Sistema PGM-FI da Honda CG 160 START 2015 (Diagrama elétrico) - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Sistema PGM-FI da Honda CG 160 START 2015 (Diagrama elétrico) (/showthread.php?tid=5638) |
Sistema PGM-FI da Honda CG 160 START 2015 (Diagrama elétrico) - admin - 14-04-2024 Olá, sou Ivan, professor de mecânica de motocicletas. Vamos explorar o sistema PGM-FI da Honda CG 160 START 2015, explicando as peças que compõem o sistema de injeção eletrônica e como elas funcionam. Este é um excelente caso para entendermos a complexidade e a importância do sistema de injeção eletrônica em motocicletas modernas. ### Componentes do Sistema PGM-FI: 1. **Bateria**: Fornece a energia necessária para o sistema. 2. **Fusível Principal de 15 Amperes e Fusível Secundário de 10 Amperes**: Protege o sistema elétrico. 3. **Interruptor de Ignição (Chave de Ignição)**: Ativa o sistema elétrico da moto. 4. **Sensor CKP (Bobina de Pulso)**: Detecta a posição do eixo do motor. 5. **Sensor TPS (Sensor de Posição do Acelerador)**: Monitora a posição do acelerador. 6. **Sensor EOT (Sensor de Temperatura do Motor)**: Mede a temperatura do motor. 7. **Sensor de Inclinação**: Detecta a inclinação da moto. 8. **Sensor O2 (Sensor de Oxigênio ou Sonda Lambda)**: Monitora os níveis de oxigênio nos gases de escape. 9. **Conector DLC (Data Link Connector)**: Usado para diagnósticos. 10. **Diodo do Neutro e Interruptor do Neutro**: Indica se a moto está em ponto morto. 11. **Luz de Anomalia (Luz da MIL)**: Indica falhas no sistema. 12. **Bobina de Ignição**: Gera a faísca na vela de ignição. 13. **Bomba de Combustível**: Fornece combustível ao motor. 14. **Injetor (Bico Elétrico)**: Injeta combustível no motor. 15. **ECM (Central Eletrônica)**: Cérebro do sistema, controla e ajusta a injeção e ignição. ### Funcionamento do Sistema PGM-FI: - Quando a chave de ignição é ligada, a corrente elétrica passa pelo sistema, ativando vários componentes. - A ECM recebe informações de vários sensores e controla o sistema de injeção e ignição. - Os sensores CKP, TPS, EOT, de inclinação e O2 fornecem dados essenciais sobre as condições de operação do motor para a ECM. - A ECM usa essas informações para ajustar a injeção de combustível e o tempo de ignição, otimizando o desempenho do motor e a eficiência do combustível. - O sistema de injeção eletrônica PGM-FI melhora o desempenho do motor, reduz as emissões e aumenta a eficiência do combustível em comparação com os sistemas de carburador tradicionais. ### Pontos Importantes: - O conhecimento detalhado de cada componente e seu funcionamento é crucial para diagnóstico e reparo eficientes. - Problemas no sistema PGM-FI podem se manifestar como dificuldade de partida, desempenho irregular do motor ou aumento do consumo de combustível. - A manutenção preventiva e os diagnósticos periódicos são essenciais para manter o sistema PGM-FI funcionando corretamente. Espero que esta explicação tenha sido útil para entender o sistema PGM-FI da Honda CG 160 START 2015. Se tiverem mais perguntas, estou à disposição para ajudar! |