CG150 FAN ESDI 2014 sem Funcionar Passo a Passo - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: CG150 FAN ESDI 2014 sem Funcionar Passo a Passo (/showthread.php?tid=4558) |
CG150 FAN ESDI 2014 sem Funcionar Passo a Passo - Sr.Big - 19-01-2022 E aí galera aqui é uma CG 150 Fan e SDI
2013/2014 certo o modelo dela 2014 então seguinte essa multa que ela não está funcionando certo o cliente chegou e disse que ela não está funcionando parou de funcionar só que ele falou que é levou em outro mecânico né e fez a limpeza do bico injetor certo por causa que também não estava funcionando antes e depois que ele ver a limpeza funcionou mais voltou a não funcionar mais ok então os procedimentos O que é é verificar se tem gasolina no tanque quero ficar carga de bateria certo vai ficar assistência elétrica que vai ficar mapeamento de combustível como está certo então vamos ligar aqui aí Chavinho e esse apresentado um código de falha a missão ligada olha passou três segundos e não gostou nem um código de falha ok certo vamos ver se a partilha ou pa não da partida bateria Tá descarregada para homens que ficou força na parte de descarregou Ok então quer querer fazer agora de imediato colocar uma bateria você vai colocar minha bateria de teste bateria da magnética um e começar a executar os testes um dos primeiros testes fazer é verificar o mapeamento de combustível como está certo como ele é Flex Então pode ter mudado o mapeamento por algum motivo aí Qualquer que seja certo de sensor temperatura com defeito pressão de bomba com defeito bico injetor longhitano corretamente são defeituosas certo então são várias coisas que causa mudar o mapa então primeiro de fazer tirar a bateria e colocar outra bateria e fazer o teste uma permanente Combo é perto e depois fazer outros testes de centelha elétrica e assim vai vamos lá e agora já coloquei minha bateria de teste bateria da Águia de Ouro certo aqui ó está fora do local certo não está colocado corretamente certa que eu vou desmontar de penalizar alguma coisa e agora quer queremos fazer vamos dar partida na moto ver se ela vai funcionar a mulher ignição da partida E aí e não funcionou certo então primeira coisa fazer o que vai ficar aqui no controle você fazer o Jampa e verificar qual o mapa de combustível está direção desligada vamos tirar aqui o conector é desconectado fazer o jamp aqui no conector colocar o fermento diagnóstico pronto o Jean pequi é entre o fio verde com a lista preta e o a fio azul certo azul claro feito Jump agora vamos me liga mais bicicleta e vamos analisar aqui ó o teu dial cor essa bombonzinho aqui ó fiz com uma vez apagou para outra vez apagou constantemente fiz uma vez e apaga certo não tem foto de falha armazenada central e está no mapa um Observe que ela acende aqui uma vez dá um tempinho e acende novamente certo então indicando que tá no mapa um então não mudou o mapa de combustível certo então o mapa de combustível certo está como se tivesse somente rodando com gasolina ok certo então as possibilidades aqui é Podemos até descartar que esteja com bico sujo mesmo que esteja com pressão baixa consensual te defeituoso som defeituosa tal mas isso é só uma hipótese que eu tô falando porque por causa que não tem código nenhum armazenado e o mapa mundi Ah tá ok certa no mapa não mas pode estar com defeito uma dessas peças certas e não mudar o mapa dependendo dar condições né do defeito que apresentei uma dessas peças Então vamos lá no no cachimbo de vela e verificar se ela tem corrente elétrica para vela vamos lá pronto vamos desconectar aqui vamos retirar aqui o cachimbo de vela o supressor de ruído Oh e vamos verificar só tem corrente elétrica em Ok e vamos encostar aqui ó vamos aqui procurar posição E aí vou procurar aqui é uma posição para poder a gente fazer o teste pronto ignição ligava e vamos dar parte dele tem corrente elétrica E agora tem corrente elétrica certo como tem corrente elétrica aqui então vamos reconectar aqui o preço do Rio que eu chamo de vela retirar a vela e vai ficar sem centelha na vela se tivesse tirando a vela então o supressor de ruído Tá ok e a vela também tá ok se não tiver centelha então pode ser especial de ruído ou a vela com defeito Então vamos lá para o teste Fala galera já retirei a vela já colocou o cachimbo de vela o seu DVD no cabo de vela e as ela aqui ok então vamos verificar agora que tem centelha na vela aqui certo ignição ligada e vamos a partida tem sempre dá certo ok tem que ter elétrico então ok como tem centelha elétrica Então mas não é porque tem corrente elétrica que a centelha na vela que ela está boa certo então que querer fazer eu irei colocar um pouco de gasolina aqui é que no local da vela certo e vou retornar novamente a vela para a gente fazer o teste se eu colocar gasolina aqui e ela funcionar então defeito vai estar e no bico injetor ou na bomba de combustível ou no combustível ou no filtro de combustível ou regulador uma coisa do tipo de alimentação do combustível certo uma dessas coisas então se ela não funcionar o defeito pode estar na velha e mesma centelha certo aí onde eu vou subir a vela colocar o outro poder fazer o teste da velha Então vamos colocar um pouco de gasolina perto só um pouco de gasolina Ok vamos limpar aqui vamos se conectar a vela não precisa colocar muita gasolina só um pouco certo o que o que vai queimar lá só os gases a gente botar muito vai folgar e vamos encostar aqui você colocar a vela dessa maneira com a mão depois você usa a ferramenta para apertar e pronto vamos colocar e vamos dar partida vamos lá E aí galera funcionou em pronto funcionou e já desligou certo aquele combustível que eu coloquei lá certo ela já queimou Então quer dizer que a centelha Está ok e o que tá faltando é combustível certo que tá faltando combustível Então vamos analisar o bico injetor e a bomba de combustível vamos começar lá pela bomba de combustível medir a pressão da bomba de combustível certo vamos lá Fala galera tá bom combustível funciona assim ó ali ó e sai essa mangueira ó essa mangueira ali ó sai lá da bomba certo quando você liga a ignição aí vem gasolina passa aqui fica certo lá dentro da bomba já tenho um perfil tu né para ajudar na limpeza E aí vem passa pelo filtro certo aí volta para essa mangueira vai até o regulador de pressão certo ali ao regulador de pressão ó certo vai aí passa pelo regulador o regulador regula a pressão e sai nessa mangueira aqui ó Nessa Mangueira nesse conector ó certo aí vai lá para o bico injetor certo a outra mangueira aqui tem um regulador volta para dentro do tanque que essa aqui ó justamente como seu porque tá chegando tá sendo da bomba aqui 5 a 8 bar certo vai até o regulador aí quando chegar na pressão de 3 bar ele deixa passar somente essa pressão 3 bar o restante do combustível retorna para dentro do tanque por essa mangueira certo ele vai controlar essa paz e somente deixando passar três barras para linha de combustível que a linha é essa Ok então vamos fazer as verificações de a mídia a pressão da bomba vamos lá aí agora eu vou mostrar para vocês como é que funciona certo no no desenho certo do sistema de pressão da bomba certo vamos lá a obra Então é assim ó aqui a bomba de combustível certo aí quando você liga a ignição a bomba aqui pressores aqui o combustível para mangueira Aí vai ó pela Mangueira vai passa e vai até o filtro de combustível passou pelo filtro de combustível aí vem para outra Mangueira ó o mangueirão E aí vai até o regulador chegou aqui no regulador certo vai existir a válvulas vir aqui tô passando de combustível daqui para cá para o bico injetor vai lá para o bico injetor essa mangueira aí entregou a gasolina aqui certo na média aí de 5 a 8 ba quando chega aqui aí a esferas vir aqui a válvula Sinhá vai passar o sino para cá vai deixar somente passar a com a pressão de 3 bar vende com 5 a 8 bar chega aqui e essa esfera sem essa válvula vai deixar passar a gasolina para linha de combustível para o bico injetor uma pressão de 3 bar certo e o restante desse combustível né que vinha com 5 a 8 bar vai passar para cal justamente voltando para o tanque de combustível certa que eu tenho de combustível e essa pressão a margem de vez bar certo vai retornar para o tanque novamente para a bomba começar a puxa novamente e mandar continuar mandar e a pressão de 5 a 8 BA para o filtro novamente ó o filtro manda lá para o regulador regulador vai regular a pressão 3 bar e deixando a linha de combustível com três barras é assim que funciona o sistema certo então vamos lá para moto fazer os testes o programa já tirei aqui o conector certo que vem da bomba de combustível essa mangueira aqui vem lá da bomba de combustível como vocês viram dezembro e o que é definitivo então aqui eu coloquei já o manômetro certo ó porque eu mando daqui ó fechei aqui a e a manivela sozinhas certo para não sair combustível outro lá para poder eu medir a pressão que está que a bomba está mandando para a linha de combustível né que vai para além de combustível certo tanta pressão que sai da bomba somente tá bomba tem que ser em torno de 5 a 8 bar perto sempre tem que ser maior do que 3 vácuo então vamos lá vamos ligar Tia ignição e ver qual a pressão que ela vai nos apresentar Eu liguei uma vez duas três e nada de pressão certo não tá saindo não pressão nenhuma Ok então não tá saindo gasolina para cá então eu vou retirar aqui certo eu vou retirar e verificar se está sendo gasolina aqui pegar uma vasilha e ele ficasse afim de gasolina certo vamos lá pro galera já te dei aqui a mangueira do meu não deu certo já coloquei uma vasilha aqui e quem e agora vou ligar a ignição ó vou ligar a ignição é se liga a ignição e não tá saindo gasolina perto ou não tem gasolina dentro do tanque ou não tá chegando alimentação positiva ou não tá chegando ação negativa no por dentro da bomba ou então a bomba estar defeituosa certo então gasolina eu já sei que tem certo daí eu não tenho tanque Então vamos lá para o conector da bomba de combustível verificar alimentação positiva e negativa e no conector da instalação a médica para a gente analisar o que está faltando vamos lá galera ali eu conecto da vovó Então vamos ver se conectar boneco da bomba um OK aí aqui ó vamos a nossa nesses dois filhos aqui ó no fio marrom e no fio preto com a listra Azul certo preto quando Jesus positivo e o fio marrom negativo certo da bomba de combustível então vamos fazer o quê Vamos colocar aqui o alfinete a capa de proteção já não tá aqui mais ó uma capinha de proteção também não tá lá dentro do conector certo então na hora de desconectar alguém perdeu já a capa de proteção Então vamos lá nós vamos colocar aqui o alfinete ó no fio o preto com a lista azul Tá certo preto com listra azul aqui ó segundo pino Ok e vamos pegar o que colocar o multímetro na escala de 20v continuar ponta de prova preta no aterramento e foi pro vermelha no alfinete Onde está o fio preto com listra Azul quando ligarem direção aqui tem que dar voltagem da bateria e ninguém ignição 11.9 volts então está ok por causa que vai ficar em média aí de um volte a menos da carga da bateria então está ok certo então vamos desligar a ignição tirar o alfinete do fio preto quando Jesus e colocar no fio marrom Tá certo no fio marrom o OK meu fio marrom e agora ele ia me trocar o multímetro na escala de continuidade certo ok Ponto de prova permanece ponto prova preta permanece no aterramento EA vermelha faz no fio marrom quando eu ligo a ignição vai dar a continuidade para o Terra em média de 2 a 3 segundos e depois vai parar a demandar o sinal certo que a urgentemente o aterramento Tá certo então quando eu ligo a ignição tem que dar continuidade aqui certo tem que dar um sinal de quantidade indicando que o modo está mandando o pulso negativo certo pelo fio marrom Quando acontecer isso eu vou dar partida da moto e o modo vai mandar novamente o pulso negativo pelo fio Marrom se acontecer isso então vai estar correto alimentação positivo e negativo do conector da bomba de combustível então defeito vai estar na bomba vamos desmontada para analisar certo então ligar a ignição ou para Ok já deu aterramento certo observarem que desligou certo agora vamos dar partida na moto e ela vai voltar aqui ó a dá continuidade vamos lá e olha aí certo de partida então voltou da Custódia eu casei que está mandando pulso negativo e alimentando com carga positiva e negativa no cantor da bomba está tudo ok certo então vamos retirar a bomba do tanque para poder enxergar usar ela certo refil vamos lá ó galera tirei aqui a bomba certo e o seguinte o sempre quando ó tiver dessa maneira com essa sujeira aqui ó Tá certo preta quer dizer que o refil da bomba certo as escovas do refil da bomba foi danificada certo está muito gasta então defender que provavelmente é o refil da bomba que está danificado sempre quando eu tiver assim ó com essa sujeira certo é o refil da bomba que danificou Ok então vamos retirar ele aqui fora certo e fazer o teste com ele fora para ver se ele vai acionar ou não certo então vamos desmontar aqui a bomba E aí galera desmontei aqui E esse refil aqui ó Foi adaptado certo ele foi adaptado e em cima da Tábua o reparador ele desmontou aqui ó esse refil e fez uma reparação nele colocou as escovas certo Por isso que aconteceu isso danificar rápido uma reparação em um induzido excesso de bomba Não dá certo certo até agora eu não vi nenhuma reparação certo de induzido dá certo ok então Não façam isso não faça reparação induzir nem o tipo não desmonte aqui certo e coloque-as escova que não vai dar um bom resultado no final sempre vai causa na isso vai ficar no prego que não vai durar muito tempo e não compensa certo o resto não era o prefeito atuação e esse refil não é dela certo a o rapaz que fez tirou o anel de vedação retirou o anel de encosto do anel de vedação dessa então vamos conseguir o induzido novo certo e consegui o anel de vedação e o anelzinho aqui de encoste serve para poder fazer a pressão Zinho aqui no no perfil tá certo olha aí como tá ali é só o e o grafite certo da da escova Ok então Não façam isso ok então vamos lá vamos ou consigam bomba nova certo ou conseguiu o refil com as pessoas que estão faltando vamos lá que a gente vai poder fazer aí vamos ver com o cliente certo então vamos continuar galera Já conseguimos aqui o refil do modelo original certo para conseguirmos a pecinha ou anel de vedação Gerson já fiz uma pela limpeza aqui na bomba e vamos fazer a montagem e fazer o teste novamente da pressão da bomba e do funcionamento dela vamos lá fala galera o fio até aqui como é que tá ó e olha aí é sujeira que tem dentro certo Olha aí OK então aqui já vamos trocar o filtro também certo Pronto já coloquei outro filtro de combustível já tá tudo montado aqui agora vamos fazer o teste de pressão vindo diretamente da bomba certo ó Mangueira que sai da bomba essa virada bomba passa pelo filtro certo aí vai para o regulador que essa aqui ó então coloquei aqui e isso a pressão somente tá bomba certo sem passar pelo regulador agora aqui vamos ligar a ignição e v a pressão que vai dar e olha aí olha aí cês vai de pressão certo então aqui está ok a pressão da bomba está OK agora vamos reconectar essa mangueira e fazer o teste aqui na Mangueira que vai para o bico injetor que tem que dar aproximadamente três bar vamos lá e pronto já reconectei certo Connect ou aqui da ó que sai do filtro vai para o regulador e conectei o meu nome tá aqui ó na saída da Mangueira na saída do regulador que vai para o bico injetor certo então vamos ver aqui Qual a pressão que vai nos apresentar ele a chave olha aí ó [Música] oi oi galera tá passando de Quatro Barras certo Olha aí é como se não existisse o regulador certo então o regulador de pressão que está defeituoso ele tá chegando quase a6bat pressão olha aí ó novamente ó então aqui dessa maneira já vai falhar a moto certo ficar desligando na lenta e dá uma hora maior dificuldade para funcionar que vai ajeitar muita gasolina certo então aqui está incorreto então vamos trocar o regulador pressão e voltar a fazer o teste vamos lá Fala galera já coloquei uma notificação novo certo aqui é o velho perto então vamos voltar a fazer a medição aqui da pressão da linha de combustível mas não tô colocado na linha Então vamos ligar que ignição E observa três barros Olha aí ligar de novo Desliga a injeção ligar de novo Agora sim ó pressão ok certo agora vou tirar a mangueira aqui certo eu mando outro e colocar para o bico injetor e colocar para funcionar motocicletas certo antes disso eu vou mostrar para vocês e como é que acontece aqui ó como tá vindo uma pressão aí de 6 bar para da bomba de combustível para o regulador eu vou tirar aqui mostrar para vocês o que acontece quando a pressão realmente da do refil Está correto ela vai entrar certo aqui vai ver que você regulada pelo regulador Zinho pela espere pela mola e deixar passar só que ele vai colocar esse restante depressão vai retornar para o tanque Então vou tirar aqui mostra para vocês na hora que eu liguei a intenção para vocês verem que esse restante depressão passando podemos dizer assim ela vai sair aqui ó gasolina e mesmo ela sai de gasolina é que vai retornar para o tanque ver se ele gasolina a pressão permanece entre nós bar certo ó Então vamos lá vou mostrar para vocês um Fala galera tirei aqui ó a mangueira certo e vai para o tanque certo até onde sai a gasolina certo além da pressão de 3 bar então quando eu ligar aqui a ignição ela vai permanecer quinta vez bar certo e aqui vai sair gasolina Observe vou ligar ignição Olha isso aí ó e três bal o Ok olha aí ligar de novo ainda edição ó Então como tá vindo aí seis bar de pressão certo a o regulador vai regular salinha essa pressão para linha de combustível em três bar e o restante dessa pressão vai retornar dos semente para o tanque de combustível Ok então vamos montar aqui e botar a moto para funcionar só mostrar aqui para vocês entenderem como funciona um grande leva o nome da pasta na motocicleta certo vamos ligar que ignição e agora vou dar partida Olha aí galera show de bola galera Ó E aí e já funcionar tem um pouquinho certo para poder o óleo subir para poder fazer a lubrificação certo aí depois a gente começa acelerar a bom então galera show de bola galera então defeito da moto certo o refil da bomba defeituoso Ok então você fazendo sempre os testes passo a passo perto você consegue analisar os parâmetros que a moto apresenta e consegue identificar o defeito bem mais rápido certo muita das vezes certo teremos que ter as ferramentas para poder fazer esse diagnóstico tivo como a o manômetro para poder medir a pressão da bomba de combustível certo então sempre a gente fazer nos teste passo a passo é a gente tendo os parâmetros em nossas mãos justamente nos manuais de serviço que a gente encontra fica fácil da gente identificar e fica fase a gente fazer os testes né para poder encontrar o defeito amor secreto então defeito da moto somente e o refil da bomba defeituoso o show |