Yamaha com Problema na Bateria - Testes de Carga, Estator - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Yamaha com Problema na Bateria - Testes de Carga, Estator (/showthread.php?tid=5535) |
Yamaha com Problema na Bateria - Testes de Carga, Estator - admin - 19-11-2023 Olá, aprendiz! Hoje vou te ensinar os procedimentos para diagnosticar e resolver problemas na bateria e estator de uma moto Yamaha. Vamos seguir o passo a passo apresentado no vídeo. **Passo 1: Teste de Carga da Bateria** O primeiro passo é retirar a bateria da motocicleta e carregá-la em um carregador externo. Certifique-se de que a bateria está carregada, idealmente acima de 12.5 volts, preferencialmente 12.8 volts. Isso indica que a bateria está totalmente carregada. **Passo 2: Teste de Carga da Moto** Utilizando um multímetro na escala de 20 volts de corrente contínua, conecte as pontas de prova no negativo e positivo da bateria. Ligue a moto com o farol alto ligado a aproximadamente 5 mil RPM. Se a voltagem não aumentar, ou até mesmo diminuir, isso indica que a moto não está gerando carga na bateria. **Passo 3: Teste de Continuidade e Resistência do Estator** Agora, com o multímetro na escala de 200 ohms, meça a resistência entre os fios brancos do conector do estator. O valor ideal é abaixo de 0.1 ohms. Além disso, verifique a continuidade entre os fios brancos e a carcaça do motor. Se houver continuidade, o estator está com defeito. **Passo 4: Teste Adicional de Continuidade** Meça a continuidade entre os fios brancos e a carcaça do motor para garantir que não haja curto-circuito. Se houver continuidade, isso indica que o estator está em curto e precisa ser substituído. **Passo 5: Teste de Voltagem Alternada do Estator** Utilizando um multímetro na escala de 200 volts de corrente alternada, meça a voltagem entre os fios brancos do estator enquanto a moto está em marcha lenta e em alta aceleração. Os valores devem estar dentro das especificações da Yamaha, normalmente em torno de 30 em marcha lenta e acima de 150 em alta aceleração. **Passo 6: Teste Final** Por último, verifique se não há corrente entre os fios brancos e a carcaça do motor quando a chave da moto é ligada. Qualquer sinal de corrente indica um estator defeituoso. Lembre-se, ao substituir o estator, repita os testes para garantir que o novo componente esteja em perfeito estado. Espero que essas instruções te ajudem a diagnosticar e resolver problemas na bateria e no estator de motos Yamaha. Se tiver alguma dúvida, estou aqui para ajudar! |