Jac Motors J6 2.0 16 Válvulas Falhando E Sem Força. - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Outros (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=128) +---- Fórum: JAC (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=133) +----- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=136) +----- Tópico: Jac Motors J6 2.0 16 Válvulas Falhando E Sem Força. (/showthread.php?tid=5439) |
Jac Motors J6 2.0 16 Válvulas Falhando E Sem Força. - admin - 14-10-2023 Neste vídeo, o mecânico de carros Daniel lida com um veículo J6 2.0 de 16 válvulas que estava com a luz de injeção acesa no painel e apresentava falhas ao acelerar. Abaixo estão os principais procedimentos resumidos: 1. **Introdução:** - Daniel cumprimenta a audiência e menciona o problema no motor do veículo J6 2.0 de 16 válvulas. 2. **Problema de Marcha Lenta:** - O carro estava falhando em marcha lenta e ao acelerar. Inicialmente, o problema parecia ser relacionado a uma possível falha de bobina ou problema na injeção de combustível. 3. **Scanner e Verificação de Sensores:** - Daniel usa um scanner para verificar o status dos sensores do carro e identifica problemas nos sensores MAP (pressão absoluta do coletor) e IAT (temperatura do ar de admissão). 4. **Testes no Sensor MAP:** - Daniel faz testes no sensor MAP, que estava localizado na parte inferior do coletor, e observa que parece ter sido substituído anteriormente. 5. **Testes de Sensor de Posição do Acelerador:** - Daniel faz testes no sensor de posição do acelerador, que estava funcionando corretamente. 6. **Chicote Elétrico:** - Após análise detalhada, Daniel verifica o chicote elétrico e encontra um fio partido. 7. **Reparo do Chicote Elétrico:** - O mecânico remove e desmonta o chicote elétrico, identifica o fio partido e realiza o reparo. 8. **Resultados:** - Após reparar o chicote elétrico, o veículo volta a funcionar corretamente e as falhas desaparecem. 9. **Conclusão e Recomendação:** - Daniel enfatiza a importância de realizar diagnósticos precisos e não trocar peças desnecessariamente. Ele ressalta que, mesmo sem informações técnicas completas, a resolução de problemas requer paciência e análise. O vídeo oferece uma lição valiosa sobre a solução de problemas complexos em veículos, destacando a importância da análise detalhada e da verificação de chicotes elétricos para identificar problemas elétricos ocultos que podem afetar o desempenho do veículo. Vou explicar com mais detalhes os sensores MAP (Manifold Absolute Pressure) e o sensor IAT (Intake Air Temperature), que são componentes importantes no sistema de gerenciamento do motor de um veículo. **Sensor MAP (Manifold Absolute Pressure):** O sensor MAP mede a pressão absoluta do coletor de admissão, ou seja, a pressão do ar no coletor de admissão do motor. Esse sensor desempenha um papel crucial no sistema de injeção de combustível e na gestão do motor. Aqui estão alguns pontos-chave sobre o sensor MAP: - **Função Principal:** O sensor MAP fornece informações sobre a quantidade de vácuo no coletor de admissão, que é diretamente proporcional à carga do motor. Ele informa à unidade de controle do motor (ECU) quanta pressão de ar está presente no coletor. - **Importância:** Com base nas informações do sensor MAP, a ECU calcula a quantidade de combustível a ser injetada no motor para manter a proporção ar/combustível correta. Ele também afeta o avanço ou retardo da ignição, contribuindo para o desempenho do motor. - **Problemas Comuns:** Problemas no sensor MAP podem levar a problemas de marcha lenta irregular, falhas na aceleração, aumento no consumo de combustível e redução da potência do motor. **Sensor IAT (Intake Air Temperature):** O sensor IAT mede a temperatura do ar de admissão que entra no motor. O ar mais frio é mais denso, o que pode afetar a mistura ar/combustível e o desempenho do motor. Aqui estão alguns pontos importantes sobre o sensor IAT: - **Função Principal:** O sensor IAT mede a temperatura do ar que entra no coletor de admissão. A ECU usa essas informações para ajustar a quantidade de combustível injetada, o avanço da ignição e outras configurações do motor. - **Importância:** A temperatura do ar de admissão afeta diretamente a densidade do ar. Quanto mais quente o ar, menos denso ele se torna, o que requer menos combustível para manter a proporção correta na mistura ar/combustível. Consequentemente, a ECU usa as informações do sensor IAT para otimizar o desempenho do motor e a eficiência de combustível. - **Problemas Comuns:** Se o sensor IAT estiver com defeito ou apresentar leituras incorretas, pode causar problemas como mau desempenho, falhas de ignição, aumento do consumo de combustível e emissões poluentes mais altas. Em resumo, o sensor MAP mede a pressão absoluta no coletor de admissão, enquanto o sensor IAT mede a temperatura do ar de admissão. Ambos fornecem informações essenciais para a ECU ajustar a mistura de ar e combustível, bem como o avanço da ignição, garantindo que o motor funcione eficientemente em diversas condições de operação. Problemas em qualquer um desses sensores podem afetar negativamente o desempenho e a eficiência do motor. |