Bateria descarregando Sistema de Carga da CBX 250 Twister 07/08 passo a Passo - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Bateria descarregando Sistema de Carga da CBX 250 Twister 07/08 passo a Passo (/showthread.php?tid=4575) |
Bateria descarregando Sistema de Carga da CBX 250 Twister 07/08 passo a Passo - Sr.Big - 19-01-2022 Fala galera que é uma CBX 250 twiste
2007/2008 quem tá acontecendo ela não está gerando carga para a bateria certo então vamos fazer uma análise aqui de verificação da carga da bateria o quanto tá indo para a bateria certo visualizando aqui ó já tem umas Reparações aqui no conector do estator já foi feito umas modificações certo então vamos novos aqui vamos tirar quieta pra lateral e fazer uma análise Troller já tirei que a tampa lateral e agora o seguinte colocar aqui o multímetro na escala de 20v continuam certo ponta de prova vermelha no Positivo da bateria e ponta de prova preta no negativo da bateria é Oi ok eu voltar a bateria 12.2 volts ou ligar a ignição há 11. 9 volts bateria já está fraca certo agora vamos dar partida esse ela vem da partida e E aí a funcionou certo pela carga não era para estar dando partida e observe não tá subindo à vontade e ela pode estar funcionando e não tá subindo a voltagem efeito maneira conhecer o está todo mundo tivesse conectado no sistema elétrico como se não tivessem ou retificador tanto né mas tudo tá ligado Então primeiro teste o que é é tirar essa bateria colocar bem partir de pertinho refletir o teste porque acho que a vontade tá baixa né fosse uma coisa hoje nos bolsos um favorecida no partida então é muito comum das coisas que não pode acontecer com a vontade de baixo era da partida gente então vamos verificar e tratar vamos construir a bateria e repetir o teste só verificar se realmente está tudo correto em relação a essa bateria como está provar a bateria de teste colocar aqui o aterramento e quando que eu vou preta do mundo sempre um aterramento pode provir de milha do multímetro no Positivo da bateria certo olha aí ó é de 20 voos OK agora uma liga a ignição dos Bonsucesso vou tirar vão dar partida na moto E aí e acelerando acelerando aqui ela não altera bobagem certo moto meu partido normal certo doido ontem era para estar aqui dá nome do mundo certamente aí farol está ligado ok e era para dar para tudo bolsa a lenda não dá uma vontade como Coloquei outra bateria certo com carga perfeita e ela deu partida correto e ela não está gerando Então quer dizer que a bateria aqui está ok certo vou só completar a carga dela e voltar a colocar no canto e executar os testes Mas vamos fazer o teste com essa bateria aqui de teste então primeira coisa fazer o que verificar aqui a voltagem que tá saindo duas trator para ver se realmente está correto que vai à vontade vai lá para o retificador para poder o resto a fazer a retificação perto e mandar para bateria Então vamos comer fazer aqui o teste do estator fazer o teste de a resistência voltagem e amperagem certo para o sistema eletromotos vamos lá galera vamos fazer um teste aqui funcionar ela e vê se tá saindo alguma corrente elétrica certo fazer o teste aqui com o amperímetro certo colocar aqui na escala aqui ó de 2 a 20 a de dois até a 20 a pé já tiramos colocar aqui um fio amarelo e ver se tava saindo alguma corrente elétrica para o sistema elétrico certo então vamos ligar a ignição da partida o ok joga Misaki e vamos colocar o alicate uma pergunta aqui ó o senhor até no outro frio também nada e no outro também nada certo então aqui provavelmente certo tem algo de errado aqui no estator certo provas Tiago errado no estatuto se tivesse gerando alguma corrente elétrica daqui iria passar uma pé 247 em cada fio ou um deles né caso tivesse eu acho que eu em curto e essa corrente elétrica iria ficar alterando aqui certo ou ficaria muito alta A corrente elétrica então aqui já sei que di cara que tem algo de errado mas vamos procurar um tem aqui o alicate amperímetro certo como ele fazer o teste queria ver se conectar aqui e fazer uns testes de resistência voltar ir para a escola tá vamos lá pro eu já tirei aqui o conector é que é o seguinte eu vou tirar aqui essa fita isolante como eu vou fazer a reparação nesse chicote elétrico aqui não vou deixar dessa maneira eu vou retirar aqui a fita isolante fazer os testes diretamente nessa fiação aqui certo e caso alguma algum desses fios têm de rompido aqui ou eles todos não precisa realmente não vai sair correndo direto eu vou fazer o teste diretamente aqui galera já tirei aqui a fiação certo agora não vai o teste vamos colocar aqui o multímetro na escala de 1 a 200 somos sempre quando for medir recente de instrutores na escala de 200 anos certo aí agora ponta de prova preta indo se o amarelo e por Pro vermelha no outro fio amarelo tem que dar uma existência de 0,1 a 1,2 ohms aqui ó 0,6 Ok como chegar aqui colocar no outro a 0,6 agora aqui no outro 0,6 certo então todos deu essa resistência Ok então pela leitura certo está ok pela leitura de resistência agora vamos fazer o teste de voltagem certa aqui do estator como iremos fazer iremos colocar aqui o multímetro na escala de 200 ou tchau tá errado certo 200 volte alternado havendo prova Preta em um dos fios amarelo e a vermelha e no outro fio Amarelo certo a vontade que tem que ficar na média aqui de 17 a 25 volts 90 Então vamos funcionar ela e vamos ver se ele vai ficar essa voltagem e se não dá vontade de mim não galera certo tinha lá existência mais à vontade que não sai hein Vamos aumentar a gente passa 150 também não só não tem vontade nenhuma aqui porque eu mudei passa porque eu mudei para 150 por causa que se tivesse é acima de 200 volte aqui como se mede até 200 volts então ela não ia conseguir fazer leitura por isso que eu coloquei para assar 150 volte certo Então como não tá saindo voltagem Então já sei que aqui está com algum defeito no estatuto Então vamos retirar aqui a tampa do magneto e vai ficar hoje tatu E ai galera quando eu tirei aqui a tampa do magneto ó e olha aqui como é que tá aqui o estatua é totalmente destruído certo então aqui não tem como fazer uma reparação nesse estatuto empinou toda a base dele certo para totalmente danificada E aí porque deu a resistência lá por causa que os fios certo estão juntando algum com outro e vai dar resistência lá certo Por isso que acontece de dar a resistência OK aí aqui ó porque aconteceu isso por causa que foi substituído a placa de partida certo e foi colocado somente três parafuso 12 e três aqui ó aqui ó não tem parafuso ou não tem nem um local de botar o parafuso certo então foi apertado aqui não foi apertado um toque correto provavelmente certo Não colocaram até trava rosca também provavelmente certo e não Colocaram uma placa de partida correta de acordo com o modelo certo da motocicleta por isso galera que temos que sempre seguir certo padrão de cada moto não tentar fazer adaptações quando não existe a peça certo quando não tem De jeito maneira a peça aí podemos tentar fazer uma modificação certo mas tudo dentro do padrão de medições ti porque se aqui são seis parafusos temos que colocar 6 parafusos e não somente três é por causa que o diâmetro do parafuso certo é pequeno então isso vai receber uma um torque maior aqui na hora da partida então eles vão folgar por isso que é colocado os seis parafusos se fosse o parafuso de 8 ou 10 milímetros né de espessura Aí sim poderia colocar sua mente que esse parafuso Como existe motos assim mas com uma rosca de 6mm certo ou mesmo sete e não a ser ideal colocar somente esse parafuso certo o que eu quero dizer com isso que sempre quando for substituir uma peça procurar a peça de modelo original da motocicleta e não tentar adaptar de outro modelo Ok então vamos fazer o quê vamos substituir estator completo e vamos procurar a placa partir do modelo original da motocicleta e os parafusos corretos vamos lá tratorzinho novo né ó e aqui ó placa de partida Agora sim ó com 6 furos o parafuso seis parafuso ok certo colocado com trava-rosca apertado com torque certo agora sincera agora vamos montar e voltar a fazer o teste vamos lá galera já conectei o estator na instalação elétrica certo tudo já trocados apertado corretamente certo e agora vamos fazer o teste de voltagem para bateria certo multímetro na escala de a 20 volts continua traq 12.8 ver que acaba a bateria já coloquei a bateria dela mesmo quando provar preta no negativo não estou vendendo positivo e agora vamos funcionar motocicletas certo a galinha aqui tem que dar o cartão de volte a o editor agora eu vou acelerar o Observe medalha e e eu acelero mais à vontade vai é isso quer dizer o que quer dizer que tem alguma peça com defeito tanto pode ser usado que eu coloquei como pode ser o resto falou certo mas provavelmente o retificador vai estar com defeito porque por causa que isso é sintoma o registrador quando a gente acelera e essa montagem dele coisa Observe com acelerar na montagem esses sintomas aqui certo e isso é final erradicador mas também pode ser a bateria Mas pela nossa prática nosso sarampos diário é com a ser o resultado então vamos fazer o teste então vamos fazer o teste o que vamos fazer o teste na peça que a gente colocou porque ela está tudo correto vamos de se conectar aqui ela já desse Connect aqui conector então agora vamos fazer o teste de voltagem certo do estator colocamos aqui o motivo e quem foi governada é a nova crença em um Deus que o amarelo e a vermelha do outro amarelo tem que dar uma voltagem média de 17 a 25 gols entregou ti Ok tira alguém me liga aqui coloca no outro fio amarelo e olha lá 17 a 25 bolsa Ok na última fase agora tirar contou uma fita daqui coloca aqui o motivo então ok se eu acelerar aqui vai chegar na média esse seguinte vamos acelerar E aí E aí e já volto Então OK agora vou fazer o teste de amperagem aqui com a lâmpada de carro certo aterramento da lâmpada em um dos fio Amarelo o tipo de planta em uma das fases acendeu forte ok aqui e coloca na segunda fase também ascendeu forte Tira aquela medalha aqui coloca a outra besteira fácil também assim meu forte Então OK agora não pode ascender ok certo agora iremos fazer o quê tá aqui corrente elétrica corrente que está mandando para o sistema vamos lá ó E então como alguém funcionamento conectado E olha aí quase seis e até agora vamos acelerado em chegar 10 a 11 a pé e E aí 11,6 a pé então então chegou de 11,3 anos é então está correto A corrente elétrica então aqui no estatuto e no magnata estão perfeito certo então vamos verificar agora o retificador o regulador retificador certo vamos tirar aqui a carenagem e fazer o teste nele certo vamos lá o problema já tirei que a carenagem certo desconectei que o educador e o seguinte agora vou fazer o teste com outro retificador certo como eu não tenho verificado do modelo original dela da Twister irei fazer o teste aqui com o retificador da CBX NX XR 200 certo ó só que eu vou usar o da marca magnetron certo sempre fazer os testes com as peças de qualidade para a gente realmente ter certeza que o nosso texto está correto certo vou fazer teste as motos ou substituir peças elétricas tem que ser da marca magnetron magnetrom devemos confiar eu confio nas peças da magnetron Ok então vamos lá comer demais fazer o teste aqui aonde tem um fio vermelho com listra branca queremos conectar o fio vermelho e ao mesmo tempo o fio preto que eu preta que vai regular e do regulador certo o fio Rosa coloca em um dos fio Amarelo o fio amarelo do retificador certo em outro filmar ele pode ser qualquer um amarelo e o fio verde do retificador coloca no fio verde do chicote elétrico Ok dessa forma aqui apenas para fazer o teste quando for a gente realmente diagnosticar certo devemos colocar o registrador do modelo original certo então vamos lá já está tudo conectado OK agora vamos funcionar motocicletas para ver se ela vai gerar corretamente e o secador se o resultado o que faz E aí leve 40 a gente tem que acelerar aqui a moto e E aí a acelerando já vou usar jantar subindo certo você com coisa que tá o teste tem que ser com a lâmpada ligada e nesse teste com esse retificador da CBX 200 tem que ser uma lâmpada 3545 não pode ser a lâmpada original da motocicleta que a 60 por 55 não pode ser se for fazer o teste com esse retificador certo com o sistema bifásico não pode ser a lâmpada original tem que ser a lâmpada 3545 e essa aqui é desde que eu tive assim então vamos lá não gerou certo não gerou nem eu acelerando então que queria fazer como eu sei que o estator Está ok certo mais leve também tá ok o retificador agora é de qualidade certo e esse sistema funciona corretamente com esse outro sistema trifásico então eu vou analisar aqui a bateria mesmo eu tenho dado carga na BA o retorno com 12 pontos quatro acima de voltagem certo a bateria pode estar bloqueando a carga Ok então vamos colocar outra bateria e repetir esse mesmo teste que a gente acabou de fazer agora vamos lá o problema é como é que ele fazer aqui ó seguinte é que eu vou usar minha bateria da máquina por uma bateria de testes certo ó esse Polo positivo irei colocar o fio certo ele vem e vem para cá se o positivo do postinho da bateria minha de teste para o positivo dessa bateria aqui certo e justamente vai ligar a voltagem aqui ó sai daqui e o vermelho com branco vem para cá para ele com branco e vai passar para o posto da bateria Ok vou desligar esse cabo negativa poder desligar a bateria essa bateria e vou pegar o aterramento aqui dessa bateria e colocar nesse cabo negativo do sistema elétrico e isolando essa bateria e vamos funcionar moto para a gente ver como é que vai ficar a voltagem certo vamos lá ó e pronto desliguei o negativo da bateria certo aqui ó esse negativo Rio Verde está aqui no negativo dessa bateria aqui a ponta de prova preta domo tinto aqui a tampa vermelha dono Tinto em positivo preta no negativo e a voltagem da bateria 13.2 ver certo agora ele funcionar motocicleta para poder fazer o teste ok eu não posso dar partida da moto certo dessa maneira por causa que esse fio não vai aguentar Então vou encostar aqui ó e da partida na moto e vamos fazer o teste agora tá funcionando já acabei Obrigado negativo da bateria está aqui ó pega setinha e olhar vontade agora é o controle concentrado 500 a lâmpada do farol fica ligada e a lâmpada farol que tem tá aqui é a 35 45 porque por causa que o teste não tô fazendo é com esse riscador que o resultado da CBX 200 NXR 200 que ela é bifásica se fosse uma lâmpada 60 com 55 aqui não iria gerar dessa maneira que é que não ia conseguir gerar e não consegue fazer o teste então agora está virando perfeitamente Ok então a gente tem que a bateria aqui realmente não tá boa agora vamos verificar se esse recado hoje tá bom vamos de se conectar aqui e ligar novamente certo então vamos lá A galera desse conectei meu reproduzir teste e conectei o retificador original certo A bateria está em teste ainda é essa que eu sei que a escutar o que essa não tá boa e olha voltar já vem o centro e ao segurar aqui no frio ó tá esquentando a fiação aqui ó ficou e se retratou não esquenta então quer dizer ao você chegou aqui esquentar então vai ficar dor está defeituoso Porque caso que ao conectar ele vai esquentar a fiação e não gera carga observando e a esse ponto dois gols com esse queve vaso tá chegando 14.2 Gold certo a bateria e cá e fecha é essa uma ferramento aterramento e o positivo da bateria ao positivo que vem aqui ao dormir e somente que sai do verificador vermelho com branco e recoberto com as para cá né só e ao deixar um tempo funcionando já vai cair na voltagem ó certo farol tá ligado certo farol que 10551 com esse retificador ele pode colocar e aqui para poder fazer o teste certo ok então realmente ela não está gerando que a fiação aqui ó começa a esquentar essa não consegue segurar aqui tá quente tchau até a rotação do motor de manhã um pouco sem dó não pode aqui ó tá conectado certinho então tá realmente com defeito domesticador vou cortar novamente jeito a gente vai deixar diferença aqui ó galera religuei novamente ele ó certo desliguei o fw original dela e observe que desde conseguir outra um abraço tchau tchau menina não vai eu apaguei o machucado dela né o mesmo acontece Então galera pelo os diagnóstico pelos sintomas certo A bateria está defeituosa e o relógio de regulador retificador também da defeituoso certo pelos parâmetros que a gente fez os testes tudo está defeituoso estator estava totalmente destruído bateria defeituosa e retificador também defeituoso a gente substitui Esse é secador para executar o teste escador é um estátua bifásica da CBX 200 NXR 200 certo a ligação aqui ó fio preto e vermelho no fio vermelho com branco e o rosa em um dos fios amarelo e o amarelo em no outro fio amarelo e fio verde no outro sorvete Lembrando que esse festa que é somente para executar o teste para identificar se realmente o educador está bom ou não como eu não tenho outro Ah tá tem que faço que eu vou e faço o teste com isso pára de ficar sério quando está ok ou não eles observar o que coloquei o retificador com essa bateria não gerou os 14 volts certo retirei a bateria coloquei no bateria de teste da máquina João é por isso que é bom a gente ter as peças de qualidade ó quadrilha mata então retificador magnetron vão certo ó para executar o teste que a gente tem a confiança da peça certo forminha bateria que realmente cheyrou os 14 volts Ok então bateria defeituosa arrecadou defeituoso e o estatuto também defeituoso ok defeito da moto 3 peças estator bateria e retificador bateria nova mas está defeituosa ok então sempre fazer os testes passo a passo Ok temos que ter certo os parâmetros perto dos res um dos testes para a gente conferir certo com os paranto originais em relação a motocicleta de acordo com o manual para gente identificar se está correto ou não Se eu não soubesse é identificar se a bateria estaria com defeito ou não fazendo um teste com outra bateria Se eu não soubesse o resultado da voltagem que tinha que dar então eu acho que tava normal ia deixar a bateria no canto e botar o cliente para rodar e a bateria descarregar novamente então sempre executar os testes em cima dos parâmetros de modelo original em relação ao manual Ok então de feita a moto estator bateria e retificador e E aí [Música] o macacão e agora é a música galera O que é bom fazer ia desligada bateria que tava na moto apreciado site aqui essa bateria certo Olha aí tá todos bolsa sério farol ligado Tudo Ligado show de bola temperatura Ok não vai esquentando atenção certo show de bola galera então ele deseja moto estator bateria erradicador chow-chow |