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Teste da Ignição Eletrônica do Fusca - Versão de Impressão

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Teste da Ignição Eletrônica do Fusca - admin - 10-10-2023



tabela de módulos e bobinas: https://drive.google.com/file/d/1rmodwfIMEIEr4QPeFBLaP4zHiKKOMJmK/view

Teste da Ignição Eletrônica do Fusca com Módulos de 6 Pinos (Finais 003, 004, 005, 006)

O teste da ignição eletrônica do Fusca, especialmente para módulos de 6 pinos com finais 003, 004, 005 e 006, é um procedimento importante para verificar se o sistema de ignição está funcionando corretamente. Esses módulos são responsáveis por gerenciar a ignição do motor, e é fundamental garantir que todos os componentes estejam operando dentro dos parâmetros corretos.



Procedimento de Teste: Verificando o Funcionamento do Módulo de Ignição Eletrônica

Antes de começar o teste, certifique-se de que a bateria esteja carregada e fornecendo uma tensão de pelo menos 12 volts. A seguir estão os passos para realizar o teste do módulo de ignição eletrônica do Fusca:

Conexões e Pontos de Verificação:
  • Conecte o multímetro à massa para medir o negativo. Isso pode ser feito em qualquer ponto que tenha uma boa conexão à massa, como o chassi, a chapa ou a carcaça do alternador.
  • Certifique-se de que a tensão da bateria seja de aproximadamente 12,25 Volts.

1. Verificação da Tensão no Borne 15 da Bobina de Ignição
  • Com o multímetro, verifique a tensão no borne 15 da bobina de ignição (o positivo da bobina). A leitura esperada deve estar entre 8 a 10 Volts. Esta é a queda de tensão causada pelo pré-resistor.
  • No exemplo dado, a leitura é de 8,13 Volts, que está dentro do intervalo esperado.

2. Verificação da Tensão no Borne 1 da Bobina de Ignição
  • Verifique a tensão no borne 1 da bobina de ignição (o negativo da bobina). A leitura esperada deve estar entre 1 a 2 Volts.
  • No exemplo, a leitura é de 1,38 Volts, o que está muito bom e dentro do intervalo normal.

3. Desconectando o Distribuidor para Verificação Adicional
  • Caso a tensão da bobina de ignição seja igual à tensão da bateria, desconecte o distribuidor para garantir que apenas a bobina de ignição permaneça ligada.
  • Com o distribuidor desconectado, a bobina de ignição deve ter alimentação constante no borne 15 (positivo da bobina) entre 8 a 10 Volts, e no pino 1 (negativo da bobina) entre 1 a 2 Volts.
  • Esses valores confirmam que a alimentação para a bobina de ignição está correta e que o módulo de ignição está funcionando bem.



Conclusão do Teste

O teste descrito acima verifica a integridade do sistema de ignição eletrônica do Fusca. Se os valores de tensão estiverem dentro dos intervalos esperados (8 a 10 Volts no borne 15 e 1 a 2 Volts no borne 1 da bobina de ignição), o sistema está operando corretamente e não há necessidade de substituir o módulo de ignição.

Se os valores estiverem fora desses intervalos, o problema pode estar na bobina, no módulo de ignição, ou nas conexões de fiação, e será necessário fazer uma inspeção mais detalhada.

Certifique-se sempre de usar ferramentas de medição calibradas e de trabalhar com segurança ao realizar qualquer teste elétrico em veículos.