Sistema de Partida da Pcx 150 2014 passo a Passo - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Sistema de Partida da Pcx 150 2014 passo a Passo (/showthread.php?tid=5645) |
Sistema de Partida da Pcx 150 2014 passo a Passo - admin - 03-05-2024 Olá, aprendizes de mecânica de motocicletas! Eu sou Ivan, e hoje vamos mergulhar no sistema de partida da Honda PCX 150, modelo 2014. Vou explicar detalhadamente o processo, utilizando um diagrama elétrico para facilitar o entendimento. ### Sistema de Partida da Honda PCX 150 2014: 1. **Bateria:** - A bateria é a fonte de energia. Ela tem dois terminais principais: positivo e negativo. - O fio vermelho sai do polo positivo e se direciona para o relé de partida e de carga. - O fio verde conectado ao polo negativo serve como aterramento. 2. **Relé de Partida:** - O relé de partida é crucial para iniciar o processo de ignição. - Ele recebe energia do fio vermelho vindo da bateria. 3. **Fusíveis:** - Há fusíveis importantes no circuito: um fusível principal de 20 amperes e um secundário de 10 amperes. - O fusível de 20A está ligado a um fio vermelho com uma listra branca, que se dirige ao relé principal. - O fusível de 10A está conectado a um fio vermelho que passa pela chave de ignição. 4. **Chave de Ignição:** - Quando a chave de ignição é ativada, ela altera o fluxo de energia de um fio vermelho com listra branca para um fio preto com listra branca. - Isso ativa o relé principal, permitindo a passagem da corrente. 5. **Circuito de Partida:** - Ao pressionar o botão de partida, a corrente flui do fio rosa (que é ativado pelo inibidor de partida) para um fio amarelo com listra verde, que se conecta à ECM (Engine Control Module). - A ECM, ao receber o sinal, ativa o relé de partida enviando um sinal negativo através de um fio amarelo, que completa o circuito necessário para iniciar o motor. 6. **Funcionamento do Relé de Partida:** - O relé de partida jumpeia os fios vermelho com branco e vermelho com preto, garantindo que a corrente chegue ao motor de partida. - Este processo é o que efetivamente inicia o motor da motocicleta. 7. **Inibidores de Partida:** - A PCX 150 tem inibidores de partida, como o sensor de cavalete lateral, que impedem a partida do motor se não estiverem na posição correta. ### Diagnóstico e Testes: - **Uso do Multímetro:** - Para diagnosticar problemas no sistema de partida, o uso de um multímetro é essencial. - Teste os pontos de conexão para verificar se a voltagem está correta em diferentes estágios do circuito de partida. - **Verificação dos Fusíveis e Relés:** - Verifique se os fusíveis estão em bom estado e se os relés estão funcionando corretamente. ### Dicas para Aprendizes: 1. **Estudo do Diagrama Elétrico:** - Familiarize-se com o diagrama elétrico da PCX 150 para entender como os componentes estão conectados. 2. **Prática Cuidadosa:** - Ao fazer testes, seja cuidadoso para não causar curtos-circuitos ou danos aos componentes elétricos. 3. **Compreensão do Sistema:** - Entenda que cada componente tem um papel específico no sistema de partida e que qualquer falha pode impedir o funcionamento correto da motocicleta. 4. **Consulta aos Manuais de Serviço:** - Consulte sempre os manuais de serviço para procedimentos específicos e detalhes técnicos. Lembrando que a prática e o estudo contínuo são fundamentais para se tornar um mecânico competente. Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor o sistema de partida da Honda PCX 150 2014. Com dedicação e atenção aos detalhes, você será capaz de diagnosticar e resolver problemas em sistemas elétricos de motocicletas com confiança. Boa sorte em seus estudos e práticas! |