Sistema de Carga da CG 125i Fan 2015 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Sistema de Carga da CG 125i Fan 2015 (/showthread.php?tid=5518) |
Sistema de Carga da CG 125i Fan 2015 - admin - 07-02-2024 Olá, pessoal! Sou o Ivan, mecânico de motos, e vou explicar de forma simples como funciona o sistema de carga da Honda CG 125i FAN 2015. **Modelo da moto:** A moto em questão é uma Honda CG 125i FAN 2015. **Peças do sistema de carga:** As principais peças do sistema de carga são o regulador, retificador, estator, bateria, fusível principal e a iluminação. **Como funciona o sistema de carga:** Aqui está como o sistema de carga da moto opera: 1. **Bateria sempre aterrada:** A bateria da moto está sempre conectada à terra, o que significa que ela está ligada à parte metálica da moto, criando uma referência elétrica. 2. **Corrente elétrica da bateria para o regulador:** Uma corrente elétrica sai da bateria e passa pelo fusível até chegar ao regulador-retificador. Essa corrente é transportada por um fio vermelho com branco. 3. **Chave de ignição:** Quando você liga a chave de ignição da moto, a corrente elétrica é direcionada para alimentar todo o sistema elétrico da moto. Isso inclui as luzes, instrumentos do painel e outros componentes elétricos. 4. **Partida da moto:** Quando você dá partida na moto, o rotor magnético começa a girar dentro do estator. Isso gera uma voltagem alternada. 5. **Voltagem alternada para o retificador:** A voltagem alternada gerada pelo estator é direcionada para o retificador através de um fio branco. 6. **Regulação da voltagem:** O retificador regula essa voltagem alternada e a transforma em voltagem contínua (DC). Parte dessa voltagem continua a ser alternada e é transportada por fios amarelos. Um fio vai para a lanterna traseira da placa e luz de freio traseira, e o outro fio vai para o farol para iluminar a frente da moto. 7. **Recarregando a bateria:** Ao mesmo tempo, o retificador pega a voltagem contínua e a envia de volta para recarregar a bateria, passando através do fusível principal de 15 amperes. Isso garante que a bateria seja mantida com carga enquanto a moto está funcionando. Em resumo, o sistema de carga da Honda CG 125i FAN 2015 garante que a bateria da moto seja recarregada continuamente enquanto você a conduz e fornece energia para iluminação e outros componentes elétricos. Assim, você pode desfrutar de um passeio seguro e com todos os sistemas elétricos funcionando adequadamente. Espero que tenha entendido como funciona esse sistema! Se tiver alguma dúvida, é só perguntar. |