Testes Estator Trifasico Cb300 Twister Xre 300 Tornado - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Testes Estator Trifasico Cb300 Twister Xre 300 Tornado (/showthread.php?tid=5539) |
Testes Estator Trifasico Cb300 Twister Xre 300 Tornado - admin - 24-02-2024 Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre como testar o estator de motos, em especial, o modelo CB300. Este processo é aplicável também para outros modelos como Twister, XRE 300, Tornado, entre outros. Vamos seguir o passo a passo para avaliar se o estator trifásico está com algum problema. **Passo 1: Teste de Resistência** O primeiro teste que faremos é de resistência nas bobinas do estator. Conectaremos o multímetro na escala de 200 ohms e, com o plug do estator desconectado, mediremos a resistência entre os fios amarelos. Cada fase deve apresentar uma resistência de 0,1 a 1,0 ohms. Caso alguma fase apresente resistência superior, o estator pode estar com defeito. **Passo 2: Teste de Continuidade** Vamos verificar a continuidade entre os fios amarelos. Utilizando a escala de continuidade no multímetro, colocamos uma ponta de prova em um fio amarelo e a outra ponta em outro fio amarelo. Deve haver continuidade entre eles. No entanto, não deve haver continuidade entre um fio amarelo e a carcaça do motor. **Passo 3: Teste de Voltagem em Marcha Lenta e Alta Rotação** Agora, mediremos a voltagem de corrente alternada em marcha lenta e alta rotação. Com o multímetro na escala de 200V corrente alternada, conectamos uma ponta de prova em um fio amarelo e a outra em outro fio amarelo. Em marcha lenta, a voltagem deve ficar entre 15 e 30 volts. Em alta rotação, pode chegar até 150V. Essa medição é feita com o plug desconectado. **Passo 4: Teste Adicional de Voltagem** Vamos também verificar a voltagem entre os fios amarelos durante a aceleração, trocando as fases. Todas as fases devem apresentar uma voltagem próxima, sem grandes discrepâncias. **Passo 5: Teste de Isolamento** Finalmente, realizaremos o teste de isolamento. Com um fio amarelo conectado à ponta de prova do multímetro e a outra ponta encostada na carcaça do motor, não deve ser registrada nenhuma voltagem. Isso assegura que não há curto-circuito entre as bobinas e a carcaça do motor. Caso algum dos testes falhe, especialmente se houver diferença significativa nas voltagens entre as fases, resistência fora do padrão, ou continuidade com a carcaça do motor, pode ser indicativo de um problema no estator. Espero que essas explicações tenham esclarecido como testar o estator trifásico em motos como a CB300. Se houver dúvidas, estou à disposição para ajudar! |