Como Fazer o Teste no Atuador de Marcha Lenta Fid da Lander Xtz 250 2007 Yamaha - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Como Fazer o Teste no Atuador de Marcha Lenta Fid da Lander Xtz 250 2007 Yamaha (/showthread.php?tid=5343) |
Como Fazer o Teste no Atuador de Marcha Lenta Fid da Lander Xtz 250 2007 Yamaha - admin - 17-11-2023 Resumo dos procedimentos realizados pelo mecânico de motos Ivan para testar o atuador FID (Atuador Eletrônico marcha lenta) na moto Yamaha Lander XTZ 250 de 2007: 1. Identificação do componente: - O mecânico prepara-se para testar o atuador FID, que é o atuador de partida a frio na moto Yamaha Lander XTZ 250 de 2007. 2. Medição da resistência: - O primeiro passo é medir a resistência do atuador FID para verificar se está dentro da faixa correta (30 a 40 ohms). - Os terminais do multímetro são conectados aos fios do conector do atuador. - A resistência medida está correta, indicando que a bobina do atuador está funcionando adequadamente. 3. Teste de funcionamento: - O mecânico conecta uma ferramenta de diagnóstico ao atuador FID. - A ferramenta de diagnóstico é alimentada com a garra preta no negativo da bateria e a garra vermelha no positivo da bateria. - O fio de sinal é desconectado e conectado à ferramenta. - A chave de ignição é ligada e o botão da ferramenta de diagnóstico é pressionado para entrar no modo de diagnóstico. - O mecânico seleciona a opção de teste específica para o atuador FID (D54) na ferramenta. - Ao pressionar o botão de teste, a luz da ferramenta se acende e o atuador FID deve abrir e fechar rapidamente cinco vezes. - No teste do atuador FID defeituoso, a abertura e fechamento são inadequados, indicando um problema. 4. Verificação da mola: - O mecânico observa a altura da mola do atuador FID em relação à parede, que deve ser de aproximadamente 3,5 a 4 mm. - A mola de um atuador defeituoso não apresenta a altura correta. - A mola defeituosa não retorna o atuador à posição original após a abertura, mesmo com a resistência da bobina correta. 5. Teste de alimentação elétrica: - O mecânico utiliza uma caneta de polaridade para verificar a presença de tensão nos fios do atuador. - A garra preta é conectada ao aterramento da bateria, e a garra vermelha é conectada ao fio vermelho com listra branca (positivo). - O mecânico liga a chave de ignição e verifica a presença de tensão positiva (12V) no atuador. - Em seguida, a caneta de polaridade é usada para verificar a presença de pulso negativo no fio amarelo com listra vermelha ao dar partida na moto. 6. Teste de funcionamento com atuador FID bom: - O mecânico mostra o atuador FID em funcionamento correto. - Com a chave de ignição ligada, o atuador permanece fechado. - Ao dar partida na moto, o atuador FID se abre para permitir a entrada de ar na caixa do filtro de ar, o que afeta a aceleração. - Quando a moto atinge uma rotação específica, o atuador fecha novamente. 7. Conclusão: - O mecânico realizou testes no atuador FID da Yamaha Lander XTZ 250 de 2007 para verificar sua resistência, funcionamento e alimentação elétrica. - A mola defeituosa ou problemas na resistência da bobina podem causar falhas no atuador FID. - Os testes com a ferramenta de diagnóstico e a caneta de polaridade ajudam a diagnosticar problemas no sistema de partida a frio da moto. |