CG 150 FAN ESDI 2012 Dificuldade para funcionar fria e falhando ao esquentar - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: CG 150 FAN ESDI 2012 Dificuldade para funcionar fria e falhando ao esquentar (/showthread.php?tid=5641) |
CG 150 FAN ESDI 2012 Dificuldade para funcionar fria e falhando ao esquentar - admin - 28-04-2024 Olá, sou Ivan, professor de mecânica de motos. Vou explicar detalhadamente e de forma simples a resolução do problema apresentado em uma Honda CG 150 FAN ESDi 2012, que estava com dificuldade para funcionar quando fria e falhando ao esquentar. **Problemas Iniciais:** 1. **Dificuldade para Ligar Quando Fria:** A moto estava com problemas para ligar, principalmente quando o motor estava frio. 2. **Falhas ao Esquentar:** Quando o motor aquecia, a moto começava a falhar. **Diagnóstico Inicial:** - Verificou-se que, ao ligar a chave de ignição, as luzes indicativas de problemas não acendiam, sugerindo uma falha no sistema. **Passos para a Solução:** 1. **Verificação do Conector e Lâmpadas Indicativas:** - Foi identificado que o conector das lâmpadas indicativas estava desconectado, e uma das lâmpadas estava queimada. Após a reconexão e substituição da lâmpada, foi possível realizar o diagnóstico. 2. **Códigos de Erro:** - A moto apresentou o código de erro número 7, indicando um problema com o sensor de temperatura (ECT - Engine Coolant Temperature). 3. **Análise da Fiação e Conectores:** - Foram feitas verificações detalhadas na fiação e nos conectores, incluindo reparos no chicote elétrico e limpeza de conectores. 4. **Teste do Sensor de Temperatura:** - Foi realizado um teste de resistência no sensor de temperatura, que indicou que o sensor estava defeituoso. Após a substituição por um sensor em bom estado, o código de erro não foi mais apresentado. 5. **Verificação do Sistema de Combustível:** - A pressão e a vazão da bomba de combustível foram medidas. Identificou-se que a pressão estava abaixo do esperado, indicando um problema com o refil da bomba. Após a substituição do refil, a pressão retornou ao normal. - Foi também identificado um problema com o regulador de pressão da bomba, que foi substituído. 6. **Reset no Mapa de Combustível:** - Foi realizado um reset no mapa de combustível, que havia sido alterado devido ao sensor de temperatura defeituoso. 7. **Testes Finais:** - Após todas as correções, a moto foi testada novamente e funcionou corretamente. **Conclusão:** Este caso ilustra a importância de uma abordagem sistemática e abrangente no diagnóstico de problemas mecânicos e elétricos em motocicletas. A utilização de ferramentas adequadas, como multímetros e manômetros, e o conhecimento técnico são fundamentais para identificar e solucionar problemas complexos de forma eficaz. |