Porque deve-se Usar Aditivo? defeito no Sistema de Arrefecimento do Fiesta Motor Zete - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: FORD (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=88) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=91) +---- Tópico: Porque deve-se Usar Aditivo? defeito no Sistema de Arrefecimento do Fiesta Motor Zete (/showthread.php?tid=5424) |
Porque deve-se Usar Aditivo? defeito no Sistema de Arrefecimento do Fiesta Motor Zete - admin - 25-01-2024 Neste vídeo, o mecânico de carros Daniel aborda os problemas e prejuízos que podem ocorrer devido à falta de aditivo no sistema de arrefecimento de um carro, com foco em um Ford Fiesta com motor Zetec Rocam. Aqui está um resumo passo a passo dos procedimentos realizados por Daniel: 1. Introdução: - Daniel cumprimenta a audiência e menciona que dará dicas sobre o sistema de arrefecimento de um Ford Fiesta com motor Zetec Rocam. 2. Identificação do Problema: - O carro apresentou problemas de vazamento no sistema de arrefecimento, e a válvula termostática estava corroída. 3. Importância do Aditivo: - Daniel explica que a corrosão e a ferrugem no sistema de arrefecimento ocorrem devido à falta de aditivo. Ele destaca a importância de adicionar aditivo ao sistema. 4. Válvula Termostática: - Daniel mostra a válvula termostática e explica que ela é controlada pela central do carro para regular a passagem de água e manter o motor na temperatura adequada. 5. Manutenção Preventiva: - Ele enfatiza a importância de realizar manutenção preventiva, como a limpeza do sistema de arrefecimento com uma máquina apropriada, a cada três meses. 6. Substituição de Componentes: - Daniel substitui a válvula termostática e o sensor de temperatura defeituoso. 7. Prevenção de Vazamentos: - Ele aconselha a não ignorar vazamentos de água no motor, pois a água pode vazar juntamente com o aditivo, causando problemas no sistema de arrefecimento. 8. Observação do Scanner: - Daniel mostra o scanner e verifica a temperatura do motor, destacando a importância de monitorar a temperatura para evitar superaquecimento. 9. Conclusão: - Ele conclui com uma dica para proprietários de carros Ford Fiesta 1.0 ou 1.6 com motor Zetec Rocam: manter o sistema de arrefecimento em boas condições e adicionar aditivo para evitar prejuízos. 10. Encerramento: - Daniel agradece à audiência e encerra o vídeo. Este resumo descreve os principais passos e pontos-chave do vídeo de Daniel sobre os problemas causados pela falta de aditivo no sistema de arrefecimento de um carro. A válvula termostática e o sensor de temperatura são dois componentes essenciais do sistema de arrefecimento de um carro. Eles desempenham papéis cruciais no controle da temperatura do motor e no monitoramento do seu funcionamento. Aqui está uma explicação mais detalhada de cada um desses componentes e suas aplicações: **Válvula Termostática:** 1. **O que é:** A válvula termostática é um componente mecânico que regula o fluxo de líquido de arrefecimento (normalmente água e anticongelante) entre o motor e o radiador do carro. 2. **Como funciona:** Ela contém uma cápsula de cera que responde à temperatura. Quando o motor está frio, a válvula termostática permanece fechada, direcionando o líquido de arrefecimento para circular apenas dentro do motor. Conforme o motor esquenta, a cápsula de cera se expande, abrindo a válvula e permitindo que o líquido de arrefecimento flua para o radiador, onde é resfriado antes de retornar ao motor. 3. **Função principal:** Manter a temperatura do motor dentro de uma faixa ideal para o funcionamento eficiente, geralmente entre 90 e 100 graus Celsius. Isso otimiza o desempenho do motor, economiza combustível e reduz o desgaste. 4. **Aplicação:** A válvula termostática é encontrada em praticamente todos os motores de veículos, sendo um componente crítico para o controle da temperatura do motor. **Sensor de Temperatura:** 1. **O que é:** O sensor de temperatura, também conhecido como sensor de temperatura do líquido de arrefecimento, é um dispositivo que mede a temperatura do líquido de arrefecimento no sistema de arrefecimento do carro. 2. **Como funciona:** O sensor de temperatura utiliza uma resistência que muda de valor conforme a temperatura do líquido de arrefecimento muda. Essa resistência é conectada a um circuito elétrico que fornece informações à unidade de controle do motor (ECU). 3. **Função principal:** O sensor de temperatura monitora a temperatura do líquido de arrefecimento e envia os dados para a ECU. Com base nessa informação, a ECU pode ajustar o tempo de injeção de combustível, a ignição e outras configurações do motor para garantir que ele funcione de forma eficiente e mantenha a temperatura ideal. 4. **Aplicação:** O sensor de temperatura é encontrado em veículos com injeção eletrônica de combustível. Ele desempenha um papel fundamental no controle do motor e na otimização de desempenho e economia de combustível. Em resumo, a válvula termostática controla o fluxo de líquido de arrefecimento entre o motor e o radiador para manter a temperatura do motor dentro de uma faixa ideal, enquanto o sensor de temperatura mede a temperatura do líquido de arrefecimento e fornece informações à ECU para ajustar o funcionamento do motor. Ambos os componentes desempenham papéis cruciais para garantir o funcionamento eficiente e confiável do sistema de arrefecimento e do motor de um veículo. |