Sistema de Ignição da Xr 250 Tornado 2008 diagrama Elétrico - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Sistema de Ignição da Xr 250 Tornado 2008 diagrama Elétrico (/showthread.php?tid=5361) |
Sistema de Ignição da Xr 250 Tornado 2008 diagrama Elétrico - admin - 29-11-2023 O mecânico de motos Ivan explicou o sistema de ignição da moto Honda XR 250 Tornado 2008 da seguinte forma: Peças que compõem o sistema de ignição: - Bateria - Fusível principal no relé de partida de 20 amperes - Chave de ignição - Fusível secundário de 15 amperes - Fusível secundário de 10 amperes do motor - Bobina de ignição - Vela de ignição - Módulo de controle de ignição (CDI) - Bobina de pulso - Cavalete lateral - Diodo indicador do cavalete lateral (localizado no painel) Passos do funcionamento do sistema de ignição: 1. A bateria fornece corrente elétrica com aterramento. 2. A corrente sai do positivo da bateria e passa pelo fusível principal de 20 amperes, indo até a chave de ignição através do fio vermelho. 3. Ao ligar a chave de ignição, a corrente elétrica passa do fio vermelho para o fio preto, que vai até a caixa de fusíveis. Nesse ponto, a corrente alimenta um fusível secundário de 10 amperes e segue pelo fio preto com a faixa vermelha. 4. O fio preto com a faixa vermelha alimenta o Guia Stop (interruptor do descanso lateral), que, quando ativado, direciona essa corrente para o fio preto com a faixa branca, fornecendo carga positiva ao CDI. 5. O CDI agora tem carga positiva armazenada. 6. A mesma corrente passa pelo fusível secundário de 15 amperes e vai até o fio preto com marrom, que alimenta o painel, permitindo que os LEDs sejam ligados com carga positiva. 7. O sistema também inclui indicadores de neutro e descanso lateral. Quando a moto está no neutro, a corrente negativa passa pelo fio preto com amarelo, acendendo o LED no painel indicando que a moto está no neutro. Quando o cavalete lateral está abaixado, um aterramento é feito através do diodo indicador do cavalete, fornecendo carga positiva para o fio verde com faixa branca e permitindo que a luz do painel indique que o cavalete está baixo. 8. Para que a moto funcione, é necessário um aterramento no fio verde com faixa branca. Isso é obtido quando o cavalete está levantado, fazendo o aterramento através do fio verde. 9. Durante a partida da moto, o Magneto gira, gerando pulsos elétricos que passam pelo fio verde com faixa branca e pelo fio azul com amarelo até o CDI, descarregando a carga armazenada. 10. O CDI libera essa carga pelo fio preto, que vai para a bobina de ignição. 11. Na bobina de ignição, a voltagem mais baixa é transformada em uma voltagem mais alta, criando uma centelha elétrica que passa pela vela de ignição, iniciando a combustão do motor. 12. Para desligar a moto, você pode usar o interruptor Engine Stop ou desligar a chave de ignição, interrompendo a corrente elétrica e cortando o funcionamento do motor. 13. O cavalete lateral serve como um sistema de segurança adicional. Quando o cavalete está baixo e não há aterramento no fio verde com faixa branca, a moto não funcionará, evitando acidentes. Esse é o funcionamento do sistema de ignição da Honda XR 250 Tornado 2008, com todos os seus componentes e interações elétricas explicados. |