YBR 125 2000/01 com Faísca Fraca sem Funcionar Passo a Passo apoio MSBig - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: YBR 125 2000/01 com Faísca Fraca sem Funcionar Passo a Passo apoio MSBig (/showthread.php?tid=4572) |
YBR 125 2000/01 com Faísca Fraca sem Funcionar Passo a Passo apoio MSBig - Sr.Big - 19-01-2022 E aí
Oi aqui é uma YBR 125 2000/2001 um parceiro nosso aqui certo mostrou essa moto e disse que ela está com a Faísca fraca ela não tá funcionando certo tem uma pequena centelha lá na vela e cabo de vela só que ela não funciona certo então o que é que temos que analisar aqui tem que ser a usar o sistema de ignição dessa moto que é bobina de pulso bobina de faísca bobina de ignição ignição e água a bobina ignição e cachimbo e a vela certo e o CDI Esse é o sistema de ignição Ok o cliente disse para o nosso colega lá que colocar somente para funcionar não precisava colocar para riscar buzinar nada não ele queria saber de voltar para funcionar Então vamos analisar o sistema de ignição vai ficar os parâmetros e tudo mais E aí o horário que o sistema de ignição da YBR 125 2000/2001 certo a bobina de pulso modelo de faísca CDI ignição bobina de ignição e a vela como é que funciona aqui aqui ó ó é o que o rosa e o que o branco tá bobina de pulso branco positivo Rosa negativo bobina de faísca marrom negativo Verde positivo certo com ele vai para o conector ele passa muda porque vai lá para o CDI ou verde paz humano pelo verde com branco ou marrom para o fio preto com vermelho porque o branco branco com azul eo rosa para o fio branco com vermelho certo lá no para você daí Ok bobina de Faísca e que a meio de campo e o vídeo de pulso manda para o CDI aqui iremos na usar resistência ouvindo de pulso e meu de 280 anos o bilhete país que merece de 800 amigos tenhamos certo iremos para o teste de voltagem e o teste de existe de voltar a estudar depois para um bolo de faísca certo aqui no que o azul com amarelo aqui no CDI ele é o o corta corrente certo é um segundo aterramento podemos dizer assim quando você liga a ignição jantei o fio preto para o fio azul com amarelo para fazer um aterramento e ao mesmo tempo uma porta corrente certo aqui não cedeu aterramento e preto e aqui não CD e o laranja sai da bobina do CDI para bobina ignição certo aqui para ignição aterramento e vai para aqui para Vera como é que funciona o sistema quando você pedala a bobina de faísca certo vai mandar uma pulsação certo vai recarregar o capacitor interno e ao mesmo tempo que eu não recebe passar aqui em frente a bobina de pulso ou vai descarregar capacitor é para a bobina ignição para poder matar o vinho só de transformar tem uma corrente elétrica certo se esse fio que azul com amarelo estiver desligado ou rompido em direção defeituosa ele não vai fazer com que essa carga Essa descarrega e para bobina ignição certo então vamos nos aqui o sistema e vamos fazer os testes lá na motocicleta é sempre começar pelo começo do início do sistema ok o bilhete curso problema do país é medir resistência de voltagem tudo mais se eu analisar aqui estiver tudo correto eu vou e passo para que para o conector do CDI Se tiver tudo correto aqui eu passo para a ignição né ao mesmo tempo se de e depois eu vou pedir de ignição certo tudo não passo a passo Então vamos para os testes a primeira coisa analisar aqui essa corrente elétrica que está saindo aqui e o nosso colega falou qual é o a intensidade que está saindo essa corrente elétrica certo só para a gente analisar vamos chegar aqui a vela e fazer o teste visual aqui pronto vamos retirar aqui a vela e é facilitar aqui a gente pega lá e vamos ver agora você tem corrente elétrica certo vamos segurar aqui e uns pedaços né e tem uma pequena Faísca só que é pouca para skate trata-se a gente faz tá aqui um pouco do cabeçote é lá perde essa país que então quer dizer que é em alguma peça quando acontece isso ela sair a Faísca ao você encostar aqui você levantar um pouco certo na média de 8 mm de distância e ela cortar a corrente elétrica Então quer dizer que tem uma das peças tá com defeito exemplo bobina de ignição CDI cobrir de curto ou bobina de faísca uma dessas peças vai estar com defeito muita das vezes quando acontece isso muita das vezes é uma peça que tem enrolamento que tenha fiação que tem uma bobina nela Então qual o volante aqui o ônibus defeitos vai estar ou na bobina ignição ou grelha de curso ou no pubg Faísca na bobina de Campo uma dessas peças mas pode você de ir mas pela lógica dos sintomas é para ser uma delas Então como é que vai fazer é fazer a verificação de resistência e pico de voltar o brilho de curso e cobrir de país ficou bem de Campo vamos lá E aí o Olá não pode até medição desconectar e fazer a medição de resistência da bobina de pulso de alguém de de país certo aqui ó que é conectado aqui e aqui ó fio marrom e o que o verde é da bobina de faísca o fio rosa e o fio branco eu vim de pulso certo o fio branco A positivo e se o rosa ou negativo alguém depois porque o verde é o positivo e o fio marrom é o negativo da bobina de faísca certo eu vim de campo então vamos lá o multímetro na escala de há dois mil anos sem quando como medir bobina de pulso ou dirigir país tem na escala de dois mil anos certo como é resistência então não importa a qualidade como você vai colocar as contas de provas certo então vamos lá aqui na bobina de Campo Bruno Vitória Faísca peça pegar uma em cima de 800 a mil homens mais ou menos certo tá dando 612 Ok então está baixa essa resistência você já temos aqui um parâmetro irregular certo ó em 612 AC mais [Música] e com essa resistência se ela tiver com pico de voltagem correto é que ela vai funcionar só que mesmo que ela tivesse Funcionando aqui com essa resistência Logo logo ela ia queimar porque por causa que a resistência ficar em torno de 800 a mil e cem homens nessa média perto então aqui de cara eu já sei que tem algo de errado com a bobina de faísca poder de Campo certo agora medir a bobina de pulso que há entre o frio branco e o rosa vamos ver aqui o 280 então está dentro de pagar certo ok ó 80 Ok somente aqui identificamos que a bobina de faísca o meio de campo está fora do padrão então vamos fazer o teste de pico de voltagem para o fim de curso e da bobina de faísca a O curso tem que dar É no mínimo 0,7 me ligou ti e na bobina de faísca tem que dar no mínimo sem voo perto Vamos colocar e voltagem no multímetro e fazer o teste quando for fazer o teste e temos que colocar o multímetro na escala de 20 ou um quilo ou 200 vou discutir não perto uma das suas eu posso usar para medir a bobina de pulso de 20 volts e também posso usar em 200 volts como eu vou medir também é burrinho do país que acabou meio de campo eu aposto deixar aqui em 200 volts Ok se eu fosse me disse somente alguém de pulso eu colocaria somente aqui em 20 volts mas não vou medir as duas eu coloco aqui em 200 vou vamos retirar aqui ó o controle própolis voltar a consegui vontade que eu vou lá para o outro lado para poder facilitar eu fazer as medições e pedalar o mesmo tempo vamos lá Fala galera já consigo falar direito então vamos já coloquei aqui ó para o tipo de voltagem certa algum time no time está na sala de 20 200 volts continuam e agora vamos colocar a cor vermelha aqui na bobina de Puro eu vou em Faísca comprar o vermelha tanto faz certo eu vou colocar aqui no fio verde e eu comprei para confirmar aqui e agora eu vou pedalar e observe aqui qual é a voltagem que vai dar aqui ao motivo é [Música] e no máximo de Deus 58 volte certo então aqui eu já sei que a bobina de faísca está com defeito tanto a resistência está baixa corrupt vontade também está baixo certo então agora vamos mudar aqui para o teste da bobina né o difuso ou vermelha no fio branco e acredita no fio Rosa seu invertexto também é dá o mesmo resultado aí vamos lá agora para dar lá tem que dar É no mínimo 0.7 me levou certo agora 277 volt então um bobinho de curso tá corrente gente tá ok certo e fico de voltar a gente também ok então aqui eu já vou desmontar Olha eu já tô e fazer a substituição da bobina de cana bobina de faísca aqui eu já sei que alguém faz que está com defeito mas no sistema de ignição Pode ser que tem a outra peça com defeito o CDI bobina de ignição certo a ignição certo mais aqui eu sei com certeza que ela vida de país que está com defeito seu defeito por Somente Ela vai funcionar o caminho de raiz de Campo Mas se tiver outro defeito no sistema certo eu vou ter que Identificar qual é o primeiro já identifiquei que a bobina de faísca o meio de campo está com defeito certo pode ser outro defeito mas aqui perto já sabemos que a mobília de Campo está com defeito Então vamos susto hein galera já tirei aqui o estator peça tampa do magneto e agora vamos colocar aqui é a bobina né de faz vamos lá a galera quando for trocar peças elétricas certo use da marca magnetron sendo magazon devemos confiar eu confio nas peças da máquina igual Ok então vai substituir peça magnetron ó galera depois de já ter trocado a bobina de força povo de Campo certo Olha a resistência a 818 ônibus Agora sim está correto a resistência certo agora vamos fazer o teste e fico de voltagem vamos lá obreira Já coloquei aqui para o peito de voltagem certo escala de 200 volte e agora vamos fazer o teste pico de voltagem novamente com uma bobina de Campo na bobina de faísca nova né da magnetron como hospedar lá e aqui tem que dar no mínimo sem vou lá e olha aí 124 volts e nem botei tanta força para poder pedalar aqui para poder girar o motor certo almoçar sem poder 2 Gold sempre você 2 áudio perto então realmente alguém de país que estava com defeito agora vamos colocar a conexão e fazer o teste novamente de centenas vamos lá Fala galera já conectei planta do estator lá e agora fazer o teste de sentir essa novamente encostar aqui e eu amo observar Olha galera vamos ai constante agora é e já tá agora vou passar só um pouco aqui ó para vocês ver aqui ao pedalar ela tem que jogar essa centelha para o aterramento se separa diferença agora vamos colocar vela e fazer Bota ela para funcionar e pronto já coloquei a vela que eu quero do cabo de vela na vela funcionar ela é e olha aí galera show de bola tudo bateu Jonathan então aí você fazendo um teste sempre passo a passo né verificando o sistema é que você está a fazer testes tipo a moto tá sem país tentando tem que analisar o sistema de alimentação se a moto não tá funcionando mas tem corrente elétrica Então você vai verificar a parte de motor não é parte de compressão parte de tempo e a parte alimentação então sempre você fazer um teste passo a passo e temos parâmetros para poder executar os dez que fica fácil de você encontrar o defeito reto agora você encontrar os parâmetros você tem que ter acesso aos manuais de serviço lá no site MS Big certo você tem acesso ao site MSI Big tempo a doação e você quase nos estudos nosso serviço ao Olá meus estudos aí você bota em prática nas motocicletas certo então esse daqui da moto somente bobina de faísca bobina de Campo show |