XR 250 Tornado sem Gerar e Quando Gera Passa 17 Volts, passo a Passo apoio MSBig - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: XR 250 Tornado sem Gerar e Quando Gera Passa 17 Volts, passo a Passo apoio MSBig (/showthread.php?tid=4546) |
XR 250 Tornado sem Gerar e Quando Gera Passa 17 Volts, passo a Passo apoio MSBig - Sr.Big - 19-01-2022 e a galera cobra sistema de carga ó
sistema de carga da Tornado XR 250 2004 é só isso aqui ó é o stator retificador e a bateria somente isso aqui ó o fechamento do estatuto ali estrela perto peguei as bobinas aí os seus Amarelo aí vão para o retificador entra no retificador certo e sai regulado pelo fio vermelho quando essa branca e vai para bateria passa a limpar o fusível do relé de partida e vai para o o o show da bateria e o educador tem um Fio Verde aterramento EA bateria aterramento pronto é somente isso faz o teste do estator certo de resistência e voltagem e de amperagem econômico de carro ou análise neles Tá ok passa para o retificador para o teste nos conectores verificador Tá ok vai para a bateria Vou querer de partida e bateria Ok é somente isso então vamos lá para a motocicleta vamos lá ó galera aqui é uma XR 250 Tornado 2004 que tá acontecendo o cliente nos falou que já fizeram o teste e a voltagem que tá chegando a bateria certo é de 17 a 18 volts centro quando estava em funcionamento é a bateria estava descarregada de carga Mas coloquei aqui na moto tava com 13 volts mas eu não coloquei na moto já caiu para 10 volte com a ignição ligada sentiu o farol já caiu para 9 volt vou dar partida aí eu passo cinco vou Ok Então A bateria está defeituosa não tá mais pegando carga OK depois irei fazer um vídeo mostrando se ela está realmente pegando carga ou não ok agora eu vou fazer o quê Vou colocar a minha bateria de teste da máquina é bom certo para executar os testes na motocicleta vamos lá ó Fala galera já coloquei na bateria de testes da macacão ponta de prova preta do Moutinho no negativo da bateria tem prova do multímetro não possui da bateria 12 pontos novos motivos na escala de tensão contínua centro de voltagem em 20 minutos OK agora eu vou ligar a ignição ei ei ligar o farol do Esporte e é considerada crítica copos a gente vai pegar um E aí a famosa daqui que não tá gerando carga de uma batedeira carga para a bateria certo é a nossa tem algo de errado no sistema da motocicleta tem algo de errado o cliente também já nos mostrou que esse retificador já foi adaptado quer dizer ficar dor aqui é de uma XR NX ou CBX 200 daí que nos conectores tem um piolho meu desconectado seu aqui ó também estar acho Cadu realmente ficou aqui e machucou na hora do Giro a a fábula de segredo ao batente aqui do da mesa inferior pegou aqui e machucou Center tem um fio positivo pois chato certo então como analisar tudo isso mas diante mão não está gerando certo se ela estava gerando os 17 18 volts agora não tá mais gerando por isso que a gente tem que fazer sempre os testes passo a passo Então vamos começar pelo sistema da motocicleta sistema de carga por onde começamos pelo estator certo então vamos aqui de se conectar essa conexão e fazer os teste aqui de resistência voltagem e amperagem com a lâmpada de carro no estator se tiver correto passamos para o Twitter né que é lá puxa a mente o reciclador mas eu tenho que analisar aqui no estator para passar para o retificador e depois chegar na fiação e do relé de partida e depois a bateria certo e vamos lá para os testes ó galera queria que a Pizzolante e olhar conector não tá bem encaixado certo e um sujeira certo então vamos desconectar aqui tirar tudo esse conector e fazer uma verificação nos terminais certo aqui esse trabalhar tem que ser substituído e esses terminais quer dizer o conector certo caso não tenha conecta você vai colocar individual certo com as capas de proteção vamos de se conectar agora agora já tirei aqui o conector certo juiz lote agora do lado do estator é tão fazer as medições de resistência e de voltagem certo é e vamos lá colocamos um multímetro na escala de resistência em 200 comos sempre quando for me de resistente linchadores sistema de carga iluminação na escala de 200 contos certo ok ponta de prova preta no fio Amarelo em um dos fios Amarelo certo e a prova vermelha no outro foi amarelo e a resistência e ficar em média de 0,1 a 11 [Música] 10 0,1 a um Vamos essa que tá dando um gelo lá dois um de nós vamos está parcialmente ok certo tinha que dar menos que isso só que esse estou paralelo ou se já tiver sido reparado tá dentro do padrão também certo aí homens OK agora retiramos aqui a procurar o vermelha de um do seu amarelo e colocamos no outra e vamos ver aqui agora aí galera já tem uma diferença enorme aqui de resistência tá dando um, um, 8 ohms Então já é uma Resistência é muito alta primeiramente por causa que o primeira fase deu um homem certo e aqui já deu 1,8 então aqui já tem algo de errado certo Agora vamos pegar a comprova preta e colocar na terceira fase e vamos aqui para a terceira fase é um, 8,7 a língua seis eu já tem algo de errado também certo agora vamos só conferir se realmente a última fase é essa vamos lá colocar nessa aqui novamente e é realmente tá tava correto ali 1,8 homens que foram comer faz que a gente olhou e aqui é a última fase também está fora do padrão certo tinha que dar 0,1 a um homem somente uma fase que deu um homem certo ok já sei que tem algo de errado na resistência agora eu vou fazer o teste de voltagem para a gente tirar essa prova certo se tá correto não depois iremos fazer o teste com Allan para poder certificar se realmente está o correto não mas pela resistência certo já tem algo de errado primeiro por causa que uma fase de um homens e outra que tá dando acima de um homem uma Deus morreu acessar outra de 1,8 Então já sei que tem algo de errado agora vamos colocar o motivo na escala de 200 volts alternado vamos funcionar motocicleta a média que tem que ficar em torno de 20 50 volts certo esse estator vamos ligar como funcionam os outros e o varal da FAB agora essa parte aqui vou colocar aqui ó é realmente está 36 puxador mas prefiro agora eu vou acelerar novamente dar pode ficar mais certinho sem estou naquela fase que tá dando piti 71 em uma das patas gigantes entre da noite que saber se alguém na semana e na outra fase fumaça da noite então aqui eu já sei que tá com defeito trator Mas vamos fazer o teste com a lâmpada de carro pa tirar aqui assim automotivo pegar o aterramento da lâmpada colocar entre o amarelo eo motivo da lança todo o seu Amarelo essa fita forte tiramos aqui colocamos aqui eu não tão forte observa claridade dessa aqui obra é só olha a qualidade da intensa certo vamos fechar aqui ó uma das formas realmente está defeituosa então com esse extenso com esses testes de resistência voltagem e com a lâmpada de carro perto identificamos que realmente o estator está defeituoso certo ou está Tô aqui está defeituoso então meu primeiro passo a reparar é aqui no estator mesmo que o retificador venha estar defeituoso eu tenho que reparar o estator primeiro para poder aqui ficar com as resistências correta ficar com a volta as correta e todos eles todas as fases acendendo a lâmpada de carro em funcionamento Ok vamos primeiro fazer a reparação do estator e depois passamos para os próximos testes e que é justamente lá no conector do retificador e tu retificador ao relé de partida e do ele partido a bateria ok e para reparação dois fatores e Fala galera já tinha que a tampa do magneto e olha aqui ó galera o culto que tem aqui ó tá vendo Aí ó então é por isso que em algumas fases da voltagem correta e a outra não certa a bom então você fazendo um teste corretamente do estator você consegue identificar se os atores Está correto ou não peço mesmo resistência voltagem fazendo um teste com uma lâmpada de carro Ok então vamos lá para reparação pra galera já reparado aqui o estator certo agora vamos colocar no canto e voltar a fazer os testes lá no estator vamos lá galera já coloquei tanto agora vamos voltar a fazer o teste de resistência a ponta de prova Preta em um dos fio Amarelo multímetro na escala de 200 vamos comprar o vermelha no outro fio Amarelo e tem que dar entre 0,1 a um Espera aí mede 10 segundos certo então 0,9 ombros Então tá Ok tira comprou vermelho daqui e colocar no outro fio Amarelo mesma coisa resistência entre 0,1 0,9 Ok tipo de prova preta daqui e coloca aqui terceira fase resistência entre 0,1 a um 0,9 Então OK agora vamos deixar as comprova aqui e fazer o teste de outa gen alternada certo vamos lá ó e vamos funcionar motocicleta na parte agora pode M5 e na roupa Ok para acelerar o boa noite queria mostrar uma vida daqui a gente coloca aqui aqui coloca aqui [Aplausos] também entendeu E aí deixa moderna vou tirando aqui de aterramento encontra na última fase Olha aí também esse meu corte aqui e agora o aterramento na lâmpada Rosa uma ferramenta aquele vovó e a lâmpada não pode ascender e nenhum dos fio Amarelo aqui ó a lâmpada pode ascender e nenhum deles ó então está tô agora está com quem agora vamos reconectar agora vamos reconectar na fiação aqui da instalação elétrica e fase voltar a fazer o teste de voltagem para a bateria dentro vamos ver qual a voltagem está indo para bateria para a gente analisar o retificador certo e se realmente tá chegando voltagem da bateria vamos lá primeira reparação já fizemos que é o estator certo depois que a gente conectar eu volto normal caso não iremos analisar a continuação do sistema que é o retificador vamos lá pro galera já coloquei aqui o conector do estator coloquei os cantores um bom Agora vou fazer o teste de voltagem para bateria ponta de prova preta no negativo da bateria comprou vermelha não puxa matéria agora vamos funcionar motocicletas E aí a passagem de dispositivos armazenar normalmente o assunto é E aí o programador 15 pontos 5 volts quero gravar sou 15.5 então está irregular mesmo que ficasse na média de 16 a 17 vou estar errado não pode passar 15 pontos 5 volts Ok então já sei que tem algo de errado aqui no retificador certo então como esse retificador ele é da CBX 200 NX 200 XR 200 do mesmo modelo mesmo configuração então caso nesse fio aqui ao preto não esteja chegando a alimentação correta perto de 12 volts ele não vai conseguir regular essa voltagem certo não vai conseguir regular corretamente essa voltagem para bateria ele vai mandar a corrente elétrica pelo fio vermelho mas não vai conseguir regular se for o fio preto certo então vamos que desconectar aqui tirar o resultado do fora e fazer essa verificação Ok vamos lá ó galera já retirei aqui o indicador certo está aqui ele ó edificador e está praticamente estudo as conexões aqui dos fios ó tá muito vulnerável aqui a sujeira a água então jamais podemos fazer uma ligação igualzinha a essa aqui jamais nunca faça uma ligação desse tipo Tá certo e outra coisa o fio aqui ó está como como se cortar seu filho e ligar seja aqui então tem algo não funcionando aqui por causa que romper o teu preto com vermelho Então vamos tirar aqui o tanque onde a gente analisar melhor essa ligação pra galera já tirei aqui o tanque e o seguinte ó ó e Conexões aqui estão ligado certo só que de forma errada e esse fio aqui ó o fio preto também tá ligado está ligado no fio certo só que no lado errado ó é né E realmente foi cortado o fio para poder fazer aqui essa junção realmente foi realmente foi cortado o fio se tivesse sido feito a emenda desse frio aqui com ele emendado aqui com ele do lado de cá esse aqui é o seguinte sai ouve-se o vermelho certo vai até ignição aí é jampeado com fio preto ou preto retorna vai até caixa de fusível e sai o fio preto com vermelho saiu o preto com marrom e sai o vermelho completo para os dispositivos da moto certo porque a urgentemente os pós chave e esse aqui o fio preto com vermelho é um deles é os pontos Chaves Vai cada fio vai para um setor para o painel para partida é e o farol certo e outras coisas mais beleza então seguinte aqui provavelmente não vai ter voltagem certo por causa que e é a rompido esse fio a pessoa que Ligou ligou da forma errada perto e se organizar Aqui o meu time só para gente analisar e a Portugal bonita está no aterramento e a vermelha aqui ó vou colocar a ignição e já está ligada certo e a vermelha Vou colocar aqui ó no fio preto com vermelho era para dar a voltagem da bateria não dá mas nesse fio aqui ó que lhe chamei xô Vim lá da caixa de fusível vai dar a voltar Jó e olha aí ó o 12.8 vou então é por esse motivo que o retificador não está regulando corretamente certo é por esse motivo que romper o fio ligou o fio preto do reciclador no fio preto com vermelho mais do lado errado e não era preciso né com PC fio não é preciso não pode fazer esse rompimento aqui em uma ligação dessa jamais sucesso e jamais pode romper um fio em um chicote elétrico sem saber o que está fazendo por causa disso pode chegar danificar algo certo ou mesmo chegar aí senti a moto Ok então Não façam isso tanta querer fazer isso somente para fazer o teste Depois irei preparar aqui é de acordo com o cliente se ele vai colocar esse mesmo irei fazer uma reparação nessas ligações ou se ele vai colocar o modelo original bom então vamos lá eu vou fazer a junção desses dois filhos aqui para poder a gente fazer o teste de voltar a gente como ela vai mudar o sistema certo não ela não vai ficar passar 15 pontos 5 volts certo vamos lá a prova sol somente fez um lápis vem aqui ó eu liguei o frio aqui só para ela a gente fazer o teste certo os conectores aqui estão no local já ativamos funcionar aqui para poder a gente fazer o teste caso dê certo iremos falar com cliente para ver o que ele vai decidir mas sempre eu aconselho a colocar o retificador pagam da motocicleta certo então tudo ligado certo vamos ligar que a moto vamos funcionar a motocicleta 1 E aí O correto é bom então é isso galera defeito da moto certo era o estator defeituoso certo com o chato em curto e o fio preto aqui ó que foi ligado de forma errada no chicote lado pelo reparador Então temos que aprender é corretamente os sistemas das motos certo para a gente não fazer dessa forma Fazer uma Ligação Errada certo jamais podemos fazer essa esse rompimento de um fio desse sempre quando a gente for fazer uma reparação a gente tem que conhecer a função de cada fio certo temos que saber para que serve aquele fio um exemplo aqui ó fio verde com a chamar ela é do interruptor de Stop dianteiro e traseiro é a função dele é esta o fio o amarelo quando eu vermelha é o de partida certo e assim sucessivamente certo em qualquer fio aqui ao a gente visualizar a gente já sabe para onde vai e qual é a função daquele fio certo então como sempre falo vamos estudar Vamos ler os manuais de serviço certo para você ter acesso aos manuais de serviço é só entrar lá no site MS Big que você vai ter diverso mano às vezes para estudar certo é só fazer a doação e você vai ter de diversos manuais para estudar agora tem que ter o acesso e estudar não só tem o acesso Ok vamos estudar galera então é esse galera por motivo de uma Ligação Errada certo atrapalhou o sistema da moto em algum canto na instalação elétrica e fez com que a moto não gerasse corretamente e chegando a a danificar a bateria certo então sempre temos que saber qual a função de cada fio para poder saber como fazer uma adaptação determinada situação na motocicleta Ok queria passar para o cliente que tem que fazer a sugestão Pelo modelo original Caso não queira podemos deixar isso aqui mas sempre O correto é colocar o retificador original da motocicleta Ok então esse galera defeito da moto e estátua defeituoso e ligação do retificador é irregular o show |