Construindo um Simulador de Distribuidor Hall e Indutivo - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Outros (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=128) +---- Fórum: Várias (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=141) +----- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=144) +----- Tópico: Construindo um Simulador de Distribuidor Hall e Indutivo (/showthread.php?tid=5403) |
Construindo um Simulador de Distribuidor Hall e Indutivo - admin - 19-12-2023 Neste vídeo, Aparecido Oliveira demonstra como construir um simulador de distribuidor Hall ou indutivo pequeno e econômico. O simulador é útil para evitar a necessidade de um distribuidor real e simular o sistema de ignição de um veículo. Aqui estão os passos essenciais para criar esse simulador: **Materiais Necessários:** - Um tubo de ferro com cerca de duas e meia polegadas de diâmetro (também pode ser usado um tubo de alumínio). - Um motor de impressora. - Um rotor de um antigo videocassete. - Borracha para montar um impulsor. - Parafusos e uma chave de fenda. - Um sensor indutivo (ou outro sensor de sua escolha). **Passos:** 1. **Preparação do Tubo:** - Prepare o tubo de ferro ou alumínio para servir como a estrutura principal do simulador. Ele será usado para montar o motor, o impulsor e o sensor. 2. **Montagem do Rotor:** - Monte o rotor a partir do videocassete antigo. Você precisará fazer recortes e ajustes para encaixá-lo no motor. 3. **Criação do Impulsor:** - Use a borracha para criar um impulsor. Isso simulará o movimento gerado pelo distribuidor Hall. 4. **Montagem do Motor:** - Fixe o motor de impressora na estrutura do tubo, certificando-se de que ele esteja alinhado corretamente com o impulsor. 5. **Montagem do Sensor:** - Escolha o sensor de sua preferência (sensor indutivo, por exemplo) e monte-o no outro lado do tubo, oposto ao motor. Isso simulará o sensor de rotação no distribuidor. 6. **Alinhamento Perfeito:** - Garanta que o alinhamento entre o impulsor e o sensor seja perfeito para replicar o funcionamento do distribuidor do veículo. 7. **Conexão Elétrica:** - Faça as conexões elétricas necessárias. Você pode usar um controlador PWM (como demonstrado no vídeo) para fornecer 24 volts ao sistema. 8. **Teste de Funcionamento:** - Ligue o sistema e teste o funcionamento. O simulador deve imitar o comportamento do distribuidor Hall ou indutivo. Isso é útil para fins de diagnóstico e treinamento. Este simulador é uma ferramenta valiosa para mecânicos e entusiastas que desejam entender melhor o funcionamento dos sistemas de ignição de veículos e fazer testes sem a necessidade de um distribuidor real. Como Aparecido menciona, o conhecimento adquirido pode ser aplicado a problemas reais em veículos. Claro, vou explicar o que são "Hall" e "PWM" de uma forma simples para um leigo em eletrônica: Hall: O "Hall" refere-se a um sensor chamado "sensor Hall". Imagine que você tem um dispositivo que é como um "olho mágico" eletrônico. Este sensor é capaz de "ver" campos magnéticos. Os campos magnéticos são invisíveis, mas podem ser gerados por ímãs ou eletricidade fluindo em fios. O sensor Hall detecta esses campos magnéticos e avisa um computador ou outro dispositivo quando eles estão presentes ou ausentes. Em veículos, por exemplo, um sensor Hall pode ser usado para medir a rotação do motor, o que é importante para a operação do carro. PWM (Pulse Width Modulation): O "PWM" é um termo técnico que se refere a uma técnica de controle. Imagine que você está regulando o brilho de uma lâmpada. Em vez de apenas ligar ou desligar a lâmpada, você quer ajustar o brilho de forma suave. O PWM faz isso ligando e desligando a lâmpada rapidamente em ciclos muito curtos. Quanto mais tempo a lâmpada está ligada durante um ciclo, mais brilhante ela parece. Se a lâmpada fica ligada a maior parte do tempo, você a vê como brilhante; se ela fica ligada apenas por um curto período, parece menos brilhante. É como se você piscasse rapidamente a lâmpada para obter o brilho desejado. Essa técnica é amplamente usada para controlar a velocidade de motores, a intensidade de luzes de LED, entre outras coisas. Em resumo, o sensor Hall é como um detector de campos magnéticos, e o PWM é uma técnica de controle que envolve ligar e desligar algo rapidamente para ajustar sua intensidade, como o brilho de uma lâmpada ou a velocidade de um motor. |