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CG 150 Ks 2007 , descarregando Bateria chicote Simplificado - Versão de Impressão

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CG 150 Ks 2007 , descarregando Bateria chicote Simplificado - admin - 22-10-2023



O mecânico de motos Ivan demonstrou um procedimento passo a passo para diagnosticar problemas no sistema de carga de uma Honda CG 150 2007 KS. Ele explicou como usar um chicote elétrico simplificado para analisar se o defeito estava no estator, no magneto, no chicote elétrico, no regulador retificador ou nas lâmpadas da moto. Abaixo está um resumo das etapas desse procedimento:

1. **Preparação do Chicote Simplificado**:
  - Ivan preparou um chicote elétrico simplificado que consistia em conectar os fios do estator, do sistema de carga e das lâmpadas diretamente ao regulador retificador e à bateria.

2. **Conexões do Chicote Simplificado**:
  - Ele conectou os seguintes fios: fio verde (do estator) ao fio verde no chicote simplificado (que vai para o regulador retificador), fio amarelo (da iluminação) ao fio amarelo no chicote simplificado, e fio branco (do sistema de carga) ao fio branco no chicote simplificado. Ele também conectou o positivo do chicote simplificado ao regulador retificador e o negativo do chicote simplificado ao negativo da bateria.

3. **Teste Inicial com Chicote Original**:
  - Ivan fez um teste inicial com o chicote elétrico original da moto, verificando a corrente alternada e a voltagem gerada pelo sistema de carga.

4. **Teste com Chicote Simplificado**:
  - Ele executou o mesmo teste com o chicote simplificado para comparar os resultados. Ele observou que a voltagem estava correta, mas a corrente estava baixa, indicando um possível problema no estator ou no magneto.

5. **Verificação da Bateria**:
  - Para descartar problemas na bateria, Ivan testou novamente com outra bateria e obteve resultados semelhantes.

6. **Substituição do Estator e Magneto**:
  - Com base nos resultados anteriores e no aquecimento do motor, ele concluiu que o estator e o magneto estavam com defeito. Ele substituiu essas peças pela versão da CG 125 Fan 2009 em diante.

7. **Teste com Novo Estator e Magneto**:
  - Após a substituição, ele executou novamente o teste com o chicote simplificado e observou uma corrente elétrica adequada e uma voltagem correta.

8. **Monitoramento com o Motor Aquecido**:
  - Ele deixou o motor funcionando por um período para verificar se a corrente e a voltagem permaneciam estáveis, o que confirmaria que o problema havia sido resolvido.

Ivan enfatizou a importância de entender o sistema elétrico da moto e de realizar testes adequados para identificar e resolver problemas de carga. Ele também destacou a necessidade de consultar o manual de serviço da moto e estudar para aprimorar o conhecimento técnico.