Reparação do Curto-circuito no Chicote Elétrico da NXR 160 Bros ESD 2019apoio MSBig - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Reparação do Curto-circuito no Chicote Elétrico da NXR 160 Bros ESD 2019apoio MSBig (/showthread.php?tid=4629) |
Reparação do Curto-circuito no Chicote Elétrico da NXR 160 Bros ESD 2019apoio MSBig - Sr.Big - 20-01-2022 Oi
aqui é uma NXR 160 Bros esdd 2019 que aconteceu aqui um curto elétrico por motivo e do Positivo que foi feita essa ligeira gambiarra aqui certo então aqui um parceiro nosso aqui das oficinas certa não chegou essa moto para a gente fazer essa reparação no chicote elétrico Ok então o que é que temos que fazer aqui temos que fazer a reparação e identificar eu porque aconteceu isso iremos fazer a reparação e depois analisar certo o que causou isso iremos analisar alguns pontos funciona moto verificar voltar está tirando a bateria verificar a bateria verificar o consumo dos componentes verificar o motor de partida a gente temos que descobrir o que causou esse cortou Eletro certo então iremos reparar chicote elétrico como deu um curto até aqui na ignição Tá certo a melhor maneira de fazer a essa reparação dos conte elétrico é tira todo o chicote elétrico queremos tirar o acento o tanque e tirar o chicote elétrico do quadro da moto que Vai facilitar a nossa manutenção em reparar esse chicote elétrico certo então irei tirar tudo aqui e nesse momento que eu tiver tirando ele é analisar se vai Existe algum curto aqui se vai existir um mau contato algum fio se tem alguma parte do chicote leque encostando no aterramento seria analisar vários detalhes ok ele desconectar o conector do farol do painel certo antes de funcionar toda que o sistema ele analisar passo a passo Ok então vamos lá começar a retirar o chicote elétrico do quadro da moto e eu já retirei aqui o tanque certo assento a Agora vamos começar a pessoa conectar os conectores certo e ao mesmo tempo analisando se não tem nada encostando no aterramento certo aqui na frente já desconectei parte frontal e vamos agora tirar o chicote elétrico fora vamos ver se conectar os conectores de tudo a instalação e Pronto já tirei tudo chicote ó tá preso aqui somente a bobina de ignição perto já tirei todo o chicote elétrico e quem já retirei tudo o sérvio já tirei tudo e agora vamos colocar na bancada e fazer a reparação do chicote elétrica o Ok vamos lá Pronto já estou aqui na bancada o Chico Xavier certo e vamos agora começar a tirar toda O isolamento daqui para a gente poder fazer a reparação na fiação certa vamos retirar essa Fiação e está queimada e substituir por outra Ok então vamos desmontar que tirar tudo isolante para a gente ver como está internamente certo vamos retirar todo esse isolante aqui ó Ok vamos lá começar a retirar Pronto já tirei toda a capa isolante a fita isolante certo essa que eu não cortei deixei ela aqui que tem como eu fazer a reparação dos continentes sem cortar ela certo e e aqui ó qual foram os fios que danificaram foi o fio vermelho com branco esse aqui ó que sai do conector do relé de partida até a ignição certo foi ele que danificou esse eu vou pegar vou retirar ele aqui colocar outro fio Fazer o que né que eu dele e já puxar ele aqui ó aqui por dentro do chicote né da da capa certo colocar aqui ó a e fazer a conexão dele é que faz é que parte dele aqui pronto Esse é o primeiro fio que eu vou já trocar certo depois direito colocar os outros filhos que justamente é o fio preto com listra vermelha e o que danificou mais foi esse aí ele vem ó vem aqui ó o e vem para essa junção aqui ó vem para cá então vou tirar um por um eu vou tirar um fio vou tirar esse certo e se o mais fino Vou tirar vou fazer a conexão dele aqui e vou colocar para onde ele termina e vou pegar o outro fio e fazer a mesma coisa esse fio é mais grosso que é o vermelho preto com vermelho que é o mais grosso ele vai lá para a ignição certo vem para cá e o pior esse aqui e esse ó então vou fazer a mesma coisa vou tirar um fio de cada vez que é esse ó vou tirar um fio de cada vez vou colocar ele e vou substituir um de cada vez aqui eu vou trocar somente existiu por causa que os outros filhos não danificaram não danificar Então vou trocar somente assistiu para não precisar trocar o chicote elétrico completo Então vou trocar somente esses fio e vou mostrar como irei fazer primeiro vou mostrar como ele trocar Esse vermelho com branco tira ele certo total e colocar o outro e assim por diante dele colocando um de cada vez deve ser pelo que eu fazer as funções do tipo de um fio Assim você tira um faz a reparação e depois passa passa para o outro não tira todos de uma vez que vai ficar mais complicado de se fazer a reparação então um de cada vez tira faz reparação e faz aquele pais ou a soldagem dependendo de onde é a localização de onde é a emenda certo e vai tirando um de cada vez e vai dar tudo certo ok então vamos começar pelo fio vermelho com a letra branca aquele poeta do relé de partida para a chave de ignição para com essa chave de ignição Ok então vamos lá para reparação do chicote elétrico e pronto pessoal já consegui aqui as imagens fios certo o fio preto quando este vermelho tanto o fio Grosso como o fio fino só só que já irei começar aqui nesse conector da ignição irei colocar já os dois aqui ó fazer que faz no terminal certo aqui e como era ser Começarei retirar aqui essa Fiação e determinando os pontos certo irei retirar Somente um pedaço do Fio como aqui no fio vermelho com branco Observe que o seu vermelho com branco ele não danificou completamente certo ele tá perfeito o fio vermelho com branco e eu dando observada é melhor analisei ele que ele tá somente ó uma parte danificada que ele somente essa aqui ó daqui até chegar aqui mais ou menos lá Tá certo então essa parte aqui para cá irei substituir e para fazer o isolamento irei usar esses termos um recadinho aqui ó é um sistema grátis de várias dimensões de tamanho aqui ó certo e olha aí são vários tamanhos festas várias peças vem pelas numerações festa então irei usar o termo dado certo eu sei que vou fazer as contas no fio fazer colocação do outro pedaço do fio bom perto irei fazer o isolamento com o termo retrátil certo que com a fita isolante fica bom da maneira que eu faço mas com termo retrátil vai ficar melhor ainda vai ficar superior o serviço com o tema de gás vai ficar muito melhor do que a fita isolante quando não tem até um resgate usa fita isolante irei mostrar em outro vídeo usando o termo retrátil e dando usando a fita isolante da maneira que eu uso Ok pode levantar que usar esse supermercado poder fazer algumas Reparações em outro separações iremos o que sem fazer emenda somente aqui embaixo certo então vamos começar a substituir a fiação ou substituindo e vou mostrando aqui as instituições certo pessoal já comecei aqui ó já fiz aquele página aqui Observe aqui página esse aqui é original e esse aqui é o que eu fiz Observe aí ó o show de bola como ficar assim com esse alicate aqui ó certo com esse alicate na hora que for fazer essa clipagem tem que alterar que esse regulagem aqui certo irei fazer um vídeo mostrando esse detalhe para colocar dois fios e um terminal certo cada alicate para ser o terminal Ok é um pouco estão aqui a reparação Observe agora olha aí ó até mais preparado fio novo e observe agora o detalhe do velho para o novo Ok então vamos continuar reparação e pronto já substitui aqui ó esse Filó a chover preto com vermelho certo que é esse aqui ó que sai daqui do fusível do secundário e ele vem para cá ó para essa junção aqui já fiz a medição do Fio esse fio aqui o mais grosso que ele vai lá para ignição Ah tá que ele ó certa é preto com vermelho e vai lá para ignição já substitui ele ó ele fica que justamente é esse fio aqui ó Ok já tirei ele certo e assim por diante Irei tirar todos ok então vou fazer a reparação aqui no chicote depois uma falei para vocês então como foi que eu fiz fiz aqui em paz no terminal aqui coloquei o fio por dentro chicote certo podendo chicote Retirei o outro fiz a medição dele ou que podemos chicote fui até a caixa de fusível Fiz aquele parte lá no terminal certo peguei o outro fio o fininho que é esse aqui ó e puxei a ele Ó até a junção de todos os fios preto com vermelho para poder fazer divisão para eles e alimentar os seus dispositivos certo entrarei fazer as missão desse tô e eu dessa maneira Ok um por um ok vou fazer a substituição e mostrarei depois a fiação velha e como vai ficar fiação nova ele mostrar do jeito que está aqui depois ele mostrar ele todo isolado como original vamos lá continuar reparação pronto toda instalação já substituída o tudo ok já feitas Reparações corretamente todos os fios substituídos certa aqui a na ignição ó show de bola vai ter a fiação velha que entrou em curto Pronto já foi substituído agora vamos para o isolamento do chicote elétrico vamos lá e pronto chicote tudo já isolado tudo corretamente E aí E aí o OK agora vamos colocar no canto e colocar as presilhas dos isoladores protetores corretamente do campo certo de cada ponto do chicote Então vamos lá para motocicleta Pronto já fiz a limpeza aqui no quadro certo e agora vamos instalar o chicote elétrico vamos lá Pronto tudo já conectado tudo no seu devido lugar certo ó ferramenta os conectores aqui na frente da ignição tudo reparado corretamente tudo conectado certo vou reconectar aqui conectar bom vou colocar o tanque reconectar certo e vamos fazer o teste de tudo de corrente elétrica para ver se tem algo em curto para gente fazer o teste antes de ligar a chave de ignição certo Vamos conectar aqui o tanque e executar o teste vamos lá Pronto já reconectei o tanque para todos os conectores da instalação elétrica e agora pode até tipo de corrente direto para fazer o teste retiramos O negativo da bateria colocamos um multímetro na escala de 10 anos é o ideal vermelhas site um de mede voltagem e vai para Unimed corrente elétrica Unimed amperagem certo colocamos a ponta de prova preta no cabo negativo da instalação elétrica e a quando prova vermelha vai no polo negativo da bateria certo esse teste é com a ignição desligada certo e observe aqui zero de fuga de corrente elétrica agora quer querer fazer irei liga a ignição e mostrar aqui ó o quanto vai consumir a corrente elétrica quando liga o sistema nesse teste não pode dar partida somente ligar a ignição Então vou ligar de ignição Ligue a chave de ignição Olha aí 1,5 ampér uma pé e 500 milhas então 1,5 a pé de consumo quando você liga E aqui nessa hora amiga bomba diga todo o sistema certo e ao parar de acionar a bomba ele fica na média e de 0,18 Million PEC é a mesma coisa de 180 miliamperes então aqui o consumo do sistema elétrico está perfeito então não tem nenhuma peça em curto Ok se aqui ficasse nessa maneira aqui eu ligo achar intenção fez a leitura de todo o sistema ficou 1,5 Ah até e ao parar de acionar a bomba ficasse uma pé um e-mail 1,2 15 a 30 1,9 milhão né então taria algo com defeito no sistema elétrico dessa moto aqui para cada moto existe uma um consumo certo então nessa moto aqui está correto então está zero de fuga de corrente e o consumo do sistema elétrico da bateria é perfeito agora vamos desconectar aqui conectar o cabo negativo novamente e funcionar motocicleta certo assim que você terminar esse teste e o fuga de corrente e já desconecta aqui ó esse boneco certo retira da bateria tira as pontas de prova e retira é daqui de um de amperagem colocar pro vermelho aqui e ok certo agora vamos reconectar funcionar moto e verificar sentar gerando corretamente quando for fazer esse teste tem que estar com a lâmpada no local para poder fazer o teste com a lâmpada ligada certo então vamos reconectar e voltar a fazer teste de voltagem vamos lá Pronto tava negativo já ligado ponta de prova preta do multímetro negativo bateria comprar o vermelho ele não tinha impossível da bateria o boot naquela de 20 voos continuando feliz volte ignição Obrigada acendeu tudo já o pisca funcionando e dar partida na moto [Música] e agora já de partida in the Bold a lâmpada do farol ligada nos alta e agora vamos acelerar e disse ela vai gerar é um momento é E aí bom então show de bola tudo funcionando perfeitamente certo 02 de corrente dando partida normalmente e Ok então a reparação do chicote elétrico foi feita com sucesso então sempre quando for fazer uma reparação elétrica de um chicote de qualquer motocicleta sempre retirar ele fora que fica mais fácil de você fazer reparação fica mais fácil de você medir o tamanho do Fio fica mais fácil de você manusear o chicote elétrico do que ela no canto na motocicleta bom então é isso galera sempre fazer a reparação corretamente ok é E essas informações de onde começa o fio para onde vai a cor do fio de cada fio certo você encontra lá no site MS Big você tem no acesso ao site Netflix e para doação e você consegue estudar diversos Manaus serviços diversas apostilas para ter sucesso no sistema elétrico e mecânico das motocicletas Ok então instalação reparada com sucesso show |