CG150 FAN ESDI 2013/14 com o Farol Fraco e descarregando a Bateria apoio MSBig - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: CG150 FAN ESDI 2013/14 com o Farol Fraco e descarregando a Bateria apoio MSBig (/showthread.php?tid=4636) |
CG150 FAN ESDI 2013/14 com o Farol Fraco e descarregando a Bateria apoio MSBig - Sr.Big - 20-01-2022 Oi
aqui é uma CG 150 Fan e SDI 2013/2014 o cliente nos falou que ela tá [Música] descarregando a bateria certo e o seguinte ao ele chegar a gente visualizou que o farol estava fraco A iluminação não estava bem com foco com brilho Ok muita das vezes quando acontece isso o defeito está aqui no estator ou um curto elétrico na lâmpada do stop não aberta caseira ou mesmo retificador mas 90 por cento desse defeito de não gerar Oi e o farol ficar fraco vem aqui ó do estator Ok então vamos ver como é que tá aqui e que nesse Obrigada vamos ver se vai dar partida só não da partida quando a gente aperta o botão de partida só emite um som aqui ó certo o Renê Armando mas não tem força suficiente porque a bateria está com mais uma carga baixa certo então vamos lá vamos analisar Começando aqui pela bateria como tirar essa bateria colocar outra bateria botar para funcionar e ver se realmente está gerando E como está o farol certo vamos lá Pronto já retirei a outra bateria já coloquei a bateria da magnetron só bater aqui é minha de teste certo sendo uma dentro com devemos confiar eu confio nas peças da magnético Ok então já coloquei uma bateria de teste e ver e o teste aqui é a bateria que estava na moto sua bateria é nova certo mas vamos fazer o teste com a minha então vamos lá multímetro na escala de 20v a ponta de prova preta no aterramento da bateria aqui ó E aí o ponto prova vermelha no Positivo da bateria o ok 13.4 volts certo eu tinha dado uma carga na bateria o ok então agora vamos ligar a chave de ignição ignição ligada e agora vamos dar partida na moto e um ok já funcionou só observo estava com certeza que você fez volte e caindo carro 14 pontos e pouco vamos ver que o farol Olha como está o farol fraco fraco eu vou acionar aqui farol baixo e a mesma coisa alto baixo certo vou tarde aqui ó todos os pontos a considerar a E aí O Leandro já chegamos 1412 certo então se ela chegou os 14 volts Ah então pode ser que o defeito não fez no estator Mas temos que analisar bem feito pode estar na lâmpada do farol em curto e desculpem na lâmpada do stop em curto ou mesmo curto elétrico no meu do chicote certo porque tá gerando os 14 volts Ok mas pode ser que também como porque ela está parcialmente fria quando vem a esquentar bloqueia mais ainda a corrente elétrica e faz com que descarrega a bateria e não digere corretamente assim que a gente funcionou a moto ela estava com a voltagem de 13.3 volte e caiu para 12.8 vou então já tinha um erro certo então pode ser um curta elétrico mas também pode ser somente aqui no estator Então vamos começar o teste aqui pelo estator vamos desconectar por dentro do estator aqui certo o fio branco e o fio verde ou somente o fio Branco AC C e quando chamar ela é somente o fio branco que você vai desconectar ou o fio branco e o fio verde Ok então vamos lá desconectar e vamos fazer o teste Zinho resistência voltagem e amperagem uma lâmpada de carro vamos lá Pronto já desconectei o conector do estator já retirei o fio branco que eu Verde agora vamos colocar o pudim tu na escala de resistência em há um ano e sempre quando for medir resistência do estator na parte de carga de iluminação qualquer estator na escala de 200 Ok como Resistência não temporadad eu posso colocar prova preta no fio branco ou no fio verde Mas eu sempre gosto de seguir o padrão de prova Preta no Rio Verde o tipo de prova vermelha no fio branco resistência tem que ficar em média de 0,1 a 1,2 omx espera dez segundos e tira a mistura real 1 a 0,6 homens então ok certo agora que quiserem fazer vamos fazer o teste de voltagem vamos reconectar o conector aqui vamos colocar o multímetro na escala aqui 200 volte alternado 200 volte alternado vamos reconectar o conector vamos funcionar moto e vamos ver qual a voltagem que vai se apresentar e pronto já conectei ignição ligada e vamos funcionar eu falei olha aí ó e como ficou então que já tinha algo de errado que era para estar aqui em torno de 18 e 25 volts mais ou menos Então vamos acelerar agora é E ai com 46 gols Então realmente tem algo de errado aqui vamos tirar a prova como com a lama de carro quando eu colocar logo de carro que tem que acender forte em então a mais aqui com essa leitura de voltar já sei que tem algo de errado aqui então tem algo errado aqui eu já tô com alguns tá queimado mas vamos colocar a lâmpada de carro para ver como fica a iluminação Pronto agora nesse teste não pode acelerar somente na lenta aterramento da lâmpada no fio verde e o positivo da Anta no fio branco Olha aí certo ele está em uma rotação boa está acendendo parcialmente forte Ok não está forte por Total mas está facilmente forte então pela voltagem em e apresentou de 46 gols que eu já sei tem algo de errado aqui se eu fosse tirar pela iluminação da lâmpada agora certo e não iria Abrir Mas como e a voltagem está baixa que tem que chegar em média de 120 a 140 volte então tem algo de errado e outra quando estator está em curto por Total certo Provavelmente tem uma outra vez bobina em curto em um único local ele e limite um som como fosse uma turbina certo e não cedeu para vocês ouvirem mais aqui está fazendo um roncado certo um som como fosse uma turbina na hora que o motor está funcionando Então essa é uma das dicas também que dá para identificar que tem algo de errado aqui no estator Então vamos tirar a tampa do magneto aqui e visualizar vamos lá e pronto já retirei aqui a tampa do magneto certo e observe aqui ó ó e a maioria das bobinas em estão em curto Em Curto como elas estão queimando não estão queimada por Total Observe o brilho dessa dessa fiação aqui ó eu disse o desse só que esse ó está totalmente queimado não entrou totalmente Em Curto certo não entrou em totalmente em curto-circuito e esse ó está parcialmente queimado esse parcialmente queimado se que não é sujeira certo é queimado mesmo certo ele ainda não virou carvão um ok por isso que acende a lâmpada lá de carro com brilho parcialmente Ok mas a voltagem está irregular porque ela acende por causa que algumas bobinas ainda estão boas certo parcialmente boas podemos dizer assim mas tem muitas bobinas Tá certo já queimando Então esse é o motivo do defeito Então vamos retirar o estator vamos reparar os tratores montar e voltar a fazer o teste vamos lá Pronto já feita reparação aqui no estator nessa bobina que tive que fazer um isolamento com resina Está ok ó certo agora vamos montar e fazer o teste lá de carga da bateria e o farol vamos lá e pronto já coloquei o chato no canto já conectei e vamos fazer o teste aqui ó novamente de voltagem e de amperagem quando de carro certo vamos funcionar motocicletas a ponta de prova preta do meu time no fio verde e a vermelho Rio Branco o jovem serve agora 200 boas alternado quase 30 vou somente com a lenta antes estava dando 1114 mais ou menos certo agora vamos ver se conectar aqui e vamos colocar a lâmpada de carro entendeu um brilho que vai não vai ser diferente de antes olha aqui na lança eu vou encostar lá Olha aí o brilho como está muito mais forte agora do que antes e agora vou reconectar novamente a fiação e vamos ver o foco do brilho do Farol EA voltagem vai para a bateria depois vou fazer o teste de voltar a bateria com a bateria original da moto vamos lá Pronto já reconectei que a fiação multímetro já colocar da bateria quando provar preto do múltiplo negativo comprou vermelha no Positivo a escala de 20 volts continuar e agora vamos funcionar motocicletas o Maurício York 13.412 e agora o brilho do Farol dos altas os baixas ok em Malibu com sete agora só dá um toque no celular dor e tranquilas 1421 o show de bola agora vamos fazer o teste com a bateria original da moto vamos lá Pronto já coloquei a bateria da motocicleta agora vamos fazer o teste com ela funcionando a [Aplausos] [Música] O que é montagem online PES 14 volts farol ligado baixa alta e agora vamos adicionar a E aí o município RPM 14.138 então agora está correta tá perfeita e o seguinte sempre deparar com um defeito desse sempre analisar aqui ó o estator Tudo começa no sistema elétrico pelo estator sistema de iluminação sistema de carga bateria não está recarregando farol não está acendendo o farol fraco Tudo começa aqui o chato sempre fazia os teste passo a passo Faz um 1:57 faz três quatro testes e um dos parâmetros de um dos Testes de irregular o estator vai estar defeituoso você vai executar 3 testes deu tudo perfeito e o quarto teste deu em regular o estator vai estar incorreto Ok então sempre quando for da manutenção das motocicletas que fazer pelo os parâmetros pelo manual de serviço e para você ter acesso às mais de serviço é só você faz a doação lá no site MS Big lá você vai ter acesso a diversos manuais de serviço Ok então tem feito a moto somente estator defeituoso o show |