Fóruns
Xtz 250 Lander 2007 Falhando Quando Pega água de chuva - Versão de Impressão

+- Fóruns (https://www.msbig.net)
+-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51)
+---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54)
+---- Tópico: Xtz 250 Lander 2007 Falhando Quando Pega água de chuva (/showthread.php?tid=5313)



Xtz 250 Lander 2007 Falhando Quando Pega água de chuva - admin - 20-10-2023



O mecânico de motos Ivan realizou uma série de procedimentos para diagnosticar e identificar a causa de uma falha intermitente na Yamaha XTZ 250 Lander 2007 que ocorre apenas em condições de chuva. Aqui está um resumo passo a passo dos procedimentos realizados:

1. **Descrição do Problema**:
  - O cliente relatou que a moto falha apenas quando está molhada ou em dias chuvosos. Ela apresenta dificuldade em desenvolver e funciona com muita dificuldade nessas condições.

2. **Possível Causa**:
  - Ivan suspeitou que o problema poderia estar relacionado a um vazamento de corrente elétrica devido à presença de água, possivelmente causado pelo cachimbo de vela, vela ou cabo da bobina de ignição.

3. **Inspeção Visual Inicial**:
  - Sem desmontar a moto, Ivan observou algumas conexões mal feitas e componentes soltos, como peças de carenagem quebradas e fita isolante no cachimbo de vela.

4. **Remoção das Carenagens**:
  - Ivan removeu as carenagens, o assento, as abas do tanque e a grelha do tanque para ter acesso aos componentes elétricos e ao chicote elétrico.

5. **Identificação de Problemas**:
  - Ivan identificou que a bobina de ignição estava posicionada de maneira incorreta, com o cabo da bobina encostando no ferro na base do motor. Isso poderia causar um vazamento de corrente elétrica quando molhado.

6. **Verificação do Cabo de Vela**:
  - Ivan observou que o cabo da bobina de ignição estava encostando na estrutura da moto. Embora não parecesse danificado, o contato com a água poderia causar um vazamento de corrente elétrica.

7. **Identificação de Defeito Adicional**:
  - Durante a inspeção, Ivan encontrou outro problema no parafuso de regulagem da lenta. O parafuso estava danificado e perfurado, possivelmente permitindo a entrada de água.

8. **Simulação do Problema**:
  - Ivan demonstrou como o problema ocorria, colocando o dedo sobre a entrada de ar falsa, que fazia a moto mudar a rotação. Em seguida, ele usou um spray para simular a entrada de água, que desligou o motor, revelando como a água estava causando a falha.

9. **Identificação da Causa Principal**:
  - Ivan concluiu que o principal problema estava relacionado ao parafuso de regulagem da lenta no corpo de aceleração da moto. A entrada de água nesse ponto afetava a mistura de ar e combustível, causando a falha.

10. **Conclusão**:
    - O defeito principal estava no parafuso de regulagem da lenta, que estava danificado e permitindo a entrada de água. Quando a água entrava, a mistura de ar e combustível era afetada, causando a falha da moto.

Ivan destacou que o problema estava localizado no parafuso defeituoso do corpo de aceleração e que essa era a causa raiz das falhas em condições de chuva.