1 Parte, como Funciona o Sistema Indução de Ar válvula Paer nas Motocicletas - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Outras Marcas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=56) +---- Fórum: Diversas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=333) +----- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=59) +----- Tópico: 1 Parte, como Funciona o Sistema Indução de Ar válvula Paer nas Motocicletas (/showthread.php?tid=4615) |
1 Parte, como Funciona o Sistema Indução de Ar válvula Paer nas Motocicletas - Sr.Big - 20-01-2022 1 Parte, como Funciona o Sistema Indução de Ar válvula Paer nas Motocicletas apoio MSBig
E aí Olá aqui é o sistema de indução de ar ou suplemento de ar certo é conhecida como válvula Fire as motocicletas e essa é a válvula OK ela tem três vias uma duas três essa posição aqui essa ter que não tem posição correta Depende de eu comer a montagem na motocicleta certo não interfere muito depois irei mostrar a desmontagem dela então vamos lá para que serve essa válvula Porque não devemos retirar ela e ela não atrapalha em nada e na porta esta moto não ganha Potência em nada certo apenas é para ajudar a queimar os gases que não são queimados lá no escapamento certo vai entrar fresco certo do meio ambiente do atmosférica ou da caixa do filtro já e vai lá para o escapamento fazendo com que chegue ar fresco lar para fazer o quê para ajudar a queimar os gases e os casos que não são queimados Tá certo quando chegou a lá na o escapamento e ela vai queimar ajudar a queimar os gases transformando o que transformando uma quantidade considerável de hidrocarboneto e monóxido de carbono vai transformar e esses gases em dióxido de carbono e vapor de água para não poluir o nosso é atmosférico para a gente poder respirar corretamente frente poder respirar um ar melhor possível então é para isso que serve essa válvula por isso que não devemos retirar ele sim dá uma manutenção preventiva certo irei mostrar essa válvula e irei mostrar outra que não podemos deixar acontecer isso essas válvulas certo então vamos lá conhecer aqui a válvula e aqui ó e esse lado de cá e aonde fica os dois missão um dessa borrachinha vai lá para o culto de missão desse lado de carro é o fio onde vai a mangueira sim aqui vem lá do filtro de ar ou mesmo que vai para o ar atmosférico certo que vem e vai nele nessa Mangueira também vai existir um filtro também já quando esse essa mangueira não vai para dias ruins na caixa do filtro de ar e Aqui é onde a Mangueira vai lá por o escapamento certo aqui ó e esse vai para o culto hoje missão Esse é onde vai para o escape e Aqui é onde entra o ar da caixa do filtro de ar certo e aqui vamos ver aqui ó é onde tem a mola aqui é o diafragma essa pecinha aqui aqui a válvula corte de ar só que só uma licitação certo que a válvula corte de ar aqui a válvula de palhetas certo ok como é que a relação do aqui aqui ó entre aqui na caixa do filtro de ar e vem para carro vem ó aí passa por um tem as aberturas e passa pela palheta e vai lá para o escape certo o ar puro Ok para ajudar a queimar os gases lá ok aí faz esse essa válvula esse funcionamento aqui esse a passando perto é a moto em funcionamento em baixa rotação A moto está em funcionamento em baixa rotação bíblicas fpm é dois mil certo Observe que a mola aqui ó não está comprimida a válvula está aberta OK agora em alta rotação aquele acontece ó em alta rotação que a coletou filtro de ar o escape ele acontece vai fechar a e aqui ó certo então vamos lá e para que serve essa válvula de palhetas Será que ele mostrar quando desmontar ela para que serve a válvula sim aqui de palheta para evitar o fluxo reverso dos gases lá para a caixa do filtro de ar é para isso que que ela serve e para que serve essa válvula de corte de ar para quando a moto está em alta rotação certo o coletor de admissão né vai criar o vácuo lá com a partir alto e vai sugar o diafragma e o ar vai fazer com que a vai ver se a força da mola aqui puxando a válvula lá para cima fechando a passagem de ar que tá vindo do filtro para o escape Isso só acontece quando que quando eu tenho Alta Rotação Para que serve isso aqui para é pa pouco certo no quando você desacelera moto quando você vai parando é para isso que serve Quando você vai parando daqueles tiro nesse cabo daqueles para poucos muita das vezes é só sujeira aqui ó ou diafragma furado certo muitas vezes é só isso então tem que analisar tem que fazer uma preventiva no sistema tem que fazer uma limpeza tem que analisar sempre tem que fazer quando for fazer manutenção tem que verificar válvula essa obra faz parte do sistema da moto certo então sempre tem que analisar Ok então é isso galera Então vamos vou desmontar a válvula e mostrar para vocês o funcionamento tela vou simular que o motor funcionando uma seringa puxando a salvar os preços da passagem de ar de um lado para o outro ok então vamos lá desmontar válvula a prova aqui é a válvula certo essa parte aqui ó aonde entra o a mangueira aqui vem lá do culto de missão Aqui é onde entra o ar e Aqui é onde sai para o escape perto então vamos começar aqui Vamo tirar os parafusos E aí [Música] e sempre quando for fazer revisão na motocicleta tem que fazer a verificação dessa válvula para não poluir o ar que a gente respiramos certo não retira essa válvula e sim de manutenção pronto um pouco de sujeira certo tá minha válvula corte de ar ela quando o motor está funcionando em alta rotação ela vai Sugar você que vai fazer isso só vai baixar e fase a vedação do ar daqui não passando para cá Ok os mente na hora na hora da desaceleração quando você desacelerar vai é uma pressão maior ainda lá no coletor e vai Sugar que não deixa passar lá daqui para cá para justamente ela não faz aqueles papoco no escapamento certo se ela tiver tiver gasta o áudio a faca furado quando você desacelerar vai ficar aqui dando aqueles para pouco certo depois vou mostrar aqui umas peças gaúchas que faz esse acontecimento também e agora que é onde vai e lá para o escape e aqui ok a válvula de palheta aqui ó válvulas de palheta quando a tá entrando aqui nós sai aqui essa vovózinha abre aqui ó você é top top melhor flexível em bem leve alguém Frota Sinhá certo então a entra para cá e o essa a vovózinha foi postado para os gases não retornarem lá para a caixa do filtro de ar se o chinelo tá aqui no canto se você assopra aqui ela não deixa retornar nada dessa maneira se você assopra aqui vai sair aqui o Ok quando você assopra aqui vai sair aqui se você assopra aqui não pode retornar se retornar vai ter sujeira aqui na palheta certo então se a borracha danificada é aonde também vai ajudar a daqueles pa poucos na hora da desaceleração certo pronto aqui a mola ok aqui vamos tirar aqui agora pra gente visualizar o diafragma e já faz quando não pode estar furado e se tiver o sistema não vai funcionar e corretamente e pronto aqui ao diafragma Ok Então essa é a válvulas e não tem que fazer essa manutenção dessa base aqui da válvula de corte de ativar danificado ou você fechar aqui ó certo é você assopra aqui passar Então essa é a base está dando ficar então tem que substituir a valvula Ok tem um orelha aqui de vedação o Ok então vamos lá só para fazer o teste aqui ó eu posso contar cinco Mas independente da motocicleta a formação de montagem dela vou só montar aqui ó [Música] a e agora eu vou pegar uma seringa certo essa se eu botar a Mangueirinha aqui ó só se liga aqui quem me presenteou e foi o um Gibi motos Beto lá de Fortaleza ok que é o Barros e ele me emprestou com essas iria aqui foi show de bola que eu não tinha dessas espessura desse tamanho Tchau vai fazer aqui o meu teste eu apertei aqui ó e agora eu vou criar um vácuo aqui ó coloquei aqui e quando eu sugar aqui ó puxar essa válvula vai baixar vai baixar não deixando passar o a daqui que está enviando para cá indo lá para o escape isso na desaceleração dos meus favoritos daqueles para poucos quando você acelera ela fecha quando você vem terça acelerando ela foi fechado e quando a rotação Baixa ela vai e abre para deixar passar o ar para poder ajudar a queima dos gases lá ok então vou subir agora e observe aqui ó como ela vai baixar vou baixar agora vou subir agora olha aí ó soltei vou puxar novamente ó sorteio é com aqui quando eu aciono a seringa Puxa aqui ó é possível quando eu puxo ela baixa ó e observe ó Isso é na hora que o motor está em funcionamento em alta rotação ó aí ela tá funcionando eu desacelera ela continua assim que não vai parando ela vai e acontece isso deixa-me passar o ar certo porque tem que ficar assim com esse funcionamento para não passar o ar certo e daqueles pa poucos nessa parte da desaceleração Ok então é assim que funciona e é assim que é feito o sistema da válvula falha da válvula né do sistema de indução de ar do sistema de suprimento de ar Ok então não retire essa válvula de manutenção a preventiva para não acontecer isso aqui ó Para não acontecer isso e observe aqui como está as Borrachas de vedação ó olha aqui ó Tá certo então aqui essa válvula estava não estava funcionando corretamente E olha que aqui ela não tava funcionando corretamente Ok então sempre dei manutenção preventiva e não retira essa válvula que é assim que funciona e para não poluir o ar que nós respiramos show |