CG 160 FAN 2018 sem Gerar Carga Para a Bateria passo a Passo - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: CG 160 FAN 2018 sem Gerar Carga Para a Bateria passo a Passo (/showthread.php?tid=4579) |
CG 160 FAN 2018 sem Gerar Carga Para a Bateria passo a Passo - Sr.Big - 19-01-2022 Fala galera que é uma Cg 160 Fan 2018
que tá conversando com ela aqui não tá gerando a bateria um colega nosso parceiro aqui das oficinas coisas que a gente analisar certo Então primeiramente a gente tem que fazer o teste de voltar com a bateria colocamos aqui a ponta de prova preta do multímetro no negativo da bateria e comprou vermelha no Positivo da bateria colocamos um motivo aqui na escala de 20 volts continuar vamos funcionar motocicletas e quando acelerar que ela tem que chegar aos 14 volts vamos lá acelerar Observe que tá em 12.8 volts e quando eu acelero ela faz é sempre conceder a voltagem ela baixa voltagem observa vou acelerar ó e ela baixa muita das vezes quando apresenta esse sintoma o defeito vai ser o regulador retificador certo é bem que quando for fazer o teste tem que ser com farol ligado sempre na luz ao ok bom e quando ele você acelera ele a central Sérgio a voltagem muito das vezes é o retificador mas também pode ser a bateria ela nem gente tem que fazer os teste passo a passo certo primeiro teste a fazer e aqui ó no gerador no estator faz o teste de resistência e de voltagem do estator certo mesmo eu sabendo certo que pode ter a possibilidade de seu retificador e o tem que começar aqui para poder analisar o sistema certo então vamos lá para o diagrama elétrico fazer a verificação é o estudo lá no diagrama elétrico vamos lá e o galera que é um sistema de carga da CG 160 Fan 2018 como é que funciona aqui ó que é o seguinte que é o estator aqui no estator vai ter o fio branco certo ó que vai para o retificador relógio indicador silverd vai para o aterramento certo aterramento no retificador vai existir o fio verde aterramento o que o branco que vem do estator e o amarelo e vai para o farol luz de placa e lanterna traseira Oi e o fio vermelho que vai recarregar a bateria aqui é o relé de partida certo que a bateria onde ele Castiga perto você chama de carro que é stator retificador e bateria praticamente e o fusível principal EA bateria praticamente a isso então aqui ó quando a moto está em funcionamento vai gerar uma carga aqui vai pelo fio branco entra no retificador e sai retificada certa aqui no fio vermelho para bateria passa pelo o terminal passa pelo fusível fusível passa para o o terminalzinho que sai da base do fusível certo para o positivo da bateria o que chega o casaco já bateria aqui no retificador vai sair uma pelo fio Amarelo uma carga regulada pelo fio amarelo para acender o farol lanterna e no rio placa pronto é somente isso certo e Esse resultado é esse reset secador Como é que é o sistema dele ele vai receber somente Alimentação pelo fio branco e vai sair duas uma retificada pelo vermelho e uma regulada pelo fio amarelo é somente isso o sistema de carga tá CG 160 Fan 2018 Ok iremos analisar lá o sistema na morte Começando aqui para o estator verificar a resistência vai ficar voltagem certo é isso que a gente vai analisar certo aqui a gente vai verificar se está chegando aterramento tá chegando resistência no fio branco se tem voltagem da bateria aqui no fio vermelho pronto o teste é somente esses certo velho carga de bateria para ficar sendo reler tá tudo correto passando a corrente de cola correta certo beleza então vamos lá para a motocicleta vamos lá então galera depois a gente tem visto lá o dia bom então vamos começar aqui ó pelo está tudo certo já desconectei para tudo estator eles colega somente o fio branco totalmente branco ok aqui vai existir um fio branco com listra amarela esse fio branco quando eu chamar ela é o negativo do Cecap da bobina de pulso certo então desconecta aqui ó o fio branco e o fio verde OK aí colocamos um multímetro aqui ó na escala de resistência como um enxame de resistência tanto faz colocar quando prova preta no branco ou no verde certo então vamos colocar aqui para o problema preta no fio verde e a vermelha no fio branco a residência tem que estar em média de 0,1 a 1,2 homens tá dando 0,7 então está dentro do padrão agora vamos colocar na escala de a voltagem alternada certo em alguns motivos vai colocar na escala de 200 volts alternava ok aqui automático Então vamos funcionar motocicletas e a vontade aqui tem que chegar e a Mary de 120 volts Ok então vamos continuar nossas atletas e vamos ver com a vontade e como aumentar com 2018 vou tipo nossa na tem que aumentar a voltagem para 122 quando vai acelerar o E aí E aí E chegou a 106 volts está dentro do do paran perto da voltagem ideal que seria 120 volts Ok então está Tô aqui está perfeito pra galera aqui é o conector do retificador certo teste para ver se fica aqui ó eu estava solto aqui eu tirei o banco aqui então vamos desconectar ele aqui certo e fazer o teste aqui no conector certo esse retificador e se chama dessa moto trabalha e que forma diferente das duas mãos né como eu mostrei lá no diagrama elétrico esse fio vermelho aqui vai para a bateria o fio branco vende estátua fio veio aterramento e o amarelo você sai do retificador para o sistema de iluminação Ok e entra do lado do estator somente o fio branco esperto Então vamos desconecta aqui fazer o teste Fala galera desde que na casa da frente do educador multímetro na escala de voltar a gente continuar certo em alguns motivos vai colocar na escala de 20 volts continuar conta própria então no aterramento certo no motor ou mesmo negativo da bateria tanto faz e a sombra vermelha e vamos colocar aqui ó no fio vermelho com a ignição desligada certo tem que dar voltagem da bateria do que o vermelho comprou vermelha no fio vermelho 12.9 voltagem da bateria Ok fiz o primeiro teste e isso com a ignição desligada e agora vamos colocar o multímetro na escala de a resistência ponta de prova preta permanece no aterramento EA vermelha no fio branco tem que dar uma resistência de 0,1 e a 1,2 somos a nos conectar aqui E aí ó ó no fio branco 0,1 a 1,2 untada 0,5 Então porque a resistência no fio branco e agora no fio verde certo.co vermelha no fio verde tem que tomar resistência a 0,1 a 03 anos ok Sr cê tem que dar e a gente mudando aqui para teste de continuidade no fio vez tem que dar o bico para o Terra Ok e pronto então tudo feito teste aqui tá chegando à vontade para o primeiro tem resistência do fio branco tem continuidade de resistência no fio verde para o Terra Então tá tudo OK agora certo vamos fazer o teste com outro retificador Ok então vamos lá para fazer o teste pro era o seguinte aqui como eu não tenho desse modelo desse retificador eu vou fazer o teste com esse aqui ó esse aqui é o da CG 150 2009 em diante e da NXR Bros da Biz 125 injetada certo então como iremos fazer e aqui iremos tirar esse conector aqui tirar a fiação aqui conectar nesse aqui é a pinagem é o seguinte ó e aqui em cima Esse aqui é o fio vermelho e esse afinar já original desde aqui aqui em cima o fio vermelho aqui embaixo que o verde em cima aqui no meio é o fio vermelho com amarelo embaixo vermelho com branco embaixo do lado direito aqui é o amarelo em cima o fio branco certo então como é que ele fazer irem pegar esse vermelho certo irei colocar aqui ó no cio vermelho com a lista amarela colocar aqui em cima certo só que eu vou ter que fazer um jampe do fio vermelho com amarelo para o fio vermelho com branco quando alimentar o retificador que é isso aqui ó vermelho com branco e o fio branco irei colocar aqui em cima silverd irei colocar aqui embaixo e nesse aqui certo então vamos colocar aqui fazer aqui na JAC corretamente certo para poder fazer o teste vamos lá pra galera já fiz a fenaj aqui ó se o verde aqui embaixo o fio vermelho coloquei em cima aonde seria o fio vermelho com amarelo e Já criei um fio lá do fio vermelho com a lista branca para o fio vermelho com seriam que o vermelho com amarelo para poder mandar voltar lá para a bateria certo eu tenho que jampear esses dois Foi por causa esse fio alimentar o retificador certo que ao mesmo tempo vai sair voltagem dele para a bateria o fio branco em cima o amarelo tem que botar o amarelo certo e aqui embaixo para poder ligar o farol Ok Lembrando que Oi aqui é somente para fazer o teste não é para você colocar o retificador desse nessa moto certo por causa que aqui tem que dar uma modelo original dele no cantinho certo para poder parafusar corretamente certo então aqui é somente para identificar se o defeito verificador não ok então agora vamos funcionar moto o roteiro agora vamos fazer o teste aqui de voltagem 12 com todos os e agora vamos acelerar e acelerando não tá saindo de voltagem nenhum certo então pela lógica não é o retificador então agora vamos agora analisar esse fio vermelho que sai daqui para a bateria Então vamos colocar um fio direto certo e puxar ele aqui ó é daqui para cá botar aqui e vermelho postinho da bateria Gates corretinho pronto e para carro muito cuidado para não encostar nos outros filhos certo e o já mudou a situação aqui ó 12.9 você vai tomar meu celular aí galera né galera Então esse fio mesmo chegando a voltagem certo de 12.9 volts na hora que eu fiz o teste ele pode estar danificado certo pode ser aqui ó Nessa reparação aqui que fizeram certo pode ser que no reler pode ser o relé Então como desmontar que o relé e desmontar que tem poder gente analisar certo como agora tá gerando então o resto caso talvez o Sport está bom E esse retificador vamos analisar aqui no relé de partida e vamos nos aqui vamos tirar foto para analisar Vamos lá olha aqui galera quer que tinha aqui no relé de partida galera nunca mas nunca mesmo faça um negócio desse ó nem para sair do prego faço um negócio desse isso aqui pode pegar fogo Observe aqui dentro ó tá derretido ó certo então para poder pegar fogo ou mesmo danificar toda instalação elétrica certo é rápido Observe galera Não façam isso por favor certo então aqui danificou conector do relé de partida então vamo trocar outro relé de partida certo e voltar a fazer o teste vamos lá E aí Fala galera quando vocês forem fazer teste com outras peças ou mesmo substituir as peças elétricas esperto use da marca magnetron sendo magnetron devemos confiar eu confio nas peças da Amazon vamos subir que o relé certo já tirei o velho aqui vamos substituir poder fazer o teste pra galera já coloquei aqui o relé de partida magnetron aqui é o velho dela original certo agora vamos fazer o teste não vou mentir voltagem ligar aqui a moto [Aplausos] 12.8 subindo agora acelerar E aí E aí galera show de bola agora então relé estava realmente com defeito no conector do fusível certo com esse retificador está gerando agora vamos desconectar aqui fazer a pinagem novamente original do rele original e substituir novamente se com esse ele gerar então o defeito era somente o conector do fuzil no relé de partida se não gerar então defeito vai ser o retificador e o relé Ok então aqui é uma forma de testar o relevo o retificador certo ou substituindo por esse somente para fazer o teste Então vamos tirar aqui Desligar Moto não desconectar volta afinar as original e fazer o teste novamente com esse retificador original dela né Fala galera já reconectei aqui ó e nas correta do resultado original certo agora vamos funcionar motocicletas e fazer o teste de voltagem e vamos lá o Fernando que elas ele E aí E aí galera show de bola lá Então o rei cabelo que está perfeito defeito somente o relé de partida certo na verdade quem colocou foi um reparador o defeito colocou aqui o Joãozinho fusível e derreteu o conector do relé de partida certo então galera Sempre você fazendo o teste passo a passo aí fazendo um teste de voltagem estator resistência até o conector do retificador nesse caso aqui caso você não tenha um desse retificador desse modelo ou não tem a esse mês retificador certo é um dos pés que você pode fazer para identificar se o defeito realmente é o retificador não certo para ter uma noção é colocar um fio saindo direto aqui do fio vermelho do retificador para o positivo da bateria você pega um fio coloca da o vermelho e puxa para o posto da bateria acelerou gerou ok Um defeito está nesse cabo positivo ou no fio vermelho que sai daqui que vem para cá certo caso Gere se você colocar esse fio e não gerar aí você deixa esse feio que você colocou pega um fio coloca aqui no fio verde e puxa para o negativo da bateria acelerou gerou então defeito perto vai estar no fio verde certo está rompido daqui ó do conector do retificador até o Terra até o chicote elétrico aqui ele está rompido em algum canto certo aí se você colocar o fio e não gerar Aí você pega um frio E aí e coloca aqui no fio branco certo sair daqui desse branco Ó puxa até esse aqui esse conector para isolar esse fio do chicote elétrico puxa o fio daqui para carros Rio Branco você acelerou gerou então defeito vai ser o fio branco certo aí mesma coisa você faz no fio vermelho e no frio verde Ok ou você fazer isso você substituir né puxar um fio por fora e ela não gerar aí a proximidade vai ser o retificador aí tem que conseguir outro indicador e executar o teste novamente certo então isso aqui é uma técnica que você pode estar fazendo para poder analisar a se a fiação está boa não por causa que um desses fios vermelho branco ou verde pode estar corrompido ou mal contato em algum conector certo e você Fazendo esse teste você vai descobrir mas tem que fazer um de cada vez para poder encontrar Qual o fio está com defeito e quais os filmes estão com defeito você quando você fizer esse teste pode estar somente o fio verde somente o fio branco somente foi vermelho ou todos eles com defeito OK depois irei fazer chicote simplificado mostrando o esquema elétrico todinho para poder fazer por fora da instalação elétrica colocar um consumidor que a lâmpada certo o conector do estator conector do retificador e o conector da lâmpada que é o consumidor poder fazer o teku a identificar se o defeito está no chicote elétrico ou em alguma peça como retificador ou Estátua Beleza então isso que ela é bem feita a moto somente relé de partida show |