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Teste de Resistência na Unidade de Sensores da CG 150 2009 - Versão de Impressão

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Teste de Resistência na Unidade de Sensores da CG 150 2009 - admin - 21-10-2023



O mecânico de motos Ivan realizou testes de resistência na unidade de sensores da moto Honda CG 150, modelo a partir de 2009. Essa unidade de sensores inclui o Sensor MAP, Sensor TPS e Sensor IAT. Aqui está um resumo passo a passo dos procedimentos realizados:

1. **Descrição da Unidade de Sensores**:
  - A unidade de sensores da CG 150 inclui o Sensor MAP (Pressão Absoluta do Coletor), Sensor TPS (Sensor de Posição da Borboleta) e Sensor IAT (Sensor de Temperatura do Ar de Admissão).

2. **Explicação dos Sensores**:
  - Ivan explicou a função de cada sensor, incluindo como eles operam e fornecem informações à unidade de controle do motor (ECM).

3. **Teste de Resistência**:
  - Ivan explicou que o teste envolve medir a resistência em cada sensor usando um multímetro na escala de 20k.

4. **Preparação dos Fios**:
  - Ivan preparou os fios do chicote elétrico conectando-os aos respectivos fios da unidade de sensores de acordo com suas cores correspondentes.

5. **Teste no Sensor IAT**:
  - O primeiro teste foi realizado no Sensor IAT (Sensor de Temperatura do Ar de Admissão). Ivan mediu a resistência entre os fios apropriados e verificou se estava dentro dos parâmetros padrão.

6. **Teste no Sensor MAP**:
  - Em seguida, Ivan realizou o teste no Sensor MAP (Sensor de Pressão Absoluta do Coletor), medindo a resistência entre os fios correspondentes e verificando se estava dentro dos parâmetros padrão.

7. **Teste no Sensor TPS**:
  - O último teste foi realizado no Sensor TPS (Sensor de Posição da Borboleta). Ivan mediu a resistência entre os fios adequados e novamente verificou se estava dentro dos parâmetros padrão.

8. **Variação da Resistência**:
  - Para o Sensor TPS, Ivan explicou que a resistência pode variar quando a borboleta é acionada, e essa variação também foi medida e verificada.

9. **Conclusão do Teste de Resistência**:
  - Ivan destacou que todos os testes de resistência estavam dentro dos parâmetros padrão, o que indicava que os sensores estavam funcionando corretamente em termos de resistência elétrica.

10. **Resumo do Procedimento**:
    - O procedimento envolveu testar a resistência dos três sensores da unidade de sensores da moto, garantindo que estivessem dentro dos limites especificados. Isso ajudou a determinar se os sensores estavam em boas condições elétricas.


11. **Encerramento do Procedimento**:
    - Após a conclusão dos testes de resistência e verificar que todos os sensores estavam dentro dos parâmetros padrão, Ivan concluiu o procedimento de teste bem-sucedido.

12. **Importância dos Testes de Resistência**:
    - Ivan enfatizou a importância desses testes de resistência para garantir o funcionamento adequado dos sensores, pois qualquer desvio significativo das especificações pode afetar negativamente o desempenho do motor da motocicleta.

13. **Manutenção Preventiva**:
    - Este procedimento também foi destacado como parte da manutenção preventiva, ajudando a identificar possíveis problemas nos sensores antes que eles causem falhas no funcionamento do motor da motocicleta.

14. **Conhecimento Técnico**:
    - Ivan demonstrou conhecimento técnico ao explicar detalhadamente cada etapa do procedimento, incluindo informações sobre a função de cada sensor e as especificações de resistência adequadas.

15. **Procedimento de Teste Universal**:
    - Os testes de resistência realizados por Ivan são um procedimento padrão que pode ser aplicado a outros modelos e marcas de motocicletas para verificar a integridade dos sensores e a qualidade elétrica dos componentes.

16. **Segurança e Precisão**:
    - Durante todo o processo, Ivan mostrou como realizar os testes com segurança e precisão, enfatizando a importância de usar um multímetro e conectar os fios corretamente.

17. **Conclusão**:
    - O procedimento de teste de resistência na unidade de sensores da Honda CG 150 2009 em diante foi concluído com sucesso, garantindo que os sensores estivessem em boas condições elétricas e prontos para operar corretamente no sistema de controle do motor da motocicleta.