Jet X Wy48q2 Wuyang sem Centelha Elétrica, Passo a Passo, apoio MSBig - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Outras Marcas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=56) +---- Fórum: Diversas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=333) +----- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=59) +----- Tópico: Jet X Wy48q2 Wuyang sem Centelha Elétrica, Passo a Passo, apoio MSBig (/showthread.php?tid=4639) |
Jet X Wy48q2 Wuyang sem Centelha Elétrica, Passo a Passo, apoio MSBig - Sr.Big - 20-01-2022 Oi
aqui é uma Jet x w y 48 K2 ela é uma Jet da Will Young certo essa moto é fabricada na China Ok então vamos lá que foi que aconteceu com essa moto a moto parou de funcionar certo essa moto veio de um dos nossos parceiros aqui da mecânica eu e ele nos trouxe e disse que a moto parou de funcionar fez vários testes na motocicleta mas mesmo assim não chega centelha elétrica aqui para a vela de ignição está sem corrente elétrica está sem centelha elétrica certo então vamos primeira coisa analisar se realmente tem centelha elétrica caso não tenha iremos fazer primeiro teste aqui ó no conector do CDI Ah tá verificar se tem aterramento no fio verde se tem alimentação positiva pós chave no fio preto se tem alimentação da bobina de pulso aqui no fio azul com listra branca e se tem saída aqui no fio preto quando chamar ela para bobina de ignição Ok então vamos lá verificar aqui se tem corrente elétrica e pronto já retirei o supressor de ouvido cachimbo de vela agora vamos ligar chave ignição e da partida e vê se ela vai jogar se inteira ó e não tem corrente elétrica não tem centelha elétrica certo então vamos começar analisar aqui comeremos fazer ele me disse conectar aqui por é que eu não sei ler ir [Música] pronto a iremos pegar o multímetro e fazer os teste aqui no conector do CDI vamos lá e pronto vamos colocar primeiro aqui o meu tinta na escala de continuidade ponto de prova preta no aterramento do chassi EA comprou vermelha aqui ó no fio verde Tá certo tem que dar continuidade para o Terra e pronto fio verde e continuidade para o Terra Observe aqui o Rio Verde aqui ó esse fio verde Ok então agora já sei que tem aterramento no conector do CDI e agora vamos colocar na escala de 20 e vou continuar e vamos colocar ponto de prova vermelha aqui ó no fio preto que é alimentação pós chave do CDI ignição já está ligada e por Pro vermelha no fio preto aqui ó e olha aí voltagem da bateria Então já temos alimentação positiva já temos anotação negativa ou que agora vamos verificar a resistência da bobina de pulso que vem lá do estator iremos colocar aqui o multímetro na escala de Olá há dois mil anos sempre colocou medir resistência de bobina de pulso escala de dois mil anos certo então vamos lá ou dele prova vermelha no fio azul quando chega branca e a preta permanece no aterramento e aqui e a resistência 132 somos tem que ficar em média de 120 A 160 anos então está dentro do padrão OK aí agora vamos verificar [Música] e a resistência da bobina de ignição certo aqui ó Observe que esse fio preto quando eu chamar ela é o que sai daqui do conector do CDI para a bobina ignição vamos verificar se a resistência vai aparecer resistência aqui no conector indicando que a bobina primária da bobina ignição Está ok vamos colocar o multímetro agora na escala de 200 fomos certo medir resistência Albina primeira missão Em 200 fomos vamos lá comprou vermelha no fio preto com a lixa amarela EA resistência ficar em média é de 0,3 a 0,8 um mês mais ou menos olha 0,5 então está dentro do padrão o ok então isso quer dizer que temos todas as orientações só que temos que fazer o teste de pico de voltagem da bobina de pulso não é porque tá chegando resistência nele que o pico de voltagem Está correto porque pode tá chegando resistência e o ressalto do magneto talvez não tem gente passando lá em frente e gerando uma corrente elétrica para o CDI então vamos fazer o teste de pico de voltagem aqui no fio azul com a lista branca vamos desconectar aqui vamos colocar o óleo para pedir voltagem almo tinto e fazer o teste no fio azul concha branca para identificar se o pico de voltagem alguém de posto está OK vamos lá e pronto já coloquei a ponta para o vermelha duas opções de voltagem no fio azul na estrada já desconectei daqui já coloquei a roupa de voltagem ao multímetro certo e agora vamos colocar na escala e o 20-volt continuar Ok iremos dar partida na motocicleta e aqui no multímetro e tem que aparecer no mínimo 0.7 millivolt que a mesma coisa de 700 millivolt então quando der partida na moto aqui tem que aparecer acima de 0,7 me levou no mínimo 0,7 milímetros Aí sim vou ter certeza que o ressalto do magnésio está passando em frente a bobina de pulso lá e tá gerando uma corrente elétrica Então vamos lá vamos e da partida da motocicleta Olha aí 6,9 volte certo então quer dizer que o pico de voltagem da bobina de pulso ou está ok Por quê Porque ficou acima de 0,7 me levou ti então como Deus 6,9 volte estão Está ok o pico de voltagem Então vamos tirar aqui vamos reconectar o fio Vamos conectar no CDI e fazer o teste pico de voltagem da bobina de ignição se o pico de voltagem estiver correto o defeito pode ser a bobina ignição se o pintor das não tiver correto iremos medir a resistência secundária tá Wolverine são se tiver correto o defeito provavelmente vai ser o CDI Então vamos lá para o teste de pico de voltagem da bobina de ignição E aí e pronto já conectei como é que eu decidi sair ao CDI ponto de prova vermelha tanto de voltagem aqui ó e no conector da bobina de ignição e o preto quando chamar ela certo está conectado o aterramento do de voltagem quando prova preta no aterramento multímetro na escala agora de 200 volte continuar aqui no mínimo que tem que dar é sem volt no mínimo quando eu der partida tem que dar no mínimo sem volte um detalhe é nós pegamos os produtos um vídeo colocando no cabo de vela colocamos uma vela outra vela e encosta essa vela na carcaça do cabeçote E caso venha a Gerar uma centelha ela ir para o aterramento a vela está desconectada a vela estar no cabeçote Está desconectada ok tem que botar sempre uma vela aqui no cachimbo encostar aqui beleza então vamos lá e já está tudo conectado Ok e agora vamos dar partida na moto e e olha não deu pico de voltagem nenhum ó Tá certo então isso pode ser que esteja com defeito o CTI porque se desse um pico de voltagem é não tão perto de 100 volte a possibilidade de CG bobina ignição o mesmo CDI mas como não deu nada As Possibilidade é o CTI então vamos fazer o que vamos fazer o teste de resistência da bobina secundária da bobina ignição vamos retirar aqui vamos tirar os custo de vida aqui e fazer o teste na bobina secundária vamos lá Pronto já retirei aqui certo ponto prova preta está no aterramento já tirei era o de voltagem daqui coloquei as pontas conversa mais do multímetro multímetro na escala agora de 20k e para medir resistência alta até 20 milhões e aprontou vermelha vai aqui ó aonde vai os professor de ruído certo então a resistência aqui tem que ficar em média de 3,5 ka7 cá está dando 4.4 cá quer dizer que ele tem 4400 o mousse então está dentro do padrão da bobina de ignição como a bobina primária deu 0,5 e a secundária deu 4.4 então pela resistência Está ok então provavelmente defeito vai suceder então vamos trocar outro CDI e repetir o teste ou verificar se vai gerar a centelha elétrica Então vamos substituir o CDI vamos lá e pronto já coloquei outro CDI tá que eu estudei dela original certo agora vamos ver se voltou a centelha elétrica a ignição ligada e vamos dar partida agora já tem centelha elétrica Ok então agora vamos fazer novamente o pico de voltagem da bobina de ignição para a gente ver se realmente está ultrapassando os cem volte vamos lá repetir se teste e só para a gente ter informações de Diagnóstico vamos lá Pronto já conectei o cabo o positivo do pico de voltagem aqui na bobina ignição o meu fio preto com amarelo aterramento já está aqui e já está na escala de 200 volts continua certo já coloquei o cachimbo de vela aqui os pelos eu vou ir de a vela encostando no cabeçote a vela da moto está aqui áreas conectada certo agora vamos dar partida na moto e ver qual o pico de voltagem vamos lá e e olha aí 114 volts Ok e isso com o CDI novo que a gente colocou aqui certo para teste então defeito da moto CDI defeituoso Então vamos desconectar aqui colocar o cachimbo de vela no local e ver se ela vai funcionar Vamos lá olha agora show de bola então defeito a moto somente o CDI defeituoso Ok então quando vocês reparadores foi diagnosticar um defeito elétrico principalmente nessas motos de baixa cilindrada mas isso serve para várias motos certo vocês tenham o adaptador de pico de voltagem Tá certo adaptador de voltagem você quatro e que voltagem e o multímetro e o conhecimento Vocês conseguem identificar um de estar o defeito e para você ter esses parâmetros perto de Diagnóstico é só você ter acesso ao site MS Big lá você faz a doação e tem a acesso a diversos mas nós serviço e lá onde você vai encontrar diversos informações sobre parantos das motocicletas do sistema elétrico das motocicletas Ok então sempre sempre faça diagnóstico de acordo com os parâmetros das duas manuais de serviço Ok de voltagem multímetro e conhecimento tudo dá certo mas para ter conhecimento não dá tem que estar os manuais de serviço Ok então perca tempo mas não perca o seu tempo estudem estuda e senhores reparadores certo então defeito da moto somente CDI defeituoso show |