Fóruns
Sistema de Carga da CG 125i Fan 2015 - Versão de Impressão

+- Fóruns (https://www.msbig.net)
+-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19)
+---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22)
+---- Tópico: Sistema de Carga da CG 125i Fan 2015 (/showthread.php?tid=5518)



Sistema de Carga da CG 125i Fan 2015 - admin - 07-02-2024



Olá, pessoal! Sou o Ivan, mecânico de motos, e vou explicar de forma simples como funciona o sistema de carga da Honda CG 125i FAN 2015.

**Modelo da moto:**
A moto em questão é uma Honda CG 125i FAN 2015.

**Peças do sistema de carga:**
As principais peças do sistema de carga são o regulador, retificador, estator, bateria, fusível principal e a iluminação.

**Como funciona o sistema de carga:**
Aqui está como o sistema de carga da moto opera:

1. **Bateria sempre aterrada:** A bateria da moto está sempre conectada à terra, o que significa que ela está ligada à parte metálica da moto, criando uma referência elétrica.

2. **Corrente elétrica da bateria para o regulador:** Uma corrente elétrica sai da bateria e passa pelo fusível até chegar ao regulador-retificador. Essa corrente é transportada por um fio vermelho com branco.

3. **Chave de ignição:** Quando você liga a chave de ignição da moto, a corrente elétrica é direcionada para alimentar todo o sistema elétrico da moto. Isso inclui as luzes, instrumentos do painel e outros componentes elétricos.

4. **Partida da moto:** Quando você dá partida na moto, o rotor magnético começa a girar dentro do estator. Isso gera uma voltagem alternada.

5. **Voltagem alternada para o retificador:** A voltagem alternada gerada pelo estator é direcionada para o retificador através de um fio branco.

6. **Regulação da voltagem:** O retificador regula essa voltagem alternada e a transforma em voltagem contínua (DC). Parte dessa voltagem continua a ser alternada e é transportada por fios amarelos. Um fio vai para a lanterna traseira da placa e luz de freio traseira, e o outro fio vai para o farol para iluminar a frente da moto.

7. **Recarregando a bateria:** Ao mesmo tempo, o retificador pega a voltagem contínua e a envia de volta para recarregar a bateria, passando através do fusível principal de 15 amperes. Isso garante que a bateria seja mantida com carga enquanto a moto está funcionando.

Em resumo, o sistema de carga da Honda CG 125i FAN 2015 garante que a bateria da moto seja recarregada continuamente enquanto você a conduz e fornece energia para iluminação e outros componentes elétricos. Assim, você pode desfrutar de um passeio seguro e com todos os sistemas elétricos funcionando adequadamente. Espero que tenha entendido como funciona esse sistema! Se tiver alguma dúvida, é só perguntar.