Central do Abs do Peugeot 307 2.0 Onde Fica? Dicas E Mais! - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Peugeot (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=112) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=115) +---- Tópico: Central do Abs do Peugeot 307 2.0 Onde Fica? Dicas E Mais! (/showthread.php?tid=5465) |
Central do Abs do Peugeot 307 2.0 Onde Fica? Dicas E Mais! - admin - 01-11-2023 Neste vídeo, o mecânico de carros Daniel abordou um problema no sistema de freio ABS de um Peugeot 307 modelo ano 2009 com transmissão automática 2.0. Abaixo está um resumo passo a passo dos procedimentos realizados: 1. **Introdução ao Problema**: O veículo estava apresentando um problema no sistema de freio ABS. 2. **Testes Iniciais**: O mecânico realizou testes iniciais para verificar o funcionamento do sistema ABS usando uma tomada para obter informações dos sensores de velocidade das rodas. Ele identificou um defeito no motor do sistema ABS. 3. **Substituição do Motor ABS**: O cliente optou por substituir o motor do sistema ABS. O mecânico destacou a responsabilidade do cliente nessa escolha. 4. **Procedimento de Acesso**: O mecânico explicou que para substituir o motor do sistema ABS, era necessário remover o para-choque traseiro. Ele forneceu instruções detalhadas sobre como desmontar o para-choque. 5. **Detalhes Importantes**: O mecânico enfatizou que era importante verificar o tamanho das tubulações de freio e as numerações dos componentes, pois diferentes modelos podem ter variações. 6. **Ferramentas Necessárias**: Foram mencionadas ferramentas e equipamentos necessários, como uma ferramenta de sangria automática, uma ferramenta pressurizada para sangrar o sistema, e uma ferramenta de diagnóstico (scanner). 7. **Procedimento de Sangria**: O mecânico destacou que, após a substituição do motor do sistema ABS, a sangria do sistema era importante. Ele mencionou que a sangria poderia ser feita automaticamente com o scanner. 8. **Passo a Passo com o Scanner**: O procedimento de troca do motor ABS envolveu o uso do scanner, que orientou o mecânico a realizar a substituição em cada roda, passo a passo. 9. **Dica Final**: O vídeo forneceu dicas e orientações gerais sobre como realizar a troca do motor do sistema ABS, enfatizando que o procedimento não era muito complicado, mas requer conhecimento e as ferramentas adequadas. O vídeo foi útil para orientar os espectadores sobre o procedimento de troca do motor do sistema ABS em um Peugeot 307, destacando os equipamentos necessários e os passos a serem seguidos. Daniel encorajou a inscrição no canal e compartilhamento, além de salientar a importância de contar com o equipamento e o conhecimento adequado para realizar esse tipo de manutenção. O sistema ABS, que significa Sistema Antitravamento de Freios (em inglês, Anti-lock Braking System), é uma tecnologia de segurança que foi desenvolvida para evitar o travamento das rodas durante a frenagem de um veículo. Esse sistema é projetado para melhorar o controle do veículo durante uma parada de emergência, mantendo as rodas girando e permitindo que o motorista mantenha a direção sob controle, mesmo em superfícies escorregadias ou em situações de frenagem brusca. Aqui está como o sistema ABS funciona e algumas de suas vantagens em relação aos sistemas de freios antigos: **Funcionamento do Sistema ABS:** 1. **Sensores de Velocidade**: O sistema ABS usa sensores de velocidade nas rodas para monitorar a velocidade de rotação de cada uma delas. Esses sensores enviam informações para a central do sistema. 2. **Monitoramento Constante**: O sistema monitora a velocidade de rotação das rodas o tempo todo. Se um ou mais sensores detectam que uma roda está prestes a travar, a central do ABS intervém no sistema de freios. 3. **Alívio de Pressão**: Quando o sistema detecta que uma roda está prestes a travar, ele atua sobre a pressão hidráulica que está sendo aplicada no freio dessa roda. O sistema reduz temporariamente a pressão de frenagem nessa roda. 4. **Pulsação Controlada**: O resultado é uma pulsação controlada da pressão do freio na roda. Isso permite que a roda continue girando, mesmo quando a frenagem está sendo aplicada. 5. **Mantendo o Controle**: Com as rodas girando e o veículo não travando, o motorista pode manter o controle da direção, evitando derrapagens e colisões. O sistema ABS opera a uma velocidade muito rápida, fazendo ajustes instantâneos. **Vantagens do Sistema ABS em Relação aos Sistemas Antigos:** 1. **Maior Controle**: A principal vantagem do ABS é que ele ajuda o motorista a manter o controle do veículo durante a frenagem. Isso é especialmente importante em superfícies escorregadias, como estradas molhadas ou cobertas de neve e gelo. 2. **Distâncias de Frenagem Mais Curtas**: Em muitos casos, o ABS pode reduzir a distância de frenagem. Isso ocorre porque as rodas não travam, permitindo que o veículo continue se movendo, reduzindo a velocidade de forma eficaz. 3. **Evita Derrapagens**: Com o ABS, é menos provável que o veículo derrape, o que pode causar acidentes. Isso é particularmente importante em situações de emergência. 4. **Melhora a Manobrabilidade**: O sistema ABS melhora a manobrabilidade, permitindo que o motorista desvie de obstáculos enquanto freia. 5. **Menos Desgaste dos Pneus**: Como as rodas não travam, há menos desgaste dos pneus, aumentando sua vida útil. 6. **Segurança Geral**: O ABS é um componente essencial dos sistemas modernos de segurança de veículos, trabalhando em conjunto com outros sistemas, como controle de estabilidade e airbags, para proteger os ocupantes do veículo. Em resumo, o sistema ABS é um avanço significativo em segurança veicular. Ele ajuda a evitar acidentes, melhorar o controle do veículo e reduzir as distâncias de frenagem, especialmente em situações de emergência ou em condições adversas de direção. Isso o torna uma parte vital dos veículos modernos. |