Moto Não da Partida Elétrica CG 150 Titan Es 2006 passo a Passo - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Moto Não da Partida Elétrica CG 150 Titan Es 2006 passo a Passo (/showthread.php?tid=5517) |
Moto Não da Partida Elétrica CG 150 Titan Es 2006 passo a Passo - admin - 06-02-2024 Olá, eu sou o Ivan, o mecânico de motos, e vou explicar o vídeo e as ações tomadas para resolver o problema na moto Honda CG 150 Titan ES 2006, que não está dando partida elétrica. **Modelo da moto e problema:** O modelo da moto em questão é uma Honda CG 150 Titan ES de 2006. O problema é que a moto não está dando partida elétrica, e Ivan demonstrou isso pressionando o botão de partida. **Passo a passo para encontrar a solução:** 1. **Verificação da bateria:** Ivan começa o diagnóstico verificando a bateria da moto. Ele menciona que se a bateria estiver fraca, isso pode causar problemas na partida. Para verificar a bateria, ele usa um multímetro para medir a voltagem da bateria, que estava lendo 12,9 volts. Isso indica que a bateria estava com carga elétrica suficiente. 2. **Teste de carga da bateria:** Ivan conecta uma lâmpada de teste à bateria para verificar se a voltagem permanece estável quando uma carga é aplicada. A voltagem cai um pouco, o que é normal, mas permanece em níveis adequados, indicando que a bateria está boa. 3. **Verificação do fusível:** Ivan nota que o fusível está danificado e derretido de um lado, o que indica um problema elétrico no sistema. Ele limpa a base do relé e substitui o fusível danificado por um novo. 4. **Teste de voltagem nos componentes:** Ivan mede a voltagem em diferentes pontos do sistema elétrico, começando pelo fio vermelho, que vai para o relé de partida. Ele confirma que a voltagem está correta nesse ponto. 5. **Verificação da voltagem na chave de ignição:** Ele verifica a voltagem no fio vermelho na chave de ignição e confirma que a voltagem é a mesma que na saída do fusível. 6. **Teste no fio preto:** Ivan mede a voltagem no fio preto, que é o retorno do sistema elétrico, e verifica que a voltagem é inferior ao esperado, indicando um problema na base do relé. 7. **Teste no fio amarelo com vermelho:** Ivan mede a voltagem no fio amarelo com vermelho, que vai até o relé de partida. Quando ele pressiona o botão de partida, a voltagem é menor do que a esperada, evidenciando que algo está errado. 8. **Conclusão:** Com base em todas essas medições e no derretimento do fusível, Ivan conclui que o problema está na base do relé de partida, que não está transmitindo a voltagem corretamente para dar partida na moto. A limpeza da base do relé e a substituição do fusível foram passos importantes para resolver o problema. Nesse caso, a base do relé estava danificada e suja, o que estava impedindo a passagem da corrente elétrica. Após a limpeza e substituição do fusível, a moto conseguiu dar partida normalmente. Esse vídeo fornece um exemplo de como diagnosticar problemas elétricos em uma moto passo a passo. |