Ybr 125 K:e 2000:01 Sistema de Ignição diagrama Elétrico - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Ybr 125 K:e 2000:01 Sistema de Ignição diagrama Elétrico (/showthread.php?tid=5334) |
Ybr 125 K:e 2000:01 Sistema de Ignição diagrama Elétrico - admin - 06-11-2023 Resumo Passo a Passo do Procedimento do Mecânico Ivan para Explicar o Sistema de Ignição da Yamaha YBR 125K E 2000/2001: 1. As peças que compõem o sistema de ignição da moto incluem o estator, a bobina de pulso, a bobina de faísca, o interruptor de ignição (chave de ignição), o CDI, a bobina de ignição e a vela de ignição. 2. As cores dos fios no sistema de ignição podem ser identificadas com base nas iniciais, como BR (marrom), G (verde), O (laranja), BR/W (branco com listra azul), etc. 3. Ao ligar a chave de ignição, o fio preto faz um jumper com o fio azul com a listra amarela, conectando o CDI ao aterramento. 4. O CDI só funciona quando esse jumper é feito, o que ocorre ao ligar a chave de ignição. 5. Para dar partida na moto, você aciona o botão de partida ou pedala. O estator gera corrente elétrica, e o fio verde passa a corrente para o fio verde com a listra branca, que alimenta a bobina de carga e a bobina de faísca. 6. O fio marrom passa a corrente para o fio preto com a listra vermelha, que é o negativo do CDI e também da bobina de carga. 7. O fio branco alimenta a bobina de pulso, enquanto o fio rosa (pink) é conectado ao negativo da bobina de pulso. 8. O Magneto gira e gera uma corrente elétrica. Os fios estão conectados ao CDI para recarregar o capacitor. 9. Quando o ressalto do Magneto passa pela bobina de pulso, gera um pulso elétrico que é enviado ao CDI. 10. O CDI descarrega a carga elétrica, enviando-a para a bobina de ignição pelo fio laranja. 11. A bobina primária converte a corrente de baixa tensão em alta tensão na bobina secundária, gerando uma centelha elétrica na vela de ignição. 12. A bobina de ignição tem um aterramento e transforma a corrente para produzir a centelha. 13. Ao desligar a chave de ignição, o fio azul com a listra amarela é desconectado, cortando a corrente elétrica do CDI para a bobina de ignição. Este resumo oferece uma visão geral do funcionamento do sistema de ignição da Yamaha YBR 125K E 2000/2001, destacando as conexões dos fios e o papel de cada componente no processo de ignição da moto. É importante para mecânicos entenderem esse sistema para diagnosticar problemas e realizar reparos eficazes. |