Simulação de defeito Sensor de Inclinação , CG 150 Titan Esd 2013 passo a Passo - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Simulação de defeito Sensor de Inclinação , CG 150 Titan Esd 2013 passo a Passo (/showthread.php?tid=5504) |
Simulação de defeito Sensor de Inclinação , CG 150 Titan Esd 2013 passo a Passo - admin - 10-01-2024 **Modelo da moto:** CG 150 TITAN ESD 2013 Honda **Problema:** O problema relatado neste vídeo é um defeito no sensor de inclinação da CG 150 Titan ESD 2013 da Honda. Quando o sensor de inclinação apresenta defeito, o módulo da motocicleta pode não emitir um código de erro visível no painel. Isso pode ocorrer devido a um curto-circuito interno no sensor, o que pode levar a situações perigosas, como a moto não funcionar corretamente. **Solução (passo a passo):** Para verificar e resolver esse problema, siga este passo a passo: 1. **Conexão dos fios:** Primeiro, conecte um pino de teste em três pontos do chicote da moto: pino 8, pino 16 e pino 26. 2. **Teste de voltagem:** Use um multímetro configurado na escala de 20 volts. Conecte a ponta de prova preta (negativa) ao aterramento da moto e a ponta de prova vermelha (positiva) ao pino 26, que é o fio vermelho com lixa azul, que é o sinal do sensor de inclinação para o módulo. 3. **Verificação da voltagem:** Com a moto em posição vertical (em pé), a voltagem deve estar em torno de 5 a 6,25 volts. 4. **Simulação de defeito:** Incline a moto para simular um defeito no sensor de inclinação. A voltagem no pino 26 cairá para cerca de 0,5 a 1,3 volts, indicando que a moto está inclinada, como se tivesse caído. 5. **Verificação de pulsos:** Desligue a chave de ignição e ligue-a novamente com a moto em posição vertical. Verifique os pulsos saindo do módulo para o bico injetor, a bomba de combustível e a bobina de ignição. 6. **Teste da bobina de ignição:** Conecte a ponta de prova do multímetro no fio rosa com azul, que é o da bobina de ignição. Ao dar partida, você deve ver a luz verde piscando, o que indica que o sensor de inclinação está correto e a moto está em pé. 7. **Simulação de defeito:** Incline a moto novamente para simular um defeito no sensor de inclinação. Agora, ao dar partida, você não verá os pulsos para a bobina de ignição, e a moto não funcionará. 8. **Teste do bico injetor:** Conecte a ponta de prova do multímetro no fio rosa com branco, que é do bico injetor. Ao dar partida, a luz vermelha acenderá, indicando alimentação positiva no bico injetor. Com a moto inclinada (simulando defeito no sensor de inclinação), o bico injetor não receberá o pulso negativo e não funcionará. 9. **Teste da bomba de combustível:** Conecte a bomba de combustível ao fio marrom. Ao dar partida com a moto em posição vertical, você verá a luz verde constante, indicando que o aterramento para a bomba está funcionando corretamente. No entanto, ao inclinar a moto (simulando um defeito no sensor de inclinação), a bomba não funcionará. Esses testes ajudam a identificar se o sensor de inclinação da motocicleta está com defeito e se ele está afetando o funcionamento da moto. Se o sensor estiver com defeito, ele deve ser substituído para que a moto funcione corretamente e com segurança. |