Troca do Chicote Elétrico da CG150 Titan EX 2006/07 faça o Diagnóstico Antes da Troca - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Troca do Chicote Elétrico da CG150 Titan EX 2006/07 faça o Diagnóstico Antes da Troca (/showthread.php?tid=4563) |
Troca do Chicote Elétrico da CG150 Titan EX 2006/07 faça o Diagnóstico Antes da Troca - Sr.Big - 19-01-2022 E aí galera aqui é uma Cg 150 Titan KS
2006/2007 e o seguinte um colega nosso que você aqui ó o chicote elétrico sétima chave de luz comutador do Farol para fazer a substituição e galera sempre quando for substituir peças elétricas o moto coloque da marca magnetron certo sendo magnético deve vemos confiar eu confio nas peças da magnetrol certo então o seguinte qual os cuidados que a gente devemos ter na substituição certo do chicote elétrico certo colocar ele correto na posição correta de encaixe certo bem encaixado e na passagem correta do e vai instalação elétrica fazer bem a conexão nos conectores certo e outro detalhe sempre não você for fazer a substituição do chicote naquela motocicletas tem que analisar como está a situação de funcionamento da moto certo e dinamização da moto como o a na partida o pisca está funcionando a buzina se Tá acendendo um Stop dianteiro traseiro certo farol alto ou baixo meia luz tudo tem que vai ficar tudo para você fazer anotações certo e depois passar para o seu cliente Como estava a situação e quando você colocar o chicote elétrico certo e fazer essas Reparações que o dono da moto pode estar achando que o defeito seja no chicote elétrico e o defeito pode estar em outro dispositivo como o relé de partida o motor de partida o relê do pisca seta o fusível um exemplo certo no retificador caso entre gerando a lâmpada não Tá acendendo pode ser o soquete do das brasileira pode ser um mau contato na ignição certo então sempre tem que analisar para você não vir certo levar a culpa por uma coisa que o defeito não foi na colocação do chicote elétrico certo e sim que já estava com defeito em outros dispositivos da motocicleta exemplo você vai colocar o chicote elétrico certo e a moto não tá dando partida o defeito pode estar no relé de partida certo no motor de partida ou no interruptor de partida Ok e o cliente pode estar achando que o defeito seja e no chicote elétrico por isso que ele tá querendo você querendo trocar ou por algum mecânico certo falou para ele que o defeito estava no Tá certo então você tem que analisar sempre esses detalhes ok então vamos verificar que está sendo farol vamo funcionar ela perto então vamos lá vamos ligar que a ignição o Deus está sendo vou ligar para tirar a primeira marcha apagou nem outro desgastei segunda marcha o que dizem gastei pronto então tá sendo neutro certo agora eu gosto daqui o pisca ali certo não tá piscando tá apagando aqui o Nescau certo mas aqui ou não acende certo e tal pisca do lado direito não Tá acendendo Tá acendendo mais não Tá acendendo jeito nenhum Ok e aqui a traseiro tá acesa ela tá traseira direto oi ou é um tempo todo o stop traseiro que está direto ou o dianteiro que pode tá direto vou apertar aqui quando eu aperto aqui ela faz aumentar lá ó o brilho certo então pode estar em curto a lanterna caseira ou mesmo chicote elétrico certo e ela fica oscilando aqui a planta e o que estacionado Então vamos botar para o outro lado lado esquerdo não tá piscando e a mesma coisa tá oscilando aqui então realmente deve ter um curto no chicote elétrico ah e também aqui não acende ó certo não tá sendo dentro então vamos funcionar a motocicleta não da partida e o ok esse barulho certo é do motor de partida certo deve tá gasto induzido do motor de partida ou aqui na na base de certo ou dentro do motor de partida na base onde ficam induzir ok aqui o farol está acendendo vamos acionar aqui dos alta dos baixa desligar aqui o farol não tá desligando já está direto certo não desliga o farol para mim ver aqui a minha luz no painel é a nos está acendendo dá uma colher de assunto azul e também Tá acendendo certo é a placa fabricar atendendo Aí ó certo ok ver buzina buzina certo Então nesse nesses análise também tem que transar está no carro com a bateria certo então vamos analisar aqui o meu multímetro ele deu problema então eu vou pegar aqui o meu reserva certo sempre tem que temos que ter dois ou três muting tu pensa que está funcionando perfeitamente Então vamos colocar aqui na escala de 20 vou continuar certo agarra sem a preta aqui no negativo da bateria Oi e a positiva no Positivo da bateria e vamos ver que pronto a voltagem da bateria 12.6 outro vamos dar a partida novamente nós vamos plantar gerando agora também é E aí e não tá gerando para bateria certo não tá gerando o defeito né dessas causas junto tá piscando tá gerando se for o chicote elétrico Ok vai resolver o problema mas caso o defeito esteja no estator no retificador no relé de partida ou mesmo na bateria ou em uma ferramento certo ao colocar o chicote não vai resolver alguns problemas por isso que tem que ter esse analise antes de colocar o chicote elétrico sempre tem que fazer esse análise e faz anotações para ter os dados certo como estava antes de você executar os seus serviços a sua troca do chicote elétrico muita atenção sempre quando for analisar e esses esses parâmetros aí do troca do chicote elétrico Tá certo que às vezes em vez de você ganhar o dinheiro e você vai é ter uma dor de cabeça Ok então vamos retirar aqui o assento o tanque ali o farol a gente fazer o análise visual teto EA substituição do chicote elétrico vamos lá a programar já retirei aqui tanque banco certo o retificador está aqui por motivo que era para aqui uma garupa certo que é o relé tá certa bom então vamos começar a retirar que o chicote tiver eu já soltei aqui a frente a Sofia aqui a caixa do Farol Ah eu vou retirar tudo que tá querendo o primeiro para retirar ou tem que Desconectar todos os conectores depois que eu desconectar vou verificar a conexão do conector do painel certo lembra cá vai ficar todos os pinos do conector estou indo inteiro se não estão falando com sujeiras certo tudo que eu desço conectado tem que analisar ok e aqui no conector da bobina de ignição verificar o terminal que tá vindo tava ignição certo como Chico acho que iremos trocar não vamos preocupar com chicote elétrico que o aterramento conectado Se daí analisar também aqui no com o negócio do CD diretamente do CDI como é que ele está certo aqui os pinos do retificador se realmente tá OK depois colocar o chicote tivesse queremos voltar a fazer o teste de voltagem certo aqui também do boneco do até traseira verificar Ok então para a gente começar a iremos retirar aqui o polo negativo da bateria e tirar e depois retirar o pólo oposto da bateria pronta aí começamos retirar tudo o chicote elétrico certo e pronto já retirei aqui O negativo daria e o positivo falta agora é só de se conectar certo e tirando ele do local ok nós vamos retirar local e depois só de se conectando aqui parafusando retirando do local certo acha que o amortecedor e retirar a fiação tirar essas parafusos aqui e de se conectar vamos lá para retirar todo o chicote elétrico Fala galera já retirei Praticamente todo chicote é só desconectar aqui ó a fiação dos piscas mas o restante já tá desconectada certo já retirei aqui já tirei o conector do CDI a Wolverine são a gente devo de ignição para a gente fazer limpeza aqui ó fazer lixamento aqui para poder fazer o contato aterramento correto fazer a limpeza que nos conectores certo e o seguinte galera olha aqui o susto que eu tomei quando eu vi isso aqui ó um fusível de 40 amperes e E olha que é Fala galera agora 40 amperes e eu nunca iria queimar e se fusível aqui certo então se desce um curto Eletric na menstruação certo o fusível e assegurar essa corrente elétrica não iria queimar iria pegar fogo o fio aqui no chicote elétrico então nunca nunca façam isso coloca um fusível certo acima do permitido certo que é 15 ou 20 amperes dependendo do modelo da motocicleta então nunca Faça isso então aqui já iremos trocar esse fusível certo vamos fazer uma limpeza aqui no conector do relé de partida e ao trabalho que tá dando para sair Vamos retirar ele ok então nunca façam isso tá tudo praticamente fora só tá aqui certo então vamos retirar Total ele pra galera depois de retirar aqui o chicote elétrico da uma limpeza aqui Passe ao certo onde vai passar aqui o chicote elétrico Tá certo dá uma limpeza que parcial Ok e vamos começar a colocar o chicote novo certo esse tempo todo aqui do stop traseiro tá com terminar o quebrado Então vamos substituir ele certo se ele tiver funcionando corretamente Lá a gente pode até colocar um terminalzinho aqui novo colocar um pedaço de fio é fazer uma reparação nele e colocar um terminal novo caso eu vou desmontar ele e caso ele esteja perfeitamente lá no contato dentro certo aonde faz o contato do fio preto para o fio verde com amarelo a iremos fazer uma reparação aqui caso ele esteja com defeito la teja já um pouco de desgaste iremos substituir esse interruptor Ok então vamos começar a colocar o chicote elétrico a fronteira Já coloquei aqui praticamente o chicote já certo ó e para frente já fiz o lixamento tem que dar bobina ignição aterramento possuir algo de ignição Preto Amarelo conectar aqui do CDI na casa de certinho já que atrás já tá passando pelo local certo essa parte aqui vai ficar assim ó aqui nessa base entrar nessa cavidade aqui assim ó certo que é o retificador e lê e do pisca magnética um vão ver se tá funcionando você quando for colocar retificador ou chicote elétrico vai ficar Pinhais Jô começa a criar 150 o verde fica em cima do lado esquerdo certo se esse vermelho comprar uma cor vermelho tivesse aqui em cima certo o chicote tá errado pelo ano da motocicleta certo então sempre observar a imagem do retificador e o modelo da moto que está sendo instalada o chicote elétrico e também vai ficar dor Ok sempre atento nesse detalhe quer gastar conectado já tudo certinho OK e aqui na frente vamos colocar a carcaça do Farol quer trocar a fiação toda para dentro Colocar no canto e fazer as conexões a parte interna da caixa do Farol vamos lá ó galera já está toda a fiação conectada aqui certo do lado de cá você coloca o chicote elétrico principal do lado de cá os dispositivos né Chave de luz ou as quatro do painel dos piscas certo tudo conectado que a só que a gente do Farol chá o tratorzinho do da buzina conectado ok aqui eu vou conectar aqui no guidão só que aqui Tá certo não pode cortar esse pepino aqui ó certo para facilitar o a montagem certo tem que fazer um furo aqui ó quando o guidão não é original tem que fazer um furo para poder quando você for colocar no canto certo aqui ele ficar firme no canto para você não apertar esse parafuso ser tá apertado demais e danificar a rosca certo então sempre tem que fazer o furo aqui e coloca o pino até o pino guia certo nunca corte esse pepino aqui OK aí tá tudo montado certinho já fusível de 15 anos é certo só fazer a conexão lá agora Ok irei passar para o cliente para trocar esse cabo aqui positivo que ele tá curto certo algumas conectores já conectado isso aqui é da boia tanque só que é do autor do stop traseiro iremos ver como é que a gente vai pode colocar ele ou não e já está cansado certinho obrigado irei analisar que o se tem as lâmpada dos piscas por causa que aparentemente eles são novos os piscas então irei analisar se as vamos Estão no local certo então vamos lá eu vou nós as lâmpadas tá no local dos piscas e reconectar Aqui irei colocar o aterramento eu poder a gente fazer o teste em na motocicleta a brasileira Já coloquei aqui aterramento já fiz a conexão aqui do Quando é que o relé de partida já analisei os piscas aqui estão com as lâmpadas certo agora vamos ligar a ignição a ignição ligada josenilton acesa vou passar aqui a marcha desligou no eu coloquei e aqui ó já está aceso direto certo então é fizeram uma ligação direta aqui para o pós chave com essa lâmpada certo irei perguntar o cliente se ele vai deixar assim mesmo certo essa ligação tá feita nesse chicote ali ó Observe que a o chicote já tá com fita isolante não tem mais a capa então foi feita a ligação ali naquele chicote então irei perguntar se ele vai querer deixar dessa maneira ou colocar original certo ali o stop traseiro não acende mais perto só vai acender quando eu apertar o freio certo vamos lá para você vai vou apertar o frio trazer o dianteira ó tô apertando a manete e Tá acendendo Ok só e agora está correto e antes estava aceso direto quando você ligava ignição então agora os piscas vamos acionar que eu pisca pro lado esquerdo Ok ó e agora para o lado direito Olha aí ok lá atrás também ó então ok a buzina também está funcionando perfeitamente certo agora eu vou colocar o tanque funcionar e ver se ela vai gerar Ok Isso também se vai acender o farol também Ok vamos lá galera já coloquei aqui o tanque acho que eu liguei aqui a mangueira do combustível já coloquei um multímetro aqui quando provar preta no negativo da bateria foi um problema Milene positivo multi naquela de 20 volts continuar e agora vamos dar partida na motocicleta vamos ligar a ignição certo e vamos dar partida ei ei hora vamos passar gerando corretamente o E aí E aí E aí E aí há 14 volts certo ficam gerando perfeitamente então defeito adiantava funcionando diversas coisas era somente o chicote elétrico certo É mas eu fiz algumas limpezas nas conexões certo mas provavelmente o defeito estava na fiação Ok sem fazer esse teste com farol ligado ó farol alto ligado agora para baixo Ok alto baixo então moto está funcionando perfeitamente agora está tudo correto no sistema da moto certo então é isso galera sempre quando for substituir o chicote elétrico tem que analisar esses passos a passo certo identificar o que não tá funcionando para caso venha não funcionar certo você é passar para o cliente como estava e antes de você fazer o serviço certo nessa aqui estava tudo sem funcionar mas ao colocar o chicote elétrico já voltou a funcionar tudo corretamente então defeito da moto certo de não estar funcionando corretamente era somente o chicote elétrico Ok show E aí |