Fóruns
Foi Trocado Bateria e Escova de Partida , defeito Permaneceu reparadores, Mecânicos e - Versão de Impressão

+- Fóruns (https://www.msbig.net)
+-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Suzuki (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=44)
+---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=47)
+---- Tópico: Foi Trocado Bateria e Escova de Partida , defeito Permaneceu reparadores, Mecânicos e (/showthread.php?tid=5328)



Foi Trocado Bateria e Escova de Partida , defeito Permaneceu reparadores, Mecânicos e - admin - 01-11-2023



O mecânico de motos Ivan realizou uma série de procedimentos para diagnosticar um problema de partida elétrica em uma moto Suzuki Intruder 125 de 2009. Aqui está um resumo passo a passo dos procedimentos realizados:

1. Substituição da Bateria:
  - Identificou que a moto não estava dando partida elétrica devido à descarga da bateria.
  - Substituiu a bateria da moto no dia 18/01/2023.

2. Troca das Escovas de Partida:
  - Além da bateria, as escovas de partida também foram substituídas.

3. Análise do Sistema de Carga:
  - Ivan destacou a importância de analisar o sistema de carga sempre que for substituir a bateria ou quando a moto estiver com problemas de descarga da bateria.
  - O sistema de carga inclui o estator, regulador retificador e a bateria.
  - A análise do sistema de carga pode ajudar a identificar se há uma fuga de corrente elétrica ou se o sistema de carga está funcionando corretamente.

4. Teste com Alicate Amperímetro:
  - Utilizou um alicate amperímetro para medir a corrente elétrica do sistema de carga.
  - Conectou o alicate em um dos fios amarelos do estator, que fazem parte do sistema de carga.
  - Verificou que a corrente estava em torno de 700 miliamperes (MaH) em uma das fases.

5. Teste de Continuidade com Lâmpada:
  - Desconectou o conector do estator e utilizou uma lâmpada de carro para testar a continuidade entre os fios do estator e o aterramento.
  - Observou que a lâmpada acendeu quando conectada a um dos fios do estator, indicando um problema.

6. Conclusão do Diagnóstico:
  - Com base nos testes realizados, Ivan concluiu que havia um problema no estator da moto, pois as três fases do estator apresentaram leituras diferentes e um dos fios estava em curto.
  - O estator é uma parte crítica do sistema de carga, responsável por gerar energia para a bateria da moto.

O vídeo demonstra a importância de diagnosticar corretamente os problemas elétricos em motocicletas, especialmente ao lidar com questões relacionadas ao sistema de carga. Ivan enfatizou que substituir peças sem analisar o sistema de carga pode resultar em problemas recorrentes.