CG125 Não desliga ao desligar a Ignição, Passo a Passo apoio MSBig - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: CG125 Não desliga ao desligar a Ignição, Passo a Passo apoio MSBig (/showthread.php?tid=4569) |
CG125 Não desliga ao desligar a Ignição, Passo a Passo apoio MSBig - Sr.Big - 19-01-2022 E aí galera aqui é uma CG 125 é 1986
certo só que o esquema elétrico dela já foi modificado certo para o sistema de CDI perto então se chama aqui era platinado e agora SDI certo foi mudado para o sistema da today certo então vamos analisar o que aqui o cliente falou que ele substitui o chicote elétrico certo foi surgindo de corte elétrico só que depois de uns 2 dias a moto parou de que de desligar a moto funciona só que quando desliga a ignição a moto continua funcionando certo o primeiro caso é o seguinte ó foi colocado chicote elétrico só que foi colocado errado a festa foi colocar aqui por baixo por baixo da coluna de direção da mesa inferior ele aqui por cima perto e a outra coisa a fiação está fora não pode ficar fora que a criação tem que ficar tudo dentro do farol da caixa do farol aqui então ele também analisar que a sairemos reparar esse detalhe Então o que pode ter acontecido aqui certo pode ter rompido o fio preto com listra branca ou aterramento que vai lá para ignição Ok então provavelmente foi isso por motivo daqui ó está sendo forçada Quando giro guidão para o lado direito aí que Fortaleza então aqui pode ter sido quebrado o frio ou mesmo tá desligado ali dentro o fio preto com listra branca certo ou fio verde que vai para ignição ele é muito analisar esses passo a passo certo vamos fazer essas verificações agora eu vou mostrar para vocês o diabo o médico do sistema de ignição dessa moto que faz cortar a corrente do CDI ao você desligar a ignição vamos lá e o Antes de eu começar a desmontar certo irei funcionar moto e mostrar para vocês que ela não está desligando ela funciona só que não desliga certo vou funcionar aqui a moto Pronto já está funcionando certo demissão tá ligado e agora vou desligar a ignição desligada a ignição ó Obrigada desligada e a moto não desliga perto disso é o tecido uma completa até dó ignição ligada e desligada e não desliga mão perto então vamos lá para verificações aqui é o esquema elétrico hei de ignição certo diagrama elétrico do sistema de ignição da CG 125 today como o esquema o chicote elétrico já não é mais do modelo original da motocicleta pelo ano dela certo então vamos lá e aqui olha a bobina de força que a mesma coisa de bobina de Campo Grande excitação e bobina de faísca a mesma coisa mesmo nome diferente mais a função aqui é a mesma certo e aqui é bobina de pulso certo então vamos lá quando você dar partida na moto certo aí a bobina de força vai vai carregar o capacitor interno se daí e a bobina de pulso vai descarregar capacitor para a bobina de ignição Então vamos lá ó sai aqui o fio preto e quando eu vermelha da bobina de força certo para o CDI e na bobina de faísca da bobina de pulso só o fio azul quando chamar ela certo para você daí também e aqui no cd e vai existir o aterramento certo e também o fio preto com a lista amarela que vai lá para bobina de ignição certo na rua ignição já vai existir o aterramento ok bom e no CDI vai existir o fio preto com listra branca que vai lá para ignição na ignição vai ter o fio verde certo é como é que vai funcionar aqui quando você liga a ignição ele acontece isso ele perde o grampeamento do fio preto com branco para o fio verde e ele perde não dá continuidade é aonde vai funcionar motocicleta certo aonde não vai cortar corrente certo quando a moto está em funcionamento pelo fio preto com listra branca certo é para ignição aí você desliga dimensão e o fio preto com listra branca certo é jampeado confio verde aonde vai desligar Moto ok É como se esse fio preto com vermelho saísse aqui ó não fui preto com branco e fosse para aterramento Então corta corrente da a corrente do sistema elétrico do CDI certo então vamos analisar lá na motocicleta Justamente esse sistema aqui ó do corta corrente que é o fio preto com listra branca Vamos almoçar esse fio aqui até a ignição EA nós esse fio de aterramento está chegando até a ignição certo Por isso que ela está funcionando e não está desligando quando a gente desliga missão vocês viram que ela não desliga então esse fio pode estar rompido ou esse também então vamos lá para motocicleta analisar e pronto já viram lá o diagrama elétrico Ok então vamos tirar aqui a carenagem o acento né o banco o tanque podered visualizar como foi colocado esse chicote elétrico você tem alguém se realmente está colocado corretamente nessa parte de cá que aqui já Vimos que está errado certo devemos ir aqui a caixa do farol por completo iremos fazer tudo essa reparação aqui certo e organizar tudo certo vamos lá Fala galera já tirei tudo aqui certo e olha aqui galera Ó ó o magner galera Tá certo chicote elétrico da magnetron certo então quando for colocar chicote elétrico certo peças elétricas procure colocar da marca magnetron sendo magnetron devemos confiar eu confio nas peças da Magnetic ao show então vamos lá ó foi colocado aqui esse sistema elétrico da today certo aqui o CDI ó certo essa moto aqui pelo ano é era platinado Ok então Observe aqui ó o fio preto com listra branca e justiça que o corta corrente então ele tá ligado aqui então vamos analisar ele aqui ó no chicote elétrico certo até lá na frente já tirei aqui o e a caixa do Farol o fio preto com mecha Branca está aqui ó conectado o fio verde também está conectado então que queremos fazer nesse primeiro teste certo sem desmontar ainda que o que foi feito certo devo fazer o teste continuidade daqui para cá para esse fio aqui ó fio preto com listra branca vamos ver se conectar aqui certo e se conectar aqui de se conectar aqui e pegar o multímetro colocar na escala de continuidade certo e fazer o teste daqui para cá com os conectores de se conectado certo primeiro teste é esse que elas não dei continuidade esse frio está rompido aqui e provavelmente aqui por causa que ficou forçando aqui certo tava forçado aqui então se ele tiver inteiro então iremos analisar o fio verde tanto aqui da ignição como do chicote elétrico também um conector para o aterramento certo daqui do quadro da moto Ok então vamos lá galera multímetro na escala de continuidade certo a ponte pro Vermelha ou a preta certo tanto faz para mim tirar medir continuidade e tanto faz certo é podermos colocar desconectei aqui o fio preto com listra branca do conector e ignição Esse aqui é do chicote elétrico certo coloquei a ponta de prova preta aqui e a vermelha É certo que a vermelha iremos colocar aqui ó e no fio preto com listra branca que vem né que sai aqui do CDI esse fio é si mesmo fio aqui ó ele sai lá do CDI e vem diretamente aqui para ignição certo então vamos ver se ele vai dar continuidade um ok o deu continuidade certo agora iremos colocar na escala de 200 homens têm uma resistência de 0,1 0,3 somos cada 0 a 3 então está dentro do padrão Ok então já sabemos que o defeito não é o fio rompido saindo aqui do CDI para a ignição então agora vamos fazer o teste do Fio Verde desse Fio Verde aqui ó do chicote elétrico certo vamos fazer o teste dele vamos ver se conectar aqui pronto já disse conectado certo Agora vamos pegar a garra preta aqui do multímetro colocar nele ó em Ok e agora vou pegar a vermelha e colocar aqui no Terra certo o aterramento está ligado aqui ó ó ele aterramento certo ó para ela aqui não fala então vamos colocar aqui para comprar vermelha certo tem que dar uma resistência de 0,1 a 0,3 pontos Espera aí em torno de dez segundos vamos encaixar aqui melhor e olha aí certo tá no mesmo fio ó então ok resistência Ok e continuidade certo também está ok então a resistência do Fio está ok dentro do padrão EA quantidade também está ok então sabemos que o defeito não é o fio verde certo e nem é o fio preto com listra branca sabemos disso agora vamos vai ficar ignição certo como não tá rompido o fio preto com branco e nem o fio verde ao chegarem ignição então o defeito pode estar na ignição caso de feito antes de ignição iremos olhar o CDI vamos lá vamos fazer o teste na ignição nós vamos colocar e as garras certo aqui ó na ignição vamos a garra preta no fio preto com branco ou poderia colocar uma garra Preta no Rio Verde e a garra vermelha no fio verde certo e olha a continuidade certo Deu continuidade a ignição está desligada e isso que é corretos quando eu ligo a ignição vai parar construir vai parar de dar continuidade ignição ligada e parou de dar continuidade certo indicando que a ignição está funcionando corretamente vou desligar a ignição e volta dar continuidade certo vou dizer eu ligar ok então a ignição está funcionando corretamente certo porque quando eu desliguei ignição esse fio é de uma piada com esse para poder justamente desligar certo A corrente elétrica do CDI Ok então a ignição do teste na missão que está perfeito Então deixei ignição testei o fio é preto com listra branca que vem lá do CDI testei o aterramento que vai para a ignição e tá tudo ok O que resta agora é você daí fazer o teste nele então vamos lá aqui é o conector certo ó a conexão do fio preto com branco dificilmente sairia uma corrente elétrica aqui se aquilo é para ignição e seria já pele com terra pode desligar essa corrente elétrica então queremos fazer vamos funcionar motocicleta vamos pegar um fio do aterramento e colocar diretamente aqui no conector certo do onde vai o fio preto e quando chega Branca se desligar é certo deve ter algum erro aqui no fio preto com branco ou na ignição certo iremos colocar o de ignição para ver mesmo dá continuidade certo mas provavelmente não realmente desse que vai ser o CDI mesmo então vamos lá quando eu cortar o fio daqui para cá ela tem que desligar senão desligar o defeito vai estar no CDI então o teste e Pronto coloquei aqui um filó no conector certo coloquei aqui um fio e agora eu vou funcionar moto certo e vou deixá-la funcionando e vou encostar esse fio aqui é como se aqui fosse a ignição não é quando eu desligar a ignição é como se esse frio encostasse aqui diretamente do Terra certo ao eu fazer isso e ela não desligar então defeito vai ser o CDI tá vamos colocar o outro CDI fazer esse mesmo teste vamos lá Pronto moto já está funcionando e agora vamos postar aqui ó ó não desliga não tá desligando se a moto tiver funcionando não faço aí porque ele leva um short certo tem que encostar assim ó Ok eu tô mostrando para vocês que não tá vindo corrente de uma lá do CDI ó vai desligar a motocicleta certo é e pronto então quer dizer que o defeito está no CDI agora vamos colocar outro CDI e repetir esse mesmo teste E aí galera vai substituir peças certo elétricas tem que ser magnetron sendo marcam devemos confiar eu confio nas peças da magnetron Ok então vamos lá para o teste pro galera já coloquei aqui o CDI certo e aqui o mesmo fio ó aí agora eu vou funcionar ela e vou encostar aqui e vamos ver o que vai acontecer certa que eu te dei velho então vamos continuar motocicletas pronto tá funcionando e agora vamos encostar aqui ó ó aí galera já desligou certo aqui é como se fosse ignição como eu desligasse para ignição certo então o defeito realmente o CD defeituoso OK agora vamos regar aqui e fazer o teste diretamente na ignição Eu já coloquei o fiozinho aqui ó no conector do CDI já religuei aqui o fio preto com listra branca aqui Vamos conectar isso também que estava aqui ligado é certa Só poder mostrar para vocês fio verde da ignição fio preto com branco que vem disse daí e vamos funcionar mal que fazer o teste sogra morta' funcionando certo aí agora olha a ignição ligada e observe quando eu desligar a gente nisso agora e olha aí certo então defeito da moto somente o CDI defeituoso agora como eu descobri que era o CDI certo analisando aqui o diagrama elétrico certo modo está funcionando o fio que corta corrente é o fio preto com listra branca vai até ignição certo ao ligarem ao desligar a ignição ele falou já prometeu confio o verde e corta corrente da moto então se eu fiz o teste o fio preto saindo se Daí até aqui na ignição estava Ok fiz o teste do Fio Verde também estava o que fiz o teste de ignição também tá ok eu só que restava era o CDI agora para executar essa estresse a gente tem que aprender certo o sistema de ignição aprender como ele funciona certo para isso você tem que ter acesso aos manuais de serviço no site MS Big centro lá você faz a doação e tem as em diversos manuais de serviço certo incluindo os diagramas elétricos das motocicletas Ok com diagrama elétrico fica fácil de você identificar um defeito desse certo nos manuais ensina passo-a-passo como você executar os testes certo e fica fácil você identificar então defeito da moto somente CDI defeituoso Ok então Aqui irei fazer a reparação do chicote elétrico tirar ele daqui perto poder ficar Ok beleza show |