Sensor Ativo hall do Freio Abs Teste com Multímetro - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Outros (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=128) +---- Fórum: Várias (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=141) +----- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=144) +----- Tópico: Sensor Ativo hall do Freio Abs Teste com Multímetro (/showthread.php?tid=5415) |
Sensor Ativo hall do Freio Abs Teste com Multímetro - admin - 11-01-2024 O mecânico de carros Aparecido Oliveira explica como realizar o teste do sensor ativo de efeito Hall do sistema de freio com ABS. Este sensor de dois fios é responsável por fornecer informações de velocidade das rodas ao módulo ABS, permitindo que o sistema previna o bloqueio das rodas durante frenagens de emergência. Abaixo está um resumo passo a passo dos procedimentos: **Materiais Necessários**: - Veículo com sistema de freio ABS - Multímetro - Ferramenta especial para fazer conexões sem danificar os fios - Scanner (opcional) **Passos**: 1. **Preparação**: - Certifique-se de que o veículo tenha um sistema de freio com ABS. 2. **Identificação do Sensor**: - Localize o sensor de velocidade da roda que deseja testar. Os veículos possuem sensores em todas as rodas, então identifique qual deseja testar. 3. **Conexão do Multímetro**: - Remova a proteção de borracha dos fios do sensor. - Use uma ferramenta especial para fazer a conexão dos terminais do multímetro aos fios do sensor. - Conecte o multímetro e selecione a escala de corrente contínua. 4. **Teste de Tensão de Alimentação**: - Meça a tensão entre um dos terminais do sensor e o negativo da bateria. Deve mostrar uma tensão próxima à tensão da bateria (geralmente 12V). 5. **Teste de Tensão de Sinal**: - Meça a tensão entre o outro terminal do sensor e o negativo da bateria. Deve mostrar uma tensão na faixa de 0,5 a 1,0 volts aproximadamente. - Gire a roda lentamente para verificar se a tensão varia. Ela deve subir e descer conforme a roda gira. 6. **Autoteste do Sensor (Opcional)**: - Para fazer o autoteste do sensor, desligue a chave de ignição e aguarde alguns segundos. - Ligue a chave de ignição novamente e observe a luz do ABS no painel de instrumentos. Se a luz se apagar, o erro não é mais considerado permanente. - Meça a tensão de sinal novamente. Deve mostrar variações à medida que a roda gira. 7. **Limpeza do Sensor** (Opcional): - Verifique se o sensor está limpo e livre de sujeira que possa afetar seu funcionamento. Faça a limpeza, se necessário. 8. **Scanner (Opcional)**: - Use um scanner para ler os códigos de erro do ABS e determinar se o problema está relacionado a um sensor específico. O scanner ajudará a identificar qual roda está com defeito. Lembre-se de que a maior causa de problemas nos sensores de roda do ABS é a integridade dos cabos, que podem se desgastar ou quebrar com o tempo. Certifique-se de que os cabos estejam bem fixados e sem desgastes nos pontos de flexão. Realizar esse teste permite verificar o funcionamento do sensor e é uma etapa importante na solução de problemas relacionados ao ABS. |