Funcionamento Interno do Relé de Partida da CG150 Titan EX 2009 Honda - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Funcionamento Interno do Relé de Partida da CG150 Titan EX 2009 Honda (/showthread.php?tid=4668) |
Funcionamento Interno do Relé de Partida da CG150 Titan EX 2009 Honda - Sr.Big - 20-01-2022 eu
irei usar a bateria da magnetron e o relê da Matemática hum para mostrar como funciona a internamente um relé de partida da CG 150 Titan 2009 Honda certo peças da Amazon devemos confiar eu confio nas peças da magnetron sendo uma Micão deve temos confiar Ok vamos lá ó aqui é o relé de partida todo desmontado é esse reler aqui todo desmontado certo então vamos ver como ele funciona primeiramente temos que saber aqui ó existe 4 pinos e aqui esse pino e esse é um só é onde vai o fio vermelho com listra branca o milho com lixa Branca ok Aqui é esse e esse terminal é o terminal os terminais da bobina do relé que são esses terminais aqui ó esses terminais esses dois terminais são esses aqui ok que justamente forma a bobina do relé Ok então aqui vai o fio Amarelo com a lixa vermelha e aqui o fio verde escuro com a lixa vermelha esse verde escuro com isso vermelha ele vem lá do Intel tudo neuro e também do interruptor da manete embreagem certo e esse frio ver Amarelo com a lixa vermelha vem lá do botão de partida lá no guidão do lado direito e esses aqui um fio vem do relé distribuição de carga e outro e para a ignição e também para o regulador retificador Ok nesse aonde vai o parafuso vai o cabo positivo da bateria nesse lado e esse lado vai o cabo que vai lá para o motor de partida Ok como é que funciona aqui quando você coloca o cabo positivo aqui essa corrente elétrica vai para esse terminal aqui ó e vim para esse primeiro. Aqui e do fusível certo Observe vem aqui ó vem para cá Certo olha aqui atrás ó tá vendo a base aqui ó essa aqui então sai daqui e vim para cal olha aqui ó aqui a base e vem para esse ponto aqui que é justamente esse quando coloca se o fusível aqui ó é jampeado essa parte para essa que faz isso aqui Vem para cá e daqui passo para cá e vem ó e vem para essa base aqui que é esse e esse que Justamente esse terminal então esse e esse vem para cá e esse vem para cá quando coloca o fusível se torna uma peça só aqui ó faz isso aqui ó e vai por trás e jantei com esses aqui forma um só por isso que isso aqui é o pose e da bateria certo Capucho vem para cá Ok então vamos lá quando você colocar positivo aqui a corrente elétrica passa daqui para cá e depois faço para eles para esse tanto para receber a corrente Alerta que vem lá do relé de fundo de carga como para levar daqui para abater a ignição e o reguladores de retificador do tá moto certo então nessa base aqui já entendemos como funciona OK aí aonde nessa base também que é um tem os dois furos aqui vem o local da bobina do relé que é justamente essa esse colocado aqui ó o céu certo então esses dois pontos é onde fica a bobina do relé e a resistência entre esses dois pontos que é justamente o enrolamento aqui da bobina certo é na média de 3 a 5 ovos a mês de resistência é essa certo o padrão fica em torno de quatro a 4,5 Once resistência média 3 a 5 ohms perto então vamos lá como é que ele funciona aqui ó Oi aqui é mola e aqui é o fim de acionamento certo quando recebe aqui o aterramento e positivo certo quando você aperta o botão de partida e vai gerar que um campo magnético certo e com essa fase de ferra e aqui ó nessa posição que se não tiver esse frango aqui embaixo não vai induzir aqui certo para baixo vai receber a corrente elétrica vai gerar um campo magnético só que não vai descer e corretamente porque ele não tem um ferro aqui então tem que ter sempre essa base de Ferro em um relé de partida certo para quando tiver o aterramento é que o positivo e na hora da partida ela fazer isso aqui ó baixar certo esse pino vai baixar e ajuda do ferro aqui vai fazer com que ele baixe rapidamente por isso que na hora que você da partida você escuta aquele barulho de tec tec ele faz isso Tá certo por causa desse ferro aqui ok então quando você da partida aí acontece isso esse movimento ele vai baixar nesse momento antes de você dar partida essa peça aqui com ajuda da mola e está pressionando assim ó esse pepino aqui ó assim então essa peça está empurrando vai pressionar aqui ó empurrando Ele nessa posição pagando não deixar encostar esse ponto a e se não vai encostar os dois somente quando você de partida precisar partida ele vai descer e vai fazer isso aqui ó deu partida ele vai faz isso deixando encostar esse ponto a esse para poder levar a corrente era ver aqui tá aqui no cabo positivo para esse lado que tá o cabo né O positivo do motor de partida é onde essa corrente elétrica passa para cá e faz com que funcione o motor de partida certo na hora que você está conectado aqui ó o fio verde escuro com a lixa vermelha já tem aterramento aqui certo quando está no É certo que não tiver no neutro quando você segurar a manete de embreagem certo vai fazer o jantar amento do fio verde escuro quando eu vermelha para o fio verde que é o terra e vai vir negativo para cá quando você apertar o botão de partida vai existir lá a corrente positiva certo no fio preto e vai passar para o fio amarelo com tinta vermelha e vem para o terminal é onde vai A corrente elétrica para bobina para gerar o campo magnético e vai fazer com que esse pino desça liberando esse pepino para baixo fazendo jateamento desse ponto para esse certo então Vamos demonstrar aqui como é que funciona então vou colocar e com ajuda que da bateria vamos pegar aqui O negativo Vamos colocar aqui na bobina negativo e o positivo aqui do outro lado e quando encosta aqui esse filho que é o positivo da bobina aqui no Positivo da bateria certo aqui é o negativo e até o positivo certo então quando eu encosto aqui esse pino vai descer esse eu tira a mão aqui ele vai ficar lá embaixo porque tá tendo corrente elétrica aqui certo e tá fazendo o campo magnético Então vamos lá eu vou encostar aqui quase encostando ó ele fica nessa posição e vou encostar aqui vocês vão visualizar que ele vai descer vai ficar gravado lá embaixo Observe ó ele desse ó na hora que eu apertar aqui e tirar esse dedo aqui ele fica sozinha lá embaixo certo não vou deixar muito tempo que vai esquentar o enrolamento da bobina certo Observe ó e tira o dedo Ok então é assim que funciona na hora que eu dou partida o pino desce e faz com que e esse outro pino venha para baixo jampeando os dois pontos certo então é assim que funciona o relé de partida Ok vou fazer um teste aqui vou montar ele aqui ó e vou fazer o teste com uma lâmpada mostrando que quando é que vai passar de um ponto para o outro vamos lá montar ele aqui e observando ele pega lá e pronto E aí e pronto É só para gente ir demonstrar aqui Observe agora lá dentro no pino quando eu aciono aqui a bobina do relé e e observe ó e lá dentro que o pino vai descer E aí E aí e lá dentro observem E aí E aí o ok então nessa hora que ele desse ele deixa aqui no outro pino descer junto certo e fazer o jumpeamento de um ponto para o outro então vamos colocar uma lâmpada aqui e fazer esse teste vamos colocar o negativo da lâmpada no aterramento da bateria e o positivo da lâmpada nesse ponto aqui que eu estou simulando como se a lâmpada fosse o motor de partida esperando a corrente elétrica para poder ser acionado Vamos colocar um cabo positivo aqui do Positivo da bateria para o relé de partida e agora vamos dar partida vamos apertar o botão de partida lá no guidão da moto então a gente apertar observe a luz acende ó ó e aqui ó perto então é assim que funciona o relé de partida da CG 150 Titan 2009 Honda certo todos os relé de partida funciona dessa maneira pode ser o redondo ou quadrado qualquer modelo funciona dessa forma aqui ok então quando a gente conhece a peça internamente quando a gente sabe como ele funciona internamente fica muito mais fácil da gente diagnosticar um defeito da moto a gente entendendo como ele funciona e internamente facilita imensamente o nosso diagnóstico para aquele defeito Ok então vamos estudar e vamos ler os manuais de serviço Vamos estudar vamos perder tempo sem perder o tempo que vamos estudar galera para você ter tudo se é para você estudar os manuais de serviço é só você ter acesso ao site MS Big lá você vai ser acesso a diversos manuais de serviços é só você fazer a doação e ter acesso aos nossos serviços e vamos estudar Ok e se for comprar peças elétricas compro peças da magnetron sendo magnetron deve vemos confiar eu confio nas Peças a magnetron o show |