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Diagrama Mercedes C180 - admin - 08-05-2022 [attachment=5065] C180 (202) 111,920 1993 em diante. C200 (202) 111,941 1993 em diante. E200/200E/CE/TE (124) 111,940 1992-95 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes
localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 1/26 CAPÍTULO 26 APLICATIVOS MERCEDES-BENZ MERCEDES-BENZ PMS C180 (202) 111,920 1993 em diante. C200 (202) 111,941 1993 em diante. E200/200E/CE/TE (124) 111,940 1992-95 COMO FUNCIONA ESTE SISTEMA ¤ Este sistema é multiponto intermitente, com 4 válvulas injetoras que possui autodiagnose ou seja que caso tenha alguma falha possui uma lâmpada de falha no painel de instrumento. O sistema armazena os dados que poderão ser diagnosticado com o sistema do código de falhas. ¤ A unidade central opera no modo emergência quando um sensor falha, assim o motorista conseguirá levar o carro até a oficina. ¤ Unidade central é incorporada com a função alto diagnose Localização dos Componentes 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 2/26 1 Interruptor da posição da borboleta 2 Sensor da posição do eixo de manivelas 3 Conector da unidade de dados 4 Unidade central 5 Relé da unidade central 6 Sensor de temperatura da água 7 Válvula de canister 8 Regulador da pressão da gasolina 9 Bomba de combustível 10 Relé bomba de combustível 11 Sensor de escapamento 12 Atuador da marcha lenta 13 Bobina de ignição 14 Válvulas injetoras 15 Sensor da temperatura do ar. 16 Sensor de pressão absoluta 17 Sensor de posição da borboleta 18 Sensor de velocidade do veiculo (transmissão) LISTA DO CÓDIGO DE FALHA. CÓDIGO POSSÍVEL DEFEITO 1 Nenhum defeito 2 Sensor de temperatura da água 3 Sensor de temperatura do ar 4 Sensor de pressão absoluta 5 Atuador de controle de marcha lenta 6 Atuador de controle de marcha lenta 7 Atuador de controle de marcha lenta 8 Atuador de controle de marcha lenta 9 Sensor de oxigênio 11 Sensor de oxigênio aquecido 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 3/26 13 Sensor de oxigênio 14 Válvulas injetoras 1 & 4 15 Válvulas injetoras 2 & 3 20 Sensor de sinal de oxigênio 21 Bobina de ignição , cilindros 1 & 4 22 Bobina de ignição , cilindros 2 & 3 24 Sensor da posição do eixo de manivelas 26 Unidade central plug de códigos 27 Sensor de velocidade do motor (RPM) 28 Sensor de velocidade do veiculo (VSS) 29 Relé do sensor de estanqueidade máxima 30 Relé da bomba de combustível 36 Válvula de canister 37 Válvula de controle de troca de marcha 49 Unidade central suprimento de voltagem CONECTOR DA UNIDADE CENTRAL ESQUEMA ELÉTRICO DO MERCEDES C180 e C200. 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 4/26 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 5/26 ESQUEMA ELÉTRICO DO MERCEDES E200/200E/CE/TE 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 6/26 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 7/26 BUSCA DE FALHA PELO SINTOMA PROBLEMA POSSÍVEIS CAUSAS MOTOR NÃO PEGA 1 Examinar bateria e suas conexões. 2 Fusíveis, Bomba de Combustível, Relés do controle do motor. 3 Condições do Filtro de combustível. 4 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade. 5 Unidade central, conector e fios. 6 Verificar as condições do filtro de combustível e sistema de combustível Bomba/Regulador, mangueira. 7 Válvulas Injetoras. 8 Verificar as condições do filtro de ar . 9 Sensor de Fluxo da Massa de Ar. 10 Sensor da posição do eixo de Comando. 11 Conector da unidade central MOTOR COM DIFICULDADE PARA PEGAR. 1 Examinar bateria e suas conexões. 2 Unidade central, conector e fios 3 Condições do filtro de gasolina. 4 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade. 5 Sensor de temperatura do motor 6 Sensor de fluxo de massa de ar . 7 Regulador da pressão de entrada da gasolina. 8 Verificar válvulas injetoras. 9 Conector da centralina do motor 10 Verificar as condições do filtro de ar . MOTOR COM DIFICULDADE PARA PEGAR QUANDO QUENTE 1 Examinar bateria e suas conexões. 2 Fusíveis, Bomba de combustível, Relés do controle do motor 3 Condições do Filtro de combustível 4 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade. 5 Sensor de temperatura da água 6 Sensor de fluxo de massa de ar 7 Regulador da pressão de entrada da gasolina 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 8/26 8 Verificar válvulas injetoras 9 Verificar as condições do filtro de ar . 10 Conector da unidade central 11 Controle de Detonação MOTOR PEGA MAS LOGO APÓS MORRE. 1 Examinar bateria e suas conexões. 2 Fusíveis, Bomba de combustível, Relés do controle 3 Condições do Filtro de combustível. 4 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade 5 Válvula de controle da entrada de ar da marcha lenta 6 Verificar as condições do filtro de ar 7 Sensor de fluxo de massa de ar 8 Regulador da pressão de entrada da gasolina 9 Verificar válvulas injetoras. 10 Conector da unidade central MARCHA LENTA IRREGULAR 1 Atuador da válvula de controle da entrada de ar da marcha lenta 2 Verificar se há estanqueidade no sistema de combustível. 3 Examinar bateria e suas conexões. 4 Válvula de Marcha Lenta. 5 Ver Sensor de Temperatura da Água. 6 Unidade central, conector e fios. 7 Sensor de Fluxo da Massa de Ar. 8 Verificar as condições do filtro de ar 9 Sensor de temperatura do ar. 10 Verificar válvulas injetoras 11 Regulador da pressão de entrada da gasolina 12 Conector da unidade central 13 Sensor da posição do regulador de pressão MARCHA LENTA INCORRETA 1 Examinar bateria e suas conexões. 2 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade 3 Válvula de controle da entrada de ar da marcha lenta 4 Sensor de temperatura da água 5 Verificar as condições do filtro de ar 6 Sensor de Fluxo da Massa de Ar. 7 Verificar válvulas injetoras 8 Conector da unidade central 9 Sensor da posição do regulador de pressão MARCHA LENTA FALHANDO 1 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade 2 Sensor de temperatura da água 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 9/26 3 Verificar as condições do filtro de ar 4 Sensor de Fluxo da Massa de Ar. 5 Examinar bateria e suas conexões 6 Verificar válvulas injetoras 7 Conector da unidade central MARCHA LENTA FALHANDO CONSTANTEMENTE. 8 Sensor de Fluxo da Massa de Ar. ACELERAÇÃO VACILANDO 1 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade 2 Sensor de temperatura da água 3 Verificar as condições do filtro de ar 4 Sensor de Fluxo da Massa de Ar. 5 Examinar bateria e suas conexões. 6 Condições do Filtro de combustível 7 Sensor de oxigênio 8 Verificar válvulas injetoras 9 Conector da unidade central 10 Sensor de temperatura do ar VACILAÇÃO CONSTANTE DE VELOCIDADE. 1 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade 2 Sensor de temperatura da água 3 Verificar as condições do filtro de ar 4 Sensor de Fluxo da Massa de Ar. 5 Examinar bateria e suas conexões. 6 Condições do Filtro de combustível 7 Verificar válvulas injetoras 8 Conector da unidade central 9 Sensor de temperatura do ar. BATIDA DE PINO DURANTE A ACELERAÇÃO 1 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade 2 Sensor de temperatura da água 3 Fusíveis, Bomba de combustível, Relés do controle 4 Regulador da pressão de entrada da gasolina 5 Verificar válvulas injetoras 6 Sensor de Fluxo da Massa de Ar. 7 Conector da unidade central 8 Controle de Detonação 9 Sensor da posição do regulador de pressão MÁ RETOMADA DE ACELERAÇÃO 1 Controle de Detonação 2 Sensor de Fluxo da Massa de Ar 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 10/26 3 Conector da unidade central EXCESSO DE CONSUMO combustível 1 Sensor da posição do regulador de pressão 2 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade 3 Sensor de temperatura do motor 4 Examinar bateria e suas conexões 5 Válvula de canister. 6 Verificar as condições do filtro de ar 7 Sensor de Fluxo da Massa de Ar 8 Conector da unidade central 9 Regulador da pressão de entrada da gasolina 10 Verificar válvulas injetora NÍVEL DE CO MUITO ELEVADO 1 Verificar as condições do filtro de ar 2 Sensor de oxigênio 3 Sensor de temperatura da água. 4 Examinar bateria e suas conexões 5 Sensor de Fluxo da Massa de Ar 6 Regulador da pressão de entrada da gasolina 7 Verificar válvulas injetoras 8 Conector da unidade central 9 Sensor da posição do regulador de pressão nível DE CO MUITO BAIXO 1 Sensor da posição do regulador de pressão 2 Verificar as condições do filtro de ar 3 Sensor de oxigênio 4 Sensor de temperatura da água. 5 Examinar bateria e suas conexões 6 Sensor de Fluxo da Massa de Ar 7 Regulador da pressão de entrada da gasolina 8 Verificar válvulas injetoras 9 Conector da unidade central 10 Condições do Filtro de combustível DESEMPENHO POBRE 1 Sensor de temperatura da água. 2 Examinar bateria e suas conexões 3 Sensor de Fluxo da Massa de Ar 4 Regulador da pressão de entrada da gasolina 5 Verificar válvulas injetoras 6 Conector da unidade central 7 Condições do Filtro de combustível 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 11/26 8 Sensor da posição do regulador de pressão 9 Verificar as condições do filtro de ar 10 Sensor de oxigênio 11 Sensor de Velocidade. COMO TESTAR OS COMPONENTES. 1) - Como testar marcha lenta TESTANDO 1 –A marcha lenta a é controlada eletronicamente, sem ajuste possível , Tabela Transmissão manual 750±50 rpm Transmissão automática 650±50 rpm 2) - Como testar nível de CO TESTANDO 1 –O nível de CO é controlado eletronicamente, sem ajuste possível, nível de CO fora do especificado: cheque vazamento de ar no sistema estanqueidade, teste os cabos e componentes elétricos com. MULTITESTE DIGITAL. Tabela Todos os modelos 0,5 % máximo- na ponta da mangueira 3) - Como testar posição inicial do regulador de pressão TESTANDO 1 – Posição inicial do regulador de pressão pré- fixada pelo fabricante , sem ajuste possível.. 4) - Como testar pressão da gasolina Checando a pressão 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 12/26 TESTANDO 1 – Ignição desligada, conecte um MANÔMETRO no conector Schraeder, remova o relé da bomba de combustível, faça um jump entre os terminais 87/1 & 30/3 da base do relé, a bomba de combustível deve operar normalmente após o contato, e confira as medidas na tabela, desconecte a mangueira de vácuo do regulador de pressão de combustível, conecte uma bomba de vácuo e aplique vácuo conforme tabela, compare novamente as medidas, a ignição desligada, depois de 30 minutos cheque a pressão novamente. Tabela. Sistema Condições Valores Sistema Vácuo desligado 3,7-4,2 bar Regulado Vácuo 0,5 bar 3,2-3,6 bar Segurando Depois de 30 minutos motor frio 2,5 bar 5) - Como testar a vazão da Bomba de combustível. Checando a vazão TESTANDO 1 - Ignição desligada, desconecte a mangueira de retorno, insira no fim do tubo de testes um frasco de medidas, remova o relé da bomba de combustível, faça um jump na base do relé terminal 387/1 & 30/3 como na figura acima e opere a bomba por alguns segundos e confira dados abaixo. Tabela Vazão 1 litro/40 Seg.min. 6) - Como testar válvulas injetoras 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 13/26 Checando a resistência TESTANDO 1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug da válvula injetora e com um MULTITESTE DIGITAL cheque a resistência dos terminais indicados na figura acima. Tabela Terminais Resistência 1 & 2 14-16 W Como testar o suprimento de voltagem TESTANDO 1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug da válvula injetora, cheque com o MULTITESTE a voltagem dos terminais do Multi-plug, deve coincidir com a voltagem da tabela . Tabela Terminais Condição Voltagem 1 & terra Ignição ligada motor parado Voltagem da bateria 7) - Como testar Sensor da posição da borboleta 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 14/26 OBS. Para este teste desconecte e outros na figura mostramos onde estão localizados os Multi-plugs (A) e (B) e © e na figura (1) mangueira de vácuo. Checando resistência TESTANDO 1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug (B) da unidade central, conecte um pinout no multi-plug cheque com o MULTITESTE a resistência dos terminais do multi-plug da unidade central, opere a borboleta e cheque a resistência nos terminais B9 & B15 na figura acima representados que deve coincidir com a resistência da tabela . Tabela Terminais Condição Resistência B9 & B15 Borboleta fechada 2300-3000 W B9 & B15 Borboleta bem aberta 1500-2200 W B8 & B9 - 1,2 – 1,6 W 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 15/26 Checando suprimento de voltagem TESTANDO 1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug (B) da unidade central, conecte um pinout no multi-plug, ignição ligada motor parado, cheque com o MULTITESTE a voltagem dos terminais do multi-plug da unidade central, opere a borboleta e cheque a voltagem nos terminais B9 & B15 na figura acima representados que deve coincidir com a voltagem da tabela . Tabela Terminais Condição Voltagem B9 & B15 Borboleta fechada 4 V min. B9 & B15 Borboleta bem aberta 1 V max 8) - Como testar Interruptor da posição da borboleta fechada Checando 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 16/26 TESTANDO 1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug (A) e (B) da unidade central, conecte um pinout do multi-plug, ignição ligada motor parado, cheque com o MULTITESTE a voltagem dos terminais do multi-plug, opere a válvula e cheque a voltagem dos terminais A1 & B17 a voltagem deve ser sem oscilações . Tabela Terminais Condição Voltagem A1 & B17 Borboleta fechada 3 V max A1 & B17 Borboleta toda aberta 10 V max 9) - Como testar sensor de pressão absoluta (map) OBS:O sensor map é incorporado na unidade central .(fIG 1) TESTANDO 1 – Cheque a mangueira de vácuo contra qualquer entupimento ou vazamento e substitua a mangueira defeituosa. 10)- Como testar sensor de temperatura do ar (IAT) Checando a resistência TESTANDO 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 17/26 1 - Ignição desligada, desconecte o mutli-plug (B) da unidade central, cheque a temperatura do ar ambiente, com um MULTITESTE DIGITAL cheque a resistência dos terminais do sensor de temperatura do ar confira com as especificações na tabela abaixo. Tabela Terminais Temperatura Resistência B9 & B16 20°C 6060 W aproxi B9 & B16 40°C 2600 W aproxi B9 & B16 60°C 1220 W aproxi B9 & B16 80°C 620 W aproxi 11) - Como testar Atuador de controle do ar da marcha lenta (ISC) Obs: o atuador (ISC) é incorporado ao interruptor da borboleta fechada. (CTP) Como testar suprimento de voltagem TESTANDO 1 - Ignição desligada, desconecte o mutli-plug (B) da unidade central, conecte um pinout no multi- plug, ignição ligada motor parado com um MULTITESTE DIGITAL cheque a voltagem dos terminais do multi-plug confira com as especificações na tabela abaixo. Tabela Terminais Voltagem B6 & B9 4,7-5,3 V 12) -Como testar a Bobina de ignição 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 18/26 Como testar provisão de Voltagem TESTANDO 1 – Ignição desligada, remove a proteção do terminal da bobina do lado esquerdo, ignição ligada motor parado, cheque a voltagem dos pinos 15u & terra do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL, se a voltagem não a mesma especificada na tabela : cheque cabos e fusíveis. Tabela Terminais Condição Voltagem 15u & terra ignição ligada motor parado Voltagem da bateria Checar resistência do primário. TESTANDO 1 – Ignição desligada, desconectar o multi-plug A & B da unidade central, confira a resistência dos terminais do Multi-plugs com um MULTITESTE DIGITAL conferindo os valores com a tabela abaixo. 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 19/26 Tabela Terminais Resistência A2 & B10 0,3 a 0,8 W A2 & B11 0,3 a 0,8 W Checando resistência secundária Testando 1 – Ignição desligada, desconecte o cabo de alta tenção da bobina de ignição, cheque a resistência dos terminais de alta tensão da bobina de ignição com MULITESTE DIGITAL, conferindo com as valores da tabela abaixo. Tabela Terminais Resistência Resistência secundária 5200 a 8500 W 13)-Sensor de temperatura da água (ECT) Como testar resistência Testando 1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug B da unidade central, com o MULTITESTE DIGITAL. cheque a resistência dos terminais do multi-plug. Tabela Terminais Temperatura Resistência B7 & B9 20°C 2500 W B7 & B9 40°C 1170 W B7 & B9 60°C 600 W B7 & B9 80°C 325 W 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 20/26 14) - Como testar o sensor da posição do eixo de manivelas.(CkP) Como testar resistência TESTANDO 1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug C da unidade central, cheque a resistência dos terminais e terra do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL, deve conferir com a resistência especificada na tabela abaixo . Tabela Terminais Resistência C1 & C2 680-1200 W 15) - Como testar sensor oxigênio aquecido(Sonda Lambda) Como testar o sinal TESTANDO 1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug A da unidade central, conecte um pinout no multi- plug, ligue o motor e deixe na lenta, deixe o motor chegar a temperatura normal de funcionamento cheque a voltagem dos terminais do mutli-plug com um MULTITESTE DIGITAL. Tabela 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 21/26 Terminais Condição Voltagem A1 & A6 Motor na marcha lenta -0,5 - +0,9 V 16) - Como testar o aquecedor do sensor de oxigênio Como testar suprimento de voltagem TESTANDO 1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug A da unidade central, conecte um pinout no multi-plug, ligue o motor e deixe na lenta, deixe o motor chegar a temperatura normal de funcionamento cheque a voltagem dos terminais do mutli-plug Tabela Terminais Temperatura da água Voltagem A16 & A1 60°C max Voltagem da bateria Como testar a resistência TESTANDO 1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug A da unidade central, cheque a resistência dos terminais do multi-plug e terra com o MULTITESTE DIGITAL, deve conferir com a resistência especificada na tabela abaixo Tabela Terminais Resistência A16 & terra 4 W 17) - Como testar Válvula de canister (Os modelo E200 não possui) 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 22/26 Checando Operação TESTANDO 1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug A da unidade central, conecte um pinout no multi-plug, ligue o motor e deixe na lenta, deixe o motor chegar a temperatura normal de funcionamento deixe o motor a 1000 RPM por 30 segundos cheque a voltagem dos terminais do multi-plug e terra . Tabela Terminais Condição Voltagem A17 & terra veja o texto Voltagem da bateria 18) - Como testar relé da bomba de combustível 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 23/26 Checando operação TESTANDO 1 – Ignição desligada, remova o relé cheque a resistência dos terminais do relé com o MULTITESTE DIGITAL, conecte suprimento da bateria nos terminais especificados do relé, confira os testes com a tabela abaixo. Tabela Terminais Condição Voltagem 30 & 87 Bateria desconectada W Infinita 30 & 87 Bateria conectado Zero Bateria + no terminal 85 Bateria – no terminal 86 19) - Como testar unidade central 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 24/26 Checando suprimento de voltagem TESTANDO 1- Ignição desligada, desconecte o multi-plug da unidade central, cheque a Voltagem dos terminais e terra do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL da unidade central ignição ligada motor parado, cheque a Voltagem dos terminais e terra do multi-plug . Tabela Terminais Condição Voltagem A10 & terra Ignição desligada Voltagem da bateria A2 & terra Ignição ligada motor parado Voltagem da bateria Como testar conexão do terra TESTANDO 1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug da unidade central, cheque a resistência dos terminais com o multiteste DIGITAL, se a resistência não for a especificada pela tabela abaixo, cheque os cabos. Tabela Terminais Resistência A1 & terra zero A5 & terra zero A9 & terra zero 20)- Como testar sensor de velocidade do veiculo (VSS) 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 25/26 Como testas suprimento de voltagem TESTANDO 1 - Ignição desligada, desconecte o multi-plug A da unidade central seletor AT em N, eleve o veiculo , ignição ligada motor parado, gire as rodas traseiras cheque com o MULTITESTE DIGITAL a voltagem dos terminais do multi-plug Tabela Terminais Voltagem A1 & A14 3 V min. 21) - Como apagar a lâmpada de aviso da troca de óleo e manutenção do Mercedes Classe C (202) 1) Girar a chave de Ignição para posição ON. 2) Apertar por duas vezes o botão (A) 3) Girar a chave a posição OFF. 4) Apertar e Manter Apertado o Botão de Resetar (A) com a chave na posição ON. 5) Após 10 segundos a lâmpada de manutenção se acenderá acompanhado 19/02/2020 Capitulo 26 Mercedes localhost/Cursso/Ca26.htm#esquema 26/26 de um sinal sonoro. 6) Soltar o Botão de Resetar. 7) Girar a chave a posição OFF. |