando for passar de um lado para o outro vai poder dar a volta né Para dar mais uma espira então tem que ser dessa maneira sem o fio de cobre encostar aqui no ferro OK outra dica aqui E esse fio aqui não não serve certo somente para mostrar aqui e a outra dica nesse estator esse estátua tá 2011 em diante é Aqui é onde vai o fio amarelo que a mesmo esse terminal Aqui é onde vai o fio branco que é isso terminal e aqui é o aterramento e a este terminal certo e nenhum desses pontos aquilo ele pode dar continuidade para base do estator que justamente é o aterramento da moto do motor certo então vão o tempo no tinder você vai fazer toda limpeza na base do está todo o poder fazer o enrolamento OK aí o teste é esse Você pega qualquer ponta de prova certa coloca o motivo na escala de continuidade Ok a ponte prova preta ou vermelha aqui no aterramento certo aqui na terramento e a vermelha vai colocar em um de cada vez aqui ó esse aqui eu fui amarelo de continuidade já está em curto ou estator no aterramento não deu continuidade e no fio branco certo não deu continuidade então daqui para cá tá dando continuidade no justamente um fio Amarelo e olha aí agora vamos observar aqui ó Aonde está o curto entre eu encosto aqui a base de isolamento do estator queimou a base é virou carvão e tá dando continuidade para a massa aqui ó para a base se você fizer é só uma limpeza aqui e fazer o enrolamento certo e ele vai entrar em Porto quando você montar todos os fator ele não vai gerar e nem vai acender o farol isso é acender vai receber bastante fraco Ele tem que ser feito tem que desmontar aquilo estator certo você vai desmontar tirar essa capa aqui fazer a reparação dessa base aqui ó e você vem aqui ó com uma faquinha ou estilete e vai faz tar aqui ó é um de cada vez sem pressa para não danificar o isolante para não quebrar o volante não precisa pressa para perfeição olha aí perto já retiramos aqui e aqui vamos olhar aqui ó eu chamei isso na base ó no fio Amarelo olha aqui onde é que tá como o carvão é condutor certo ó e esse carvãozinho aqui ó está dando continuidade para a massa para o aterramento do motor que mexer a base aqui como você aperta os parafusos essa peça vai junto a carcaça do motor ele vai dar continuidade Então tem que tem que ser feito tem que fazer a limpeza aqui ó tem que raspar aqui perto aspac raspar aqui também e fazer um isolamento e com resina certo vai fazer o isolamento vai raspar vai isolar essa base tirar a isolar essa base aqui dessa peça vai limpar Total Ok vai tirar esse carvão e vou fazer a limpeza e fazer o julgamento com resina Ok então é isso aí a dica é para os reparadores de estatores sempre tem que observar estressar tanto você pode desmontar de um lado como do outro certo você que sabe só fazer a limpeza e reparação em o show |