CB300r 2011 sem Gerar Carga Para Bateria Passo a Passo dicas Extra Top - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: CB300r 2011 sem Gerar Carga Para Bateria Passo a Passo dicas Extra Top (/showthread.php?tid=4561) |
CB300r 2011 sem Gerar Carga Para Bateria Passo a Passo dicas Extra Top - Sr.Big - 19-01-2022 E aí galera aqui é uma CB 300
e é r2011 e o cliente tu falou que ela não tá gerando certo ela funciona só que ela um tempo funcionando ela vai E descarrega a bateria Ok então vou mostrar pra vocês agora como analisar o sistema de carga dessa motocicleta lá no diagrama elétrico certo vamos lá galera aqui é o diagrama elétrico aqui é o estator certo é uma fase duas faz terceira fase certo aí saiu os fios aqui é amarelo certo que vai para o retificador ó os ver se o do status sai para o retificador ou regulador retificador e sai o fio vermelho com branco passa pelo fuzil lá do relé e vai para o potinho da bateria e aqui é o aterramento do retificador certo então vamos analisar o sistema como ele podia fazer nós aqui ó a resistência EA voltagem amperagem condutor de carro do estator depois Oi para outro item né que é o retificador e assim depois da bateria o aterramento do educador e outras coisas mais certo então vamos lá para os testes na motocicleta e agora analisar aqui certo então o primeiro passo que eu tenho que fazer ó fazer o teste do gerador de estator certo já foi feito umas emendas aqui estator eu andei visualizando ali ó tem um fio solto lá no conector do retificador certo ainda na hora Daqui parece que é secador não é original dela só que eu vou tirar fora para analisar certo ela tem um fio lá solto lá embaixo ó eu vermelho lá você for que ter alteração lá vamos tirar fora para analisar também certo mas vamos começar aqui no estator certo verificar a resistência EA voltagem e amperagem com a lata de carro para ver se está tudo correto aqui só do correto aqui ele passar parar vou retificador e também na conexão do retificador certo e depois do relé de partida e depois na bateria e depois Caso esteja tudo correto irei verificar na parte de iluminação né Na parte de farol de stops não tem nada direto ou uma peça em curto causando a não gerar corretamente mas o sistema da carga vai molhar primeiro aqui estator edificador ele de partida e bateria Ok vamos lá galera já tirei que a fita isolante doce prometi algo de errado certo aí agora ponta de prova preta do motivo negativo da bateria quando cada vermelha no Positivo da bateria certo e multímetro na escala de 20 vou continuar vamos continuar motocicletas e fazer o teste aqui que tá de voltagem para o a bateria vamos lá e pronto vou tá tá funcionando e a vontade aqui ó tô com 72 a eu vou fazer esse teste tem que o farol está ligado certo a luz alto e agora eu vou acelerar o que já tem erro porque por causa que tinha que tá aqui na médica 12 volts agora eu vou acelerar o certo é E aí eu acelerei ela foi média aí que 13.7 volts certo então não está correto e o mesmo tá correto caso que aqui na lenda tinha que dar 14 e volte sempre acelerando ela não foi aos 14 voos Então quer dizer que tem algo de errado ou não retificador ou no retificador lá ó vai ficar dor pode ser aquele que Olá solto em que alguém pode ser difícil Amarelo na soldo ou mesmo trator então como eu não sei eu tenho que começar por aqui certo aí vamos lá com o amperímetro aqui ó certo máscara de 20 a pé vou colocar nas garras aqui ó agarra aqui no frio Amarelo certo Olha aí a amperagem desse fio 1,6 a pé perto agora no outro fio 5 a pé o Lula 56 em pé e agora no frio e o ciclo Vila 5 âmperes então aqui eu já sei que tem algo de errado certo no estator ou no retificador uma dessas duas peças da com defeito aí agora que eu ia fazer fazer o teste de voltagem de amperagem com a lâmpada no estator certo prefiro a realmente a dúvida mas eu sei que tem um defeito ou no estator ou no retificador Ok pela lógica do teste é no estator pela lógica dessa dos parâmetros Mas vamos certificar com o teste comprei gente ter realmente a certeza Aonde está o defeito certo então vamos lá fazer o teste de voltagem vamos lá você ligar aqui ó Deus desligar E aí E aí o OK agora vamos pegar aqui o multímetro Vamos colocar o motivo na escala de 200 Ponte Alta errado 208 alternados e colocar um de proveta em um dos fios do estator e a polpa vermelha no outro fio do estator que a primeira faz certo aí agora tem que dar uma voltagem aqui ó na lenta e média de 20 a 25 volts na média certo falando 14 15 volts a lenda na estação um excelente perto agora não vai ficar na outra fase a segunda fase aqui e olha agora três Volt e quem já fiz o teste essa certo o teste pensa com essa agora vou fazer o teste essa com essa Olha aí ele até de boa hoje pegou ficou Ok então não tem algo de errado aqui no chá Tou perto por causa de uma das coisas que eu três hoje então fazer o teste com uma lâmpada vamos pegar aqui o aterramento da lâmpada colocar em uma fase certo quando ele postar nessa fase e nessa tem que acender forte Onde está ó entendeu forte OK agora na outra fase ó olha aqui que muda ao Prato certo agora essa fase essa para essa ó também forte ó até mais forte do que o normal certo ó Então realmente eu identifico aqui com esse teste que tem algo de errado aqui no estator certo Tô dando uma amperagem baixa um alicate amperímetro certo como uma lâmpada com a voltagem que alternada tava dando uma das duas fases baixa e com a lâmpada de carro para poder fazer o teste amperagem de consumo elétrico é uma das fases bloqueou essa corrente elétrica né daí eu muita resistência então então realmente eu me identifico aqui que eu estator está com defeito certo então vamos ver se montar aquilo que tá tudo aí fazer o teste visual galera já tirei aqui a tampa do magneto e olha aqui ó e olha aqui ó uma duas bobinas Em Curto certo como são três fases aqui no estator certo o a primeira fase tá o que é segunda-feira a terceira está em curto já tem tempo isso aqui ela não dá os 14 vou hoje na lenta e em uma das fases da uma voltagem de baixa e uma das fases acende fraco lá a a lâmpada de carro e com a pele Nutella dá um, alguma coisa de Ampére certo então o estator está em curto Então vamos fazer a reparação no estator fazer a montagem novamente para poder gente voltar a fazer os testes certo eu já irei trocar essa fiação aqui ó por causa que é que eles estão Queimados vó e esses aqui são amarelos essa cor aqui então a questão queimado certo então tanto já iria trocar por um motivo que estarei o custo certo e agora vou trocar por causa que realmente eles estão Queimados certo então vamos lá para reparação ó galera já fiz a relação estator já montei já tô aqui até ação certo com os conectores queria também fazer as conexões aqui também e o seguinte diria que o retificador fora certa conexão de poder fazer essas Reparações aqui na fiação organizar o recado que tá nela é da lide 110 perto da Honda ele faz a limpeza conector ou que irei fazer os testes reto eu vou fazer a reparação aqui e voltar a funcionar motocicleta para poder fazer novamente aqui o teste do estator certo para gente conferir se realmente está ok certo então vamos lá galera já tirei toda a fita isolante perto e olha aí ó eu acho que tentar aqui é natal outro pescador colocaram mais ou menos assim então vou tirar todas essas Reparações aqui solar o fio corretamente irei colocar vai ficar dor no canto e executar o teste certo vamos lá então galera tirei aqui ó os fios do conector certo fiz a limpeza no conector Ok nos terminais certinho aqui ó toda sujeira e fiz a isolamento aqui dos fios Olha aí OK agora vamos fazer a montagem aqui certo quando é Cala a fazer ligação dos fios alguém de pulso do ckp para a gente funcionar motocicleta para gente fazer o teste Fala galera agora vamos ter parque o terminal certo então iremos pegar o isolante e o terminal podemos colocar primeiro isolante mochila perto colocar pelo isolante a cortar aqui em média desencapa na em média de 10 mm e a gente vira ele [Música] é dessa maneira pela metade OK agora pegamos alicate crimpador pegamos o terminal colocamos nessa posição Depois irei fazer um vídeo mostrando em todos os detalhes como viva nós colocamos aqui certa alinharmos aqui Aí pegamos o fio e colocamos aqui dentro até ele sair e em visualização em que o outro lado pronto aí agora é só apertar apertar Total soltou e destrava aí do local aqui pronto e olha aí ó é perfeita que passam aqui ó gravou a capa e o condutor aí agora só e colocar aqui aí do outro lado certo esse lado aqui ó Sul terminal fêmea coloca para cima para o lado da brava É só colocar aqui ó ó [Música] a procura alinhar ele pronto aí agora e povo terminal até encostar ao final é e pronto chegou ao final e essa fase A travamento aqui ó ó e pronto Quando você puxa ele fala travamento lá para poder terminar ou não sair como conectar um no outro e onde você conectar um dentro do outro está perfeito a conexão agora fazer ó fazer todos os terminais certo vamos lá ó E aí E aí E aí o dólar J feita todas as conexões aqui OK aí que eu não botei as capinhas ainda certo para poder fazer o teste aqui de voltagem certa Depois irei conectar os conectores que vai para o registrador que já fiz a organização aqui do Pescador e secador fica ali ó aquele local Zinho ali certo o aterramento geral coloca aqui para poder fazer o teste e essa ferramenta também fica ali junto com o retificador então vou fazer o teste aqui caso precise substituir o educador já está fora Eu a faço a substiuição certo agora vamos fazer o quê vamos funcionar motocicleta e fazer o teste aqui de voltagem nos fio que sai do estator vamos lá Laura já postei a motocicleta aqui o tinta na escala de 200 cousteau Bernardo ponta de prova preta e um dos fios Amarelo EA vermelha no outro fio amarelo e o pote pote agora essa primeira fase segunda fase de boa noite ok aí agora a última fase certo 20-volt ok então na letra aqui já voltou a voltar as corretas que estava três gols para acelerar o E aí é mentiroso né então agora o estator está perfeito certo e tanto é que nem fazer agora irei reconectar o conector do estator aqui ó certo na instalação elétrica para ir para o retificador né mas antes disso vamos fazer o teste aqui com a lâmpada de carro o aterramento da lâmpada em do seu amarelo e oposto da Lampa no outro fio Amarelo aí atender o corte agora segunda fase também ascendeu forte e agora terceira fase e antes não tava atendendo olha agora acender forte certo então está correto o teste do estator certo tá perfeito agora agora vamos fazer o teste e é do recado você aumentar gerando para bateria Vamos conectar aqui a fiação para instalação elétrica e verificar se vai gerar corretamente para a bateria vamos lá Pronto já está tudo conectado tudo corretinho aqui certo agora vamos funcionar outro fazer o teste de voltagem para bateria está funcionando um beijo para você é contra vermelha motivo não conseguiu da bateria e olha aí a voltagem 14.218 na linha pra galera e aqui o farol ligado certo na luz alta sem fazer o teste com farol ligado já vou tá jovem 14.2 dois certo agora vamos fazer o teste de amperagem perto do time amarelo que antes não tava dando os 5 âmperes na lenta olha aí ó 7 até 8 9 amperes e 19 até Oi tá pé em todos os fios certo Agora sim está perfeito o sistema de carga Então você pegando um sistema de carga Então você pegando o diagrama elétrico do sistema de carga certo e fazendo os testes passo a passo certo vocês viram que no esquema elétrico diagrama elétrico do sistema de carga é o stator retificador e a bateria perto passa aqui pelo fusível Ok então você pegando os parâmetros das peças é envolvidas no sistema de carga você tem como identificar o defeito mais rápido certo analisando os parâmetros das peças né que é o stator retificador bateria o fusível certo você consegue identificar é mais fácil de feito sempre no passo a passo nunca achar que o defeito é o retificador certo e o sistema da moto estator fiação retificador fusível quero reler né e a bateria é isso tem que analisar analisou tudo está correto Ok então só nós ou não está correto vai reparando as peças que não estão com os parâmetros de acordo com o manual Ok então galera defeito da moto somente estator encosto show |