NXR 150 Bros EX 2012 sem Gerar Carga Para Bateria apoio Magnetron e MSBig - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: NXR 150 Bros EX 2012 sem Gerar Carga Para Bateria apoio Magnetron e MSBig (/showthread.php?tid=4562) |
NXR 150 Bros EX 2012 sem Gerar Carga Para Bateria apoio Magnetron e MSBig - Sr.Big - 19-01-2022 E aí galera aqui é uma NXR 150 Bros KS
2012 certo e o que ele disse que tá descarregando bateria certo e outro probleminha com a chave ligada ao apertar aqui ó o frio dianteiro o farol acende observa 1 e quando eu aperto aqui o freio dianteiro Observe aqui ó foi o dianteiro com na oferta ó o farol acende ó certo então vamos analisar esses tempo certo como verificar o sistema quando a moto funciona certo o farol acende normalmente certo mas quando aperta o freio dianteiro não acende a luz traseira certo e enfraquece o farol quando você aperta o freio dianteiro e quando eles são somente ligada ao você apertar o freio dianteiro acende o farol então que tem erro certo e vamos analisar esses dois defeitos como primeiro verificar se está gerando corretamente e depois vamos analisar esse frio acionando aí primeiramente vamos lá para o diagrama elétrico certo do sistema de carga e de iluminação de sinalização dessa motocicleta vamos lá a obra então o sistema de carga da NXR 150 Bros KS 2012 certo como é que funciona começa aqui o sistema bateria negativo bateria Aterrado positivo passa pelo fusível certa é esse o fio vermelho com listra branca aí vai até o retificador para alimentar o retificador certo ele continua esse mesmo fio vermelho com haste Branca vai até o relé difícil de carga esse mesmo fio vermelho com branco vou até ignição Ok quando se liga a ignição faz o grampeamento do fio vermelho com a lista branca para o fio preto com lixo vermelho para alimentar o pós chave né os dispositivos pisca buzina em tá tudo do neutro do stop certo então ao ligar também a ignição certo vai jantar o fio vermelho que vem do retificador com também alimentação positiva por causa que o fio vermelho com branco alimentou o retificador e mandou essa carga certo para o o mesmo sem ligar a ignição automaticamente vem para a ignição esse fio vermelho auley ignição certo jampeiro com fio preto esse fio preto vai lá para a parada do motor guinistop lá você liga alguém Stop certo já peguei o fio preto para o fio preto com azul para alimentar o módulo FM Ok nesse mesmo instante quando o módulo recebe essa alimentação positiva certo ele manda um aterramento pelo fio Amarelo com a lixa Verde certo ó para o relé deixam de carga certo quanto se liga a ignição aqui pelo Rio Vermelho com preto certo essa alimentação o seu Pedro também vem para o relé para arrumar para alimentar com a carga positiva quando o módulo recebe alimentação quando se liga o guiness top aí vem o alimentação negativa certo pelo fio Amarelo polícia verde aí alimenta O negativo e positivo e arma a bobina fazendo com que faça o jumpeamento do fio vermelho com a lei chamar ela para fio vermelho com branco certo para o quando o status de funcionamento certo manda voltar aqui pelo Rio Branco para o retificador relógio jogador jogador retificar e mandar pelo fio vermelho para chamar ela quando a jampeado aqui essa carga passa para o fio vermelho com branco e volta para a bateria certo então dessa forma e nesse mesmo instante com o e tem funcionamento né pelo fio branco vai aqui para retificador esse mesmo instante vai sair um voltagem pelo fio amarelo para acender a luz traseira certa uma da traseira a eliminação no painel e ao mesmo tempo vai para a chave de luz para ligar o farol alto e farol baixo aqui a chavezinha certo fio branco luz baixa azul escuro Luiz alto Ok então é aqui o sistema de carga da NXR Bros Então vamos lá para moto analisar o que está acontecendo vamos lá usar lá a motocicleta vamos lá e e pronto como uma motocicleta também está com o agente acionar 80/20 ao todos os tops dianteiro certo está acendendo a luz do farol certo aqui a luz do farol ó Tá certo então tem algo de errado aqui no sistema como é que funciona o sistema que a bateria começa a bateria aterramento útil da bateria passa pelo fusível e o vermelho com branco vai até ignição Ou liga a ignição passa para o fio preto com vermelho certo aí vai para o fusível de 10 amperes secundário é passo para o fio preto o fio preto vai até o interior dos top dianteiro ao acionar que a cor do shopping dianteiro passa essa corrente elétrica do fio preto para o fio verde com ele chamar ela certo que mesma coisa acontece com o estado do shopping caseiro ao fio preto vem alimentar quando pisa no freio Já Limpei o fio preto para o fio eu vejo com amarelo certo e retorna para cá para poder alimentar aqui com carga positiva como Alan Tu já está com a aterramento então a o pisar nos dá todos top caseiro ou apertar no topo dianteiro ela vai acender a lâmpada aqui só que quando a gente está apertando então todo Shopping dianteiro Ela Tá acendendo a no farol certo ou baixa o alto então Ó aqui é corrente positivo no fio preto certo passa para cá quando aperta o enterro todos os top dianteiro passa a voltagem do fio preto para o fio o verde com amarelo então o esse fio verde com amarelo Está encostando no fio azul ou o fio branco certo um dos dois fios aqui ou quando você aperta o em todo o stop dianteiro esse fio certo vim para cá para lanterna e ele tá jampeando certo ou fio verde com amarelo Desculpe é verde com amarelo para o fio Amarelo Então tá passando essa corrente daqui ó porque por causa que aqui é o positivo preto quando você aperta aqui o Freio passa corrente para cá ele tá vindo e pode aqui na lâmpada certo pode estar em curto e está jampeando o fio verde com amarelo para o fio amarelo e acendendo aqui a luz alta ou abaixo dependendo em qual situação está certo então pode acontecendo aqui um curso na lâmpada caseira é o mesmo também o fio verde com amarelo já piando confio azul escuro ou fio branco Tá certo então isso que a gente vai analisar Então vamos analisar lá na Mooca vamos lá Fala galera já tirei que a tampa lateral e vamos vai ficar aqui a carga bateria ponta de prova preta do meu tio negativo da bateria. Para o vermelha no posto da bateria multímetro na escala de 20 vou continuar Vou ligar a ignição pronto acionou a bomba Ok dois. Um pouco então vamos ver se vai dar partida tô apertando a partida tá arrumando o relé mas não está dando partida e a voltar a Sky para 11.7 ver certo então eu vou retirar essa bateria colocar minha bateria de testes da magnetron certo e botar lá para funcionar para ver se ela vai funcionar corretamente isso mas que verificasse está gerando ou não vamos lá e pronto já coloquei na bandeira de teste da manete com certo ponta de prova preta do meu tio negativo da bateria então vermelho eu não posso tirar bateria voltagem 13.1 volte Ok vou ligar a ignição de ignição acionou a bomba e agora vou dar partida você show de bola tá funcionando já farol está ligado certo vou mudar aqui para dar luz baixa outra na luz altas foram até de LED certo então vamos lá ver se ela vai E aí [Música] E aí a acelerando ela não tá Florindo a tarde CEP não sabe foi da carta que a gente com cinco vou acelerar novamente ó E aí e para conquistar quadriciclo RPM era para ter chegado já os 14 então tem algo bloqueando aqui a carta certo então que queremos fazer primeira coisa a fazer é fazer o teste do estator se tiver correto estator aí passamos para outro item certo então vamos lá Fala galera já desse como é que o fio branco e o fio verde do estator ponta de prova preta do múltiplo no fio verde o e multímetro na escala de 200 ohms certo primeiro teste de resistência certo e comprou vermelha no fio branco tem que dar em média de 0,1 a 1,2 somos certo sempre quando for medir resistência de estator perto na escala de 200 ohms sempre na escala de 200 tá dando um homem então ok resista ok certo seguimos aqui ó os parâmetros aqui diretoras do diagrama elétrico tem que testar a primeira aqui um estator certo vamos lá continuar os testes e e as provas permanece no local e mudamos aqui ó para 200 volt alternado certo a voltagem aqui tem que dar e média de 120 a 140 Vou ligar a ignição e vamos funcionar o das coletas e eu vou chegar lá vamos acelerar o em 135 outro de 128 volto então voltar a gente OK agora vamos retirar o multímetro e fazer o teste com a lâmpada de carro certo aterramento da lâmpada no fio verde e o possível da Lampa no fio branco tem que acender forte certo ó por isso tem que ser uma de carro longo de carro que aqui fosse uma lança de moto já tinha queimado certo que a vontade é de 25 volts Ok então tá perfeito aqui o estatuto vamos desligar para gente reconectar novamente certo e vamos lá para o conector do retificador fazer uma análise tá chegando as voltagens corretamente lá lá no conector do retificador certo então vamos lá galera Ó Oi como é que tá aqui e verificar se o aterramento Está ok no quando é que vai ficar dor se o fio vermelho com listra branca também está chegando a voltagem da bateria certo e está chegando agora a resistência aqui no fio branco lado estator Ok vamos fazer esses testes como seguir aqui ó e a linha teto do diagrama elétrico nós já verificamos a bateria ok certo aí agora fio vermelho quando chegaram também para o secador Então vamos vai ficar no chegando voltage AC certo da bateria e depois vamos lá para ignição está também chegando lá no pré-treino e sal nesse mesmo instante iremos verificar está chegando voltagem pelo vermelho com branco com ele disse conectado Se tem aterramento correto e se a resistência do estator da bobina do estator está também chegando aqui que ele pode estar sendo a voltagem aqui E esse Fi Branco estavam Pedro não tá chegando aqui certo então vamos lá fazer esse teste vamos desconectar e fazer o teste pronto conector duas palavras conectadas certo multímetro na escala de 20 volts continuar ponta de prova do multímetro no aterramento certo a ignição está desligado bom então vamos aqui comprou vermelha no fio vermelho com listra branca aqui ó vermelho com listra branca Então vamos lá ver se tem a voltagem da bateria ó 13.2 vou tchau no fio vermelho com branco Ok então tá ok vamos verificar a continuidade colocamos na escala de diodo certo na escola de continuidade ponta de prova permanece no o aterramento e algum pro vermelha vai no fio verde perto aqui ó Fio Verde ó Então tem que dar continuidade Olha aí deu continuidade certo nesse mesmo instante colocamos o tipo na escala de 200 anos perto iremos colocar novamente no fio verde certo ou no fio verde aqui ó ah e tem que dar uma resistência de 0,1 a 0,3 ohms 0,1 a zero três homens tô dando 0,1 Então tá dentro do padrão o aterramento Está ok já testamos o fio vermelho com listra branca chegou a benção da bateria aterramento também tá OK agora vamos verificar a resistência aqui do fio branco já está na escala de 200 ohms Então vamos verificar no fio branco aqui certo então tem que dar resistência de 0,1 a 1,2 ohms 10.807 então também tá dentro do padrão Ok então está perfeito aqui então vamos reconectar e vamos lá para ignição Fala galera já tirei aqui o farol certo já foi feito aqui umas alterações aqui que foi deputado o período né nessa moto então vamos ver algumas ligações ao frio aqui desse tapado até um fio positivo do pisca do lado esquerdo certo quando você achou no pisca pro lado esquerdo aqui vem corrente elétrica certo nesse momento aqui se pegar um fio de aterramento vai queimar o fusível Ok então sempre tem que isolar aqui existe uma capa dessa aqui então cortaram tiraram e não isolaram então vamos lá vamos fazer o teste aqui no conector certo da ignição está chegando vamos continuar aqui o sistema certo ó o fio vermelho com branco vai até a ignição certo o OK depois passa para fio preto com vermelho só que não vamos seguir essa linha aqui ok no sistema de carga vamos seguir essa linha que é do fio vermelho que vem do retificador o fio vermelho com branco e entra no retificador e vai sair uma voltagem certo no fio vermelho que vem para ignição ao ligar a ignição passa pelo fio preto poder fazer alimentação do módulo certo e do relé Ok quando ele passa por fio preto não é passa para o guiness top e assim alguém acha qual passa por fio preto azul para alimentar com a carga positiva o módulo e aqui no fio ao ligar a ignição passa para o fio preto alimentar o relé defende cá então vamos lá certo então em direção está desligada certo vamos analisar aqui no que eu tô ignição se no fio vermelho Eu não desliguei ela tá chegando a voltagem certo então vamos lá Pronto já desconectei aqui certo aqui ó Tá chegando tudo certinho porque por causa que a moto tá funcionando certo mas eu tenho que mostrar como fazer o teste então multímetro na escala de 20 volte continuo.de para comprar ele já estava no aterramento do motor e a vermelha eu vou colocar aqui no fio vermelho certa ignição está desligada aqui ó no fio vermelho para que o vermelho com branco e o fio vermelho tem que dar voltagem lá da bateria certa e dois. 9 volts ok ok então aqui no fio aqui ó no fio preto com vermelho e no fio preto não tem vontade nenhuma não vai ter voltar Jó porque por causa que a ignição está desligado aqui são os dois fio pós chave certa no fio preto não tem vontade nenhuma certo agora eu vou ligar a ignição ó se liga a ignição aqui ó certo 2.1 volte certo aqui no fio preto com vermelho 2.6 volts nesse fio preto aqui ele cai essa voltagem mesmo por causa que Justamente esse fio preto vai para o guiness top e o Vini Stop certo alimenta o modo sistema de injeção por isso que essa voltagem aí e média de um volte para alimentar o sistema de injeção Ok então está normal aqui do sistema certo então existe o preto aqui quando a gente liga são ele vem para cá para o relé distribuição de carga vamos ver se tá chegando a voltagem aqui justamente o que a gente está querendo descobrir se o relé está Armando e mandando a voltagem mandando a voltagem lá para bateria pelo fio vermelho com listra branca Tá certo então vamos verificar aqui no conector e talvez ele não tá quebrado Aqui não está certo o fio amarelo e convite também não está Então vou desconectar aqui o relé e João de carga e vamos fazer o teste no conector certo Pronto já desconectei aí agora a ignição está ligada perto então aqui no fio preto tem que chegar a voltagem aí de 12 volts Ok ó certo e no fio vermelho com branco tem que chegar a voltagem da bateria no fio vermelho com branco Tá certo 12.9 ver OK agora como a intenção está ligada eu vou colocar o multímetro na escala continuidade certo e no fio Amarelo com a lixa verde Tem que dar continuidade pela aterramento por causa que a ignição está ligada e o modo está mandando esse aterramento para cá Oi ok ok então se eu deixar que o fio algum pro vermelha no fio amarelo com verde ó vai ficar clicando direto quando eu desligar a ignição ó para Vou ligar a ignição Ok então o curso certo de aterramento do módulo tá vindo para o cantor do relé justamente Armando e Champignon do fio vermelho com amarelo para o fio vermelho com branco que esse fio vermelho amarelo vem lá do o pescador ó vermelho com amarelo vai para o pecado religião descarga e manda jampeando aqui ó para o fio vermelho com branco para retornar a carga para bateria certo então vamos reconectar aqui o relé consegue conectar o relé ó ó amor Armando Ok vamos deixar assim bom então ok vamos funcionar motocicletas e ver com a voltar está chegando aqui no fio vermelho com amarelo certo vamos lá missão ligada vamos a partida Ok funcionando e agora vou botar o multímetro na escala aqui 20 volts Certo OK agora vamos colocar no fio vermelho com a lista amarela e o vermelho que me chamar ela ó O treze pontos 5 volts agora vamos acelerar e vai ler e o 13.9 ver ok então tá OK agora vamos verificar no fio vermelho com branco Só que essa voltagem tem que ser 14 volts certo ou no fio vermelho quando está branca ia voltagem 13.8 vou tomar acelerar [Música] há 14 volts OK tá dando a voltagem correta agora vamos ficar lá na bateria vamos Disney tirar aqui vamos levar do multímetro até lá e vamos fazer um teste direto na bateria G1 O treze pontos 5 volts vamos acelerar a eu vou colocar agarra aqui poder conduzir melhor certo Pronto coloquei a garra para conduzir melhor e 13.5 vou já diminuiu a vontade vou acelerar e não tá gerando aqui na bateria certo então eu vou colocar agora a comprar o vermelha aqui no fio aí galera máquina de bom show então vamos aqui tirar comprou vermelha do posto da bateria e colocar aqui ó no conector do relé de partida no fio vermelho com listra branca certo e vamos ver se ela vai gerar E aí o 13.9 volt e aqui no postinho da bateria Vou colocar aqui a agarra ó imposto da bateria não gera um ponto 9 volts ho há 14 horas bom então o relé ou o cabo positivo está não deixando passar corrente elétrica então 11 na área que tem aqui ó olha aí ó buzinava que tem então vamos substituir o relé de partida e voltar a fazer esse mesmo teste vamos lá ó galera se você for substituir peças elétricas motocicletas use sempre da marca magnetron sendo magnetron devemos confiar eu confio nas peças da magnetron certo por causa que você vai fazer o teste se a peça não for de qualidade você pode fazer o teste e o parantos perto da irregular então sempre for fazer o teste com peças Eletro das ela pediu motocicleta faça com as peças da é bom E se for substituir use Peças magnetron nós vamos subir agora o relé certo para gente fazer o teste vamos lá pro galera já substitui o relê para que o relé velho certo ó já substitui o relê agora vamos funcionar a motocicleta novamente e vamos ver vai gerar está 12 volt e ela 14.321 o show de bola só o relê tem feito o certo lembrando o quê é estar sem o farol Então vamos colocar é uma lâmpada certo original colocar aqui no local certo e vamos lá fazer o teste e não pode encostar no plástico ei ei não vai passando o plástico tão planta ligada vamos ver se ela vai geral se aproveitou acelerar um tratorzinho 4.70 hoje o farol ligado e voltagem ok certo novamente a pontocom fez volte Beleza então de feita a moto somente relé de partida de feito outro na verdade aqui é a base do relé essa pecinha aqui ó justamente aonde fica o fusível que ela danifica ela queria Costa certo e para de passar corrente certo do fio vermelho com branco para o positivo da bateria certo agora vamos continuar analisando o nosso Stop lá se ela vai ao acionar o freio dianteiro se ela vai acender a lâmpada vamos ligar a ignição e vamos ver se ela vai acender a lâmpada eu vou apertar aqui o dos top aqui dianteiros e ver se ela acendia não tal ou não acendeu ó ó acionei está segurado EA lâmpada ó ó não acende a lâmpada então onde está o defeito quando a gente acionar vo aqui o interruptor do freio dianteiro e acende a lâmpada no LED certo o LED defeituoso certo então tudo isso acontecia o motivo que o Zé tava defeituoso certo ele estava podemos dizer sem aterramento é próprio com mau aterramento certo então vamos fazer o teste vamos mas isso tudo acontecia por causa que a lâmpada do stop dava aterramento para ele certo para o LED então vamos fazer o teste vamos desconectar aqui vamos pegar o LED perto vamos pegar o LED colocar aqui no canto certo vamos apertar novamente aqui a manete a dianteira certo e Vai acender aí eu vou retirar certo a lâmpada do stop traseiro lá e vocês vão ver que o LED não vai acender mais então vamos lá a fronteira Já coloquei aqui o LED certo o bloco ótico aqui da moto tirei a lâmpada original linha de teste certo e agora ignição ligada e aqui vou apertar o ditador Stop dianteiro só que vamos ver aqui ó que a lâmpada do stop está no canto Ok e essa lâmpada também é paralela sempre procuro colocar peças de qualidade mas motocicleta certo então vamos lá vou apertar aqui o freio dianteiro E observa ali o foco ó ó acionando aqui ó o e acendendo o LED por esse motivo certo a lâmpada acende por motivo do que do stop lá da lanterna traseira por causa que aqui está faltando aterramento certo quando você aperta lá no não tá tudo choque dianteiro venha corrente elétrica aqui pelo fio o vídeo com amarelo certo e jampear com o fio amarelo e o amarelo lá vai para o aterramento do estator certo é aonde acende a lâmpada por causa que lá está faltando Terra Tá certo então vamos retirar aqui ó a lâmpada e vamos apertar novamente aqui ó e vamos ver se vai entender aí galera não acende ó o defeito aqui é que está faltando aterramento do Led certo está incorreto mas ele que está incorreto o LED está incorreto certo ele está em curto ele está defeituoso perto vocês viram que eu tirei a planta e perdeu o acionamento aciono e a lâmpada não acende mais ó ó vou colocar novamente olé a lâmpada e aqui ó eu coloquei e vou acionar aqui o frio de novo ó e olha aí tá certo agora vou retirar aqui eu vou colocar a lâmpada original em Ok e vou acionar a manete de freio ó a lâmpada não acendeu e é lanterna lá acender ó Ok então a semana que o freio dianteiro e não acende a lâmpada então o defeito está no leite certo então sempre procure colocar peças de qualidade e não procurem modificar o sistema da motocicleta certo procure não fazer essas alterações que isso prejudica todo o sistema elétrico então defeito da moto [Música] o relé de partida certo e LED do Farol defeituoso Então é isso galera sempre procure certo analisar o sistema é o defeito pelo sistema elétrico da motocicleta certo que você fazendo pelo sistema elétrico conseguimos identificar o defeito mais rápido e o defeito correto da motocicleta sem condenar peças certo e sem fazer com que o cliente gasta dinheiro à toa e sem dor de cabeça então você tendo os parâmetros corretos de como fazer os testes certo e tendo peça de qualidade para substituir para executar os testes conseguimos certo você consegue identificar o defeito e da motocicleta Ok então vamos estudar galera que os estudos fortalece o nosso conhecimento sempre procure certo estudar uso Norte serviço perto para você ter acesso aos manuais de serviço é só você ter acesso ao site MS Big lá você vai ter acesso a diversos manuais de serviço é só fazer a doação certo e ter acesso a diversas nós serviço então de vida Moto G de partida e Led defeituoso show |