CG 160 Start 2017 Lenta Inrregular e Falhando em Alta passo a Passo apoio Ms.big - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: CG 160 Start 2017 Lenta Inrregular e Falhando em Alta passo a Passo apoio Ms.big (/showthread.php?tid=4602) |
CG 160 Start 2017 Lenta Inrregular e Falhando em Alta passo a Passo apoio Ms.big - Sr.Big - 20-01-2022 a argamassa CG 160 start 2017 que é que
tá acontecendo com ela aqui o cliente falou que de manhã ela dificulta a funcionar quando está frio e quando começa a andar acima de 80 a 120 km por hora nessa média certo ela começa a falhar ela falha e eu voltar um pouco aceleração volta na impaciência entre 10 a média certo retrocedeu o punho do acelerador ela para de falhar certo então pelo diagnóstico certo eu acho que nós é para ser o TPS defeituoso na relação de em alta aceleração acima de 100 km por hora ela vir a falhar ela dá cortes pé falha e E aí ela com dificuldade para funcionar pode ser válvula presa ou válvula desregulada alguém mexeu e regula o errado ou pressão de bomba irregular certo pode ser uma compressão do motor relacionado também a válvula então iremos analisar esses pontos certo então iremos usar essas ferramentas para diagnosticar esse defeito observa em e pronto iremos usar aqui ó o multímetro o Mônico compra sinto calibre de lâmina e os alfinete certo essas ferramentas que iremos usar para analisar essa motocicleta iremos ao motivo para poder fazer uma análise lá no TPS na leitura dele é uma não pode medir a pressão da bomba combustível comprei acima aqui para poder medir a compressão a pressão da compressão do motor o Carlos delano's rodei medir a folga de válvula mesmo estando com a compressão ideal iremos usar o sofrimento para poder colocar lá nos pinos do conector do TPS ou qualquer outro carro certo para fazer a medição na fiação Ok então essas ferramentas que iremos usar para fazer e esse análise nessa Mota bom então todo mecânico todo o mecânico tem que ter essa essas ferramentas certo principalmente o multímetro e pronto então você diria acho que iremos usar certo então primeiro vamos fazer o teste aqui ó no TPS para a gente ver como ele está o teste o seguinte Irei tirar só tampa de proteção e de colocar um alfinete aqui no fio Amarelo somente amarelo e ver qual o sinal de leitura com a ignição ligada para o módulo é quando está totalmente fechada borboleta tentar em maré de 0,4 0,6 m levou-te quando eu começar a puxar o ponho ela tem que ir de 0,4 certo até 4.443 volte e nesse percurso ela não pode falar exemplo se chegar a 2,7 volts ela não pode cair para um Volte depois voltar a Três Pontas 4 ou mesmo 4.4 volts não pode alterar ela tem que em ordem decrescente exemplo 0,40 Ah e assim sucessivamente até 4.4 sem dar nenhum cortes então fazer o teste agora do sinal do TPS para o móvel vamos lá Pronto já coloquei aqui o alfinete certo ó no fio Amarelo perto fio amarelo é o sinal do TPS para o módulo que o amarelo coruja vermelha alimentação 5 volts positiva do sensor e o fio verde escuro com a listra rosa é o aterramento certo do sensor esse fio vai diretamente para o modo certo então vamos lá o butoh na escala de 20v contínuo ponta de prova preta no aterramento e ponta de prova vermelha lá no alfinete ei ei zero volts agora eu vou ligar a chave de ignição e olha aí 0.4 millivolt que é que tá em média de zero. 450 millivolt certo 460 millivolt OK agora é o que eu falei eu vou puxar o ponto do acelerador certo vou puxar o punho do acelerador e quando eu tiver puxando tem que ir aumentando aqui ó 10.4 10.5 10.6 0.0.8 e assim sucessivamente sem retroceder perto então vamos lá daí 0.4 eu vou começar a puxar o punho 10.6 0.71 Volt 12 volt e três Volt o 3.11 3.2 3.3 3.4 3.81 3.94 caiu chegou em 4 volts caiu para 0.8 millivolt vou puxar o pelo Total ó puxou para um total 0.6 millivolt vou voltar só um pouco Observe aqui eu tô puxando lá ó ó certo aí vou soltar só um pouco lá ó voltei um pouco olha aqui ó o 3.9 volt vou puxar Total novamente puxei caiu para zero. 15 me ligou eu vou voltar um pouco e voltou ó 3.900 vou soltar total agora ó 0.4 me ligou então aqui certo já sei que o TPS está defeituoso certo aqui poderia falar um ponto de 2.8 volte e quando eu começasse a puxar mais ainda iria cair para um volte 10.50.1 80.9 certo não importa aonde vai dar a falha em qual volta vai dar falha deu a farda PPS defeituoso então aqui já encontramos o defeito dela está falhando em alta na última aceleração então tem PS já vai ser substituído agora vamos analisar e em relação a falha a dificuldade de funcionar Então vamos verificar compressão vamos verificar a pressão da compressão do motor e depois iremos aqui analisar a folga de válvula e depois vemos a usar a pressão da bomba de combustível vamos lá Pronto já estarei aqui o congresso sinto senhora tira retire a vela porque eu comprei acimetro e já está instalado ou detalhe desconectar o bomba serve para não ficar injeta no gasolina na câmara de combustão certo então vamos lá puxo por um total do acelerador e da partida até o ponteiro parar de subir ou e média de 7 a 10 segundos certo então vamos ligar a chave de ignição puxei um total passo agradou e vamos dar partida e E aí A 160 PSI Então dentro do padrão certo então tá OK agora vamos Verificar como está a folga de válvula para ver se está ok certo vamos lá olha que já tem um pequeno vazamento certo parece que colocaram cola aqui ó o Ok então vamos tirar um dia vai poder analisar pronto tirei que a tampa de válvula Olá pessoal e observe ali ó bem aqui ó um pedaço de cola ali a certa então esse pedacinho de cola que na hora que a gente vai remover a tampa ó e aqui ó ele vai ficae de dentro do motor é aonde vai entupir a passagem de óleo lá na bomba Então não coloque em cola na guarnição na junta tampa de válvula não é preciso colocar cola na junta tampa de válvula na guarnição não coloquem e isso faz que danifique o motor na hora que você coloca Sem problema o problema é na hora de retirar que vai soltar os pedaços e vai acontecer isso a esperar aço caísse lá dentro então já iria prejudicar a passagem de óleo e observe aqui o vazamento por qual motivo se ajunta machucada e observe o tanto de cola que tem na junta os senhores não coloquem Cola aonde tem borracha aonde tem junta não é preciso colocar é colocar a peça de qualidade a junta guarnição original de qualidade certo isso aqui ó ao soltar vai cair dentro vai entupir a passagem de óleo perto vai entupir aqui ó para fazer a lubrificação então não coloquem Cola Ok então vamos lá e vamos ter que substituir a junta o motivo que tá machucado aqui certo então vamos lá para outro lado tirar a tampa Zinha do e da coroa de comando lá e analisar e colocar no tempo para poder fazer a verificação de folga de válvulas vamos lá Pronto já tirei a tampinha aqui é que o seguinte [Música] com esse guia e esse guia visualmente é parede do cabeçote essa linha e essa outra linha tem que ficar alinhada aqui e aqui e essa bolinha para cima isso quer dizer que está no pns certo então vamos colocar a ferramenta aqui certo e vamos girar até a coroa de comando alinhar essa linha com essa aqui e a letra ter aparecer aqui certo então vamos lá vamos alinhar aqui ó e observem e a indo OK agora vamos ver se alivia ter está aqui vamos voltar um pouco tá aqui ó letra T Ok pronto a referência correta o que agora vamos Verificar como está a folga de válvula ó ó presa Oi total e essa tem uma pequena folga ó ó tem uma pequena folga mas tá menos que 0,08 centésimo de milímetro e essa aqui que tem que ser 0,24 centésimos de milímetros tá presa Total ó ó não tem folga nenhuma então aqui é o motivo dela dificultar a funcionar quando está fria Esse é o motivo certo vamos regular essa folga e regular essa também vamos agora pegar o carro de lâmina teto e fazer a verificação qual realmente é fogo está vamos lá ó ó essa aqui ó está passando a 0,6 certo a Thalia 0,6 essa aqui é a 0,8 é só é a 0,8 e e só tá passando a 0,6 Então vamos regular vai poder passar essa aqui E aí e pronto agora sim 10 virgula e 08 01 de milímetros certo Observe ó ó a 0,08 E aí E aí a 0,08 certo então agora que iremos regular com 0,24 centésimo de milímetro Tá pronta já regulado com 0,23 centésimos de milímetros está com uma pequena folga assim a gente mente poder ficar aí com 0,24 centésimos de milímetros está bastante livre essa lâmina aqui ó a 0,20 três centésimos de milímetros o ok então agora está correto observem Ó tem que existir essa folga aqui mesmo não vai ficar batendo certo que o comando precisa dessa folga aqui perto Oi Adilson admissão o 0,08 EA de escape 0,24 centésimos de 1 litro agora está perfeito quando for fazer a regulagem de válvula tem que deixar na especificação do manual de serviço não é porque tá com muita folga que está incorreto que está errado não tem que existir essa folga e tem que respeitar as folgas do manual de serviço Ok então vamos substituir a junta certo sutiã os olhinhos das guarnições e vamos montar e vamos funcionar motocicletas antes de funcionar vamos fazer a verificação da pressão da linha de combustível dessa motocicleta para realmente analisar está tudo ok já encontramos dois efeito o TPS defeituoso e a regulagem de válvula E aí e pronto já coloquei as guarnições certo tudo certinho original e sem Cola o Ok sem colo nenhuma OK agora vamos medir a pressão da bomba desse conectei a mangueira que vai lá para o bico injetor certo e coloquei aqui o manopla perto para medir a pressão da linha de combustível fecho aqui é manivela certo e vamos ligar a chave de ignição vamos lá eles estão ligadas e olha aí Observe que ela vai a 3 bar e retorna lentamente certo vai voltando lentamente Isso quer dizer o quê que a pressão Está ok certo tá três bar de pressão e a válvula de retenção lá na bomba de combustível está atuando corretamente segurando o combustível na linha de combustível certo para quando eu der partida o bico injetor abrir e esse jato de Três Barras e já indiretamente e para câmara de combustão ele já e numa velocidade rápida poder chegar aqui na câmara de combustão e já sei queimado certo Por isso que a bomba original rap original ele permanece a pressão aí ó de trabalho muitas das Bombas paralelo série-paralelo eles não retenção a pressão aqui ó constantemente ele vai e retorna ok então a pressão da bomba que está OK agora vamos conectar e vamos funcionar para ver se ela vai funcionar corretamente quando está fria e pronto já reconectei a mangueira do combustível lá para o diretor agora vamos dar partida na motocicleta e olha aí galera é o show de bola pegando de primeira Quem então então defeito da moto de estar com a dificuldade para funcionar válvula de escape presa certo de admissão estava razoável tava dentro do limite de padrão certo que é 0,03 para menos ou para mais com a folga certo e admirar de escape estava zero não tinha folga nenhuma então defeito de dificuldade para funcionar quando estava fria era válvula de admissão e de escape presa na parte que ela está falhando em alta aceleração é o TPS defeituoso certo então vamos passar para o cliente e vamos é trazer a peça poder gente substituir Ok pronto já conseguimos aqui ó sensor TPS Então vamos substituir certo vamos colocar no tanto e volta a mojar a leitura de sinal do TPS para o móvel lá no rio Amarelo vamos lá galera já coloquei aqui o TPS ó no canto certo ou alfinetes lá no fio Amarelo outono para o vermelha do meu tipo no fio Amarelo ponto prova preta no aterramento e o motivo pela escala de 20v de continuar certo ignição ligada e agora vou começar a puxar o pão de ló 10 fez lá vou te vou puxar até no final dele lentamente para poder ele ficar com ela não vai cortar agora quando chegar 3.9 volt ó a laureci muito simples. 7 3.3.9 4,1 4,2 pronto OK não falhou não voltou lá para 0,5 ml vou te como estava voltando antes certo então realmente o TPS estava defeituoso certo então é isso galera sempre quando pegar uma moto que apresenta o os parâmetros mais ou menos que não estava com dificuldade para funcionar na lenta e ela falhando em alta sempre tem que você de nesses testes verificar leitura TTS perto da tua casa de bomba principalmente A 160 verificar folga de válvula certo nunca fazer essa regulagem de válvula fora da especificação do manual de serviço perto sempre em cima do manual de serviço então para você ter esses essas informações em relação à a motocicleta certo os parâmetros corretos de folga de válvula alimentação TPS habitação de um dado sensores anotação de módulo de qualquer formação da peça da motocicleta é só você ter acesso ao site IESB lá você faz a doação e tem acesso a diversos manuais de serviço certo é só você tem o acesso faz a doação e estudar agora tem que ter o acesso e estudar certo depois do estudo vai faz a prática mais motocicleta Ok então defeito da moto CPS defeituoso e válvula de admissão presa certo fora da especificação do manual de serviço Pronto agora vamos funcionar aqui a motocicletas e olha o show de bola galera o show |