NXR 150 Bros Esd 2008 Dá Partida em Marcha sem Segurar Manete de Embreagem nunca Faça - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: NXR 150 Bros Esd 2008 Dá Partida em Marcha sem Segurar Manete de Embreagem nunca Faça (/showthread.php?tid=4564) |
NXR 150 Bros Esd 2008 Dá Partida em Marcha sem Segurar Manete de Embreagem nunca Faça - Sr.Big - 19-01-2022 E aí galera aqui é uma NXR 150 Bros ESD
2008 que está crescendo nessa moto aqui ela tá dando partida certo na moto mesmo com a marcha engatada certo a marcha engatada aqui ó sem segurar a manete de embreagem sem segurar ela da partida porque por causa que colocar esse frio aqui ó do Fio Verde com a lixa vermelha certo aqui é o aterramento do relé de partida certo que quando você desengata macho coloca no neutro que vem um aterramento para cá certo para dar partida de volta ó e vai alimentar o relé com aterramento e quando você apertar o botão de partida e vem pelo rio Amarelo com vermelho ver a carga positiva né E vai arrumar o relé vai jampear oposto da bateria para o cabo postinho do motor de partida perto quando está em marcha certa em marcha engatada marcha ao você segurar a manete em breve aqui quais a junção aqui do Fio Verde com a deixa vermelha certo para o Terra OK aí é aonde vai dar partida na moto somente quando a moto está engatada certo em marcha algo se inscreve aí acontece isso quando você passa marcha e não segura a manete de gás ela não pode dar partida ser tá dando partida aqui porque por causa que tem esse frio aqui então Ó tá engatando a marcha certo vou ligar que ignição ó não tá no mesmo vou botar um nem ó ó tá bom Nildo e agora vou engatar macho que vai apagar e quando eu apertar aqui não pode dar partida mas vai dar partida porque por causa que tem esse fio aqui ou Observe ó não estou segurando embreagem ó certo e vou dar partida ó Observe que deu partida Então isso é que eu moro de segurança certo não pode colocar esse fio assim porque vamos porque a pessoa esteja aqui em cima da moto certo ignição tá ligada alguém chega e aperte aqui não tá segurando a embreagem por causa que tá ligado direto aí a moto vai funcionar e vai para frente certo e vai casar um acidente então eu vou retirar esse fio aqui certo vou retirar ele aqui ó eu tirei ele já observa agora ignição tá ligado e não vai dar partida mais ó Tá certo só pode dar partida quando eu vou colocar aqui ó segurar embreagem coloquei embreagem aqui segurando embreagem Agora sim ó olha aí certo aí sim está correto mas se eu só tô aqui embreagem certo ela não da partida não da partida mas se eu colocar no neutro coloquei no neutro acendendo a luzinha aqui de cantar no Nilton e ela tem que dar partida pelo mês não tá dando partida Observe que está no neutro e aperta aqui ó e não da partida então quer dizer o que que esse fio o Verde com vermelho está rompido certo ou o fio verde claro quando eu vermelha do neutro só que como eu seguro a embreagem certo segura embreagem aqui e ela da partida Então esse fio vermelho verde quando tiver com ele não está rompido então defeito vai estar no interruptor do neutro aqui certo ou fio Vampiro daqui até chegar no diodo aqui na e ele fala um tratamento é pelo diodo para o fio verde quando eu vermelha certo então vamos seguir esse ponto aí Tá ok vamos fazer o teste aqui do conector para cá certo ao engatar a marcha você vai dar continuidade do terra para esse conector e depois vamos verificar a quantidade de se fio até chegar aqui no diodo do neutro certo então vamos lá e vamos analisar agora lá no diagrama elétrico para gente conhecer como é que funciona o sistema vamos lá a obra que é um sistema de partida certo da NXR 150 Bros 2008 como é que funciona o sistema aqui perto aqui é o seguinte ó bateria Ligar aterramento e o positivo para o relé de partida OK aí aqui quando você coloca no neutro perto aqui é o motor ao você colocar é desengatar a marcha colocar no neutro vai fazer o contato um com outro aqui e como aqui aterramento e vai mandar um aterramento certo para o fio verde claro com a gente vermelha ele vai passa pelo diodo certo que vai lá para aí vai com aterramento ó para a bobina do relé de partida Ok então já tem aterramento aqui na bobina do relé certo aí o fio positivo da bateria vem para o relé certo e pelo fuzil de 15 Abel poder principal e vai pelo que eu vermelho até ignição quando você liga a ignição faça do que o vermelho para o fio preto certo aí nesse fio preto és vai para a chave de partida ou botão de partida e a você apertar o botão de partida passa do fio preto para o fio Amarelo com a lixa vermelha certo quando você aperta no Partida com essa voltagem para carro para o fio Amarelo com a gente vermelha aí vem ó lá para o relé de partida Como já tem aterramento aqui pelo Fio Verde com vermelho certo vestido vermelho que passou do que o verde claro vermelho que é o Nildo Mas já tem aterramento aqui ao você apertar o botão né vai gerar um campo magnético aqui casa do imã dentro e vai jampear os dois polos do relé de partida como aqui ó tem carga positiva que vem da bateria ao você bom então vai jampear esse terminal com esse que aqueles 2 parafusinhos do relé aí essa carga passa daqui e vem para o motor de partida vai para o posto de motor de partida ficou muito parte de gestão até errado aqui ó na carcaça do motor aí vai girar o motor de partida e vai dar partida certo e esse aqui muita flor de embreagem É para quando a moto está engatada Aí você segura o estator de embreagem certo ou aterramento aqui aí vem aterramento é pa estator de embreagem Aí passo para o fio preto alguns esse colar embreagem passa para outro fio preto certo e automaticamente passa ó para o fio verde com a lista vermelha que vai lá para o relé de partida certo que ao você engata a marcha perde o aterramento aqui ó passou a mais tirou do neutro perde aterramento Então não vai chegar aterramento no reler quando você segura tampa de embreagem ou aterramento ao você estiver tocando Embreagens ao aterramento vai passa e vai botar uma carga um aterramento aqui no rele como você vai pra cá botão de partida pelo fio Amarelo vermelha aí vai arrumar o relê da partida Ok então vamos fazer o teste lá na moto porque não tá dando partida vamos lá o Olá qual o primeiro teste a fazer né já viu lá como é que funciona o sistema de partida Então vamos lá então eu vou fazer o teste aqui do interruptor até para o fio aqui ó do neutro bloquear todo o final vai sentar rompido aqui vou colocar a comprou a preta do motivo no aterramento EA vermelha certo aqui no finalzinho do interruptor do neutro certo eu vou engatar marcha Vou colocar aqui ó a comprar vermelha perto no fio do neolítico certo que vende lado interruptor até aqui para encaixar na instalação elétrica certo então vamos fazer o teste em que em continuidade na escala de diodo não é ruim continuidade Ok então quando eu ainda botar no meu por aqui aqui vai ter café 000 certo vai ter que dar esses números 000 aqui no máximo que pode dar é 001 ou 003 certo no máximo Então vamos lá vou botar no neutro e vamos ver Ah mas está com alguma sujeira no interruptor do neutro certo por causa que e olha aí ó desatando engatando e tá tendo uma resistência aí certo ou então quer dizer que deve ter alguma sujeira que não tecla do meu filho Tá certo ó tô tentando ter só daqui ó somente nesse fio do neutro aqui olha interruptor bom então tem uma sujeira aqui no interruptor vou mexer aqui um pouco e ela tá tendo uma resistência Observe aquela vai aumentando baixa aumenta baixa Olha aí certo o que que eu vou fazer vou tirar aqui a tampa do Pião e tirar o tá tudo neutro e fazer uma limpeza nele certo para poder ele dá realmente quantidade corretamente certo vamos lá para fazer essa limpeza e depois a gente continua os testes e pronto tá aqui a tudo neutro certo ó Então vou tirar aqui fazendo limpeza no contato dele Fala galera aquele ali de autor olha ali ó é aquele pneuzinho ali ó é o que dá o contato do neutro quando a gente desengatada marcha aquele pneuzinho ali ó encosta aqui ó Nessa chapinha aqui ó shopping aqui é esse mesmo fio aqui ó Observe aqui ó no outro lado ó e olha aqui ó se o verde roxo vermelho certo esse interruptor de neutro ele não é mais original certo a cor do fio aqui correto é verde claro com lixa vermelha certo mas isso não vai mudar nada no teste então vamos fazer o teste aqui ó e colocar aqui a prova preta na extremidade do fio e a vermelha colocar aqui ó e no contato Oi e aí o meu time só 1000 vou tirar aqui ó tirei e ali ó certo então o interruptor Está ok ó certo ok então vou somente lixar aqui ó ele vai poder fazer um melhor contato lá no pino Então faz o contato do pneuzinho lá colocar uma das garras no aterramento aqui do motor certo e a vermelha lá no pino 1 e aqui ó e olha ali ó ó 1001 um certo então o pino também está OK com contato com aterramento do motor vamos deixar aqui e montar e repetir o teste galera já lixei aqui ó certo ó tem um contato a escola ficou bem perfeito certo então vamos mudar lá no carro agora já montei ali certo apoio para o vermelho está aqui no fio e a preta está aqui no aterramento certo e agora quem tá no negro e 0,04 aí ó certo então tá tendo uma pequena resistência certo como esse motivo daqui não é de uma precisão correta então está certo que antes não tava dando é a continuidade podemos dizer assim certo agora uma pequena resistência e tá dentro do padrão por motivo da uma das pontas de prova tendo Moutinho e o motivo não de boa qualidade Ok então vamos lá continuar o teste certo é queremos fazer iremos conectar aqui novamente o fio e ver se ela vai dar partida se não der partir daí iremos continuar a fazer o teste nesse fio até chegar lá no diodo de embreagem de do neutro e voltando para cá vamos lá galera já está conectado aqui ignição já está ligada está no neutro certo e um da partida ó apertar ou não acontece nada certo então o defeito Não era só sujeira que não tentou do neutro certo então vamos seguir o fio aqui ó verde claro certo verde claro que a gente vermelha até chegar no diodo de embreagem que fica aqui atrás certo Vê se ele tá inteiro e você tá passando para o fio vez conte vermelha lá no diodo e vamos lá para vocês entenderem aqui ó o fio verde quando tinha vermelha a garrafinha está aqui ó no que o verde pode ser vermelha EA outra garra tanto faz o a preta aqui ou a vermelha aqui vai dar o mesmo resultado no motor aqui ó e tá na escala de continuidade nas casas de ouro certo e tá no neutro ó e não dá a resistência do diodo certo ou vice-versa só certo era para dar uma resistência aqui e do diodo Oi ó não dá ok então realmente esse fio verde com essa vermelha certo está rompido em algum canto Ok então vamos lá descobrir onde ele está contido em Oi Carla já tirei aqui a carenagem traseira certo e olha aqui ó os fios aqui ó se rompendo um já está rompido vamos ver a cor desse olha aí ó o verde claro com a lixa vermelha e outro aqui ó o outro vídeo o azul claro tá tudo se já rompendo aqui que não estava isolado corretamente e tava fazendo isso com esse movimento certo não estava bem encaixado corretamente e ficava se movimentando aqui e rompeu o fio justamente o fio do neutro que vende aqui ó ó e ele também é esse fio aqui ó e olha aí o verde claro com deixa vermelha ele vem aí vem aqui para o diodo do neutro as lá pronto aqui olha aí ó e ele vem para Carla para o diodo do neutro certo passa pelo diodo e vai para o fio verde escuro quando eu vermelha que vem para o relé de partida ó certo então vamos fazer essa reparação desse fio fazer isolamento certo corretamente aqui fazer uma emenda já nesse outro fio também verificar o outro então se rompendo e fazer reparação vamos lá galera já fez a reparação no fio perto dos olhos outros fios e coloquei uma fita isolante segurando a capa de proteção ao chicote elétrico quando precisa fazer uma reparação tira a fita isolante aqui da capa aí coloca novamente certo essa fiz o lanche para ela não ficar movimentando certo então Observe agora já está no neutro certo e vamos dar partida Observe Olha aí galera o ok está no negro Agora sim da partida elétrica certo então por motivo do Fio Verde com a lixa verde claro antes vermelho está rompido aqui no conector antes chegar no de outro de viagem ela não passava aterramento certo ao aterramento do motor não passar para esse fio vim até o dia de embreagem passar para o fio verde escuro quando essa vermelha e chegaria aqui para aterrar o relé de partida só acontecia isso aterramento quando a gente segurava o interruptor de embreagem quando a gente do cabo da embreagem esse fio verde escuro quando chover Mira ele faz aterramento com quadro certo com o aterramento geral da moto aí vem aterramento para cá certo ela tanto no neutro come masha auxiliar embreagem ela pegaria mais somente no neutro certo ela não pegaria por gastar eu Verde e claro quantos vermelho está rompido antes chegar no dia de embreagem Ok então aí galera sempre a gente fazer um teste passo a passo a gente consegue identificar o Real defeito da moto e não colocar Aquele fio daqui para cá por causa que ali é um perigo caso a pessoa esteja em cima da moto com a ignição ligada vir alguém apertar o botão de partida mesmo sem querer a moto vai funcionar e vai para frente certo então sempre quando for fazer um buscar um desse aqui na moto temos que ter o diagrama elétrico eu poder saber onde começar os testes né a gente Verifica o diagnóstico como está e começa a fazer os testes em cima do diagrama elétrico Ok então é isso galera sempre quando for fazer e os testes no em um defeito de uma moto sempre seguir passo a passo que é fica mais fácil e mais rápido de encontrar o defeito show |