Moto Sem Funcionar , Código 15 e 57 na Factor Ybr 125 Es 2008:09 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Moto Sem Funcionar , Código 15 e 57 na Factor Ybr 125 Es 2008:09 (/showthread.php?tid=5499) |
Moto Sem Funcionar , Código 15 e 57 na Factor Ybr 125 Es 2008:09 - admin - 29-10-2023 Olá, eu sou Ivan, um mecânico de motos, e vou explicar o vídeo passo a passo, destacando o modelo da moto, o problema e a solução. **Modelo da Moto:** A moto em questão é uma Yamaha Factor YBR 125 ES, fabricada em 2008/09. **Problema:** A moto apresenta dificuldades para funcionar e mostra dois códigos de falha no painel, sendo eles o código 15 e o código 57. **Passo a Passo para Encontrar a Solução:** 1. **Identificação dos Códigos de Falha:** Inicialmente, o mecânico conecta uma ferramenta de diagnóstico à moto para identificar os códigos de falha. O código 15 está relacionado ao sensor TPS (Sensor de Posição do Acelerador), e o código 57 está relacionado ao solenoide do corte de combustível no carburador. 2. **Verificação das Conexões Elétricas:** O mecânico verifica as conexões elétricas, incluindo os conectores do sensor TPS e do solenoide de corte de combustível. Ele observa que um fio estava rompido em um dos conectores, o que pode ser a causa do problema. 3. **Reparação do Fio Rompido:** O mecânico repara o fio rompido, substituindo os terminais e reconectando o conector corretamente. 4. **Teste de Funcionamento do Solenoide:** Após a reparação, o mecânico liga a moto para verificar se o solenoide do corte de combustível agora está funcionando corretamente. Ele ouve o som do solenoide ativando, o que indica que a reparação foi bem-sucedida. 5. **Verificação do Sensor TPS:** O mecânico também verifica o sensor TPS. Ele realiza vários testes para garantir que o sensor está funcionando corretamente, incluindo a verificação da tensão e da continuidade. 6. **Ajuste do Sensor TPS:** O mecânico observa que o sensor TPS estava montado de maneira errada, o que poderia causar problemas na leitura. Ele o ajusta para a posição correta. 7. **Teste do Sensor TPS Reparado:** Com o sensor TPS ajustado corretamente e o fio reparado, o mecânico liga a moto novamente e verifica que os códigos de falha desapareceram. 8. **Verificação Adicional:** Após a resolução dos códigos de falha relacionados ao sensor TPS e ao solenoide de corte de combustível, o mecânico faz uma série de verificações adicionais, incluindo verificação da vela de ignição, pressão do motor e abastecimento de combustível. 9. **Identificação de Outro Problema:** O mecânico identifica rachaduras no coletor de admissão do motor, o que pode causar problemas de funcionamento. Ele recomenda a substituição do coletor. 10. **Limpeza do Carburador:** O mecânico desmonta o carburador e realiza uma limpeza geral, substituindo as peças danificadas. 11. **Teste Final:** Após todas as reparações, o mecânico liga a moto, que agora funciona corretamente, sem códigos de falha e com uma marcha lenta estável. Em resumo, os problemas identificados foram a montagem incorreta do sensor TPS, um fio rompido no sistema elétrico e um coletor de admissão rachado. Após as devidas correções e manutenção, a moto voltou a funcionar corretamente. |