CG125 FAN EX 2009/10, desligando ao Parar e Alterando Aceleração apoio MSBig - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: CG125 FAN EX 2009/10, desligando ao Parar e Alterando Aceleração apoio MSBig (/showthread.php?tid=4594) |
CG125 FAN EX 2009/10, desligando ao Parar e Alterando Aceleração apoio MSBig - Sr.Big - 20-01-2022 Oi aqui é uma CG 125 Fan KS 2009/2010
certo que está você com essa moto o cliente falou que ela está Ela dificulta um pouco para funcionar e quando funciona ela fica desligando certo ao tentar parar em um sinal quero vai parar no sinal e uma esquina em uma lombada ao segurar embreagem ela vai e desliga isso não é em todos os momentos certo e depois que ele faz um percurso da moto ao esquentar e ela fica alterando aceleração exemplo amor está funcionando perfeito aqui na lenta ela fica desligando e ele altera um pouco aceleração ela fica estável quando ele dar uma volta certo essa aceleração ela aumenta isso de um determinado tempo com ela funcionando ele vai lá baixo aceleração fica estável novamente até depois de quente quando ele começa a andar horas momentos ele vai parando a moto auxiliar embreagem A moto vai e desliga Não mesmo instante ele funciona moto e sai normalmente perto mas quando vai parando em qualquer outro local também desliga então aqui temos dois problemas perto que queremos analisar iremos analisar aqui a parte de compressão de motor e na parte de alimentação da motocicleta do motor é perto e iremos fazer um teste no sistema de ignição Ok como eu tenho scanner da multiscan e ele fazer o teste de faísca lá no cabo de vela Se tiver tudo ok sem nenhuma falha irei verificar o cachimbo de vela supressor de ruído e a vela certo ok caso tem alguma falha de sentir Ei verificar inicialmente aqui na bobina de pulso depois irei para os demais componentes do sistema de ignição OK depois iremos analisar certo caso não tenha nenhum defeito na parte de ignição do time São iremos verificar folga de válvula e compressão de motor e depois de Leonardo Izar na parte do carburador perto e visualizando aqui estão a mangueira Solta essa mangueira aqui ó é a mesma essa aqui certo então que foi colocado o carburador e essa mangueira aqui essa mesma pronto isso que essa mangueira aqui ela vai lá para a lateral do filtro de ar certo essa mangueira aqui é do Suspiro do carburador Ok então vamos fazer o análise vamos retirar essa mangueira Vamos conectar essa um chouriço agir e mostrar onde é que vai para onde vai essa mangueira certo então vamos lá com a nas certo antes de eu funcionar moto para verificar se tem algo de errado no sistema de ignição irei verificar logo aqui folga de válvula e compressão do motor por quê Porque ela quer está fria certo eu deixei esfriar para poder ir hoje fazer esse teste de folga de válvula e compressão do motor Beleza depois que eu analisar irei funcionar ela vamos lá Fala galera já tirei aqui o tanque as carenas poder facilitar aqui os testes então o primeiro que eu queria fazer é verificar compreensão do motor certo tirei tirar aqui a vela e fazer o teste com o comparecimento e pronto já retirei aqui a vela Já coloquei aqui o comprecimetro certo conversa muito Zerado Ok já fiquei aqui é carregar bateria 12.6 volte Ok então queremos fazer agora iremos puxar o por um total aqui do acelerador total para poder o pistonete dizer aqui ó subir e deixar sugar o máximo de ar possível certo então vamos lá ligar a ignição segurar o por um total Ok Total segura e da partida em média de 7 a 10 segundos certo ou até o ponteiro parar de subir certo aqui vai ter que cair média de 200 e a 200 205 PSI nessa faixa que amarela e em bar ficaria em média de 14 vá certo então vamos dar partida agora e ver qual a leitura não vai nos apresentar vamos lá e pronto ponteiro parou de subir então observem sem ps7 bar então aqui eu já sei que é que está algo irregular mesmo que ela esteja funcionando mesmo que ela esteja andando certo para todo canto certo mas está irregular aqui por esse motivo a moto está desligando certo quando você vai parando com Cecília linguagem ela vai e desliga esse é o motivo por motivo da compressão está no mínimo aqui ó Tá certo tá abaixo do mínimo Ok então aqui eu sei que tá errado Não é porque a moto está funcionando que o sistema está correto Ok então aqui eu já vou ter que desmontar essa parte de cima só que antes desmontar eu tenho que verificar aqui ó a folga de válvula por causa que a folga de válvula pode estar incorreta Então vamos tirar que a tampa de válvula e verificar a folga de válvula quando eu verificar folga de válvula estiver especificamente como manual em 0,08 e 0,12 centésimo de milímetro de folga nas duas válvulas perto na admissão 0,08 na de escape 0,12 centésimo de milímetro então iremos analisar essa folga se realmente está correta Ok então vamos lá e Pronto já tirei aqui a tampa de válvula certo aí agora vamos colocar lá no ponto no pm.sc elas iremos lá para o outro lado colocar ela no MS no ponto vamos lá e pronto Observe que os ressaltos do comando ali ó está irregular certo não tá no ponto e aqui ó a coroa de comando está com a linha de referência errada ele tem que estar nessa linha da parede do cabeçote e aquela bolinha aqui ó esse pontinho tem que estar aqui para cima ou então eu vou dar uma volta e parar aquele aquela bolinha que o ponto de referência de sincronismo da coroa de comando para cima certo então iremos tirar aqui ó a tampa do tempo e a tampa do sincronismo aqui então vamos lá retirar e pegar a chave e fazer o giro vamos lá a prova era já tirei aqui certo então vamos dar um giro aqui certo vamos dar um giro bom então vamos colocar aqui no sincronismo e aqui ó está alinhado às vezes cá essa risca e essa risca com a parede do cabeçote e a bolinha aqui o ponto de referência decisionismo para cima do comando e aqui do magnésio no volante tem que ter a letra Theo mas não está ler vamos ver aqui ó olha aqui se estava sincronismo de ter ali ó alinhada com essa cavidade vim aqui ó na tampa do magneto mas Observe aqui no comando já fica fora de alinhamento então recentemente Esse motor foi feito uma reparação certo então foi montado fora do ponto ela só funcionou por motivo que o ponto está atrasado por isso que ela está funcionando está funcionando irregular por isso que a compreensão está irregular e por motivo da válvula que está presa tetraval de admissão perto então vamos colocar Tá certo corretamente e regular a válvula certo vamos lá e Pronto já tirei aqui o parafusinho do meio aí agora venho com a ferramenta para diz comprimir a mola certo pensa na dor do ao tomada com espumando eu vou giro no sentido horário e até chegar no final já voltou e Pronto agora vamos fazer travamento aqui ó pronto existe umas aleta sem aqui perto O que faz o travamento agora eu vou tirar fora aqui para quando a gente folgar ele não sair forçando e danificar a rosca da parede do cilindro certo então vamos retirar agora os parafusos e com os parafusos já Afogados iremos retirar aqui ó se eu não tivesse descomprimido a mola aqui em Sapé estaria saindo Tá certo sozinhas e forçando aqui a rosca do Silêncio como eu comprime a mola aqui Aí fica fácil de sair e não danifica a rosca é por isso que é bom ter a ferramenta correta para se usar e tirar e pronto agora só vai estar o ok ó com ferramenta fica fácil agora vou soltar aqui para eu colocar no canto e ver a distância certo Quer ficar da parede do tensionador do automático até a parede do cilindro certo irei soltar aqui E aí o OK agora vou olhar lá no canto ó e coloco ela no canto e vejo ó pronto estou colocando no canto pressionando para dentro e ela não vai até o final se essa peça encostar essa parede do questionador do automático até a parede do cilindro não isso indicaria que a corrente Comunitária gastro e poderia fazer com que essa visão certo essa coroa de comando voltasse para cá e desce uma impressão estaria fora do tempo como acostumando Está ok está boa então realmente está fora do ponto então iremos mudar agora essa posição pronto observa eu a linha para tuas comando alinhada a outra quem também alinhada aqui ó na parede cabeçote ponto de referência bolinha para cima a marca te ali ó ó é alinhada e com a linha Ah tá carcaça aqui ó da tampa lateral certo então aqui agora está perfeito o sincronismo o alinhamento o sincronismo do ponto de ignição Ok está no tempo perfeito agora agora o que estão realmente está no pm-s Ok comando com os ressalto na posição certa agora iremos colocar o automático colocar junto a nova faz a limpeza com a ajuda nova e a ajustar aqui o parafuso certa já criou uma pequena folga a pequena folga só que ainda não está perfeita certo a regulagem aqui ó aumentou um pouco de folga e ele vai fazer a verificação e agora com calibre de lâmina a queremos regular e aqui verificar se realmente está com a medição de 0,12 10 20 minutos certo vamos lá colocar o automático e olha aqui junto assim original Tá certo Olha aí ok já está limpa aqui já fui o travamento com a ferramenta que observa que a junta velha a central não é preciso colocar a cola o que faz a vedação é a tinta Ok então não é preciso colocar a cola para Vamos colocar ajuda sem original apertar corretamente com toque certo e Ok vamos lá e pronto aqui já está no canto que a junta Vamos só alinhar aqui E aí E aí [Música] e colocar os parafusos [Música] e pronto agora só apertar um toque correto depois de chamar aqui e fazer regulagem de válvula pronto tudo apertado parafuso já no canto tudo ok tudo show de bola e agora Como regular as válvulas vamos lá e pronto já fiz a regulagem aqui e a conferência agora é essa aqui é a 0,08 Observe ó ó passando show e a zero, há 13 horas andando lá apertadinho certo que aqui é zero, zero, 12 e aqui a 0 13 horas Bastando apertadinho então ok passa na a 0,10 correto EA 1303 passando apertado então está com 0,12 centésimos de milímetros e agora com aquela folgazinha original é e agora vamos colocar junto agora missão para tampa de válvula e os coxinhas de válvula novos né gente para não vazar e tirar essa cola vamos lá depois iremos fazer novamente a medição da compressão da pressão da compressão do motor e o pessoal quando eu tirei aqui os coxim da tampa de válvula Observe como elas estão porque aconteceu isso só porque fez as ondulação por causa que colocaram calça aqui ó coloca uma Ruela de bujão de óleo para vedar quer dizer para apertar para poder ver dar mais só que isso danifica tanto coxim de válvula como a junta de válvula Observe como ela está esmagado aqui ó Muito machucada Então em vez de ajudar faz a danificado Onde fica mais rápida borracha ainda então não coloque em essas arruelas para poder fazer uma pressão maior não coloquem coloque a junta original e o coxim da tampa de válvula original que vai durar muito mais tempo e sem fazer o vazamento sem dar vazamento certo coloque junto original e os coxinhas vovó original não coloque calços essas agora de alumínio bujão do óleo que isso danifica as peças Ok vamos agora montar com as pessoas originais e pronto já todo montado junta Nova original coxim tudo certinho tudo montado Já coloquei aqui o comprecimetro e vamos ver qual é a compreensão que vai nos apresentar ligar a ignição ponho Total puxado vamos a partida e olha galera agora a 150 psi certo próximo aqui de 200 certo então aqui está dentro perto dos paranto desse motor Agora sim perto agora eu posso confiar que na parte do motor está perfeito porque por causa que a Val não estava presa certo e estava fora do ponto do motor certo não estava sincronizado corretamente agora pelas informações do manômetro a compressão Está ok está dentro dos parâmetros de funcionamento desse motor OK agora iremos verificar e o carburador iremos desmontar analisar ele verificar o filtro de ar para verificar em relação à Alimentação está ok a parte dela desligar na lenta certo já está resolvido agora vamos verificar essa alteração de aceleração quando ela está em movimento quando ela esquenta um pouco ela vai ficar alterando perto primeiro defeito já encontramos vamos ver se tem algo de errado aqui na parte da carburação na parte da alimentação vamos lá e pronto na parte aqui do carburador na parte alimentação e eu não verificar aqui ó tirar o coletor admissão fora certo verificar se essa mangueira aqui ó Observe ó ela está folgada certo isso pode dar entrada de ar falsa Observe que ela tá girando o livro Mente ó então isso aqui já pode ser um dos motivos de lá ficar desligando também na lenta certo existe várias coisas que causa a moto ficar desligando com pressão baixa a válvula presa queda de A falsa certo ficar alterando também Aceleração em alta certo então aqui já iremos verificar essa mangueira não é por causa que ela está com dificuldade para sair ó aqui prendeu por causa que chegou na parte mais larga certo mas se eu coloco ela no canto ó ela fica livre Observe então aqui já pode ser a causa também que existe várias coisas então vamos retirar essa mangueira já vamos analisar ela ela está ressecada certo pronto Esse é um ponto iremos tirar aqui o coletto papai vai ficar o anel de vedação aqui do coletor muita das vezes vai fazer a reparação do carburador uma limpeza uma reparação tem que tirar o coletor admissão fora para substituir essa borracha de variação certo o link que está aqui tem que fazer sempre essa troca OK depois ele me tirar aqui vamos tirar carburador filtro de ar essa mangueira Zinho aqui ó que ele também se é aquela do começo do vídeo dali É a mangueira de ventilação certo que a mangueira do Suspiro Ok do carburador Nunca se deve colocar essa mangueira certo lá para baixo se coloca lá para baixo em época de chuva a água vai e top a ua certo é aonde vai desligar modo você passa na bolsa de ar aí a água Fecha aqui a passagem de ar certo da série de ar Então faz com que ela desligue a motocicleta Ok então iremos retirar que já foi aqui a caixa do filtro vamos retirar aqui o filtro e fazer a verificação dele vamos analisar aqui ó como está o filtro de ar eu observo era como está sujo galera Ó e olha aí olha aí como está sujo aqui ó Tá certo então aqui o phyto já já tem que ser substituído por a gente não consegue visualizar o outro lado do filtro Pela Luz Ok ó a gente não consegue visualizar então isso quer dizer que está com muita sujeira Ok então filtro de ar também vai ser trocado agora vamos retirar aqui o carburador e analisar ele como é que tá a altura de bóia como é que tá o gicle de lenta de alta perto Fala galera já Desde ontem que o carburador e galera não coloque em Cola certo não coca-cola no carburador na ajuda do Trabalhador nem motor e nem carburador pessoalmente de carburador que esse pedacinho aqui vai para cá ou para cá e vai entupir a passagem de gasolina e é onde o cliente vai ficar no prego o perto aparentemente agora está no nível aparentemente irei fazer o teste parafuso da mistura está irregular para homens tentaram é regular aqui de uma forma que compensasse lá o a compressão do motor que estava irregular abrir o mais poder ficar mais a como estava sugando pouco a então abriram mais aqui será provavelmente deixaram assim por motivo que estava sugando e até folgado está Olha aí tava quase totalmente solto Ok então vou desmontar aqui tirar o jeito para poder verificar se está nos tamanhos originais certo vamos desmontar fazer uma limpeza verificar As borrachas certo vai ficar agulha e a sede como é que estão vamos lá E aí a obra era o gicle de baixa que é esse do lado esquerdo 38 correto só que hoje Cleide alto tá o cento e vinte e o correto aqui é 110 certo então o giclê de alta está errado para essa moto para esse carburador e observe aí ó o rifle de baixa 38oc perfeito e o giclê de alta 120 tem que ser o 110 Então já vamos ter que substituir esses dickler para ficar de acordo certo com agulha Ok então vamos já faz assuste São desse giclê que irei fazer o banho químico no carburador aquele processo certo de colocar todas as peças no banho no carro 80 Observe lá dentro ou sujeira E aí o ok então ele é original Então vamos para a limpeza e depois substituir o giclê certo e Pronto já tirei aqui o coletor admissão certo e observe ó o horário vedação certo o link aqui ainda é original certo e Observe essa marcação aqui ó a queimada Perto Está somente no meio aqui do espaço do coletor de admissão isso quer dizer que o anel está fazendo a vedação corretamente ó observa que o modelo dele ao redor da mancha e isso quer dizer que a queima perto de com gasolina está sendo queimada e não realmente não tá passando para fora a mesma coisa não tá entrando lá nenhum aqui que se tivesse essa mancha aqui estaria passando daqui para cá isso quer dizer que o anel ainda está fazendo a vedação corretamente Mesmo ele estando em baixo perto aqui ó mesmo assim iremos substituir esse anel de vedação esse orang para fortalecer a vedação mas se eu quisesse deixar ele deixaria Mas como ele já está gasto e iremos substituir ele para fazer uma vedação 100 porcento porque se a gente deixar ele aqui certo Logo logo irá passar a aqui e da entrada de ar falsa mas tá fazendo a vedação corretamente como tá gasto iremos substituir E aí galera conseguimos aqui ó um giclê 110 á original e agora sim vai dar certo aqui nossa montagem a ge Preto 110v luz lá galera já todo desmontado que o carburador certo algumas peças ir aí fazer a substituição depois ele faz limpeza essas pecinhas pretas certo e aqui no carburador adesivo montei todo certo agora vamos fazer e o banho aqui já com car80 é Aonde tiver furo iremos pulverizar ele certo dos as peças Aonde tiver puro iremos pulverizar perto aí iremos deixar de molho aqui mas é de uns três minutos e depois pegar o pincel e passar tudo depois de lavar e depois de um jato de ar certo para poder tirar toda essa sujeira certo vamos lá tudo limpinho já certo tudo OK agora vamos almoçar aqui e fazer a verificação fico dia já está aqui ó a diferença do filtro de ar novo para o velho muita diferença certo a gente coloca contra o sol a gente consegue ver a iluminação do só esse aqui não conseguimos ver dá para ver nitidamente a diferença Ah tá sujeira que tá o filtro de ar velho certo então vamos montar o carburador e fazer a verificação da moto galera já colocaram calor no canto tudo certinho agora vamos ligar eu mostro OK já foi acertada porque o pedacinho não esticou muito a perna corretamente certo agora eu mexo nela e não gira lá embaixo um gira tanto então deixa um bom dia já comprimento um fica nos motiva poder ver se ela vai alterar alguma coisa aceleração tudo de novo madeirinha do espelho aqui ó e ventilação aqui eu acho então vamos aguardar aqui vou ver se ela vai alterar alguma coisa Pois devemos andar com ela na rua para ver se ela vai ficar alterando aceleração isso ela vai ficar desligando quando a gente se vai embreagem vamos aguardar então galera Ó depois de 7 minutos na lenta ser feita agora vou fazer o teste aqui de país é certo e vai ficar com a rotação tá aqui do motor em qualquer que o capim Doutor cabo de vela e vamos lá sério de falha mais de 100 países que já gerada e nenhuma falha EA rotação do motor tá de 1000 e 100 a 1.200 RPM então está estável efeito que varia de 1.200 a 1.500 RPM e tá e meia de 1200rpm a votação então está ok certo 500 países que já gerado em uma falha Então se chama de ignição que está ok certo ok agora é querendo fazer é dar uma volta nela para ver se ela vai ficar desligando auxiliar embreagem E se ela vai alternar aceleração depois de uma de um percurso aí a gente anda nela certo galera vou começar a dar uma volta nela agora 84.000 em 1591 foto a gente fazer ou não vamos lá galera a crônica 4701 então mudei média de 10km certo para mais perto não desligou quando a embreagem certo então [Música] galera esse é top demais ajuda de [Música] [Música] bom então galera tem feito da moto o defeito da moto motor fora do ponto de ignição distribuidor nismo válvula de admissão presa certo e a o giclê irregular no carburador certo filtro diatamente são era várias coisas borrachinha aqui ó Estava folgado Então tudo isso causaria essa alteração e desligamento da moto em baixa e Alta Rotação certo então você tendo conhecimento certo de um de analisar tendo as ferramentas de para fazer o diagnóstico certo apenas informações os parâmetros certo fica fácil de você identificar o defeito das motocicletas perto de qualquer motocicleta de Qualquer veículo para você ter esse conhecimento certo você tem que ter acesso aos manuais de serviço certo você tem acesso facilita e o seu aprendizado e o seu conhecimento então no site MS Big você fazendo a doação lá você vai ter acesso a diversos manuais para você estudar agora você tem que ter o acesso e estudar perca tempo sem perder o seu tempo estudem certo então você tendo as ferramentas tendo conhecimento tendo os parâmetros e sabendo executar os testes em uma motocicleta com os parâmetros do manual de serviço você consegue identificar o defeito de Qualquer veículo show E aí |