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Simulação de defeito Sensor de Inclinação , CG 150 Titan Esd 2013 passo a Passo - Versão de Impressão

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Simulação de defeito Sensor de Inclinação , CG 150 Titan Esd 2013 passo a Passo - admin - 10-01-2024



**Modelo da moto:** CG 150 TITAN ESD 2013 Honda

**Problema:**
O problema relatado neste vídeo é um defeito no sensor de inclinação da CG 150 Titan ESD 2013 da Honda. Quando o sensor de inclinação apresenta defeito, o módulo da motocicleta pode não emitir um código de erro visível no painel. Isso pode ocorrer devido a um curto-circuito interno no sensor, o que pode levar a situações perigosas, como a moto não funcionar corretamente.

**Solução (passo a passo):**

Para verificar e resolver esse problema, siga este passo a passo:

1. **Conexão dos fios:** Primeiro, conecte um pino de teste em três pontos do chicote da moto: pino 8, pino 16 e pino 26.

2. **Teste de voltagem:** Use um multímetro configurado na escala de 20 volts. Conecte a ponta de prova preta (negativa) ao aterramento da moto e a ponta de prova vermelha (positiva) ao pino 26, que é o fio vermelho com lixa azul, que é o sinal do sensor de inclinação para o módulo.

3. **Verificação da voltagem:** Com a moto em posição vertical (em pé), a voltagem deve estar em torno de 5 a 6,25 volts.

4. **Simulação de defeito:** Incline a moto para simular um defeito no sensor de inclinação. A voltagem no pino 26 cairá para cerca de 0,5 a 1,3 volts, indicando que a moto está inclinada, como se tivesse caído.

5. **Verificação de pulsos:** Desligue a chave de ignição e ligue-a novamente com a moto em posição vertical. Verifique os pulsos saindo do módulo para o bico injetor, a bomba de combustível e a bobina de ignição.

6. **Teste da bobina de ignição:** Conecte a ponta de prova do multímetro no fio rosa com azul, que é o da bobina de ignição. Ao dar partida, você deve ver a luz verde piscando, o que indica que o sensor de inclinação está correto e a moto está em pé.

7. **Simulação de defeito:** Incline a moto novamente para simular um defeito no sensor de inclinação. Agora, ao dar partida, você não verá os pulsos para a bobina de ignição, e a moto não funcionará.

8. **Teste do bico injetor:** Conecte a ponta de prova do multímetro no fio rosa com branco, que é do bico injetor. Ao dar partida, a luz vermelha acenderá, indicando alimentação positiva no bico injetor. Com a moto inclinada (simulando defeito no sensor de inclinação), o bico injetor não receberá o pulso negativo e não funcionará.

9. **Teste da bomba de combustível:** Conecte a bomba de combustível ao fio marrom. Ao dar partida com a moto em posição vertical, você verá a luz verde constante, indicando que o aterramento para a bomba está funcionando corretamente. No entanto, ao inclinar a moto (simulando um defeito no sensor de inclinação), a bomba não funcionará.

Esses testes ajudam a identificar se o sensor de inclinação da motocicleta está com defeito e se ele está afetando o funcionamento da moto. Se o sensor estiver com defeito, ele deve ser substituído para que a moto funcione corretamente e com segurança.