Sistema de Ligar o Farol da CB300r 2011 Honda Apoio MSBig - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Sistema de Ligar o Farol da CB300r 2011 Honda Apoio MSBig (/showthread.php?tid=4559) |
Sistema de Ligar o Farol da CB300r 2011 Honda Apoio MSBig - Sr.Big - 19-01-2022 E aí galera aqui a CB 300 e eu vou
mostrar para vocês o sistema de ligar o farol certo quando você liga quem ignição o farol já fica aceso e aí você apertar aqui o botão de partida não vou apertar por completo e ele já pagou farol certo aí eu soltar ele volta a acender certo então vou mostrar esse sistema certo num diagrama elétrico e depois a gente irá fazer os testes passo a passo para aprender a como analisar Esse sistema de ligar o farol da CB 300 vamos lá que é o sistema elétrico da e desligar o farol da CB 300 que a bateria ou negativo da bateria positivo aí vem o fio vermelho com branco passa pelo fusível certo de 20 amperes lá no relé de partida o fio vermelho com branco certo aí vai até a ignição perto da ignição Oi passa aqui ó esse fio vermelho com branco ele chega lá na ignição certo ele é jampeado para o fio vermelho certo ao ligar a ignição passa para o fio preto e sequer um conector certo você quer conector Aí passo para o fio preto depois passa para o fio preto quando eu vermelha esse fio preto no vermelho vai até os fuzil secundários ou fusível de 10 amperes certo aí passa para o fio preto certo aí ele é conectado em um conector que passa para o fio vermelho com listra preta lá na chave de partida certo aqui achava sem de partida a esse fio o vermelho com listra preta certo ao você aperta aqui o botão certo de partida ele vai jampear o fio preto com branco perto e o fio amarelo com vermelho e da partida lá no relé certo quando você aperta o botão ele vai parar essa corrente elétrica que passa do fio vermelho com preto para o fio azul com branco certo com o botão solto é jampeado o fio vermelho com preto para o fio azul com branco almoço apertar Apaga o farol e da partida certo então computam solto certo passa corrente do fio vermelho com preto para o fio azul com branco esse céu azul com branco vai lá para o comutador do Farol a chave do farol do lado esquerdo certo confio azul com branco chega no lar ao você acionar o comutador do Farol na luz alta certo vai o azul com branco para o fio azul escuro ao você Nacional computador do Farol para o fio para os baixa vai jampear o fio azul com branco para o fio branco Ok então aqui é o esquema elétrico do sistema de ligar o farol de acionamento do Farol Então vamos lá para motocicleta a gente fazer o teste passo a passo galera já estamos aqui na bateria então é o nício do nosso esquema elétrico certo então vamos ao bateria certo bateria aí agora fusível certa que o fusível ó fusível certo agora vamos fazer o teste aqui da bateria é um dos prova preta no aterramento de pro vermelha no curso da bateria multímetro na escala de 20v continuar o 13 volts OK agora sai daqui e vem para cá certo vamos ver aqui no fusível olha cima do fusível e aqui a voltagem certa ó ok certo aí eu vermelho com branco Ó aí vai lá para a ignição certo então vamos lá para ignição Observe o nosso diagrama passamos para o fusível certo passo para o fio vermelho com branco e agora esse que o vermelho com branco vem aqui no chicote elétrico certo e vem para cá para a ignição fio vermelho comprei Accor vai para ignição Observe vermelho com branco passa vermelho um grande passo para o fio vermelho na ignição ó vermelho com branco passa para o fio vermelho quando ligamos a ignição passa para o fio preto certo e depois passa para o fio preto com listra vermelha observa Então vamos lá vamos continuar no teste certo aqui no vermelho a ilha ó ó no fio vermelho com listra branca voltagem da bateria ok certo ao colocar aqui no outro lado vai dar a voltagem da bateria Olha aí para o fio vermelho certo só que se eu colocar aqui no fio preto ó não vai dar voltagem nenhuma porque por causa que a ignição não está ligada ó no fio preto certo então vou ligar a ignição agora ligue a ignição e olha aí 12.8 ver ok ao mesmo tempo quando passa para o fio preto vem para o fio preto com listra vermelha é ignição ligada Olha aí 12.7 aí esse fio preto com chovendo ele volta no chicote elétrico certo volta chicote elétrico e vem para caixa de fusível certo então vamos analisar aqui que o fio o preto roxo vermelho aqui um tá aí ó preto quando eu vermelha é o mesmo fio que sai daqui ó para ele com vermelho o nosso diagrama o vermelho com branco passo para o fio vermelho ligo a ignição passa para o fio preto certo aí eu passo para o fio preto com vermelho que é esse aqui aí passa para o fio vamos lá ó é preto com vermelho passo para um fusível de 10 amperes passo para o fio preto Então vamos seguir o fio preto aqui ó a seta passo para o fio preto passa pelo fusível aqui certo de 10 anos pé ó certo 10 em pé e volta o fio preto pelo chicote elétrico aqui ó certo e vem para cá para esse conector e vamos procurar o fio preto aqui ó Então vamos lá vamos colocar vamos fazer o teste lá no conector aqui ó você tá chegando a voltagem aqui no fio preto com vermelho ó ó encontrou vermelho no fio preto com vermelho e a voltar lá ó 2.7 volte certo e agora vamos colocar no fio preto sequência no fio preto ó ó 12.6 ver oque é justamente ele volta certo vem para cá tá pronta o carro para o fio preto aqui certo ó ó então Aqui é do lado do chicote elétrico certo aqui a chave do do lado do da chave então do chicote elétrico aqui ó Rio Preto esse aqui ó Então vamos colocar a comprovar vermelho aqui ó no fio preto e observe ó 2.3 volts ok certo então ele passa do fio preto para o fio vermelho com a lista Preto observa aqui no terminal do Meio ó aqui nesse ó aí ele passa para carro para o meio ó vermelho com listra preta Observe ó é do fio preto para o fio vermelho com listra preta ele vai até a chave de partida certo então ele vai até a chave de partida Então vamos ver se essa voltar está no fio preto passa para um fio o vermelho com listra preta e e Vamos conectar aqui ó 12.6 ver ok então ele tá subindo lá para a chave de partida certo como a ignição está ligada ele o botão está acionado né está assim apertado em perguntar se dentro do farol então tá mandando essa voltagem para o fio já tá jampeando o fio vermelho com preto para o fio azul com a lista branca observa 1 e aqui ó vermelho com lixa preta para o fio azul com branco botão está sem estar acionado então ele tá acionando jampeando os dois fios vermelho com listra preta para o que o azul com branco então essa voltagem que chegou aqui no fio vermelho com a lixa Preta tá mandando para o fio vermelho azul com listra branca Então vamos colocar aqui ó ó ó e aí ó como é que tá aqui direitinho [Música] e aqui ó 12.6 volts Certo OK agora eu vou acionar aqui o botão a um pouquinho e observe que essa voltagem mais aparecer ó vou acionar um pouco botão ó e olha aí já sumiu a voltar já estou segurando um pouco lá o botão lá e já sumiu eu vou tá aí agora eu vou soltar o botão e voltou a voltar justamente mandando essa voltagem né do fio azul com listra branca para o comutador do Farol para cá para poder acender a luz alta e baixa certo empresta a chave zinha aqui ó vem para cá certo então vamos observar nesse chicote Zinho aqui ó da luz do controle do Farol certo essa cor e vamos tirar aqui vamos observar o fio azul com a lista branca certo vamos observar aqui ó E aí E olha que Ilha o fio azul ó com a lista branca esse mesmo fio aqui ó que sai daqui ó azul com listra branca ele vai passa pelo chicote vem para cá azul com a lista branca Então aqui tem que dar a voltagem da bateria certo por causa que o botão lá ele está jampeando o fio vermelho com a lixa preta para o fio azul com branco e manda aquela voltagem de lá para cá Tá certo olha aí ó o 12.6 volts certo ele passa daqui aí vem para cá para outro lado certo e sobe lá para a chave o computador do Farol tá vamos colocar aqui só pra gente mostrar que passa para outro lado ó 12.6 volte então ele entra aqui e sobe e vem para cá ó e quando você acionar aqui Luz alta e luz baixa certo essa voltagem vem para cá para esse conector que é que vai assistir o conector do Farol então aqui ele vai ampliar o fio azul com branco para o fio branco quando você acionar aqui ó quando você acionar dessa maneira certo azul com branco para o fio branco e quando você acionar aqui vai ampliar o fio azul com branco para o fio azul escuro certo que o somente a luz alto aqui e aqui luz baixa certo então vamos lá fazer um teste nós vamos pegar aqui os dois minutinhos eu vamos colocar é uma ferramenta aqui do multímetro aqui o outro já está Aterrado certo e esse motivo tu Vou colocar aqui na escala de 20v continua certo essa garrafinha eu vou colocar aqui no fio branco o OK tá lendo no fio branco certo e esse outro motivo também tá na escola de 20 volte Vou colocar aqui no fio azul escuro e aqui ó ó E se o azul escuro E aí e pronto não fica azul escuro Certo olha aqui no fio branco já deu a voltagem ó dois. 6 volts certo Observe em que já tem voltagem 12. 6 volts porque por causa que aqui está acionando a luz baixa quando eu apertar aqui ó ela vai ter que mudar lá para o multímetro azul na luz alta ó olha aí ó e olha aí 12.6 volte aqui já perdeu a vontade faço que esse aponta para um vermelha desse multímetro aqui ó está no fio branco e essa ponte pro vermelha desse multímetro certo está no fio azul escuro que aqui quando eu acionar que a luz o um tratorzinho do computador do Farol eu vou acionar agora na luz para para a luz baixa a voltagem vai passar para o motivo tá amarelo Olha aí agora eu vou botar na luz alta vai passar para um multímetro Azul Olha aí OK então é dessa forma nós que fazemos o o teste em no sistema de ligar o farol da CB 300 certo então você tem o esquema elétrico sabendo de onde ele começa por onde ele passa certo e aonde ele vai chegar então fica fácil de você analisar todo o sistema de qualquer moto Tá certo em qualquer situação você vai conseguir identificar Onde está o defeito e como fazer os teste passo a passo certo então é dessa forma que fazemos os testes não todos os conectores de todos os fios certo então como é que vocês vão analisar vocês vão fazer de conta que aqui é a caixa d'água a fiação a encanação certo e aqui é a torneira certo e aqui é um interruptor um registro qualquer certo então você analisando por essa parte então você vai analisando o fio você tá chegando a água certo como se fosse um cano tá chegando é o água aqui não tá vai analisar o porquê não tá chegando certo e assim sucessivamente em todos os pontos certo com essa simbologia de você é analisar a bateria com uma caixa d'água fica fácil de você entender por onde a água vai percorrer em todos os canos e onde ela tem que chegar tá certo então esse galera sempre fazer os testes certo tendo conhecimento perto do diagrama elétrico certo de como fazer qual as ferramentas é preciso fazer certo em qual situação é preciso usar tal ferramenta certo e para você ter acesso a diversos manuais e um manual com esquemas elétricos é só você ter acesso ao site IESB lá você tem diversos manuais de serviço certo é só fazer a doação e ter acesso a diversas nos serviços ok o show |