Sistema de Sinalização piscas Passo a Passo da Crypton T 115 K 2012 Yamaha MSBig - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Sistema de Sinalização piscas Passo a Passo da Crypton T 115 K 2012 Yamaha MSBig (/showthread.php?tid=4535) |
Sistema de Sinalização piscas Passo a Passo da Crypton T 115 K 2012 Yamaha MSBig - Sr.Big - 19-01-2022 E aí galera aqui é uma Crypton t115 k
2012 da Yamaha vamos analisar aqui o sistema de sinalização sistema dos piscas certo eu vou mostrar para vocês agora o esquema elétrico certo do sistema de sinalização dos piscas e depois iremos fazer o análise aqui ó o estudo em cima da instalação elétrica perto no passo a passo Ok esses vídeos que eu irei fazer é parar você reparador aprender como funciona de onde o fio sai para onde ele vai por onde ele ele se comporta né nos dispositivos certo então vamos lá para o esquema elétrico Fala galera aqui é o esquema elétrico certo então vamos estudar aqui aqui ó aqui é a bateria a simbologia da bateria nas moto Yamaha é dessa forma no esquema elétrico aqui é o aterramento Ok então vamos lá aquele a bateria Tá certo puxamos um fio da bateria passa pelo um fuzil para poder proteger a fiação caso entre em corpo qualquer canto aqui o filiar a que ser certo e essa temperatura quando chegar aqui eu não fusível da Se romper para proteger o condutor proteger o fio OK aí colocamos o fusível aqui de proteção e esse fio vai até a ignição certo que é o fio vermelho quando chegar na ignição para outro fio certo que é o fio marrom claro que é pós chave certo quando ele ignição passa a quantidade que daqui para cá aí vem o fio marrom claro aí vem para o relê do pisca chega na relê do pisca com a ignição ligada aí vai sair no fio marrom com a lista branca esse marrom e sai do relé do pisca e já Tá certo com a carga de 11 a 12 volts ele vai ir para chave do pisca certo Observe que ele tá sendo realizado aqui no meio da chave já tá com corrente positiva por causa que eu liguei ignição peguei ignição veio para cá o relê do relevo eu para a chave certo quando eu aciono o a chave do pisca para o lado direito ó lado direito aqui aí essa corrente era destaque no fio marrom colcha branca passa para o fio verde escuro do lado direito OK aí o fio marrom com branco se jampear confio verde escuro aí vem ó chega nesse ponto aqui certo e manda corrente elétrica para cá que vai para o painel Oi e manda para cá que vai para a soleira dianteira dianteira direita traseira certo e vai mandar também Para cá passa na leira direita dianteira Ok e Vai acender a luzinha aqui ó dos pisca vai começar a pisca quando chegar alimentação aqui vai superaquecer e vai fazer com que o relé fique oscilando essa esse fechamento dentro do relé certo o motivo da resistência da lâmpada OK aí quando você aciona a chavezinha para o lado esquerdo aqui ó para jantar esses dois fios que já que é o fio marrom com branco para o fio ó o fio chocolate e podemos dizer que o fio marrom escuro no manual o nome é chocolate se podendo dizer que é um fio marrom escuro quando você liga aqui aí vem a corrente elétrica por ele do Fio marrom com a letra branca para o fio chocolate né marrom escuro aí vem para cá quando chega aqui aí passa para cá ó Vai acender a luzinha do painel e passa para cá acender a sua loira esquerda traseira e aqui ó para acender a sinaleira assim sinaleira esquerda dianteira Ok as lâmpadas Observe que está Aterrado todas elas tá ferrada conhece avaliação positiva vai começar a acender a lâmpada quando chegar uma resistência aí vai aqui ó fazer com teu relé fique se jampeando e desligando certo ou que o sistema é somente Esse perto agora vamos para fazer os testes lá na motocicleta você aprendendo a e esse esquema elétrico você aprende a fazer é aprendi a consertar e fazer testes em qualquer motocicleta certo ele tem que saber de onde sai né A corrente elétrica Por onde passa Onde se localiza perto e aonde vai ser a distribuição E como vai ser a distribuição o lado direito lado esquerdo e quem vai receber essa alimentação certo sempre tem que ter o aterramento Ok então vamos lá para motocicleta pro galera já estou aqui com o multímetro certo aqui iremos usar o multímetro na escala de o 20-volt continuar a ponta de prova do multímetro tanto pode ficar no negativo da bateria certo como posso usar aqui ó no quadro e da motocicleta Tanto Faz Ok primeira coisa fazer a testar é fazer a verificação de voltagem da bateria observe a voltagem da bateria Vou olhar aqui no Polo positivo ver se tem a atenção vamos ver ponta de prova vermelho no a ponte para o vermelha no posto da bateria EA comprovar preta aqui no aterramento então voltagem 12.6 ver ok certo e a ignição está desligada antes da ignição tem que dar voltagem aqui na bateria Ok então vamos lá ó o fio sai da bateria observa o fio aqui ó positivo ele vai até o fusível aqui ó de 7,5 e a pé se desconectar ele aqui só pra gente visualizar ó certo com a ponta de prova vermelha eu coloco andei um dos lados ó ele vai dar a voltagem da bateria e do outro lado também tem que dar mesmo a voltagem e dois. 6 volts então eu sei que o fuzil Está ok beleza Esse daí é o fio positivo aí ele vai oi e sai aqui que justamente é esse fio aqui ó certo aí ele vai mais instalação elétrica vai aí ó olha aqui ele vai para onde para chave de ignição para que ele ó certo então se eu colocar aqui ele vai dar a voltagem também da bateria observe a voltagem da bateria que vai para ignição olha aqui ele não sai daqui ó passou profuse já fizemos um teste o fusível chegou na ignição certo observe e aqui missão está ligada hoje eu vou fazer o teste agora no fio marrom certo ó marrom claro aparecendo aqui ó viu marrom claro com ignição desligada não pode dar voltagem AC ó ó tá no fio marrom claro e zero de voltagem.de prova sempre um teste a preta no aterramento certo no fio vermelho tem que dar voltagem com a missão desligada por causa de homem da bateria e no fio marrom certo marrom claro não tem voltagem ou porque para ignição está desligada mas quando eu ligar a ignição Observe e olha aí 12.4 volts quando desliga a ignição Oi me liga a corrente elétrica certo ignição ligada meu fio marrom 12.3 volts Ok então por isso que chamamos o fio marrom depois chave O que é poste aberto depois então se o vermelho entra na ignição quando liga a ignição pós a chave sai atenção aqui no fio marrom aí o fio marrom vai alimentar os dispositivos aí eu fui uma ro vai certo volta aqui ó vai vai e vai sair lá no relê do pisca vamos lá verificar ele lá no outro lado pronta tá aqui o uso do relé ó certo e ele não relei ó vou tirar ele aqui fora para a gente conseguir visualizar pronto aqui no reler ó aí e o em marrom claro e o outro é esse é o que vem lá do da ignição que justamente é o fio pós chave de ouro do fio que sai do relé o fio marrom com branco Observe aqui ó aqui no Riley ó certo fio marrom chega nele que é esse fio marrom claro e o que sai do relé para a chave do pisca marrom com branco Observe marrom com branco e aqui no fio Marrom se eu colocar o motivo daqui ó quando prova vermelha no fio marrom ó o 12.2 ver certo ignição está ligada E se eu colocar a ponta para o vermelha no filme marrom com branco vai dar voltagem de 11 a 12 volts média de 11 a 12 volts certo está aqui Conectado Ó de 11 a 12 volts certo então ok sempre quando atenção passa de um canto para outro ela vai baixando a atenção e média de e-mail vou te a 1 volt e média certo ok sabemos que no fio marrom com branco certo está saindo atenção OK agora para onde esse fio vai marrom com branco ele vai sair do relé e vem para a chave do pisca que justamente essa chave aqui ó aí vamos analisar ele aqui agora ele vem e pra cá então vem para cá Ok então a chave aqui ó como tirar aqui e observar o fio olha aqui ó a afiação é essa então vamos procurar ele aqui e se realmente ele está aqui olha aqui ó fio marrom com branco certo vem no chicote elétrico por aqui e vai até a chave para cá certo e quais são os fios que faz a junção com eles o fio verde escuro e chocolate quero marrom escuro certo vamos ver se eles realmente estão aqui olha aqui ó verde escuro que é do pisca do lado direito certo o verde escuro e o marrom escuro que é o chocolate pisca do lado direito esquerdo desculpe esquerdo fio verde escuro piscas lado direito e o marrom escuro do lado esquerdo Ok então vamos lá sei que o filo marrom com branco saiu do relé e veio com a chave ok vamos vai ficar se realmente tem atenção aqui ó no fio nesse fio marrom com a lixa Branca pegar que o multímetro e vamos organizar aqui e aqui ó no fio marrom com essa Branca vai chegar a atenção de 11 a 12 volts certo ok beleza tá chegando e esse fio marrom com branco vem para cá quando acionar o pisca para o lado direito ele vai jampear o fio marrom com branco para o fio verde escuro e quando eu assinar o pisca para o lado esquerdo vai jampear o fio marrom com branco para o fio chocolate que é o marrom escuro certo então vamos lá eu vou colocar aqui a ponta de prova a vermelha no fio verde escuro certo vou colocar aqui pronto no fio verde escuro com probleminha no fio verde escuro Observe que não de voltagem nenhuma porque por causa que não foi acionada ainda a chave do pisca Então vou acionar o pisca pro lado direito e observe aqui a voltar jogo vai ficar alterando a voltagem certo de 0 a em média 11 volts porque eu fiz que está sendo acionado perto o Alan para ser acionada e aqui ó tem um fio ó Rio Preto que ela termina a planta e o fio verde escuro Tá certo coloquei a chave aqui para o lado direito e mandou a corrente elétrica para cá de onde vem a corrente elétrica do Fio marrom com a lista branca que vem lá do relé do pisca que recebeu uma atenção do Fio marrom claro OK agora vou te dar daqui do fio verde escuro e colocar no fio chocolate no Marrom escuro vamos lá a prova eu tirei a ponte para uma vermelha certo do fio verde escuro e coloquei no fio chocolate no Marrom escuro e a voltagem ó pega um pico de voltagem levemente certo mas quando eu aciono aqui o pisca para o lado esquerdo e observe o 0 a 11 volts e a Lampa e começou a piscar e aqui ó Filó marrom escuro chocolate e o fio preto e o aterramento Ok ó está acendendo aqui ó certo e lá na traseira a mesma coisa acontece vamos lá observar aqui no conector vai existir o fio o verde escuro certo ali ele e o fio chocolate o marrom escuro perto olha aqui o pisca acionando o ok então quando você aciona o pisca para o lado esquerdo certo já perfil marrom com a lista branca para o fio chocolate marrom escuro quando você aciona pisca para o lado direito jantei o fio marrom com a lista branca para o fio verde escuro e aciona o pisca do lado direito beleza pronto alptech funcionando o certo lado esquerdo e ao mesmo tempo nesse fio marrom escuro que foi o chocolate vem aqui para o painel certo ó é justamente esse fio aqui ó fio marrom escuro tava em que você quer um marrom claro e marrom escuro e o fio verde escuro certo que é esse aqui ó um OK se eu colocar um para o vermelho aqui ó no fio marrom escuro vai dar atenção aqui ó alterando de 0 a 11 volts que por causa que está acionando o a luz aqui do painel certo se eu botar para o lado direito ele vai agora mostrar sua atenção aqui no fio verde escuro ó ó qui ó de 10 a 11 volts Ok no fio verde escuro Ok então é isso galera Ó e observamos que já saiu daqui bateria passou pelo fusível foi a ignição daqui da ignição viu para o relê do pisca do rele do pisca viu para a chave de luz da chave de luz foi para as lâmpadas certo então você seguindo passo a passo do esquema elétrico se você consegue fazer executar os testes e encontrar um estar o defeito certo quando atenção chega aqui no relé por causa ainda não foi ligada e ninguém pelo fio marrom claro passa pelo relé vai para o marrom branco ou marrom com mancha branca e a você acionar o pisca pro lado direito vai para atenção verde escuro certo e atenção quando ligar para o lado esquerdo vai para o fio chocolate marrom escuro se as lâmpadas tiver com aterramento certo e não vai acender as lâmpadas OK aí vocês podem estar perguntando e a luz do painel não tem aterramento e como é que ela acende Quando você joga atenção certo aqui um exemplo para o lado direito o marrom com branco passa para o fio verde escuro certo eu vejo escuro passo lá para a lâmpada do painel certo Lembrando que esse fio aqui ó chocolate né esse outro lado a lança ele vai quem tá junto com a lâmpada aqui e essa lâmpada certo do pisca do lado esquerdo ele tá ok faz a junção com aterramento por causa que existe uma resistência do filamento da Lapa é por isso que aqui nessa data do painel não vai aterramento certo por causa que é uma lâmpada indicando que o PIS que está funcionando tanto lado direito e como lado esquerdo é uma única lâmpada que faz é um indicador dos piscas tanto a placa direito lado esquerdo certo no painel se fosse duas plantas uma do lado do outro aí ter que receber uma ferramento próprio deles certo igual esse assistir que é melhor do que aqui aqui no painel como é somente uma lâmpada Então o que o quando um acordo ele está em um lado O negativo está em outro pelo o filamento da o ok então esse galera e sempre sempre aprenda a ler o esquema elétrico certo de qualquer moto sempre aprenda para você entender de onde sai a atenção para onde vai quando se liga a ignição para onde vai quem vai liberar certo quem vai ser jampeado perto Quem vai receber essas tensões Ok então para você ter acesso a um conhecimento desse certo você tem que ter acesso aos manuais de serviço e você bater acesso aos nossos serviços é só você acessar e o site o fórum MS Big certo você faz a doação lá e você tem acesso a diversos manuais de serviço e eu estou aqui para auxiliar vocês nos conhecimento do sistema elétrico Ok então vamos lá para os estudos o show |