Sistema de Carga e Iluminação da Phoenix 50 Gold Shineray passo a Passo - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Outras Marcas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=56) +---- Fórum: Diversas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=333) +----- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=59) +----- Tópico: Sistema de Carga e Iluminação da Phoenix 50 Gold Shineray passo a Passo (/showthread.php?tid=5079) |
Sistema de Carga e Iluminação da Phoenix 50 Gold Shineray passo a Passo - admin - 14-04-2023 Olá pessoal, sou o Ivan, mecânico de motos, e hoje vamos falar sobre o sistema de carga e iluminação da Shineray Phoenix 50 Gold, passo a passo. Essa moto em questão é uma XY50Q Phoenix Gold da Shineray. Primeiro, identificamos o diagrama elétrico do sistema, que inclui o estator bifásico, bateria, regulador retificador, fusível, conector, chave de luz e ignição. Esses componentes são cruciais para o funcionamento do sistema elétrico da moto. Iniciamos verificando o CDI (Centelhador de Descarga Capacitiva) para garantir seu correto funcionamento. Desconectamos o conector, usamos um multímetro na escala de continuidade e testamos os fios, como o azul com listra branca do estator e o preto com listra amarela da bobina de ignição. Em seguida, explicamos como realizar testes de resistência na bobina de pulso e na bobina primária, utilizando o multímetro. Também mostramos como testar o fio preto para verificar se a voltagem da bateria está chegando corretamente. Passamos para a explicação do sistema de carga e iluminação, mostrando como funciona o esquema elétrico. Identificamos a necessidade de trocar o regulador retificador devido a um defeito que causava a voltagem no fio vermelho com listra branca mesmo com a ignição desligada. Após a correção desse problema, focamos na reparação do sistema de iluminação. Identificamos uma emenda inadequada no fio marrom, que é responsável pelo pós-chave e iluminação do painel, bloque óptico e lanterna traseira. Corrigimos essa ligação indevida e mostramos como a chave de luz atua no sistema. Finalmente, realizamos testes no farol, mostrando que o mesmo só acende quando a motocicleta está em funcionamento, devido ao sistema de regulagem do regulador retificador. Concluímos destacando a importância de entender o sistema elétrico da motocicleta, recomendando o acesso aos manuais de serviço disponíveis no site MS Big para um estudo mais aprofundado. Espero que essas explicações tenham sido úteis. Se tiverem alguma dúvida, estou à disposição para ajudar. Fiquem ligados nas próximas dicas e até a próxima! |