Teste de Resistência na Unidade de Sensores da CG 150 2009 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Teste de Resistência na Unidade de Sensores da CG 150 2009 (/showthread.php?tid=5314) |
Teste de Resistência na Unidade de Sensores da CG 150 2009 - admin - 21-10-2023 O mecânico de motos Ivan realizou testes de resistência na unidade de sensores da moto Honda CG 150, modelo a partir de 2009. Essa unidade de sensores inclui o Sensor MAP, Sensor TPS e Sensor IAT. Aqui está um resumo passo a passo dos procedimentos realizados: 1. **Descrição da Unidade de Sensores**: - A unidade de sensores da CG 150 inclui o Sensor MAP (Pressão Absoluta do Coletor), Sensor TPS (Sensor de Posição da Borboleta) e Sensor IAT (Sensor de Temperatura do Ar de Admissão). 2. **Explicação dos Sensores**: - Ivan explicou a função de cada sensor, incluindo como eles operam e fornecem informações à unidade de controle do motor (ECM). 3. **Teste de Resistência**: - Ivan explicou que o teste envolve medir a resistência em cada sensor usando um multímetro na escala de 20k. 4. **Preparação dos Fios**: - Ivan preparou os fios do chicote elétrico conectando-os aos respectivos fios da unidade de sensores de acordo com suas cores correspondentes. 5. **Teste no Sensor IAT**: - O primeiro teste foi realizado no Sensor IAT (Sensor de Temperatura do Ar de Admissão). Ivan mediu a resistência entre os fios apropriados e verificou se estava dentro dos parâmetros padrão. 6. **Teste no Sensor MAP**: - Em seguida, Ivan realizou o teste no Sensor MAP (Sensor de Pressão Absoluta do Coletor), medindo a resistência entre os fios correspondentes e verificando se estava dentro dos parâmetros padrão. 7. **Teste no Sensor TPS**: - O último teste foi realizado no Sensor TPS (Sensor de Posição da Borboleta). Ivan mediu a resistência entre os fios adequados e novamente verificou se estava dentro dos parâmetros padrão. 8. **Variação da Resistência**: - Para o Sensor TPS, Ivan explicou que a resistência pode variar quando a borboleta é acionada, e essa variação também foi medida e verificada. 9. **Conclusão do Teste de Resistência**: - Ivan destacou que todos os testes de resistência estavam dentro dos parâmetros padrão, o que indicava que os sensores estavam funcionando corretamente em termos de resistência elétrica. 10. **Resumo do Procedimento**: - O procedimento envolveu testar a resistência dos três sensores da unidade de sensores da moto, garantindo que estivessem dentro dos limites especificados. Isso ajudou a determinar se os sensores estavam em boas condições elétricas. 11. **Encerramento do Procedimento**: - Após a conclusão dos testes de resistência e verificar que todos os sensores estavam dentro dos parâmetros padrão, Ivan concluiu o procedimento de teste bem-sucedido. 12. **Importância dos Testes de Resistência**: - Ivan enfatizou a importância desses testes de resistência para garantir o funcionamento adequado dos sensores, pois qualquer desvio significativo das especificações pode afetar negativamente o desempenho do motor da motocicleta. 13. **Manutenção Preventiva**: - Este procedimento também foi destacado como parte da manutenção preventiva, ajudando a identificar possíveis problemas nos sensores antes que eles causem falhas no funcionamento do motor da motocicleta. 14. **Conhecimento Técnico**: - Ivan demonstrou conhecimento técnico ao explicar detalhadamente cada etapa do procedimento, incluindo informações sobre a função de cada sensor e as especificações de resistência adequadas. 15. **Procedimento de Teste Universal**: - Os testes de resistência realizados por Ivan são um procedimento padrão que pode ser aplicado a outros modelos e marcas de motocicletas para verificar a integridade dos sensores e a qualidade elétrica dos componentes. 16. **Segurança e Precisão**: - Durante todo o processo, Ivan mostrou como realizar os testes com segurança e precisão, enfatizando a importância de usar um multímetro e conectar os fios corretamente. 17. **Conclusão**: - O procedimento de teste de resistência na unidade de sensores da Honda CG 150 2009 em diante foi concluído com sucesso, garantindo que os sensores estivessem em boas condições elétricas e prontos para operar corretamente no sistema de controle do motor da motocicleta. |