Por Onde Se Perde Pressão de óleo no Motor do Gol G4 1.0? - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Volkswagen (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=124) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=127) +---- Tópico: Por Onde Se Perde Pressão de óleo no Motor do Gol G4 1.0? (/showthread.php?tid=5472) |
Por Onde Se Perde Pressão de óleo no Motor do Gol G4 1.0? - admin - 31-10-2023 Aqui está um passo a passo baseado no vídeo do mecânico Daniel sobre onde o motor do Gol G4 1.0 pode perder pressão de óleo: **1. Identificação do Problema:** - O cliente reclama de batidas no motor, principalmente quando está quente. O barulho ocorre na parte superior do cabeçote, onde os tuchos estão localizados. **2. Tuchos:** - Os tuchos (ou balancins) são componentes do motor que regulam a folga e são preenchidos com óleo para funcionar corretamente. **3. Funcionamento dos Tuchos:** - Os tuchos enchem com óleo sob pressão do sistema de lubrificação e ajudam a regular a folga nas válvulas. **4. Problemas de Pressão de Óleo:** - O barulho nos tuchos pode ser causado por problemas de pressão de óleo insuficiente no sistema de lubrificação do motor. **5. Primeira Verificação:** - A primeira etapa é verificar a pressão de óleo com um manômetro. A medição deve ser feita em temperatura de operação (quando a ventoinha liga), acelerando o motor a 2000 RPM. **6. Possíveis Problemas:** - Vários problemas podem causar a perda de pressão de óleo, incluindo: filtro de óleo entupido, pescador entupido, conexões de óleo com vazamentos e bomba de óleo desgastada. **7. Verificação do Pescador:** - O pescador é um componente localizado na bomba de óleo que pode ficar entupido com partículas de sujeira, reduzindo a pressão de óleo. **8. Verificação de Conexões:** - As conexões de óleo, como uma junta na parte superior do cabeçote, podem vazar ar e óleo, causando perda de pressão. **9. Inspeção do Cabeçote:** - Verificar o cabeçote em busca de desgaste, especialmente na tampa da válvula e no alojamento dos tuchos. **10. Substituição de Componentes:** - Se for detectado desgaste excessivo em componentes como o cabeçote ou a tampa da válvula, essas peças devem ser substituídas. **11. Verificação de Tuchos:** - Verificar se os tuchos têm folga anormal ou se há folga na montagem deles. **12. Juntas:** - A junta que fica na parte superior do motor também deve ser verificada quanto a vazamentos. **13. Outros Componentes:** - O vídeo menciona que o motor pode perder pressão de óleo devido a desgaste interno, como no eixo, na tampa da válvula e na parte inferior do motor. **14. Observações Finais:** - É essencial fazer um diagnóstico completo antes de desmontar o motor. Isso economiza dinheiro e garante que os componentes corretos sejam substituídos. **15. Manutenção Adequada:** - Lembre-se de usar o óleo recomendado pelo fabricante e realizar a manutenção regular do veículo para evitar problemas no sistema de lubrificação. Lembrando que, em casos de problemas de pressão de óleo, é recomendável procurar a ajuda de um mecânico profissional para um diagnóstico preciso e a correção dos problemas identificados. |