Trocou a Bateria da Xre 300 2010:11 e Continua descarregando a Bateria , Passo a Pass - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Trocou a Bateria da Xre 300 2010:11 e Continua descarregando a Bateria , Passo a Pass (/showthread.php?tid=5339) |
Trocou a Bateria da Xre 300 2010:11 e Continua descarregando a Bateria , Passo a Pass - admin - 11-11-2023 O mecânico de motos Ivan realizou uma série de procedimentos para diagnosticar e solucionar o problema de descarga da bateria em uma XRE300 2010/2011. Aqui está um resumo passo a passo dos procedimentos realizados: 1. Introdução: - O cliente relatou que a moto estava descarregando a bateria, mesmo após a substituição da bateria por uma nova. 2. Análise do sistema de carga: - Ivan começou explicando o sistema de carga da XRE300 2010/2011, que consiste em quatro principais componentes: estator (alternador), regulador retificador, fusível e bateria. - Explicou que o estator gera corrente elétrica, que é convertida em corrente contínua pelo regulador retificador e, em seguida, enviada para recarregar a bateria. - Destacou a importância do estator não estar aterrado para evitar curto-circuitos. 3. Teste de corrente elétrica no estator: - Ivan usou um alicate amperímetro para medir a corrente alternada em cada um dos fios amarelos do estator, que se conectam ao regulador retificador. - Verificou a corrente elétrica na lenta e durante a aceleração, observando que a corrente não estava sendo entregue corretamente à bateria. 4. Teste de resistência do estator: - Usando um multímetro, mediu a resistência do estator entre as fases. Encontrou resistências fora do parâmetro, sugerindo uma possível modificação inadequada do estator. 5. Teste de continuidade do estator: - Testou a continuidade entre os fios amarelos do estator e o aterramento do motor. Encontrou continuidade, o que indicou um curto-circuito no estator. 6. Teste de voltagem do estator: - Usando o multímetro na escala de 200 volts alternados, mediu a voltagem entre os fios amarelos do estator durante a operação da moto. Encontrou voltagens irregulares, confirmadas pelo teste anterior. 7. Conclusão: - Ivan identificou defeitos no estator, incluindo resistências irregulares, continuidade inadequada e voltagens fora do padrão. - Explicou que o estator estava causando a descarga da bateria e que a reparação do estator seria necessária. 8. Reparação do estator: - Ivan realizou as devidas reparos no estator para corrigir os problemas identificados. 9. Teste após reparação: - Após a reparação do estator, Ivan refez os testes de corrente elétrica, resistência e voltagem, observando que o sistema de carga estava funcionando corretamente. - A corrente estava sendo entregue à bateria, a voltagem estava dentro dos parâmetros e a bateria estava armazenando carga adequadamente. 10. Conclusão final: - Ivan concluiu que o único defeito na moto era o estator danificado e que a reparação do estator resolveu o problema de descarga da bateria. Este resumo descreve os passos que o mecânico Ivan seguiu para diagnosticar e solucionar o problema elétrico na motocicleta XRE300 2010/2011. |